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22 sentidos do mercado imobiliário: Marcus Araujo lista principais tendências

Considerado o mago do mercado imobiliário por conta das suas previsões assertivas para o setor, Marcus Araujo, estatístico, CEO do Mundo DataStore e autor do livro Meu Imóvel, Meu Mundo, traz para este novo ano, os 22 sentidos que devem ditar os projetos imobiliários.

Em entrevista ao Radar Imobiliário na rádio Metrópole no sábado (8), ele pontuou os principais fatores que devem influenciar a nova sensibilidade do mercado imobiliário, principalmente quando relacionada à moradia.

Com a transformação da família, cada vez mais menor, diga se de passagem, muitos priorizando a vida profissional, saúde e bem-estar, as propriedades além de se tornar mais compacta e flexível, alguns ambientes se tornaram obsoletos como duas portas de entrada e saída, sendo a principal a de serviço, banheiro da dependência da empregada. Em contraponto, outros deram lugar ao lavabo, área gourmet e o home office.

Araujo conta que isso já foi ditado desde a geração de 80, quando os jovens começaram a constituir suas famílias mais tarde, até mesmo com um filho, e as mulheres priorizaram mais sua independência e conquistas dos seus espaços de direito e competência e todo esse cenário influencia no trabalho dos profissionais.

São muitas variáveis e transformações que implicam diretamente no setor juntamente com a tecnologia, disse Marcus. Este último muito mais evidente com a chegada da pandemia, quando as medidas restritivas impuseram a presença maior dentro de casa e todas as atividades tiveram que ser feitas dentro dos ambientes domésticos.

O especialista que vai tratar durante esse mês no seu Instagram dos 22 sentidos do mercado imobiliário destacou que um desses pontos é a retirada das paredes. A sensação de amplitude chega a partir dos ambientes integrados e vai mais além, por serem colocados nas redes sociais, os espaços se tornaram palco de vídeos e fotos para internet.

Já sobre a intenção de compra que bateu recorde com mais de 15,6 milhões de famílias interessadas em adquirir um imóvel, Marcus Araujo cita que não houve redução e sim adequação às novas necessidades. Até porque a oferta é muito menor que a demanda e isso acaba influenciando diretamente na valorização dos imóveis, que pode chegar a 25%.

Compacto e funcional

Quando Araujo avalia os empreendimentos principalmente em torno da metragem e amplitude, este último está mais ligado à inteligência do projeto, ressalta, já que o espaço mais largo exige uma renda maior do comprador e consequentemente retira do mercado potenciais consumidores.

O especialista aponta que o compacto não é mais uma tendência e sim uma realidade, sendo que as unidades de um e dois quartos são mais de 50% da expectativa das pessoas dentro dessa década e a partir de 2050 as famílias estarão cada vez menores e inclusive muitos solteiros.

Nesse modelo inclusive entra o novo morar com flexibilidade e praticidade para estar em qualquer lugar tendo em mente o conhecimento e a experiência. Isso é traduzido diretamente no tamanho dos imóveis e o sistema híbrido faz com que aquela família que tinha quatro propriedades, reduza só a uma e mantenha outra em formato de aluguel, quando tiver necessidade, a exemplo de quem trocou os grandes centros urbanos pela casa de praia, mas necessita ir esporadicamente a capital resolver questões pessoais e profissionais. Isso se chama economia compartilhada, porque a partir do momento que utilizo um imóvel, o proprietário daquele bem estará rentabilizando a unidade.

Por fim, Marcus citou sobre o boom do metaverso, falou do único fator que atrapalha o mercado imobiliário, além do crescimento vegetativo que contribui para um cenário promissor em 2022. Temos um horizonte bem positivo para essa década inteira e 2022 será um grande ano. Confira a entrevista na íntegra.

Facilidades para pagamento de anuidade são usufruídas por corretores de imóveis

Os descontos e parcelamento no boleto e cartão de crédito disponibilizados pelo Creci-PB para o pagamento de anuidade têm atraído vários corretores de imóveis nesses primeiros dias do ano. Um deles foi José Roberto, que há 12 anos atua na profissão.

“Opto pelo parcelamento em 10x, já que pago a anuidade de pessoas física e jurídica. Sempre venho em janeiro porque acho mais cômodo e me deixa despreocupado para o resto do ano. O pagamento é importante para fortalecer a categoria, principalmente para nós que vivemos da corretagem, daí por que faço isso com muito orgulho”, afirmou.

Há 25 anos no mercado de trabalho, Silene Cartaxo Lacerda considerou fundamental a questão do parcelamento. “Nos dois últimos anos utilizei desse método, mas em 2022, graças a Deus, consegui pagar à vista e aproveitei o desconto”, declarou.

