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Mesmo com incertezas econômicas, venda de imóveis cresce 27% no país no 1º Tri, diz CBIC

Rising house prices. Man is holding green arrow up in his hand and house on the table.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, houve uma alta de 27,1% nas vendas de imóveis nos três primeiros meses deste ano no país, revela o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, da CBIC. Ao todo, foram 207.946 unidades vendidas em 12 meses, maior número já registrado.

Por outro lado, a oferta final de imóveis – que contabiliza todos os imóveis disponíveis para venda, seja na planta, em construção ou prontos – caiu 14,8% na mesma comparação ano a ano. No período de 12 meses encerrados em março, foram lançadas 168.673 novas unidades no país.

O levantamento do CBIC, divulgado trimestralmente, é feito com dados coletados em 150 municípios, sendo 20 capitais.

Alto custo

O inusitado efeito “boca de jacaré”, com a curva de demanda apontando para cima enquanto a de oferta vai para baixo, se deve à inflação recorde nos materiais de construção, sobretudo de insumos como o aço, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “As empresas estão muito ressabiadas”, afirmou.

Na sondagem feita periodicamente, 57,1% dos empresários disseram que a maior dificuldade atual do setor imobiliário é a falta de insumos e o aumento nos preços. Esse é o maior índice de toda série histórica dos Indicadores Imobiliários Nacionais da CBIC, iniciada no primeiro trimestre de 2015.

Em abril, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou alta acumulada de 12,9% em 12 meses encerrados em março. O custo com materiais e equipamentos subiu 29,9% em um ano, maior taxa desde o início do Plano Real.

Casa Verde e Amarela

Para o vice-presidente da Área de Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, um dos principais efeitos da alta nos custos da construção é a redução de lançamentos de habitações de interesse social, cujo financiamento é ligado ao programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

“A gente percebe que está havendo uma migração [das empresas] para outros mercados”, disse Petrucci ao apresentar os dados da CBIC. O setor prefere investir na construção de imóveis mais caros, nos quais os custos podem ser mais facilmente repassados, destacou ele.

Isso porque os custos dos materiais de construção são o principal fator a afetar os preços dos imóveis do Casa Verde Amarela, o que pressiona as margens de lucro nas vendas, uma vez que os preços das unidades no programa possuem um teto. “Então, se tiver um aumento de materiais que é significativo os empresários começam a pensar mais, a recuar um pouco”, explicou Petrucci.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, defendeu que o governo “use a caneta” para reduzir taxas de importação e derrubar barreiras técnicas para promover um “choque de oferta” nos preços de materiais de construção.

No estudo dos Indicadores Imobiliários, a CBIC indicou ainda que a queda nos novos empreendimentos vem se refletindo na geração de empregos pela construção civil. Em janeiro, o setor gerou 44.075 postos com carteira assinada, número que caiu para 25.020 em março, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Agência Brasil/CBIC

Artigo – Incorporação imobiliária pós-pandemia

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Por: Ricardo Bidone, engenheiro civil, conselheiro da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul 

A incorporação imobiliária é, na prática, a venda de imóveis na planta ou durante a execução da obra. A economia brasileira é tremendamente impactada por essa atividade. Além de grande geradora de empregos para uma mão de obra que não teve a oportunidade de avançar nos estudos, a sua cadeia produtiva envolve indústrias de diversas naturezas (cimento, aço, madeira, tijolos e dezenas de outros insumos). A pandemia determinará mudanças definitivas nesse setor, em benefício de seus clientes.

O documento que regula a atividade é a Lei 4.591 de 1964. Após seu surgimento, vários planos econômicos se sucederam, impondo dificuldades aos empreendedores. Talvez o pior momento tenha sido o Plano Collor. Em março de 1990 a inflação brasileira ultrapassou 80% ao mês. No entanto, o incorporador bem informado resistiu. A estabilidade econômica só se estabeleceu a partir do Plano Real.

A Lei 10.931 de 2004 dispôs sobre o patrimônio de afetação. Essa figura jurídica introduziu segurança no mercado. Se a incorporadora não conseguir concluir o empreendimento, os adquirentes dos imóveis podem contratar, legalmente respaldados, outra empresa para concluí-lo. Além disso, ao optar pelo patrimônio de afetação, o incorporador fixa que dívidas de diferentes obras não se misturam.

