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Creci-PB altera expediente 6ª feira em função de treinamento de funcionários

Nesta sexta-feira (1) não haverá expediente na Sede do Creci-PB, em João Pessoa nem nas Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, em virtude de treinamento com os funcionários, voltado a atualização e aperfeiçoamento de procedimentos para tornar cada vez mais “azeitada” a máquina administrativa, bem como de reuniões de trabalho.

“A busca pela modernização e excelência no funcionamento dos setores e Delegacias, sobretudo no tocante ao atendimento aos corretores de imóveis e ao público será uma constante em nossa gestão”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Agenda de trabalho é cumprida por diretor do Cofeci no Congresso Nacional

O diretor-secretário Rômulo Soares deu continuidade na tarde de ontem (30) no
Congresso Nacional ao cumprimento de agenda de trabalho, através de visita
institucional ao deputado federal Gutemberg Reis.

Ele esteve acompanhado do presidente do Creci-ES, Aurélio Dallapicula e da presidente
da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), Lucimar Alves Elias. O
encontro contou ainda com a participação por videoconferência do presidente do Creci-
RJ, Marcelo Moura.

“É por meio desses contatos presenciais que demonstramos com sólida argumentação a
necessidade de apoio à aprovação de dezenas de projetos de lei que tramitam na Câmara
Alta e no Senado e que refletem na categoria e no mercado imobiliário como um todo”,
afirmou Rômulo Soares.

Ele acrescentou que esse “corpo a corpo” faz parte de orientação do presidente João
Teodoro como forma de fortalecer a luta já desenvolvida pela Frente Parlamentar Mista
em Apoio ao Mercado Imobiliário, que tem à frente o deputado Laércio Oliveira (PP-
SE).

Receptividade à Cartilha criada pela Comissão da Mulher de JP é das mais positivas

Tem sido das mais positivas à receptividade por parte das corretoras de imóveis à Cartilha de orientação, criada pela Comissão da Mulher de João Pessoa, que tem à frente Ana Célia Menezes Honório e apresentada e lançada dentro da programação elaborada pelo Creci-PB para comemorar durante todo este mês o dia 8, internacionalmente consagrado às mulheres.

“Demos integral apoio à iniciativa, que deve ser robustecida com ainda mais conteúdos úteis às colegas corretoras de imóveis no exercício diário de suas atividades, orientando-as, por exemplo, como atender com segurança e fazer denúncias. Simultaneamente estamos diligenciando no sentido de tratar dessas questões com o secretário estadual de segurança e da defesa social, Jean Nunes”, afirmou o presidente Ubirajara (Bira) Marques. Ele agradeceu a todas as pessoas que se empenharam na organização dos eventos, bem como às palestrantes. “Nós que fazemos o Creci-PB nos sentimos muito gratificados em prestar essas justas e merecidas homenagens”, concluiu.

A Cartilha digital, de ótimas feições gráfica e visual, está disponível para download no site www.creci-pb.gov.br, no espaço Canal do Corretor (cartilhas) e o arquivo também pode ser baixado clicando aqui.

Diretores do Cofeci destacam importância da CACB para a economia do país

Os diretores vice-presidente e secretário José Augusto Viana e Rômulo Soares representaram ontem à noite o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) na solenidade de posse da nova diretoria da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

Ambos destacaram a pujança desse setor, que a exemplo da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário, gera emprego, renda e funciona como uma mola propulsora da economia do país. “Além da pujança, há em comum, a capacidade de resiliência e superação diante de grandes adversidades, como crises financeiras e pandemia da Covid-19”, afirmou Viana.

O evento, realizado no Clube Naval, em Brasília, foi um dos mais prestigiados e contou com a presença de mais de 500 convidados, de forma presencial e online.

Representatividade

A CACB é composta por 27 federações, que agregam cerca de 2.000 associações comerciais e empresariais em todo o território nacional. Por adesão voluntária e mediada pelas associações, milhões de empreendedores brasileiros, pessoas jurídicas e físicas de todos os setores, estão ligados à Instituição.

Liderada pelo engenheiro civil e novo presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, a nova gestão vai priorizar o fortalecimento das associações comerciais brasileiras, inclusive com a ampliação de seus serviços, de forma que todas essas entidades possam trabalhar pelo fomento do empreendedorismo no País.