Pagamento com satisfação

Já Diego Bessa disse pagar a anuidade sempre com muita satisfação por acreditar ser esta uma obrigação profissional. Para ele, rendimento é consequência, mas é com a profissão regularizada que consegue realizar os sonhos das pessoas e cumprir seu propósito. “Eu não estou corretor, eu sou corretor”, destacou, lembrando que alguns colegas ainda desconhecem os benefícios proporcionados pelo Conselho a quem está em dia.

Outro que compartilha dessa linha de raciocínio é Iválcio Lima Júnior, que atua com locação e vendas e administração de locações nos bairros de Mangabeira, Bancários e Valentina. “O cumprimento desse compromisso é a nossa contrapartida a tudo que o Creci-PB nos oferece em termos de representação, fiscalização e benefícios”, lembrou.

Descontos e parcelamento em até 10x

O Creci-PB disponibilizou em seu site creci-pb.gov.br (Canal do Corretor) as diversas opções de pagamento da anuidade 2022 (condição essencial ao exercício da profissão).

Quem efetuar o pagamento integral à vista até o próximo dia 17 de janeiro terá um desconto de 10%. É possível dividir no boleto em até cinco parcelas mensais, iguais e sucessivas, se requerido e paga a primeira até a referida data; em até quatro parcelas mensais, se requerido e paga a primeira até o dia 15/2 e em até três parcelas mensais se requerido e paga a primeira até 15/3.

É facultado ainda, mediante atendimento exclusivamente presencial, o pagamento da contribuição anual por meio de cartão de crédito em até 10 parcelas, conforme parâmetros e prazos definidos na Resolução do Cofeci n. 1.455/2021.

Condições especiais para débitos de anuidades

Além das facilidades para pagamento da anuidade do exercício corrente, o Conselho dispõe ainda de condições especiais para pagamento de débitos de anuidades de exercícios anteriores, com valor equiparado ao do exercício vigente para pagamento a vista, ou parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

Caso a opção seja pelo boleto bancário, poderá ser pago em tantas parcelas mensais quantas solicite o requerente, sendo a primeira à vista, acrescidas cumulativamente de juros compensatórios de 1% ao mês, mais 1% a título de despesas de cobrança, não podendo o valor nominal das parcelas ser inferior a 20% do valor da anuidade da pessoa física ou jurídica, conforme caso, do dia do ajuste, mediante assinatura de termo de acordo.

A gula das unicórnios e seus riscos | Artigo por João Teodoro

Unicórnio é uma criatura mitológica. Sendo mito, não existe se não no imaginário das pessoas. Segundo a mitologia, é muito rara. Daí sua associação com as startups. Estas, por sua vez, são empresas emergentes (recém-criadas) que têm por objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, de preferência que seja escalável (que possa evoluir em escala), disruptivo (inovador, único) e repetível (que pode ser repetido). Geralmente são organizações que funcionam tendo como base a tecnologia, mas não necessariamente.

Unicórnios, no entanto, já não são tão raras. O Brasil já contabilizava 16 delas em dezembro de 2021. As doze mais expressivas são: Nubank, iFood, 99 taxi, Gympass, Loft, Vtex, Ebanx, Wildlife, Loggi, Creditas, MadeiraMadeira e a Quinto Andar. Todas têm valor de mercado (número de ações disponíveis x valor aceito de cada ação) igual ou superior a um bilhão de dólares. Algumas delas levam anos para oferecer resultado financeiro. Todavia seu crescimento e aceitação pelo mercado atraem muitos investidores, o que valoriza suas ações.

No mercado imobiliário, as mais notáveis são aLoft e a Quinto Andar. A Loft tornou-se unicórnio com apenas dois anos de fundação. Seu foco inicial era comprar, reformar e revender imóveis, com uso intenso da tecnologia. Depois, criou uma plataforma de marketplace. Passou a ser então uma imobiliária virtual. A Quinto Andar começou com intermediação de negócios, mas logo migrou para os alugueres. Criou uma plataforma, para desburocratizar e reduzir custos operacionais, que, em tese, possibilita grande agilidade e segurança.

O que isso tem a ver com o mercado imobiliário tradicional? Startups não crescem por acaso. Elas fundamentam toda sua ação no uso intenso da tecnologia e conseguem provar para o mercado que são ágeis e seguras. Portanto o caminho parece óbvio: ou aderimos à tecnologia ou seremos engolidos! Mas “botar o ovo” não basta. É preciso “cacarejar”! Pregar ao mundo que somos profissionais qualificados, tecnológicos, seguros e éticos. Startups, em regra, só se preocupam em dar retorno financeiro aos investidores. Nós, acima de tudo, somos éticos!