Em 2018, com o objetivo de regular os distratos, é sancionada a Lei 13.786. O Brasil passara por grande efervescência na construção civil entre 2010 e 2015. A compra de imóveis havia sido muito estimulada, talvez sem o lastro econômico necessário. O resultado: grande inadimplência seguida de judicialização dos contratos. A Lei era o Estado tentando intervir e padronizar soluções para os conflitos.

O imaginário das pessoas, por algumas gerações, guardará o medo de uma nova pandemia. Esse receio gerará demanda por imóveis com maiores áreas envidraçadas, com sacadas e varandas. A ventilação cruzada, que facilita a circulação de ar, nunca foi tão importante. O desejo de trabalhar a partir do conforto e da proteção sanitária da própria casa consagrou o “home office”. O mercado acaba de mudar, diante de nossos olhos e para sempre, mas o incorporador bem informado já enxergou essa tendência.

Fonte: cbic.org.br

Creci-PB empossa Comissão da Mulher dos municípios de Bananeiras/Solânea

O segmento feminino vem ganhando espaço na categoria e no mercado imobiliário, mas também no fortalecimento de sua representatividade em nível estadual, por meio das Comissões das Mulheres existentes em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Esperança e partir desta terça-feira (13), também nas cidades de Bananeiras/Solânea.

A entrega das portarias às corretoras de imóveis integrantes da Comissão foi feita pelo conselheiro e diretor de eventos, Zelírio Bezerra, acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão. A solenidade foi prestigiada pelos delegados regionais Murilo Barreto (Bananeiras), Geová Guedes (Solânea) e João Henrique (Guarabira).

São elas: Germanna Kaline Beltrão (coordenadora), Ana Cristina Ramalho C. Medeiros, Sonise Katia Costa Barreto, Madelon Cristiany Cavalcanti de Araújo Filha, Adilma de Lucena Lima, Ivanira Gomes dos Santos, Roseane Belisio Costa de Melo, Aparecida de Araújo Moura, Poliana Silva Luciano e Regia Maria Rocha Fernandes.

A Comissão tem por objetivo entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário dos municípios e cidades circunvizinhas; debater com a diretoria do Conselho suas necessidades; dar opiniões, bem como sugerir palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres, entre outros assuntos pertinentes; bem como, dar apoio e suporte às diretorias adjuntas da prerrogativa das mulheres e de eventos e convênios.

Curso sobre atendimento, vendas e negociação tem início em Bananeiras

O conselheiro e diretor de eventos do Creci-PB, Zelírio Bezerra, o superintendente Gustavo Beltrão e o vereador-presidente da Câmara Municipal de Bananeiras, Antônio Marques, saudaram os participantes do Curso sobre formação avançada em atendimento, vendas e negociação, oferecido pelo Órgão e ministrado pelo professor Clézio Amorim Curso, que ocorre nesta terça (13) e quarta-feira (14), no auditório da Casa “Odon Bezerra”, que junto ao Sindimóveis-PB, apoiou a iniciativa.

O Curso, que tem carga horária de 12h (8h às 12h e 14h às 18h) e 14 (08h às 12h), e certificado de participação, acontecerá também nas próximas quinta e sexta-feira na cidade de Campina Grande, no auditório do Garden Hotel, para corretores adimplentes da cidade e região.

No conteúdo programático, constam técnicas de atendimento, vendas e negociação, tais como: fases do atendimento, tripé das relações com clientes, jornada de compra do cliente, desafios e tipos de vendas, fases do processo, mapa de oportunidades de vendas locais, entender as objeções para superá-las, conceito de negociação, competência de um bom negociador, diretrizes de negociação e métodos, dentre outras.

Transação imobiliária deve ser 100% online, diz presidente da Abrainc

A digitalização e o processo 100% online nas transações imobiliárias devem ser foco do setor, segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antonio Nogueira de França.