Diretoria, Conselhos e Confederação

A nova diretoria para o triênio 2022/2024 tem como presidente Alfredo Cotait Neto (SP); 1º vice-presidente Ernesto João Reck (SC); vice-presidentes Alberto Batista de Oliveira (PA), Anderson Trautman Cardoso (RS), Arthur Avellar (ES), Clóves Lopes Cedraz (BA), João Porto Guimarães (CE), Jonas Alves de Souza (MT), Manoel Valdeci Machado Elias (DF) e Marco Tadeu Barbosa (PR).

Tem ainda como vice- presidente administrativo Marco Bertaiolli (SP), vice-presidente da micro e pequena empresa Itamar Manso Maciel Júnior (RN), diretor secretário Marco Cesar Kobayashi (RO) e diretor financeiro Valmir Rodrigues da Silva (MG)

Já o Conselho Fiscal tem como titulares Álvaro Morais de Barros (PB), Hélio Rodrigues Araújo (MA), Osíris Lins Caldas Neto (PE) e como suplentes Fabiano Roberto Matos do Vale Filho (TO), Marco Aurélio Pinheiro Tarquinio (SE) e Rubenir Nogueira Guerra (AC). O Conselho Nacional da Mulher Empresária e a Confederação Nacional do Jovem Empresário têm à frente, respectivamente, Ana Claudia Badra Cotait (SP) e Maria Brasil (BA).

Especialista oferta curso sobre documentação e contratos imobiliários, em João Pessoa

O dia a dia do corretor de imóveis envolve, além de um bom atendimento e conhecimento de mercado, domínio sobre documentação e contratos imobiliários. A burocracia, inerente à segurança jurídica do negócio, exige capacitação e atualização constante.

Frente a essa necessidade, o Creci-PB está apoiando a nova edição do curso da advogada especialista em direito imobiliário, Josiane Mafra. O curso que inicia amanhã (1º) vai falar sobre “Documentação e contratos imobiliários: teoria e prática” e toda a categoria terá oportunidade de participar, em João Pessoa.

Mas corre! São as últimas vagas!

Informações:

Curso presencial
DOCUMENTAÇÃO E CONTRATOS IMOBILIÁRIOS: TEORIA E PRÁTICA

  • Aula presencial
  • Foco em prática
  • Data: 01 e 02 de abril
  • Horário: Sexta e Sábado (08h às 18h)

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Certificado e Material

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Desconto especial para corretores de imóveis adimplentes com CRECI-PB

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Exclusivo para:

  • Corretores regularmente inscritos no CRECI / PB
  • Associados SINDUSCON
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  • Estudantes de TTI e Direito

Inscreva-se
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Informações:
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(11) 9.6848-5999 / (83) 9.9985-0248/ 9.8791-5434

Alessandro Barbosa representa o Creci-PB em Fórum sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade

O conselheiro e diretor de fiscalização regional Alessandro Velloso Barbosa representou o Creci-PB no 3º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Municípios da Grande João Pessoa, realizado na manhã de hoje (30) no auditório do Hotel Manaíra, no bairro do mesmo nome, pela Prefeitura da Capital, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com apoio do Instituto RankingPB.

O evento teve como objetivo apresentar à sociedade explanações sobre soluções sustentáveis em harmonia com a natureza, com algumas ações abertas ao público (Empreendedorismo e Sustentabilidade), das 8h às 11h, e restritas aos convidados (tema central), das 11h às 17h.

Alessandro destacou a relevância do encontro, no sentido de conscientizar a população quanto ao equilíbrio que deve existir entre o suprimento de necessidades e o uso racional de recursos naturais, sem prejudicar a natureza.

“Essa é uma preocupação que nós do Creci-PB também temos e contribuímos por meio do consumo racional de energia elétrica e água, bem como por meio da digitalização de documentos que tem reduzido substancialmente a utilização de papel”.

Creci-PB lança cartilha para auxilio às mulheres corretoras de imóveis

Com intuito de auxiliar as corretoras de imóveis durante sua rotina profissional e do dia a dia, o Creci-PB lançou a cartilha de orientação a atuação da mulher corretora de imóveis.

A cartilha traz informações das mulheres no mercado imobiliário, apresenta dados da representatividade das mulheres na gestão e, além disso, oferece dicas de atendimento com mais segurança, canais de denúncias para crimes praticados contra a mulher, leis e legislações criadas para proteção e apoio a mulher, e também informa sobre os convênios firmados pelo Órgão que beneficiam as profissionais e seus dependentes. No conteúdo, ainda consta uma entrevista com a titular da Delegacia da mulher da Polícia Civil da Paraíba, a delegada Cláudia Germana que aborda assuntos relacionados a violência contra a mulher e dá valiosas dicas de segurança.