O Zap tentou absorver anúncios diretos e desestimular a contratação de Corretores. Agora, porém, a Quinto Andar adquiriu o Grupo Navent, que controla alguns dos maiores portais de imóveis em seis países da América Latina. No Brasil, é dono das plataformas Imóvel web, Wimóveis e Union Software. Ao contrário do Zap, a Quinto Andar é nossa concorrente direta! Controlando esses portais, ela terá acesso a muitas informações privilegiadas. Com elas, poderá ganhar mais mercado e absorver nossos possíveis clientes. Temos de reagir!

O CEO da Quinto Andar, Gabriel Braga, em entrevista à Exame Invest, afirmou: “Isso passa por trazer as imobiliárias para o nosso ecossistema…”. Vale dizer, ter acesso a todos os anúncios e, assim, dispor de todos os leads e outros dados das imobiliárias. Concorrência desleal com lastro em dinheiro de investidores,que só se preocupam com lucro. A solução é boicotar. Para isso, já temos o Portal CRECI BRASIL, exclusivo, desenvolvido pelo CRECISP para todos nós. É grátis! É só entrar no site do CRECISP, inscrever-se e começar a usar!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 03/JAN/2022

Presidente Ubirajara Marques fala sobre perspectivas para o Creci-PB

Início de uma nova gestão! O presidente Ubirajara Marques e sua diretoria iniciaram, nesta semana, o mandato para o triênio 2022-2024.

Bira, como é conhecido no mercado imobiliário, é corretor de imóveis há quase 3 décadas e, com sua experiência e comprometimento, irá conduzir em conjunto com os diretores e conselheiros as ações do Conselho nos próximos anos.

Como gestor, pretende fortalecer ainda mais a atuação do Creci-PB, expandindo a presença do Órgão no interior do estado e mantendo os ótimos resultados obtidos na gestão anterior.

No vídeo, o novo presidente se apresenta falando um pouco sobre perspectivas para a categoria e deixa uma mensagem aos corretores de imóveis.

Agilidade no atendimento pela Secretaria do Creci-PB é alvo de elogios

Desde a última segunda-feira (3) o atendimento na Secretaria do Creci-PB passou a ser feito por mais uma funcionária, realocada de outro setor. Esse terceiro guichê proporcionou ainda mais presteza aos serviços e agradou em cheio a atuais, ex e futuros corretores de imóveis, bem como ao público em geral.

Após se inscrever para ingressar na profissão, Solemar Mendes de Sena Júnior também considerou excelente o atendimento e a celeridade com que foi acolhido.

Outra não foi a avaliação de Fátima Maria Souto Alves Menino: “perfeito, super rápido”, declarou, impressionada por ter sido chamada para novo atendimento mesmo antes de preencher requerimento solicitado pela Secretaria.

Os interessados em se inscrever como pessoa física ou jurídica que quiserem agilizar ainda mais o atendimento, devem conferir e preencher formulário/requerimento disponíveis no site do Creci-PB, no espaço Canal do cidadão/documentos para inscrição ou clicando aqui.

No setor, que funciona no andar superior da Sede foi duplicado o número de cadeiras (de nove para 18) e instalados balcão em granito com proteção de vidro e uma TV de tela ampla. Climatizado, o ambiente dispõe de acessibilidade por elevador, painel com controle de senhas, bebedouro d´água e de uma máquina automatizada de café e leite expresso.

Creci-PB aperfeiçoará funcionamento de Comissões e Turma de Julgamento

Calendário de reuniões, dinâmica, treinamentos e aperfeiçoamento do trabalho foram alguns dos assuntos tratados na tarde desta quinta-feira (6) pelo presidente Ubirajara Marques com os coordenadores das Comissões de Análise de Processos (Coapin), de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp) e da Turma de Julgamento, respectivamente Isaías Batista, Tevânio Albuquerque e Wagner Barboza.

Os encontros contaram com a participação do 1° vice-presidente Lamarck Leitão, do superintendente Gustavo Beltrão, do coordenador jurídico Mário Vicente e da funcionária Damiana Maria.

“São três importantes grupos de trabalho, bastante demandados. Daí por que diálogos como esses serem fundamentais à avaliação do que vem sendo feito, do que pode ser melhorado, à troca de ideias e apresentação de sugestões, tudo voltado ao melhor andamento dos trabalhos e plenitude no funcionamento”, afirmou Bira.

Diretoria do Cofeci prestigia diplomação de conselheiros do Creci-DF

A diplomação dos novos conselheiros do Creci-DF foi prestigiada na tarde de ontem (quarta-feira) pelo Cofeci, representado pelos diretores João Teodoro (presidente), Valdeci Monteiro (tesoureiro), Rômulo Soares (1º secretário) e Diego Gama (2º secretário).