Para ele, uma compra pode ser feita em qualquer parte do mundo com apenas um clique no celular, seja para a transferência do dinheiro, assinatura do contrato e até mesmo a vistoria do imóvel.

A partir do cenário atual do mercado imobiliário, França destaca que as taxas de juros mesmo com a terceira alta consecutiva não devem refletir negativamente, pois as pessoas desejam comprar um imóvel e o financiamento é o principal mecanismo para essa etapa.

Além disso, estudos indicam que taxas abaixo de dois dígitos ainda dão fôlego para os bancos abrirem a concorrência e oferecerem as linhas de financiamento com o funding mais barato.

Em relação ao perfil de imóvel, isso depende da capacidade financeira de cada um, além do aumento de renda das famílias. França ressalta que só com a vacinação é possível ter mais segurança para desenvolvimento.

Sobre os imóveis comerciais que sofreram influência forte por conta da pandemia, o executivo já percebe uma movimentação em bairros de São Paulo como Itaim, Vila Olímpia, e área da Faria Lima. Inclusive foi feito um levantamento na cidade de São Paulo e o estudo mostrou que 76% das pessoas entrevistadas não estão mais em regime de home office. Dos 24% restantes, 56% pretendem voltar ao trabalho presencial.

Por fim, Luiz reforça a questão da desburocratização do negócio e a capacidade de realizar todas as etapas de forma virtual, até mesmo a chegada das fintechs vão poder ajudar nessa questão de oferecer mais agilidade tanto para pessoa física como jurídica.

Fonte: http://portalradarimobiliario.com.br/

Sistema Cofeci-Creci – Eleições 2021 | Por João Teodoro

Diz a Lei de regência dos Corretores de Imóveis (Lei 6.530/78), em seu art. 14, que “os membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais terão mandato de três anos”. Assim, neste ano de 2021, cumpre-se mais um mandato. De acordo com o art. 10, III do Decreto regulamentador da Lei 6.530/78, cabe ao Conselho Federal “exercer função normativa, baixar resoluções e adotar providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais”. Compete, portanto, ao COFECI, estabelecer as regras, organizar e fazer realizar o processo eleitoral em todos os CRECIs. Assim se fez, mais uma vez!

Aprovadas com a Resolução-Cofeci nº 1.446/2021, as Normas Eleitorais, por meio de uma Comissão Eleitoral Federal, atribuíram ao COFECI todo o trabalho de organização e realização do pleito. Nenhum Conselho Regional pode, ainda que minimamente, interferir ou interagir com a eleição. A única função a eles atribuída foi recepcionar os documentos das chapas e encaminhá-los ao COFECI, por meio de empresa de logística por este contratada. A grande novidade, no entanto, foi a realização totalmente online do processo de votação, qualquer que fosse o número de chapas contendoras.

A votação a distância facilita a participação de todos, em especial dos Corretores do interior, poupando-os de se deslocar vários quilômetros para exercer o direito/dever de votar. É claro que houve dificuldades. Ainda há muitos colegas que não se afinizaram com as novidades da tecnologia. Mas não pode haver retrocesso. É imperativo que todos se adaptem à nova realidade. Não há como retomar a eleição corporativa presencial nos dias atuais. A transparência e segurança foram absolutas. As chapas podiam auditar o sistema. Aliás, o próprio resultado eleitoral prova sua lisura.

O COFECI é autarquia federal. Seus atos oficiais obedecem aos princípios do artigo 37 da CF: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Por isso, as Normas Eleitorais (NE) foram publicadas no Diário Oficial da União em 18 de fevereiro, 98 dias antes de 27 de maio, data limite para registro de chapas. O intervalo de 15 dias para apresentação das chapas (12 a 27 de maio) é apenas organizacional, necessário ao bom andamento dos trabalhos. O prazo total foi de 98 dias. Transparente e suficiente para constituição e registro de chapa de qualquer grupo minimamente organizado.