“Desejamos que essa cartilha contribua da melhor maneira possível, que as corretoras de imóveis leiam com atenção, pois foi um projeto desenvolvido com muito carinho a partir da ideia da comissão da mulher de João Pessoa, que queremos compartilhar para todas as nossas inscritas”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Como baixar a cartilha

A cartilha pode ser baixada no celular e computador. É só acessar o site do Creci-PB na aba ‘serviços -> para o corretor’ e depois clicar no ícone ‘cartilhas’. O download também pode ser feita clicando aqui.

Além dessa cartilha, lá está disponível a cartilha de regras de utilização de nomes e divulgação publicitária para os corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

Último prazo para pagamento da anuidade 2022 pelo valor original encerra amanhã

Encerra amanhã (31) o prazo para que os corretores de imóveis e empresas imobiliárias efetuem o pagamento da anuidade 2022 de forma integral pelo valor original e sem acréscimo de R$ 710,00 para pessoas físicas e empresários individuais (empresa firma individual), já as demais empresas o valor é de acordo com o capital social. Após essa data o valor da anuidade sofrerá o reajuste estipulado pela Resolução- Cofeci n. 1.455/2021.

Outras modalidades de pagamento de forma parcelada, são oferecidas no boleto e no cartão de crédito em até 7x, sem juros. Nesta última opção, o inscrito deve comparecer ao setor financeiro do Conselho para atendimento na Sede em João Pessoa ou Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, onde poderá consultar outras alternativas disponíveis.

Impressão de boletos

Os boletos para pagamento em cota única estão disponíveis para emissão no site do Conselho www.creci-pb.gov.br através do link https://creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/imprimir-boleto-anuidade/ (Serviços/Para o Corretor/Boleto de Anuidade).

Não deixar para a última hora

“A adimplência é condição necessária para o exercício regular da profissão, assim nossa orientação é que os interessados não deixem para a última hora e que procurem ou entrem em contato antecipadamente com o setor financeiro da Sede e Delegacias, para efetivar os acordos, evitando eventuais dificuldades com congestionamento do sistema e prazo de registro de boletos”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Outras informações podem ser obtidas através dos números 2107-0406 / 2107-0417 / 2107-0418 / 99134-0029 (WhatsApp) – João Pessoa, 2107-0407 / 3321-6969 / 99171-4737 (WhatsApp) – Campina Grande, 3531-2329 – Cajazeiras e 3421-2924 – Patos.

Creci-PB encerra por Campina Grande programação comemorativa do Dia da Mulher

O Creci-PB encerrou na tarde desta terça-feira (29) pela cidade de Campina Grande a programação, que se estendeu por todo este mês, referente ao Dia Internacional da Mulher (8), através de uma palestra sobre o tema “Mulheres pelos caminhos das conquistas”, proferida pela consultora e professora universitária Roberta Dias Arruda.

O evento que ocorreu no auditório do Senac, teve inscrições gratuitas para corretoras de imóveis adimplentes com o Órgão, foi bastante prestigiado e contou com a presença do presidente Ubirajara Marques, da diretora 2a tesoureira Carla Bezerra, do 20 vice-presidente José Garibaldi Porto e da diretora das prerrogativas das mulheres Ângela Renata.

Posse das comissões das mulheres

No decorrer do evento, o presidente Ubirajara Marques deu posse as novas integrantes das comissões das mulheres corretoras de imóveis das cidades de Campina Grande e Esperança, onde elas receberam as portarias, certificados de nomeação e carteiras.

Lançamento de Cartilha

Ainda na ocasião, foi lançada a Cartilha de orientação às mulheres corretoras de imóveis, contendo dicas relevantes de segurança para o exercício profissional do dia a dia e atendimento com segurança, dados estatísticos sobre violência praticada, canais para denúncias, entrevista com a delegada da mulher da polícia civil da Paraíba, Cláudia Germana, além de informações de convênios para as corretoras de imóveis.

A Cartilha digital está disponível para download no site www.creci-pb.gov.br, no espaço Canal do Corretor (cartilhas) e o arquivo também pode ser baixado clicando aqui.