O Presidente reeleito Geraldo Francisco do Nascimento agradeceu a presença dos diretores e ratificou o compromisso de prosseguir com o trabalho voltado à garantia das prerrogativas dos profissionais no Distrito Federal, na transferência dos recursos do Órgão e solicitou a união dos novos conselheiros eleitos e diplomados em torno do fortalecimento do Conselho e da categoria.

O presidente do Cofeci, João Teodoro parabenizou, em nome dos demais diretores os novos conselheiros do Creci-DF, e manifestou a confiança no êxito das ações a serem desenvolvidas, pela qualificação e comprometimento de todos.

Projeto de Lei pode interferir em indexadores para reajuste de aluguel

A partir do Projeto de Lei 2674/21, se aprovado, será possível substituir temporariamente indexadores para limitar reajustes em contratos anuais de aluguel.

Para os contratos corrigidos atualmente por IGP-M ou IGP-DI, deverá ser aplicado o IPCA mais 15 pontos percentuais. Esse limite deixará de ser aplicado quando o indexador original apresentar valor inferior.

Já o texto prevê o mesmo mecanismo para contratos novos indexados por IGP-M ou IGP-DI, mas nesse caso será aplicado IPCA mais dez pontos percentuais. Será permitida a aplicação de limite superior ao estipulado, desde que com expressa anuência de ambos os contratantes.

IGP-M e IGP-DI são índices calculados pela Fundação Getúlio Vargas para medir a inflação, sendo o primeiro muito usado em contratos de aluguel. Já o IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerado a inflação oficial do País.

Para ter noção, de janeiro de 2020 a junho de 2021, houve incremento acumulado de 40,6% no IGP-DI ante 8,5% do IPCA.

Segundo o autor da proposta, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), processos no país já sinalizam adequação das correções, a partir de fatores como hipossuficiência do consumidor.

Com a proposta, a ideia é trazer equilíbrio e equidade a relações contratuais em momentos de instabilidade e oscilações econômicas. “A autonomia dos contratantes permanecerá, já que os indexadores não serão afastados de forma indefinida”, concluiu Cezinha de Madureira.

Fonte: Money Times

Custo-benefício de anuidade do Creci é dos mais vantajosos para corretores de imóveis

De forma recorrente nesse período do ano ocorrem alguns questionamentos acerca do pagamento da anuidade do Creci, bem como do valor, que em 2022 é de R$ 639 (se pago com desconto de 10% até o dia 15 de janeiro), o equivalente a R$ 53 ao mês ou menos de R$ 2 ao dia. Os motivos para a adimplência por corretores de imóveis e imobiliárias são inúmeros.

O primeiro é o atendimento à condição sine qua non de regular o exercício da profissão, exigida legalmente por todos os Conselhos de Classe e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Previsto por Lei, trata-se de contribuição de fiscalização profissional. Ou seja, a anuidade é tributo pago para se exercer legalmente uma profissão, registrada em órgão de classe.

Outro bom motivo é o fortalecimento do Órgão, garantindo-lhe pleno funcionamento e cumprimento das suas missões institucionais de registro e principalmente, fiscalização, combatendo o auxílio e o exercício ilegal da profissão, assegurando reserva de mercado historicamente conquistada e defendendo as prerrogativas da profissão.

A relação custo-benefício também é indiscutivelmente vantajosa para a categoria.

A anuidade paga é revertida ainda através de substanciais descontos decorrentes de 130 convênios para os corretores, funcionários de imobiliárias e dependentes, em produtos e serviços em setores como educação (escolas, universidades, cursos de idioma), operadoras e clínicas de saúde, hotelaria, lazer, copiadoras, serviços cartoriais, alimentação, lava-jato, pet, tecnologia, software, salão de beleza.

É essa única fonte de receita que mantém o pleno funcionamento da estrutura da Sede do Órgão, em João Pessoa e das Delegacias regionais em Campina Grande, Patos e Cajazeiras e permite a oferta de cursos e treinamentos gratuitos por meio do programa de educação continuada Educacreci, voltado à capacitação e qualificação da categoria, num mercado de trabalho globalizado e cada vez mais competitivo.

Na Sede, na Capital, é disponibilizada aos corretores de imóveis em dia com suas obrigações uma confortável e funcional sala exclusiva, climatizada, com telefone, internet, computadores, impressora, e mesa de reunião para atendimento.

As condições de pagamento com descontos de até 10%, parcelamento e outras informações sobre a anuidade 2022 podem ser conferidas clicando aqui.