Para o COFECI não há chapas de situação ou oposição. Todas têm direitos e obrigações legais que precisam ser respeitados. É normal que conselheiros postulem à reeleição. A lei não o proíbe. Por isso o processo é conduzido por uma Comissão Eleitoral Federal isenta, sem nenhum vínculo com qualquer candidato. Todas as chapas, igualmente, têm de atentar para as NE, mas isso nem sempre acontece. Daí, ao rigor das normas, as impugnações são inevitáveis, resultando em muitos recursos administrativos e judiciais. Todavia, graças a Deus, sempre se chega a bom termo.

As eleições 2021, como sempre, resultaram conservadoras. Não por continuísmo, mas por continuidade. Quem faz bom trabalho é quase sempre prestigiado e reeleito. Embora continuidade exacerbada possa resultar em cansaço do eleitor. É preciso ponderação. A concentração das eleições regionais em uma mesma data revelou ser a melhor opção, apesar do imenso trabalho concentrado que proporciona. A equipe de colaboradores operacionais (jurídico, administrativo e TI), capitaneada pelo incansável Paschoal Rodrigues, está de parabéns. Trabalho brilhante e irretocável!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 10/JUL/2021.

Creci-PB participará da precificação do metro quadrado dos imóveis em Patos

A Comissão de Desenvolvimento Urbano do Creci-PB no município de Patos, fará conjuntamente com a Prefeitura e o Sinduscon local, a precificação do m² de cada setor fiscal, que servirá como base de cálculo para definir não só o valor venal dos imóveis, mas o respectivo Imposto Territorial Urbano (IPTU).

Este foi um dos assuntos tratados na última sexta-feira (9), durante  reunião ocorrida na na Sede da Prefeitura, entre o delegado Rui Ferreira, o prefeito Nabor Wanderley, a secretária municipal da receita, Meryclis Batista, os corretores de imóveis Alex Silva (coordenador da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Órgão) e Kairo Medeiros (membro) e Anderson Galdino e Lindaci Paixão (representantes do Sinduscon local).

Zoneamento e setores fiscais

Na ocasião, a secretária Meryclis Batista apresentou o mapeamento da cidade desenvolvido pela Prefeitura, onde foi feito o zoneamento da cidade, restando a mesma dividida em 108 setores fiscais. O objetivo é atribuir um preço por metro quadrado mais justo para os proprietários, de acordo com vários fatores, a exemplo de localização, infraestrutura e características do terreno.

Nesse sentido, às 17h desta segunda-feira acontecerá nova reunião, desta feita entre os representantes do Creci-PB com os representantes do Sinduscon de Patos para se iniciar a avaliação do m² para cada setor fiscal.

O delegado Rui Ferreira agradeceu ao prefeito Nabor Wanderley e em especial à secretária Meryclis Batista, pela incorporação do Conselho a essa força de trabalho e terem aberto as portas da edilidade à Instituição.

Iniciativa acertada

Por sua vez, o presidente Rômulo Soares destacou a importância da iniciativa, que já se mostra exitosa, de a atual gestão criar, a partir de João Pessoa, a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

“Além do consolidar a respeitabilidade e credibilidade do Creci-PB perante outros Órgãos e Instituições, oportuniza contribuições das mais válidas por qualificados corretores de imóveis em temas vitais ao mercado imobiliário, como este, em Patos e o Novo Plano Diretor, em João Pessoa e Campina Grande”, concluiu.

Corretores de imóveis que não votaram 4ª feira têm 90 dias para justificar

Os corretores de imóveis que, se por alguma razão escusável, deixaram de votar na eleição para o Conselho Pleno do Creci-PB, ocorrida quarta-feira (7), têm um prazo de 90 (noventa) dias contados a partir de ontem (primeiro dia útil subsequente ao pleito), para apresentar justificativa eleitoral, conforme previsto no § único do art. 15 da Resolução do Cofeci nº 1446/2020.

A justificativa de ausência ao pleito, no prazo acima informado, só será aceita quando lastreada em motivo relevante como, por exemplo, doença impeditiva, comprovada mediante atestado médico, falecimento de parente próximo, acidente, casamento do próprio eleitor. A simples comunicação de ausência não configura justificativa.