Confira abaixo galeria de fotos:

Como peritos avaliadores, corretores de imóveis fazem a diferença na profissão

Num mercado de trabalho globalizado e cada vez mais competitivo como é o imobiliário, a atuação como perito avaliador representa um grande diferencial para o corretor de imóveis que deseja abrir novos horizontes em termos de crescimento profissional e de aumento de renda, que é uma consequência.

Oportunidade de curso

Sensível a essa necessidade, o Creci-PB está dando apoio institucional ao curso sobre avaliação e perícia mercadológica de imóveis que será ministrado e realizado pelo professor, engenheiro e especialista no assunto João Diniz Marcello nos períodos de 16 a 18 e 19 a 21 de maio, respectivamente, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Desconto de 50%

As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas e podem ser feitas na Sede do Órgão, em João Pessoa e nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Aos corretores de imóveis adimplentes com o Conselho, estagiários e estudantes de TTI ou Gestão Imobiliária devidamente matriculados, é oportunizado desconto de 50% no valor da inscrição, isto é, R$ 300,00 à vista (dinheiro ou cartão de débito) ou R$ 350,00 no cartão de crédito parcelado em até 3 vezes. Para os demais profissionais o investimento será de R$ 600,00 que pode ser pago à vista ou R$ 700,00 parcelado em até 3 x no cartão de crédito.

Em João Pessoa as aulas serão ministradas no auditório do Uniesp com turmas à tarde e à noite e em Campina Grande no auditório do Senac em turma única. O curso, que conta com apoio institucional também do Sindimóveis-PB, Uniesp e Senac, terá carga-horária de 24h com aulas presenciais e atividades práticas, seguindo o que preceitua a Resolução-Cofeci nº 1.066/2007 e o Ato Normativo 001/2011.

Certificação e legitimidade

Os corretores de imóveis concluintes serão certificados e legitimados a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é mantido pelo Cofeci, qualificados a emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM), que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que também permite a juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

Programa Café+Negócios da TV Creci-SE tem Rômulo Soares como entrevistado

O primeiro programa Café+Negócios da TV Creci-SE teve comos entrevistado o 1º diretor-secretário do Cofeci, Rômulo Soares e o conselheiro federal e presidente do Regional, André Cardoso, que agradeceu e destacou a relevância da visita, voltada ao aprimoramento e uniformização de procedimentos e consequente fortalecimento do Sistema.

Corretor de imóveis há 37 anos, Rômulo discorreu sobre a importância da capacitação e qualificação por parte dos corretores de imóveis, bem como das ações desenvolvidas pelos Creci’s e pelo Cofeci, avaliou o atual momento do mercado imobiliário e falou sobre as vantagens do Portal Creci Brasil para a categoria.

A entrevista, que foi concedida à assessora de imprensa Tainah Quintela por ser conferida abaixo ou clicando aqui.

Corretores podem receber comissão de empresa de móveis planejados conveniada com o Creci-PB

Profissionais de toda a Paraíba inscritos no Conselho agora podem receber 5% de comissão na indicação de clientes que fechem contrato de móveis planejados e/ou projetados com a Modulares Premium, nova conveniada com o Creci-PB.

A parceria firmada entre as partes traz, além desse benefício, descontos de 7% no valor dos serviços prestados pela empresa aos corretores de imóveis adimplentes com o Órgão e seus dependentes diretos. Peças de metal também terão dois anos de garantia e as de MDF cinco anos de garantia, desde que cumprida as orientações especificadas para o uso dos móveis.

O convênio se estende aos sócios e funcionários que comprovem vínculo empregatício com as empresas imobiliárias regularmente ativas e inscritas junto ao Creci-PB. Segundo Fabiano Bezerra, sócio-proprietário da Modulares Premium o interesse em se tornar conveniada ao Conselho surgiu após indicação do conselheiro federal, Fabiano Cabral. “Temos a ideia de visitar as imobiliárias para oferecer nossos serviços que agregarão mais valor e opções ao trabalho dos corretores de imóveis na hora de fechar negócios com os clientes”, destacou.

Os benefícios pactuados entre o Conselho e a empresa faz parte das ações de fortalecimento do Clube de Benefícios, que reúne mais de 100 convênios para a categoria e podem ser conferidos clicando aqui.

