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Creci-PB alerta categoria para prevenção à lavagem de dinheiro e obrigação da Comunicação de Não Ocorrência

As pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis, têm até o próximo dia 31 de janeiro para apresentar comunicação de não ocorrência nos termos da Resolução-Cofeci nº 1.336/2014, baseada na Lei n° 9.613/1998 com a redação dada pela Lei n° 12.683-2012 (Prevenção à lavagem de dinheiro). Se durante o ano de 2021 nenhuma operação ou proposta de caráter ou enquadrada como suspeita foi comunicada, os agentes imobiliários deverão prestar a comunicação no website do COFECI ( https://intranet.cofeci.gov.br/declaracao/ ) entre os dias 1º e 31 de janeiro.

Multa irrecorrível – O cumprimento dessas medidas evitará aplicação de multas irrecorríveis, cassação de autorização para o exercício da atividade profissional no caso das pessoas inscritas nos conselhos, isentando essas pessoas físicas e jurídicas de responsabilidades penais e administrativas, que implicam além do pagamento de multa, na vedação de negócios com instituições financeiras, encerramento de contas bancárias, perda do negócio, entre outras.

Já as operações de valor igual ou superior a cem mil reais devem ser mantidas em arquivo, sem necessidade de envio de informações ao Coaf ou Cofeci. Todos devem cadastrar-se e manter seu cadastro atualizado junto ao Sistema Cofeci-Creci. O Creci-PB disponibilizou em seu site www.creci-pb.gov.br, no canal do corretor, link´s onde podem ser dirimidas todas as dúvidas relativas ao tema, através de Guia elaborado de forma simples e didática pelo Creci-SP, abaixo disponibilizado, junto a outros links, de Manual e Apostila sobre o assunto.

Apostila de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para o Setor Imobiliário, elaborado pelo Cofeci.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem_dinheiro/download.aspx?arquivo=apostila_prevencao_lavagem_dinheiro

Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para o Setor Imobiliário, elaborado pelo Creci-SP.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem_dinheiro/download.aspx?arquivo=guia_prevencao_lavagem_dinheiro

Manual de utilização do Siscoaf e comunicação de não ocorrência, elaborado pelo Cofeci – Creci/SP.

https://intranet.cofeci.gov.br/lavagem dinheiro/download.aspx?arquivo=manual_siscoaf_nao_ocorrencia

Corretores de imóveis têm descontos de até 45% em 28 escolas e faculdades

O ano novo chegou e com ele o período de matrícula escolar de filhos. Também nesse aspecto os corretores de imóveis e seus dependentes são privilegiados pelo Creci-PB com o acesso viabilizado à educação de qualidade desde o ensino infantil à graduação com descontos de até 45% em 10 escolas e dezoito faculdades com as quais firmou convênios.

“Essa é uma das formas em que a anuidade paga pela categoria é revertida em vantagens, através de substanciais descontos em produtos e serviços em áreas como saúde, bem-estar, lazer, hotelaria e alimentação”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

As opções são o Colégio Marista Pio X; Centro Educacional Cenecista (Cnec); Colégio Cívico-Militar Expedicionários do Brasil; Colégio Coc; Colégio Espaço Divino; Colégio Século; IE Colégio e Curso; Interactivo Colégio e Curso; MJ Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

As faculdades disponibilizadas são a Uniesp, Unifuturo, Unipê Associação Educacional Latino Americana (Faculdade Católica Paulista); Cnec EaD; Faculdade Estácio; Faculdade Maurício de Nassau; Faculdade Paraibana (FAP); Faculdade Pitágoras (Prédio Colégio Século); Faculdade Três Marias; Faculdade Una Virtual (Prédio Colégio João Machado); Ensine Faculdades (Faesne); Fesp Faculdade; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Instituto de Pós-graduação da Paraíba – Ipog; Três Marias (Prédio da Funepi); União de Cursos Superior (UniCOC), bem como a Escola Superior de Advocacia Flóscolo da Nóbrega (ESA-PB).

As vantagens junto a cada uma das instituições podem ser conferidas no site do Conselho, na aba Clube de Benefícios ou clicando aqui. Ao procurar as instituições, os profissionais interessados devem apresentar a certidão ou carteira de regularidade e no caso dos dependentes, comprovar o vínculo.

Nova diretoria do Creci-PB quer Órgão cada vez mais operoso

Foto: Marketing/Creci-PB

No retorno às atividades nesta segunda-feira (3) os funcionários e assessores do Creci-PB foram saudados na Sede do Órgão em João Pessoa pelo novo presidente Ubirajara Marques, acompanhado do novo diretor 1° secretário Glauco Morais e o reeleito diretor 1º tesoureiro Flávio Passarinho.