Para facilitar o procedimento, o Creci disponibilizou um modelo de formulário no setor de secretaria da Sede (João Pessoa) e Delegacias (Campina Grande, Patos e Cajazeiras). Porém, quem não puder comparecer pessoalmente à Sede e Delegacias do Órgão, pode fazê-lo, mediante preenchimento de formulário disponível no site do Creci-PB (canal do corretor) digitalizando e encaminhando por e-mail ou através do canal da Ouvidoria, anexando os documentos comprobatórios da justificativa (quando houver).

Acesse o modelo de requerimento clicando aqui

Já quanto àquele eleitor impedido de votar, mas que se considerava em situação regular junto ao CRECI-PB, e não pode comprovar antes da votação, ficará assegurado também o prazo de 90 (noventa) dias após a data da votação para que comprove, junto ao Regional, que estava em condições de votar e, assim, evitar a aplicação da multa eleitoral equivalente ao valor de até uma anuidade.

Eleição do Creci-PB é realizada com sucesso e Chapa única é aclamada

A primeira eleição 100% on-line para eleger os 27 conselheiros efetivos e igual número conselheiros suplentes para o Conselho Pleno do Creci-PB, ocorrida das 00h00 às 20h de ontem (quarta-feira), transcorreu sem problemas, de forma transparente e segura, por meio do site www.votacreci.com.br.

Os profissionais aptos ao exercício do voto, utilizaram as senhas que foram enviadas pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis aos e-mails cadastrados no Conselho, que também tiveram a opção de recuperar ou substituir no site da votação. Ao final, a única Chapa registrada (A Força da União) foi eleita com uma votação de aproximadamente 80% dos votos válidos dos corretores de imóveis que estavam aptos a votar.

O Creci-PB montou uma estrutura na Sede e Delegacias para prestar o atendimento para fins eleitorais de forma virtual durante o horário das 8h às 18h de forma ininterrupta, através de telefone, e-mails e whatsapp, além do suporte na área de tecnologia da informação.

O resultado final da eleição e a proclamação se deram através de Ata final de apuração assinada pelos componentes da Comissão Eleitoral Federal na data de ontem e divulgada no portal das eleições do COFECI, em obediência às disposições contidas nas normas eleitorais baixadas com a Resolução-Cofeci 1.446/2020.

Todo o processo eleitoral, os prazos e as normas, foram divulgados de forma ampla, através da publicação, pelo Cofeci no site, Diário Oficial da União, de Edital Geral de Convocação Eleitoral e de Edital de Aviso Eleitoral. Na Paraíba, foi inserido no site do Conselho um link direto do portal das eleições, afixados avisos nos quadros na Sede e Delegacias regionais, além de matérias e postagens no site institucional, redes sociais e Rádio Web, bem como através de dezenas de veiculações em sites de notícias de municípios de todo o estado.

Voto obrigatório e justificativa eleitoral

Segundo o art. 11 da lei 6.530/78, o voto é obrigatório e aqueles que deixarem de fazê-lo estarão sujeitos à multa no valor equivalente ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento. A multa também será aplicada aos inscritos que deixarem de votar sem causa justificada, que tem prazo de 90 dias para ser apresentada a contar desta quinta-feira (8).

O Creci-PB já disponibilizou no seu site (Canal do Corretor) link de acesso ao modelo de requerimento de justificativa eleitoral, como também no setor de Secretaria da Sede e Delegacias.

A composição da Chapa vitoriosa e a ata final de apuração, estão disponíveis no site do Cofeci, clicando aqui:

Últimas vagas para Curso sobre atendimento, vendas e negociação.

Restam poucas vagas para o Curso sobre formação avançada em atendimento, vendas e negociação, que será ministrado pelo professor Clezio Amorim entre os próximos dias 13 a 16 de julho nas cidades de Bananeiras e Campina Grande.

Como o número de participantes é limitado, os corretores de imóveis interessados devem agilizar as inscrições, que são gratuitas.

O Curso oferecido pelo Creci-PB terá carga horária de 12h e certificado de participação, nas cidades de Bananeiras e Campina Grande.