Creci-PB alerta categoria para prevenção à lavagem de dinheiro e obrigação da Comunicação de Não Ocorrência

As pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis, têm até o próximo dia 31 de janeiro para apresentar comunicação de não ocorrência nos termos da Resolução-Cofeci nº 1.336/2014, baseada na Lei n° 9.613/1998 com a redação dada pela Lei n° 12.683-2012 (Prevenção à lavagem de dinheiro). Se durante o ano de 2021 nenhuma operação ou proposta de caráter ou enquadrada como suspeita foi comunicada, os agentes imobiliários deverão prestar a comunicação no website do COFECI ( https://intranet.cofeci.gov.br/declaracao/ ) entre os dias 1º e 31 de janeiro.

Multa irrecorrível – O cumprimento dessas medidas evitará aplicação de multas irrecorríveis, cassação de autorização para o exercício da atividade profissional no caso das pessoas inscritas nos conselhos, isentando essas pessoas físicas e jurídicas de responsabilidades penais e administrativas, que implicam além do pagamento de multa, na vedação de negócios com instituições financeiras, encerramento de contas bancárias, perda do negócio, entre outras.

Já as operações de valor igual ou superior a cem mil reais devem ser mantidas em arquivo, sem necessidade de envio de informações ao Coaf ou Cofeci. Todos devem cadastrar-se e manter seu cadastro atualizado junto ao Sistema Cofeci-Creci. O Creci-PB disponibilizou em seu site www.creci-pb.gov.br, no canal do corretor, link´s onde podem ser dirimidas todas as dúvidas relativas ao tema, através de Guia elaborado de forma simples e didática pelo Creci-SP, abaixo disponibilizado, junto a outros links, de Manual e Apostila sobre o assunto.

Apostila de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para o Setor Imobiliário, elaborado pelo Cofeci.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem_dinheiro/download.aspx?arquivo=apostila_prevencao_lavagem_dinheiro

Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para o Setor Imobiliário, elaborado pelo Creci-SP.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem_dinheiro/download.aspx?arquivo=guia_prevencao_lavagem_dinheiro

Manual de utilização do Siscoaf e comunicação de não ocorrência, elaborado pelo Cofeci – Creci/SP.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem dinheiro/download.aspx?arquivo=manual_siscoaf_nao_ocorrencia

Corretores de imóveis têm descontos de até 45% em 28 escolas e faculdades

O ano novo chegou e com ele o período de matrícula escolar de filhos. Também nesse aspecto os corretores de imóveis e seus dependentes são privilegiados pelo Creci-PB com o acesso viabilizado à educação de qualidade desde o ensino infantil à graduação com descontos de até 45% em 10 escolas e dezoito faculdades com as quais firmou convênios.

“Essa é uma das formas em que a anuidade paga pela categoria é revertida em vantagens, através de substanciais descontos em produtos e serviços em áreas como saúde, bem-estar, lazer, hotelaria e alimentação”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

As opções são o Colégio Marista Pio X; Centro Educacional Cenecista (Cnec); Colégio Cívico-Militar Expedicionários do Brasil; Colégio Coc; Colégio Espaço Divino; Colégio Século; IE Colégio e Curso; Interactivo Colégio e Curso; MJ Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

As faculdades disponibilizadas são a Uniesp, Unifuturo, Unipê Associação Educacional Latino Americana (Faculdade Católica Paulista); Cnec EaD; Faculdade Estácio; Faculdade Maurício de Nassau; Faculdade Paraibana (FAP); Faculdade Pitágoras (Prédio Colégio Século); Faculdade Três Marias; Faculdade Una Virtual (Prédio Colégio João Machado); Ensine Faculdades (Faesne); Fesp Faculdade; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Instituto de Pós-graduação da Paraíba – Ipog; Três Marias (Prédio da Funepi); União de Cursos Superior (UniCOC), bem como a Escola Superior de Advocacia Flóscolo da Nóbrega (ESA-PB).

As vantagens junto a cada uma das instituições podem ser conferidas no site do Conselho, na aba Clube de Benefícios ou clicando aqui. Ao procurar as instituições, os profissionais interessados devem apresentar a certidão ou carteira de regularidade e no caso dos dependentes, comprovar o vínculo.

Nova diretoria do Creci-PB quer Órgão cada vez mais operoso

Foto: Marketing/Creci-PB

No retorno às atividades nesta segunda-feira (3) os funcionários e assessores do Creci-PB foram saudados na Sede do Órgão em João Pessoa pelo novo presidente Ubirajara Marques, acompanhado do novo diretor 1° secretário Glauco Morais e o reeleito diretor 1º tesoureiro Flávio Passarinho.

Bira, como é mais conhecido, disse estar consciente da responsabilidade de suceder a gestão anterior, que teve à frente Rômulo Soares e foi marcada por ações exitosas, referências para outros Regionais. Nesse sentido, destacou como de grande valia a experiência acumulada ao longo dos anos como presidente do Sindimóveis-PB, membro titular do conselho fiscal do Cofeci e conselheiro federal.