Bira, como é mais conhecido, disse estar consciente da responsabilidade de suceder a gestão anterior, que teve à frente Rômulo Soares e foi marcada por ações exitosas, referências para outros Regionais. Nesse sentido, destacou como de grande valia a experiência acumulada ao longo dos anos como presidente do Sindimóveis-PB, membro titular do conselho fiscal do Cofeci e conselheiro federal.

Ele afirmou que a capacitação e qualificação da categoria também serão prioridades nessa gestão e previu para breve, novas edições presenciais do Educacreci, respeitado protocolo sanitário de segurança, além de outras ações e projetos que serão implantados na gestão.

Expectativas mútuas

“Foi um momento importante para falarmos das nossas expectativas e ouvir as dos funcionários que atuam na Sede e Delegacias, que hoje também participaram de treinamentos sobre procedimentos administrativos voltados a um cada vez melhor funcionamento do Órgão”, concluiu.

Glauco Morais externou a satisfação em poder contribuir para o alcance das metas projetadas, sobretudo o crescente fortalecimento do Conselho e exortou a importância que os funcionários têm nesse contexto, na condição de braço operacional, no que foi acompanhado por Flávio Passarinho, numa demonstração de união de propósitos e disposição de trabalho da nova gestão.

Demais diretores 

A nova diretoria, eleita por aclamação, diplomada e empossada em agosto passado para o triênio 2022/2024 conta ainda com o 1º vice-presidente/Lamarck Leitão Batista, 2º vice-presidente José Garibaldi Porto Júnior, 2º diretor-secretário/ Josemar Nóbrega Morais e 2ª diretora-tesoureira Carla Waldeck Queiroz Bezerra Cavalcanti.

Artigo – O Mercado Imobiliário em 2021 – Por João Teodoro

Muitas dúvidas assolaram nossa macroeconomia no ano de 2021. Nenhuma delas, porém, foi capaz de desestabilizar a economia imobiliária, que conseguiu passar incólume por todas as intempéries causadas pela pandemia. Nem mesmo a política de preços da gasolina, adotada pela Petrobrás sem interferência governamental, lastreada na paridade do preço do petróleo no mercado internacional, a alta do dólar, a nova variante ômicron do coronavírus ou a etérea discussão sobre a eficácia da vacinação infantil, nada afetou o mercado imobiliário.

 Não obstante alguns reveses, como a suspensão judicial dos despejos decretada pelo Ministro Barroso, do STF, é indiscutível que o setor imobiliário foi e continua sendo um dos mais promissores dentre todos os segmentos econômicos. Vários fatores ocorridos durante o ano de 2020 repercutiram positivamente em 2021: a menor taxa Selic da história, abundância de financiamentos, baixas taxas de juros, fuga das aplicações financeiras, segurança da Lei 8.245/91 (Inquilinato), para quem investe para alugar, disposição do consumidor para comprar, entre outros.

É inegável também que a pandemia provocou forte mudança no perfil de consumo dos compradores de imóveis, além de inusitada transformação digital, em alta velocidade. Isso exigiu rápida reação adaptativa dos Corretores de Imóveis e outros agentes do mercado imobiliário. Todavia não registramos problemas. Profissionais e empresários do setor provaram seu potencial para absorção de mudanças e de novas tecnologias. Essa conjunção de fatores excepcionou o mercado imobiliário, mostrando sua pujança na economia brasileira.

A despeito do recrudescimento da Selic, que saiu de 2% ao ano, em fevereiro, para 9,25% no final do ano, o que, em tese, emperraria o crescimento, não foi o que se verificou. Segundo o Blog Papo Imobiliário, as vendas cresceram em 2021 cerca de 22,5%, muito parecido com o que foi registrado no ano anterior, quando se iniciou a pandemia. No segmento incorporações, da mesma forma, houve bom resultado. Novos lançamentos cresceram 37,6%, segundo a Abrainc, repondo o estoque de imóveis novos, antes estimado em apenas oito meses de vendas.

O crédito imobiliário, igualmente, cresceu 38,6% em relação a 2020. A construção civil contribuiu para redução do desemprego com a criação de 310 mil novas vagas, não obstante a alta de 14,03% no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). O governo ajudou, reduzindo em 0,5% a taxa de juros e aumentando em até 15% o teto financiável do Programa Casa Verde Amarela. O Sistema Cofeci-Creci registrou aumento de quase 47 mil novos Corretores de Imóveis e mais de duas mil Imobiliárias, sinalizando grande interesse pelo mercado imobiliário.

Quanto aos alugueres, ainda há preocupação. O IGPM fechou em baixa, em 16,77%, mas o IPCA foi para 10,42%. As imobiliárias conseguiram negociar a correção anual pelo IPCA, ainda que temporariamente. A preocupação que fica deve-se à elevação do custo da construção civil e ao descontrole inflacionário. Ambos podem criar alguma dificuldade no mercado imobiliário, mas nada que o desestabilize. Novidades estão chegando. A corrida das unicórnios e a era do metaverso terão de ser assimiladas. Mas nós estamos preparados. Que venha 2022!