Dias e horários

Bananeiras: dias 13 de julho (8h às 12h e 14h às 18h) e 14 (08h às 12h), no auditório da Câmara Municipal de Bananeiras, para corretores de Bananeiras e da região do brejo. As inscrições podem ser feitas clicando no botão abaixo:

INSCRIÇÕES PARA BANANEIRAS

Campina Grande: dias 15 de julho (8h às 12h e 14h às 18h) e 16 (8h às 12h), no auditório do Garden Hotel, para corretores de Campina Grande e região. O Curso realizado pelo Conselho faz parte do programa Educacreci, e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Bananeiras e do Sindimóveis-PB.

INSCRIÇÕES PARA CAMPINA GRANDE

No conteúdo programático, constam técnicas de atendimento, vendas e negociação, tais como: fases do atendimento, tripé das relações com clientes, jornada de compra do cliente, desafios e tipos de vendas, fases do processo, mapa de oportunidades de vendas locais, entender as objeções para superá-las, conceito de negociação, competência de um bom negociador, diretrizes de negociação e métodos, dentre outras.

Creci-PB contribui com processo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa

Os diretores-secretário e de expansão imobiliária do Creci-PB, Fabiano Cabral e Alisson Holanda, participaram na manhã desta quarta-feira (7) no auditório do Crea-PB, na Capital, de discussão sobre o processo de revisão Plano Diretor de João Pessoa, junto a representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e da OAB-PB. A reunião técnica setorial foi aberta pelo secretário de Planejamento da Capital (Seplan), José William.

Alisson destacou o significado da contribuição dada pelo Creci-PB para o desenvolvimento dos pilares de expansão da cidade, por serem os corretores de imóveis parte essencial no mercado imobiliário, que funciona como termômetro desse ordenamento natural. “A legalidade sobre o uso do solo e os direcionamentos que podem ter, de zoneamento e macroadensamento da cidade, agilizarão, por exemplo, a apresentação de áreas por corretores de imóveis para investidores” afirmou.

Para o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, é extremamente importante a participação do Conselho nessa discussão, pois essa revisão é de grande importância, diante da necessidade de a maioria das legislações de se adequar ao novo patamar de crescimento populacional, infraestrutura e sobretudo, à cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário.

“O novo Plano trará reflexos positivos ainda a outros aspectos, a exemplo da ampliação dos perímetros urbanos da cidade, do trânsito, saneamento ambiental, sustentabilidade, bem como por meio de calçadas e vias públicas mais organizadas e preparadas para atender à acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais”, acrescentou.

Esse processo de revisão é determinado pelo Estatuto das Cidades para ocorrer a cada 10 anos. Em João Pessoa, essa atualização deveria ter ocorrido em 2018. A previsão agora é que isso ocorra em no máximo 24 meses.

Eleição do CRECIPB segue até as 20h desta quarta-feira

A votação iniciou a partir de 0h00 (meia-noite) de hoje (07) e se estenderá até as 20h (vinte horas) do horário de Brasília/DF.

A eleição é 100% on-line e o corretor de imóveis apto a votar deve acessar o site www.votacreci.com.br e utilizar a senha de votação recebida via e-mail.

De tal modo, não haverá na Sede ou Delegacias do CRECI-PB postos de votação, o atendimento eleitoral no dia de hoje será realizado unicamente de forma virtual através dos canais divulgados.

O corretor de imóveis habilitado a votar, que não recebeu a senha por e-mail, pode recuperar por e-mail ou SMS através do mesmo site www.votacreci.com.br clicando em RECUPERAR SENHA e seguindo os passos necessários.

É importante lembrar que encerrou o prazo de negociação de débito e atualização de e-mail ou telefone para participar da votação.

O prazo para justificativa eleitoral será de 90 dias a contar do primeiro dia útil após a eleição.

Participar do pleito é um direito e dever de todo profissional. Não deixe de votar e evite a multa eleitoral.

Atendimento no Creci-PB e Delegacias nesta 2ª e 3ª feira será normal e na 4ª apenas virtual e por telefone

O atendimento ao público na sede do Creci-PB, em João Pessoa e nas Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, será normal (8h-12h e 14h-18h) nesta segunda (5) e terça-feira (6), exceto para fins eleitorais que deve ocorrer somente de forma virtual através dos contatos divulgados no site do Órgão.