Ele afirmou que a capacitação e qualificação da categoria também serão prioridades nessa gestão e previu para breve, novas edições presenciais do Educacreci, respeitado protocolo sanitário de segurança, além de outras ações e projetos que serão implantados na gestão.

Expectativas mútuas

“Foi um momento importante para falarmos das nossas expectativas e ouvir as dos funcionários que atuam na Sede e Delegacias, que hoje também participaram de treinamentos sobre procedimentos administrativos voltados a um cada vez melhor funcionamento do Órgão”, concluiu.

Glauco Morais externou a satisfação em poder contribuir para o alcance das metas projetadas, sobretudo o crescente fortalecimento do Conselho e exortou a importância que os funcionários têm nesse contexto, na condição de braço operacional, no que foi acompanhado por Flávio Passarinho, numa demonstração de união de propósitos e disposição de trabalho da nova gestão.

Demais diretores 

A nova diretoria, eleita por aclamação, diplomada e empossada em agosto passado para o triênio 2022/2024 conta ainda com o 1º vice-presidente/Lamarck Leitão Batista, 2º vice-presidente José Garibaldi Porto Júnior, 2º diretor-secretário/ Josemar Nóbrega Morais e 2ª diretora-tesoureira Carla Waldeck Queiroz Bezerra Cavalcanti.

Artigo – O Mercado Imobiliário em 2021 – Por João Teodoro

Muitas dúvidas assolaram nossa macroeconomia no ano de 2021. Nenhuma delas, porém, foi capaz de desestabilizar a economia imobiliária, que conseguiu passar incólume por todas as intempéries causadas pela pandemia. Nem mesmo a política de preços da gasolina, adotada pela Petrobrás sem interferência governamental, lastreada na paridade do preço do petróleo no mercado internacional, a alta do dólar, a nova variante ômicron do coronavírus ou a etérea discussão sobre a eficácia da vacinação infantil, nada afetou o mercado imobiliário.

 Não obstante alguns reveses, como a suspensão judicial dos despejos decretada pelo Ministro Barroso, do STF, é indiscutível que o setor imobiliário foi e continua sendo um dos mais promissores dentre todos os segmentos econômicos. Vários fatores ocorridos durante o ano de 2020 repercutiram positivamente em 2021: a menor taxa Selic da história, abundância de financiamentos, baixas taxas de juros, fuga das aplicações financeiras, segurança da Lei 8.245/91 (Inquilinato), para quem investe para alugar, disposição do consumidor para comprar, entre outros.

É inegável também que a pandemia provocou forte mudança no perfil de consumo dos compradores de imóveis, além de inusitada transformação digital, em alta velocidade. Isso exigiu rápida reação adaptativa dos Corretores de Imóveis e outros agentes do mercado imobiliário. Todavia não registramos problemas. Profissionais e empresários do setor provaram seu potencial para absorção de mudanças e de novas tecnologias. Essa conjunção de fatores excepcionou o mercado imobiliário, mostrando sua pujança na economia brasileira.

A despeito do recrudescimento da Selic, que saiu de 2% ao ano, em fevereiro, para 9,25% no final do ano, o que, em tese, emperraria o crescimento, não foi o que se verificou. Segundo o Blog Papo Imobiliário, as vendas cresceram em 2021 cerca de 22,5%, muito parecido com o que foi registrado no ano anterior, quando se iniciou a pandemia. No segmento incorporações, da mesma forma, houve bom resultado. Novos lançamentos cresceram 37,6%, segundo a Abrainc, repondo o estoque de imóveis novos, antes estimado em apenas oito meses de vendas.

O crédito imobiliário, igualmente, cresceu 38,6% em relação a 2020. A construção civil contribuiu para redução do desemprego com a criação de 310 mil novas vagas, não obstante a alta de 14,03% no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). O governo ajudou, reduzindo em 0,5% a taxa de juros e aumentando em até 15% o teto financiável do Programa Casa Verde Amarela. O Sistema Cofeci-Creci registrou aumento de quase 47 mil novos Corretores de Imóveis e mais de duas mil Imobiliárias, sinalizando grande interesse pelo mercado imobiliário.

Quanto aos alugueres, ainda há preocupação. O IGPM fechou em baixa, em 16,77%, mas o IPCA foi para 10,42%. As imobiliárias conseguiram negociar a correção anual pelo IPCA, ainda que temporariamente. A preocupação que fica deve-se à elevação do custo da construção civil e ao descontrole inflacionário. Ambos podem criar alguma dificuldade no mercado imobiliário, mas nada que o desestabilize. Novidades estão chegando. A corrida das unicórnios e a era do metaverso terão de ser assimiladas. Mas nós estamos preparados. Que venha 2022!