Artigo – Integridade como Princípio! Por João Teodoro

Integridade é palavra derivada de integritate, do Latim. Etimologicamente, associa-se à ideia do que é intacto, sem defeito, sem mácula. Como sinônimos, registram-se, dentre outros, imparcialidade, isenção, justiça, dignidade, equidade, honestidade, lisura, lhaneza e seriedade. Na prática, significa qualidade de quem é íntegro, honesto e reto de caráter, completo, em termos de boas práticas. Pode ser usada também para designar quem se comporta bem do ponto de vista ético. Ou seja, tem tudo a ver com os Conselhos de fiscalização profissional.

Ética é tema de estudos filosóficos de nosso colega argentino, Julio Farah, licenciado em Comunicação Social e autor do Manual de Ética para Corredores Inmobiliarios, 2015. Admirador de suas elucubrações, tive o prazer de traduzir recentemente, para o português, a primeira parte de um de seus escritos, Ética y Grieta – El Corretaje Inmobiliaria em los Países de la Grieta. Em breve, fá-lo-ei chegar a todos pelo Whatsapp. Ética é a essência institucional do Sistema Cofeci-Creci, cujo trabalho de fiscalização nela se baseia, fundamentalmente.

Mas há, ainda, uma terceira palavra, muito utilizada nos dias atuais, que tem tudo a ver com ética e integridade e, portanto, com a fiscalização profissional. Trata-se de compliance, do inglês, conformidade, em português. Essas três palavras estão intimamente relacionadas. A última significa estar de acordo com o que estabelecem as leis e as regras infralegais (decretos, resoluções, atos normativos, portarias, etc.). Esse também é o fundamento da ética, que tem sua base na moral social. Esta, por sua vez, tem influência sobre todo o arcabouço legal.

Pois bem! Nesta quarta, 15, participei da solenidade de premiação do Selo Imóvel + Integridade. Com o apoio organizacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Controladoria Geral da União (CGU), que lançaram os dois primeiros Selos do gênero, mais o Ministério da Integração (MI) e a organização Alliance For Integrity, o CRECI 8ª Região/DF lançou o Selo Imóvel + Integridade, destinado ao mercado imobiliário. O evento foi realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), prestigiado por muitas autoridades.

O Comitê de Avaliação para concessão do Selo contou com representantes da CGU, SEBRAE nacional, Instituto Ethos, Caixa Econômica Federal, Ademi-DF, Secovi-DF, Anoreg-DF e DF Imóveis. Com validade por um ano (2022), o Selo poderá ser cassado em caso de desrespeito às suas exigências. Sua manutenção depende da continuidade das boas práticas por ele instituídas. Foram agraciadas, após passarem pelo crivo do Comitê, as seguintes imobiliárias: Know How, Thaís, Inove, Júlio Delamore e Paulo Duarte. Cumprimentos a todas!

Comunicado pelo Presidente Geraldo Nascimento sobre a criação do Selo, no início, fui cético. Não acreditei que fosse possível. Sua persistência, no entanto, associada aos apelos do Conselheiro Diego Gama, fizeram-me mudar de ideia. O Selo Imóvel + Integridade é um importante instrumento de incentivo a boas práticas e à mitigação de fraudes, corrupção e condutas antiéticas, induzindo os aderentes a assumirem o aprimoramento constante da integridade. Parabéns ao CRECI-DF! Oxalá outros CRECIs decidam aderir à ideia!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 18/DEZ/2021

Diretoria do Creci-PB recebe Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa

Antes de encerrar as atividades este ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, à unanimidade, Moção de Aplausos à diretoria executiva do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, na pessoa do presidente Rômulo Soares, pela conclusão exitosa da gestão durante o triênio 2019/2021.

O deputado estadual Tovar Correia Lima elencou em seu requerimento uma série de ações exitosas desenvolvidas pelo Creci-PB no referido período, como o incremento do programa de educação continuada Educacreci, a criação da Faculdade Corporativa com disponibilização gratuita de inúmeros cursos e a expansão e fortalecimento de convênios, a exemplo do firmado com a Caixa para venda de imóveis adjudicados por corretores credenciados.

“É de se destacar ainda os primeiros passos dados nessa gestão, no sentido de construir Sede administrativa própria em Campina Grande, como forma de atender os quase dois mil corretores daquele município”, concluiu Tovar.

Atendimento na Secretaria administrativa do Creci-PB ganha agilidade e conforto

Atuais, ex e futuros corretores de imóveis, além do público em geral contam com ainda mais conforto e agilidade pela secretaria administrativa do Creci-PB, que passou a contar com mais um guichê de atendimento.