Já na quarta-feira (7), devido às normas eleitorais, não haverá atendimento presencial ao público, o expediente será interno, em face da eleição que será exclusivamente on-line por meio do link www.votacreci.com.br para a nova composição do Conselho Pleno do Órgão (triênio 2022/2024), e o horário de atendimento virtual se dará das 8h às 18h initerruptamente.  

Neste dia, o atendimento na Sede será exclusivo para fins eleitorais e se dará unicamente por telefone e por meio virtual através de e-mail e de números de WhatsApp, assim como nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, cujos números podem ser conferidos clicando no link https://creci-pb.gov.br/whatsapp-crecipb/

Confira os contatos para atendimento eleitoral do CRECIPB:

SEDE – JOÃO PESSOA

E-mail: [email protected]

WhatsApp: 83 99405-9732 / 99134-0029

Informações: 2107.0406 / 0409 / 0410 / 0411/ 0413

DELEGACIA CAMPINA GRANDE

E-mail: [email protected]

WhatsApp: 83 99171.4737

Informações: 3321.6969 / 2107.0404 / 2107.0407

DELEGACIA PATOS

E-mail: [email protected]

WhatsApp: 83 3421.2924

Informações: 3421.2924 / 2107.0414

DELEGACIA CAJAZEIRAS

E-mail: [email protected]

WhatsApp: 83 3531.2329

Informações: 3531.2329 / 2107.0405

Atos notariais eletrônicos agilizam negócios imobiliários. Educareci explica como.

Há pouco mais de um ano, no dia 26 de maio de 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Provimento nº 100/2020, que assegurou a cartórios extrajudiciais de todo o Brasil realizar, dentre, outros atos, escrituras de compra e venda de imóveis e inventários de bens móveis urbanos e rurais por meio de videoconferência.

Na edição virtual do Educacreci que será transmitida pelas redes sociais, Youtube e Rádio on-line Creci-PB, o Tabelião de Notas e Registrador Civil na Paraíba, graduado em Direito pela UFPB  e ex-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Seccional estadual da OAB, Thiago Pacheco, abordará todos os aspectos relacionados às novas medidas, que não ficaram restritas ao período da pandemia do coronavírus e passaram a fazer parte do novo cotidiano dos profissionais corretores de imóveis.

Quais as regras ? como saber qual o cartório é competente para lavrar o ato ? como são realizados esses atos ? como se dá a verificação de identificação e qualificação das partes ? podem ser utilizados cartões de assinatura abertos em outros cartórios ? as respostas a essas e outras perguntas serão dadas às 18h desta terça-feira (6).

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube, Facebook do Conselho e Web Rádio Creci-PB. Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293.

Canal do YouTube  https://youtube.com/crecipboficial

Facebook  https://facebook.com/crecipb

Rádio Creci-PB  https://radiocrecipb.creci-pb.gov.br/

Creci-PB e OAB-PB estreitam relação institucional e discutem ações conjuntas

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, recebeu na manhã desta segunda-feira (5), a visita de cortesia do presidente da Ordem dos Advogados, Seccional Paraíba, Paulo Maia. O encontro serviu para estreitar a relação institucional existente e discutir novas ações conjuntas.

“A gestão do presidente Paulo Maia tem se notabilizado pelo fortalecimento de Comissões, como a de Direito Imobiliário e apoio à Escola Superior da Advocacia (Nova ESA). Foi através de parceria entre ambas e o Creci-PB, que por exemplo, foi realizado o webinar “Os reflexos do Regime Jurídico Emergencial e Transitório no Direito Imobiliário”, voltado à atualização de conhecimentos dos corretores de imóveis, dentro da proposta de educação continuada, que é uma das marcas de nossa gestão” afirmou Rômulo Soares.

A reunião contou ainda com a participação do advogado Torben Maia, do superintendente Gustavo Beltrão, do assessor jurídico Mário Vicente e do coordenador de fiscalização Hermano Azevedo.