Artigo – Integridade como Princípio! Por João Teodoro

Integridade é palavra derivada de integritate, do Latim. Etimologicamente, associa-se à ideia do que é intacto, sem defeito, sem mácula. Como sinônimos, registram-se, dentre outros, imparcialidade, isenção, justiça, dignidade, equidade, honestidade, lisura, lhaneza e seriedade. Na prática, significa qualidade de quem é íntegro, honesto e reto de caráter, completo, em termos de boas práticas. Pode ser usada também para designar quem se comporta bem do ponto de vista ético. Ou seja, tem tudo a ver com os Conselhos de fiscalização profissional.

Ética é tema de estudos filosóficos de nosso colega argentino, Julio Farah, licenciado em Comunicação Social e autor do Manual de Ética para Corredores Inmobiliarios, 2015. Admirador de suas elucubrações, tive o prazer de traduzir recentemente, para o português, a primeira parte de um de seus escritos, Ética y Grieta – El Corretaje Inmobiliaria em los Países de la Grieta. Em breve, fá-lo-ei chegar a todos pelo Whatsapp. Ética é a essência institucional do Sistema Cofeci-Creci, cujo trabalho de fiscalização nela se baseia, fundamentalmente.

Mas há, ainda, uma terceira palavra, muito utilizada nos dias atuais, que tem tudo a ver com ética e integridade e, portanto, com a fiscalização profissional. Trata-se de compliance, do inglês, conformidade, em português. Essas três palavras estão intimamente relacionadas. A última significa estar de acordo com o que estabelecem as leis e as regras infralegais (decretos, resoluções, atos normativos, portarias, etc.). Esse também é o fundamento da ética, que tem sua base na moral social. Esta, por sua vez, tem influência sobre todo o arcabouço legal.

Pois bem! Nesta quarta, 15, participei da solenidade de premiação do Selo Imóvel + Integridade. Com o apoio organizacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Controladoria Geral da União (CGU), que lançaram os dois primeiros Selos do gênero, mais o Ministério da Integração (MI) e a organização Alliance For Integrity, o CRECI 8ª Região/DF lançou o Selo Imóvel + Integridade, destinado ao mercado imobiliário. O evento foi realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), prestigiado por muitas autoridades.

O Comitê de Avaliação para concessão do Selo contou com representantes da CGU, SEBRAE nacional, Instituto Ethos, Caixa Econômica Federal, Ademi-DF, Secovi-DF, Anoreg-DF e DF Imóveis. Com validade por um ano (2022), o Selo poderá ser cassado em caso de desrespeito às suas exigências. Sua manutenção depende da continuidade das boas práticas por ele instituídas. Foram agraciadas, após passarem pelo crivo do Comitê, as seguintes imobiliárias: Know How, Thaís, Inove, Júlio Delamore e Paulo Duarte. Cumprimentos a todas!

Comunicado pelo Presidente Geraldo Nascimento sobre a criação do Selo, no início, fui cético. Não acreditei que fosse possível. Sua persistência, no entanto, associada aos apelos do Conselheiro Diego Gama, fizeram-me mudar de ideia. O Selo Imóvel + Integridade é um importante instrumento de incentivo a boas práticas e à mitigação de fraudes, corrupção e condutas antiéticas, induzindo os aderentes a assumirem o aprimoramento constante da integridade. Parabéns ao CRECI-DF! Oxalá outros CRECIs decidam aderir à ideia!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 18/DEZ/2021

Diretoria do Creci-PB recebe Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa

Antes de encerrar as atividades este ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, à unanimidade, Moção de Aplausos à diretoria executiva do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, na pessoa do presidente Rômulo Soares, pela conclusão exitosa da gestão durante o triênio 2019/2021.

O deputado estadual Tovar Correia Lima elencou em seu requerimento uma série de ações exitosas desenvolvidas pelo Creci-PB no referido período, como o incremento do programa de educação continuada Educacreci, a criação da Faculdade Corporativa com disponibilização gratuita de inúmeros cursos e a expansão e fortalecimento de convênios, a exemplo do firmado com a Caixa para venda de imóveis adjudicados por corretores credenciados.

“É de se destacar ainda os primeiros passos dados nessa gestão, no sentido de construir Sede administrativa própria em Campina Grande, como forma de atender os quase dois mil corretores daquele município”, concluiu Tovar.

Atendimento na Secretaria administrativa do Creci-PB ganha agilidade e conforto

Atuais, ex e futuros corretores de imóveis, além do público em geral contam com ainda mais conforto e agilidade pela secretaria administrativa do Creci-PB, que passou a contar com mais um guichê de atendimento.

No espaço físico existente no andar superior da Sede foi duplicado o número de cadeiras (de nove para 18) e instalados balcão em granito com proteção de vidro e uma TV de tela ampla. Climatizado, o ambiente dispõe de acessibilidade por elevador, painel com controle de senhas, bebedouro d´água e de uma máquina automatizada de café e leite expresso.