No espaço físico existente no andar superior da Sede foi duplicado o número de cadeiras (de nove para 18) e instalados balcão em granito com proteção de vidro e uma TV de tela ampla. Climatizado, o ambiente dispõe de acessibilidade por elevador, painel com controle de senhas, bebedouro d´água e de uma máquina automatizada de café e leite expresso.

“São mudanças simples, mas de grande significado para o bem estar e satisfação dos registrados e melhor funcionamento da máquina administrativa”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

Creci-PB encerra exercício de 2021 com modelo de gestão a ser seguido

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba suspenderá a partir desta quarta-feira (15) e até o dia 2 de janeiro de 2022 o funcionamento na Sede e Delegacias em Campina Grande, Patos e Cajazeiras, em virtude da segunda etapa de férias coletivas dos funcionários.

A gestão da atual diretoria, que tem à frente o presidente Rômulo Soares, cujo mandato encerra no próximo dia 31 de dezembro, encerra o ano sem qualquer pendência por parte da estrutura funcional que compõe o Órgão.

O setor de compras, contratos e patrimônio renovou de maneira clara, correta e objetiva, todos os contratos que vencem até o dia 30 deste mês, garantindo que a prestação de serviços não sofra solução de continuidade, bem como atendeu a todas as demandas do Creci-PB com fornecedores e prestadores de serviços, com pagamentos liquidados e empenhos feitos até hoje e planejou as licitações para o primeiro bimestre do ano que vem. Todos os bens patrimoniais estão devidamente cadastrados e atualizados.

Por sua vez, o planejamento feito para este mês pelo setor de RH foi cumprido à risca, com o pagamento da folha de salários, 13° e férias, conforme calendário anual que proporciona tranquilidade aos funcionários para programar suas despesas e satisfação com a valorização e humanização no tratamento recebido.

Já o setor jurídico conseguiu julgar todos os processos distribuídos nos anos anteriores a 2020 e alguns neste ano e notificou todos os inscritos em dívida ativa até o ano passado, o que viabiliza a execução da segunda fase do procedimento, que é a execução do protesto e execução junto à Justiça Federal.

No setor de tesouraria tudo foi quitado e os pagamentos foram agendados até o próximo dia 31. Na área contábil, a realidade não é diferente. Através da superintendência, o Órgão encerra o exercício cumprindo o prazo estipulado para prestação de contas e apresentação de proposta orçamentária e plano de ação.

O exercício 2021 também foi concluído com pleno êxito pela secretaria administrativa, com a aprovação na última sessão plenária, de inúmeros processos de pedidos de inscrição pessoas física e jurídica e transferências, dentre outros.

Também no setor de Tecnologia da Informação (TI) inexistem pendências. Na última sexta-feira (10) foram feitos backups e todas as demais manutenções preventivas ou de rotina. Lá, todas as chamadas do dia-a-dia são atendidas quase que imediatamente, devido à demanda constante de trabalho, onde qualquer equipamento defeituoso pode comprometer o fluxo do setor, gerar um efeito cascata e atrapalhar o fluxo de atividade de outros departamentos.

Creci-PB e PMJP definem cooperação técnica para venda e avaliação de imóveis

Mais um grande passo foi dado na tarde desta terça-feira (14) com vista a um Termo de Cooperação Técnica ser firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Creci-PB, no sentido de oportunizar aos corretores de imóveis atuarem na venda  através de iniciativa particular dos imóveis que se encontram penhorados judicialmente pela edilidade, por débitos de impostos que resultam em execuções fiscais e penhoras.

Os últimos detalhes para a implementação da iniciativa foram tratados durante reunião ocorrida na Sede do Conselho entre o presidente Rômulo Soares, o 1° diretor-secretário Fabiano Cabral, o superintendente Gustavo Beltrão e o assessor jurídico Mário Vicente e os procuradores Lucas Sampaio Muniz da Cunha (chefe da procuradoria fiscal do município de JP) e Caio Felipe Caminha de Albuquerque (coordenador do núcleo de grandes devedores).

Rômulo agradeceu a deferência e receptividade por parte dos procuradores e se mostrou convicto quanto aos resultados positivos da parceria para ambas as partes. “Esse é outro importante nicho de mercado que o Creci-PB disponibilizará aos corretores de imóveis  que se credenciarem para não só intermediar vendas, mas também atuar como peritos avaliadores, assegurando-lhes honorários de 5% nas vendas”, afirmou.

Lucas Sampaio mostrou-se igualmente entusiasmado, pela importância na recuperação de créditos fiscais pelo município por meio da alienação de imóveis nos quais haja penhora deferida, mas que ainda não tenham sido levados a leilão.