Fiança locatícia: bem de família pode ser penhorado – Por João Teodoro

De acordo com o artigo 37 da Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991 (Lei das locações urbanas), há quatro modalidades possíveis de fiança locatícia: 1. Caução; 2. Fiança; 3. Seguro para fiança locatícia; e 4. Cessão fiduciária de cotas de fundo de investimento. Esta última foi introduzida pela Lei 11.196/2005. O parágrafo único do artigo acima veda a acumulação de mais de um tipo de fiança para o mesmo imóvel locado. Entretanto não proíbe a cumulatividade na mesma modalidade de fiança. Ex.: dois ou mais fiadores. Vejamos cada uma delas pela ordem de importância.

A caução pode ser em bens imóveis. Neste caso, não há limites de valor, mas o bem fica onerado até o final do contrato. Por isso, não é utilizada. Se, porém, a caução for em dinheiro, a lei a limita ao valor de três alugueres. Trata-se de “letra morta” da lei. Na Cessão de cotas de fundos de capitalização (investimento), usada por cerca de 15% dos contratos, a dificuldade está no capital aplicado no fundo. Os locadores exigem em torno de dez alugueres. No seguro fiança, já bastante utilizado, o óbice é o custo, em torno de dez por cento do valor anual do contrato.

A campeã das modalidades de garantia é a fiança, pessoal ou empresarial, que nada custa ao locatário além do constrangimento de pedi-la. Mas a burocracia e os riscos para quem se dispõe a ser fiador são incomensuráveis. Há empresas que proíbem seus sócios de conceder fiança.

A garantia de pagamento do aluguel é fundamental para proteger o locador e também a imobiliária encarregada da gestão locatícia. Cerca de 70% dos imóveis locados, residencial ou comercial, serve como complemento de renda familiar a aposentados e pensionistas do INSS.

O art. 1º da lei 8009, de 29 de março de 1990, estabeleceu que o imóvel residencial é impenhorável, independentemente do tipo de dívida em execução contra seu proprietário. Porém a Lei 8245/1991 excluiu da impenhorabilidade dívidas decorrentes de fiança locatícia. Os fiadores não gostaram. Muitos deles ajuizaram ações contra a penhora alegando tratar-se do único bem de família. O STF já havia decidido, no RE 407668, de 2006, pela constitucionalidade da penhora do bem de família quando vinculado a fiança locatícia de imóvel residencial.

A questão mais recente diz respeito à fiança sobre imóvel comercial. Todavia, mais uma vez, o STF decidiu, por sete votos a quatro, pela constitucionalidade da penhora (Tema 1.127 de repercussão geral). O ministro Alexandre de Moraes, relator do RE, opinou que a penhora não viola o direito à moradia do fiador. Este, ao conceder a fiança, exerce seu direito de propriedade, oferecendo seu imóvel residencial como garantia, por sua livre espontânea vontade, com a plena consciência dos riscos decorrentes de eventual inadimplência do locatário.

A decisão assevera que a Lei 8009/1990, ao excepcionar o instituto da fiança, em seu art. 3º, VII, não faz qualquer distinção entre garantia dada à locação residencial ou comercial. Para o STF, a distinção entre os dois tipos de fiança, além de macular os princípios da isonomia e da livre iniciativa, ofende também a boa-fé objetiva que deve prevalecer nos contratos. A isenção da penhora para imóvel comercial desestimularia pequenos negócios, cujos fiadores, via de regra, são os próprios sócios. A decisão promove segurança jurídica nos contratos de locação.

Por João Teodoro – Presidente do Cofeci

Cartilha de Orientação à Atuação da Corretora de Imóveis

Download da cartilha em PDF

 

Convênio com InfinitiBank garante benefícios para empresas imobiliárias

As empresas imobiliárias regularmente inscritas, ativas e adimplentes com o Creci-PB, agora têm descontos e benefícios em diversos produtos e serviços oferecidos pelo InfinitBank, a exemplo de conta digital com taxas especiais, descontos nos serviços do Linkpay e treinamentos gratuitos online. A Linkpay oferece ainda diversos outros serviços e soluções para empresas do mercado imobiliário.

Isso se tornou possível graças a um convênio subscrito ontem pelo presidente Ubirajara (Bira) Marques e a CEO Simone Moutinho, após palestra proferida por ela ontem no auditório do Sebrae, em João Pessoa, sobre o tema “Como eliminar as objeções dos clientes e fechar vendas”.