“São mudanças simples, mas de grande significado para o bem estar e satisfação dos registrados e melhor funcionamento da máquina administrativa”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Creci-PB encerra exercício de 2021 com modelo de gestão a ser seguido

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba suspenderá a partir desta quarta-feira (15) e até o dia 2 de janeiro de 2022 o funcionamento na Sede e Delegacias em Campina Grande, Patos e Cajazeiras, em virtude da segunda etapa de férias coletivas dos funcionários.

A gestão da atual diretoria, que tem à frente o presidente Rômulo Soares, cujo mandato encerra no próximo dia 31 de dezembro, encerra o ano sem qualquer pendência por parte da estrutura funcional que compõe o Órgão.

O setor de compras, contratos e patrimônio renovou de maneira clara, correta e objetiva, todos os contratos que vencem até o dia 30 deste mês, garantindo que a prestação de serviços não sofra solução de continuidade, bem como atendeu a todas as demandas do Creci-PB com fornecedores e prestadores de serviços, com pagamentos liquidados e empenhos feitos até hoje e planejou as licitações para o primeiro bimestre do ano que vem. Todos os bens patrimoniais estão devidamente cadastrados e atualizados.

Por sua vez, o planejamento feito para este mês pelo setor de RH foi cumprido à risca, com o pagamento da folha de salários, 13° e férias, conforme calendário anual que proporciona tranquilidade aos funcionários para programar suas despesas e satisfação com a valorização e humanização no tratamento recebido.

Já o setor jurídico conseguiu julgar todos os processos distribuídos nos anos anteriores a 2020 e alguns neste ano e notificou todos os inscritos em dívida ativa até o ano passado, o que viabiliza a execução da segunda fase do procedimento, que é a execução do protesto e execução junto à Justiça Federal.

No setor de tesouraria tudo foi quitado e os pagamentos foram agendados até o próximo dia 31. Na área contábil, a realidade não é diferente. Através da superintendência, o Órgão encerra o exercício cumprindo o prazo estipulado para prestação de contas e apresentação de proposta orçamentária e plano de ação.

O exercício 2021 também foi concluído com pleno êxito pela secretaria administrativa, com a aprovação na última sessão plenária, de inúmeros processos de pedidos de inscrição pessoas física e jurídica e transferências, dentre outros.

Também no setor de Tecnologia da Informação (TI) inexistem pendências. Na última sexta-feira (10) foram feitos backups e todas as demais manutenções preventivas ou de rotina. Lá, todas as chamadas do dia-a-dia são atendidas quase que imediatamente, devido à demanda constante de trabalho, onde qualquer equipamento defeituoso pode comprometer o fluxo do setor, gerar um efeito cascata e atrapalhar o fluxo de atividade de outros departamentos.

Creci-PB e PMJP definem cooperação técnica para venda e avaliação de imóveis

Mais um grande passo foi dado na tarde desta terça-feira (14) com vista a um Termo de Cooperação Técnica ser firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Creci-PB, no sentido de oportunizar aos corretores de imóveis atuarem na venda  através de iniciativa particular dos imóveis que se encontram penhorados judicialmente pela edilidade, por débitos de impostos que resultam em execuções fiscais e penhoras.

Os últimos detalhes para a implementação da iniciativa foram tratados durante reunião ocorrida na Sede do Conselho entre o presidente Rômulo Soares, o 1° diretor-secretário Fabiano Cabral, o superintendente Gustavo Beltrão e o assessor jurídico Mário Vicente e os procuradores Lucas Sampaio Muniz da Cunha (chefe da procuradoria fiscal do município de JP) e Caio Felipe Caminha de Albuquerque (coordenador do núcleo de grandes devedores).

Rômulo agradeceu a deferência e receptividade por parte dos procuradores e se mostrou convicto quanto aos resultados positivos da parceria para ambas as partes. “Esse é outro importante nicho de mercado que o Creci-PB disponibilizará aos corretores de imóveis  que se credenciarem para não só intermediar vendas, mas também atuar como peritos avaliadores, assegurando-lhes honorários de 5% nas vendas”, afirmou.

Lucas Sampaio mostrou-se igualmente entusiasmado, pela importância na recuperação de créditos fiscais pelo município por meio da alienação de imóveis nos quais haja penhora deferida, mas que ainda não tenham sido levados a leilão.

“Foi uma reunião novamente muito proveitosa, na qual conseguimos deixar alinhados detalhes que estavam faltando e agora partiremos para a minuta do termo. Contarmos com a expertise do Creci-PB é de muita importância para implementarmos a medida”, concluiu.

LGPD