“Foi uma reunião novamente muito proveitosa, na qual conseguimos deixar alinhados detalhes que estavam faltando e agora partiremos para a minuta do termo. Contarmos com a expertise do Creci-PB é de muita importância para implementarmos a medida”, concluiu.

Com descontos de até 45%, Creci-PB fecha parceria com Colégio Cívico-Militar

Na manhã desta terça-feira (14), o Creci-PB formalizou mais um convênio na área da educação, desta vez, com o Colégio Cívico-Militar Expedicionários do Brasil, que assegura descontos significativos nas mensalidades escolares para filhos de corretores de imóveis.

Os profissionais ativos e adimplentes com o Órgão poderão, mediante apresentação de declaração emitida pela secretaria, matricular seus dependentes diretos com descontos que chegam a 45% no valor da mensalidade, a depender do nível de escolaridade e modalidade (integral ou não) aos quais eles estiverem inseridos.

As matrículas para o ano letivo de 2022 já estão abertas e Ana Oliveira, sócia da instituição, destaca o motivo de ter procurado o Conselho. “Fechamos esse convênio pela credibilidade do Creci-PB junto à sociedade paraibana e pela perspectiva de construirmos parcerias em prol da educação de qualidade e embasada em valores éticos”.

Em seu último dia de gestão antes das férias coletivas dos funcionários, o atual presidente do Conselho, Rômulo Soares destacou a atuação da diretoria frente às necessidades da categoria. “Muitos corretores e corretoras de imóveis procuram escolas de qualidade para matricular seus filhos e nós, sempre preocupados com a educação como pilar, fechamos essa parceria com ótimo custo-benefício, reforçando nosso compromisso e finalizando a gestão com chave de ouro”, disse.

Outros detalhes sobre esse e outros convênios podem ser conferidos na nossa página “Clube de Benefícios”.  O Colégio Cívico-Militar Expedicionários do Brasil fica localizado na Avenida Almirante Barroso, 883, Centro. Telefone para contato: 83 3212-0877.

Creci-PB suspende funcionamento em face de férias coletivas dos funcionários

No período compreendido entre 15 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022 não haverá funcionamento na Sede do Creci-PB em João Pessoa e nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, em virtude da segunda etapa de férias coletivas dos funcionários.

As atividades serão retomadas na Sede, em João Pessoa, às 14h do primeiro dia útil (3) do próximo ano, uma segunda-feira e nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras no dia seguinte (terça-feira/4), às 8h.

Prazos processuais

Nesse período, os prazos processuais serão suspensos, seja de notificações, defesa ou de recurso, além dos prazos de defesa de autos de infração/constatação/notificação/termo de representação, como também o prazo de apuração de demandas da ouvidoria, reiniciando sua contagem no dia 3 de janeiro, sem qualquer prejuízo às partes interessadas, conforme Portaria emitida nesse sentido.

Pagamento de anuidade 2022

Corretores de imóveis e imobiliárias interessados em pagar a anuidade 2022 de forma à vista com desconto de 10% até o dia 15 de janeiro ou de forma parcelada no boleto bancário em até 5x, podem fazê-lo, acessando o site do www.creci-pb.gov.br através do link www.creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/ (Serviços/Para o Corretor).

Creci-PB bonifica equipe de fiscalização por destacada atuação regional e nacional

A equipe de fiscalização do Creci-PB, composta por Hermano Azevedo (coordenador), Valeria Paiva, Sergio Pereira e Marina Stuckert recebeu do Órgão bonificação de 30% sobre seus salários pela conquista, pela segunda vez em três anos (2018 e 2019), do 1º lugar na Região Nordeste e 4º lugar no Brasil, conforme dados do Relatório da Diretoria de Fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis relativo a 2019.

Os cheques simbólicos foram entregues pelo presidente e 1° vice-presidente Lamarck Leitão durante singelo, mas significativo ato no final da tarde desta segunda-feira (13) na Sede do Conselho, acompanhado pelo diretor de fiscalização regional Alessandro Velloso Barbosa, pelo superintendente Gustavo Beltrão e pela gestora de Recursos Humanos, Hellena Karoliny e pela assessora Roseane Russely.

Rômulo se disse muito gratificado por durante recente plenária do Cofeci em Belém do Pará, ter nesse final de gestão, recebido troféu concedido pelo Cofeci, em reconhecimento à destacada atuação da fiscalização do Creci-PB em níveis regional e nacional.

Ele parabenizou a Hermano e a toda a equipe pelo desempenho e pela dedicação a um trabalho árduo, que requer muita estratégia, transmitiu que o presidente eleito Ubirajara Marques já afirmou que irá fortalecer ainda mais o setor e lembrou que nesse contexto de estímulo e valorização, quando um fiscal é escolhido o melhor da Região Nordeste, como foi o caso de Ubirajara Prímola em 2018, a bonificação é de 50%.