Aos interessados, basta entrar em contato com a executiva de contas sênior, Alessandra Julião através do número WhatsApp (11) 96627-8824

A palestra marcou o retorno presencial do programa educação continuada Educacreci para um público limitado de 145 pessoas, diante do protocolo sanitário de segurança quanto ao contágio e propagação da Covid-19. Antes foi servido um brunch a todos.

O evento contou com apoio do Sindimóveis-PB, Sebrae e das construtoras Tropical, Equilíbrio, Litoral e Salinas.

Cartilha do Creci-PB orienta novos corretores de imóveis e imobiliárias

Como divulgar meu nome profissional? Quais as dimensões do número de registro no Creci pessoas física e jurídica? Como abreviar os nomes de pessoa física e fantasia? E a publicidade digital, como se deve dar? Qual o requisito para utilizar a expressão ‘gestor imobiliário’? Essas são algumas das dúvidas mais comuns principalmente entre novos corretores de imóveis e representantes de empresas imobiliárias.

Para dirimir dúvidas e prestar orientações básicas, com exemplos, sobre divulgação de marca e negócios através de placas, fachadas, cartão de visitas, redes sociais, site, folders e panfletos, o Creci-PB elaborou uma mini-cartilha, que contém além de regras de utilização de nomes e divulgação publicitárias e documentais, Código de Ética profissional e Resoluções do Cofeci relativas ao regular desenvolvimento das atividades.

A mini-cartilha, no formato guia de bolso, com 40 páginas, teve sua distribuição iniciada quando das recentes sessões solenes realizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, para entregas de carteiras e certificados a 306 novos profissionais pessoas física e jurídica. Apenas nessas ocasiões ocorrerá a distribuição da versão impressa.

Porém, os interessados podem fazer o download do arquivo de forma fácil e rápida. Basta acessar o site do Órgão (www.creci-pb.gov.br) e clicar na aba Canal do Corretor (cartilhas) ou clicando aqui.

Cofeci acompanha e fortalece agenda parlamentar no Congresso Nacional

Pautas legislativas de interesse dos corretores, a exemplo da inclusão do número do Creci e do valor pago ao corretor nas escrituras públicas, Simples Nacional, tributação, arrendamento imobiliário e da recente extinção dos terrenos da marinha pela câmara dos Deputados, foram tratadas na manhã desta quinta-feira(24) pelos diretores primeiro vice presidente e primeiro secretário do Cofeci, José Augusto Viana e Rômulo Soares com a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas-PI).

Ambos estiveram acompanhados dos Conselheiros Federais, Pedro Nogueira e Aluísio Sampaio, que representam o Creci-PI.

“Essa audiência faz parte da agenda permanente de trabalho que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) cumpre de forma incansável, com vistas ao fortalecimento em nível parlamentar, da defesa de interesses da categoria e busca por novas conquistas”, afirmou Rômulo.

Lei Geral de Proteção de Dados é implementada pelo Creci-PB

Desde a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece novas regras para empresas e órgãos públicos no que diz respeito ao tratamento da privacidade e segurança das informações de usuários e inscritos, o Creci-PB tem se adaptado à nova realidade, sobretudo pelo fato, de uma das suas missões institucionais, ser a fiscalização, inclusive do tratamento e proteção de dados.

Nesse contexto, o presidente Ubirajara (Bira) Marques se reuniu na tarde desta quarta-feira (23), com os advogados Elias Vasconcelos e José Alberto Falcão, consultores da empresa contratada para consultoria e análises de procedimentos, ocasião em que foram discutidas a verificação das necessidades de cada setor, do sistema de gestão de processos, adequação de documentos, tratamento, arquivo e proteção de dados.

O encontro contou também com a participação do superintendente Gustavo Beltrão, do assessor jurídico Carlos Fernandes e do funcionário administrativo do setor jurídico Pablo Gil.

Na ocasião foram apresentados dados da fase inicial que foi de averiguação de rotina e entrevistas de colaboradores dos setores, bem como decidida a criação de um comitê de LGPD no âmbito do Conselho, que será formado por funcionários de setores específicos, para discutir diretamente com a referida empresa todos os trâmites necessários para a regulação e cumprimento da lei, além de treinamento de funcionários.

O trabalho, que será realizado em cinco etapas, foi iniciado com a entrevista de funcionários, conhecimento de documentos, formulários e rotina de todos os setores. Os controladores serão os membros do Comitê e o encarregado será a empresa contratada.

LGPD