Treinamento visa cada vez melhor o funcionamento do Creci-PB

Funcionários do Creci-PB e das Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, participaram na tarde desta sexta-feira (2), de treinamento no auditório da Sede do Órgão, na Capital, ministrado pelo superintendente Gustavo Beltrão, pelos coordenadores Mário Vicente (jurídico), Hellena Karoliny (RH e Gestão) e Hermano Batista (fiscalização), bem como pelo assessor contábil Rômulo Teotônio.

O encontro foi aberto pelo presidente Rômulo Soares, que falou sobre a excepcionalidade do expediente interno nas próximas segunda, terça e quarta-feira (7), dia da eleição dos 27 (vinte e sete) conselheiros efetivos e igual número de suplentes para compor o Conselho Pleno do Órgão, cuja votação ocorrerá das 00h00 às 20h00 exclusivamente via internet através do link www.votacreci.com.br.

“Treinamentos como esse são regulares e visam o cada vez melhor funcionamento dos vários setores que compõem a máquina administrativa, cujo modelo de gestão tem servido de referência para outros Regionais”, afirmou.

Apresentação do Programa João Pessoa Sustentável é acompanhada pelo Creci-PB

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, participou na manhã desta quinta-feira (1), no auditório do Sinduscon-JP, da assinatura de uma série de contratos e ordens de serviço pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, ocasião em que também houve a apresentação do Programa João Pessoa Sustentável, que está previsto para ser executado até 2024 e foi feito com base no diagnóstico dos problemas da cidade
Na ocasião, houve a projeção, em datashow, de vídeo e das iniciativas que estão em andamento na Capital, no que se refere a setores como a habitação, sustentabilidade ambiental e geração de emprego e renda.
Foram assinados os contratos do Plano de Descarbonização e Ações Climáticas, da Planta Genérica de Valores do Município (PGV) e dos estudos e projetos de recuperação ambiental do Lixão do Roger. Também foram dadas ordens de serviço para a elaboração e implantação do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) e dos projetos de construção dos habitacionais do Complexo Beira Rio.
Outro aspecto interessante é a Planta Genérica de Valores (PGV), que traz um mapeamento urbano da cidade com todas suas características espaciais, o que é fundamental para o conhecimento territorial cidade e para fazer justiça tributária.
Junto com a PGV vão ser feitas a atualização cartográfica, cadastro imobiliário, o levantamento de toda infraestrutura e serviços públicos do município como água, estacionamentos, esgoto, iluminação, rede elétrica, coleta de lixo, arborização e muito mais. A Prefeitura atualizará os sistemas de informações geográficos para que todas as informações sejam compartilhadas com a sociedade.
O encontro contou ainda com participação dos secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro; e da Gestão Governamental, Diego Tavares; o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, e o presidente do Sinduscon-JP, Wagner Breckenfeld.

Ouvidorias dos Creci’s da Paraíba e Minas Gerais trocam experiências

A convite do presidente do Creci-MG, Newton Marques Júnior, o ouvidor do Creci-PB, Carlos Chagas, visitou ontem (quarta-feira) a Sede do Órgão, em Belo Horizonte, onde foi recepcionado também pelo coordenador de Gestão Administrativa, Julio Tofanelli e pela ouvidora Thaíse de Assis

“Foi uma oportunidade de conhecer outros métodos e sistemas, bem como, trocar ideias e experiências, o que é algo extremamente valioso na gestão de uma ouvidoria e os conhecimentos recebidos serão, com certeza, aplicados de maneira a contribuir a uma melhor prestação do serviço”, afirmou Carlos Chagas.

Recentemente, a Ouvidoria do Creci-PB ultrapassou a marca de 100 demandas, originadas não só da Capital, mas de outras cidades e até de outros estados, como Campina Grande, Pilar, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre as mais comuns são, dúvidas sobre procedimentos, tais como inscrição, baixa ou transferência de inscrição junto ao Órgão, além de  denúncias da ação de falsos corretores ou de atividades que destoam da correta forma de trabalhar.

A Ouvidoria recebe também sugestões dos corretores de imóveis, por exemplo, no tocante à fiscalização, que fez com que a presidência ampliasse o quadro de delegados de bairros, para auxiliar o desempenho o setor competente, na conscientização da classe como um todo e, sobretudo, no combate ao exercício ilegal da profissão.

LGPD