As normas para a referida bonificação foram instituídas por meio da Portaria n. 027/2019.

Artigo – Falando de Economia – Por João Teodoro

A informação da semana passada de que a taxa Selic passou de 7,75% para 9,25% ao ano, tem preocupado. Todavia há boas notícias a contrastá-la. Mansueto Almeida, economista chefe do Banco BTG Pactual, que foi Secretário do Tesouro e trabalhou com Paulo Guedes no Ministério da Economia, proferiu palestra, no final de outubro passado, cujos dados entusiasmaram. Apesar do papo rápido, anotei alguns pontos bem interessantes, que balizaram nossa economia nos últimos cinco anos e dão aporte a boas expectativas para o mercado imobiliário.

Caminhamos bem no controle dos gastos públicos. Em 2020, fechamos com 26% do PIB; em 2021, deveremos fechar com 19%. Para 2022, projetamos só 18% (sem considerar os juros da dívida pública). O crédito, por meio de bancos públicos, aumentou o custo Brasil, expandindo a dívida do governo em quase 10%, de 2009 a 2015. Desde 2016, no entanto, esses bancos vêm reduzindo os empréstimos, que chegavam a 50% do crédito disponível. Assim, os valores cedidos pelo governo começaram a ser devolvidos, desonerando o tesouro.

A captação no mercado de capitais saltou de R$ 120 bilhões anuais, desde 2015, para R$ 407 bilhões em 2021 (até setembro). Em 2016, a oferta pública inicial e de novas ações (IPO e follow on, respectivamente) era de apenas R$ 9,5 bilhões. Em setembro de 2021, chegaram a R$ 120 bilhões. O crescimento previsto da economia neste ano era de 2,5%. Mas, apesar da 2ª onda da pandemia, poderemos chegar a 5%. Os investimentos, cuja queda foi de 30% em 2015/16, caíram só 0,8% em 2020. Em 2021, deverão crescer de 12 a 14%.

Como fatores responsáveis por todo esse bom resultado, Mansueto cita os seguintes exemplos: a minirreforma trabalhista (governo Temer), que oportunizou a contratação temporária de trabalhadores; a reforma da Previdência (atual governo); importantes marcos regulatórios, como o do saneamento, que trará grande fluxo de investimentos em infraestrutura nos próximos cinco anos; as concessões de ferrovias e rodovias, como a da Via Dutra; e de importantes aeroportos, como Congonhas e Santos Dumont, além do Porto de Santos, dentre outras.

O déficit primário (rombo fiscal) estimado para este exercício era de R$ 300 bi, mas será de apenas 1/3 (R$ 90 bi). A dívida pública, que chegaria a 90% do PIB, ficará em torno de 81%. Por outro lado, o Dólar sobe e a Bolsa cai. Por quê? Resposta: não obstante os bons indicadores econômicos, a insegurança política aumenta a percepção de risco.  Como alento, a independência do Banco Central. Não há como saber quem será o próximo Presidente da República, mas sabemos que o BC será comandado por Roberto Campos. Isso incute confiança na economia!

Pois bem! E o que isso tem a ver com o mercado imobiliário? Resposta: Tudo! Os bons resultados obtidos em 2020 e 2021, apesar da Covid-19, decorreram de uma conjunção de fatores que sobrepujaram as dificuldades provocadas pela pandemia: Selic baixa, juros baixos, abundância de crédito, elevado déficit habitacional, disposição para comprar e toda a parafernália de indicadores econômicos acima. Agora, apesar da recente alta da Selic, esperamos que o positivismo demonstrado neste artigo seja a nossa realidade também em 2022!

Por João Teodoro – Presidente do Cofeci

Feira de Negócios movimenta mercado imobiliário de Patos

Aproximadamente 20 corretores de imóveis e as imobiliárias RE/MAX Morada do Sol, Fênix e Nova Patos estão desde às 8h desta sexta-feira (10) expondo gratuitamente seus produtos em estandes de vendas na Feira de Negócios Imobiliários, na praça Getúlio Vargas.

O evento, que prossegue até às 22h, foi concebido conjuntamente pelo Creci-PB em Patos e a Prefeitura Municipal. Um Condomínio vertical está sendo oferecido com aproximadamente 15 unidades disponíveis (apartamentos de 2 quartos) e o empreendimento cidade do Sol está ofertando 800 lotes de terreno para venda

Já as imobiliárias Fênix e Nova Patos estão ofertando 10 imóveis (casas) cada e a imobiliária RE/MAX Morada do Sol está ofertando um empreendimento com 15 unidades (apartamentos) e aproximadamente três imóveis em avulso, além de nove projetos para construção de casa térrea/duplex.

O delegado local do Creci-PB, Rui Ferreira, afirmou que o evento veio prestigiar a cidade, o mercado imobiliário, as imobiliárias e os corretores de imóveis autônomos, proporcionando que os participantes se tornem conhecidos pela população e possam estreitar laços entre os colegas através da partilha de negócios.

“Mais uma vez o Creci-PB está de parabéns pela iniciativa e pela parceria feita com a Prefeitura, onde sua atuação permitiu que os corretores da cidade de Patos tivessem mais uma excelente oportunidade de realizarem negócios e aproximar a categoria”, concluiu.

Setor imobiliário avalia movimentação política e econômica para 2022

Um fator preocupante para o setor imobiliário em 2022 é a instabilidade política, principalmente com as eleições. Outras questões incluídas nessa apreensão são a alta dos juros e também a inflação.

Mas sabemos que o mercado é resiliente e inclusive passou por períodos mais críticos e conseguiu sobreviver. O último está sendo a pandemia, e mesmo com todo cenário incerto, conseguiu dar a volta por cima com a redução de juros.

Segundo Fábio Araújo, sócio-diretor da consultoria Brain Inteligência Estratégica, 2021 deve fechar com um volume recorde de financiamentos imobiliários no país. Levando-se em conta os últimos três anos, quadruplicou-se o montante investido”, diz

E outros indicadores também reforçam essa confiança. No período de doze meses até outubro, o país está registrando um recorde, superando R$ 200 bilhões na negociação de mais de 800 000 imóveis financiados pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, modalidade que representa 78% do crédito imobiliário tradicional. Já de janeiro a setembro de 2021, houve no Brasil uma expansão de 37,5% nos lançamentos residenciais em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas cresceram 22,5%.

Mesmo assim, o mercado imobiliário está atento às movimentações e índices que refletem diretamente na produção de imóveis. Um dos principais é o Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M), da FGV, acumulava em novembro 14,69% de alta, no consolidado de doze meses. “Essas primeiras nuvens no horizonte já foram percebidas pelos investidores da bolsa de valores, a B3. Um levantamento realizado pela consultoria Economatica mostra que, das dezoito empresas do setor listadas no pregão, apenas a CR2 apresenta ações em processo de valorização desde o dia 21 de fevereiro de 2020, quando a pandemia começou”, segundo a publicação.

Fonte: Veja

Patos sedia Feira de Negócios Imobiliários apoiada pelo Creci-PB

Corretores e imobiliárias do município de Patos e região terão, das 8h às 22h desta sexta-feira (10), oportunidade de apresentar imóveis dos mais diversos formatos na Feira de Negócios Imobiliários, evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação do município, com apoio do Creci-PB.

A ocasião é imperdível para que as pessoas interessadas possam realizar o sonho da casa própria ou tirar do papel e materializar um investimento desejado. A Prefeitura disponibilizou barracas com instalação elétrica para as empresas, limpeza do ambiente e divulgação.

Os profissionais presentes foram selecionados e cadastrados em formulário online divulgado pela edilidade no período antecedente à Feira, que acontece pela primeira vez no município.

“Os expositores participantes poderão mostrar seus serviços e produtos. Teremos não só apenas corretores de imóveis autônomos, mas também imobiliárias, construtoras, empresas de energia solar, internet, de móveis planejados e vidraçaria. Esperamos em agosto de 2022 realizar a segunda edição”, explicou a secretária municipal de desenvolvimento econômico e habitação Josemila Nóbrega.

Apoio do Creci-PB

“Um evento como esse vem para dar fôlego e trazer oportunidades à classe imobiliária patoense. O Creci-PB e a Prefeitura de Patos estão de parabéns e a expectativa é tornar a iniciativa anual”, destacou Rui Ferreira, delegado do Órgão no município.

No mês passado, o presidente Rômulo Soares se reuniu com os delegados titular e adjunto Rui Ferreira e Antônio Alves, a secretária municipal de desenvolvimento econômico e habitação Josemila Nóbrega e o gerente de habitação Kayro Medeiros, enquanto cumpria agenda de trabalho na cidade, discutiu a iniciativa e assegurou o apoio do Conselho.

Sérgio Sobral e Rômulo Soares avançam na transição do cargo de diretoria do Cofeci

O atual 1° diretor-secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Sérgio Sobral e o eleito para o triênio 2022/2024, Rômulo Soares se reuniram ao longo desta quinta-feira (9), na Sede do Órgão, em Brasília, ocasião em que avançaram bastante no processo de transição do cargo.

“Tratamos de dezenas de assuntos relacionados a essa importante área, a exemplo do planejamento estratégico”, afirmou Sérgio, que externou a sensação de dever cumprido, elencando ações como a carteira profissional virtual, o convênio com a Caixa para venda de imóveis adjudicados pelos corretores, a realização das eleições on-line, a realização do Congresso Global da Mulher Corretora de Imóveis e a digitalização e certificação digital.

Administrador de marca maior

Ele lembrou que ao ingressar no Sistema, Rômulo já se encontrava há muitos anos, tendo exercido cargos como diretor parlamentar e ad-hoc e pontificado como presidente do Creci-PB. “É um administrador de marca maior, um político do bem, uma pessoa a qual passarei o cargo satisfeito, pois só quem tem a ganhar é o Sistema Cofeci-Creci”, acrescentou.

Sérgio destacou também a referência do presidente do Cofeci, João Teodoro para os demais diretores, pelo grande administrador que é, o que facilita a implantação coisas boas que fortaleçam a categoria, através dos 440 mil corretores de imóveis e 59 mil imobiliárias existentes no país e, por conseguinte o mercado imobiliário, mola propulsora da economia do Brasil.

Por sua vez, o 1° diretor-secretário eleito Rômulo Soares agradeceu a maneira como foi acolhido, ao criterioso repasse de informações e parabenizou Sérgio pela valiosa contribuição dada durante o período no qual esteve à frente do cargo, cujo mandato encerra no próximo dia 31 de dezembro.

Reuniões online custam 90% a menos para empresas do setor imobiliário

Mesmo com a tendência ao trabalho híbrido e retorno de eventos presenciais controlados em proteção da saúde, as opções de reuniões remotas continuam ganhando destaque no mundo corporativo. Com proposta em tramitação no legislativo, que permite o uso de meios virtuais para realizar assembleias e reuniões de órgãos deliberativos de pessoas jurídicas de direito privado, a opção virtual poderá se consolidar não só entre empresas, mas para sociedades, fundações, associações, organizações religiosas e partidos políticos.

Além da possibilidade de amparo jurídico, agilidade e conforto, o uso de tecnologias para sustentar a demanda por reuniões a distância trouxe outro benefício: a redução de custos operacionais, principalmente para realização de eventos ou conferências oficiais, que vão além das reuniões tradicionais de escritório.

Um exemplo da consolidação do formato por conta da vantagem financeira acontece no segmento imobiliário. Administradoras e construtoras que experimentaram videoconferências ao longo da pandemia estão optando pela continuidade do modelo online, isso porque o formato pode oferecer uma redução de custos operacionais de até 90%.

Toda a organização, locação e coordenação de uma assembleia de constituição para um condomínio de médio porte pode demandar um investimento entre R$ 10 mil e R$ 15 mil Enquanto encontros virtuais através de uma plataforma dedicada custa, em média, R$ 1 mil, já considerando a integração com a plataforma Zoom. O dado é da Winker, proptech que atende mais de 6.500 condomínios no país — 3 mil apenas em São Paulo, incluindo clientes como administradoras, construtoras e empresas de segurança.

“As construtoras hoje preferem fazer uma assembleia de constituição de forma online, por exemplo. É muito mais viável e prático entregar uma cesta com champanhe na casa dos proprietários e oficializar a entrega dos projetos de forma remota do que alugar um espaço e serviços para um evento presencial, que contaria com centenas ou até milhares de pessoas”, explica Thiago Paulo, COO da Winker.

O estudo da Winker também destaca que soluções e serviços para convenções online também foram adotados por organizações de fora do setor imobiliário, como para cooperativas do mercado financeiro e entidades de classe, aproveitando uma demanda de mercado que não é restrita. Muitas reuniões, inclusive, podem ocorrer de forma assíncrona, dependendo da plataforma. Essa característica oferece um acesso mais democrático aos participantes quando há necessidade de votação.

Engajamento em reuniões de condomínio

Com mais de 960 mil pessoas cadastradas em sua plataforma de gestão, a Winker analisou que o crescimento do uso de tecnologias para encontros remotos no segmento imobiliário não estagnou e continua aumentando desde março de 2020, quando a alternativa foi inserida no mercado. Até outubro deste ano, a empresa registrou a realização anual de mais de 3.200 assembleias no formato digital por condomínios clientes. Entre o primeiro semestre de 2021 e o segundo semestre (considerando até o mês 10), houve um aumento de 207% na realização de assembleias online, reforçando a popularidade do modelo remoto nos condomínios brasileiros.

Desde a implementação do modelo remoto para condomínios e organizações, em março de 2020, a Winker percebeu um aumento de 65% no engajamento e registro para participação de assembleias. “Atualmente, os cartórios já aceitam a lista de presença virtual e relatório de votos remotos. A virtualização das assembleias trouxe mais objetividade na deliberação dos assuntos, quando o condomínio, administradora ou organização já disponibiliza todas as informações necessárias para a tomada de decisão”, conclui Thiago.

Por Radar Imobiliário

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