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Creci-PB e Hemocentro de Campina Grande realizarão ação de incentivo à doação de sangue

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares e a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro na cidade de Campina Grande, Maria Lúcia Araújo, trataram na manhã desta sexta-feira (25) sobre a ação a ser realizada no próximo mês de julho, na Delegacia local do Órgão, voltada ao incentivo à doação de sangue por corretores de imóveis da cidade e região circunvizinha. A proposição partiu do delegado do Conselho no bairro da Prata, José Amadeus dos Reis.

“Esta ação tem um grande significado, pelo estímulo à prática de gesto de amor e solidariedade ao próximo, que pode salvar muitas vidas”, destacou Rômulo Soares. Ele lembrou regularmente o Creci-PB se incorpora a campanhas nesse sentido junto ao Hemocentro em João Pessoa e que transcendendo suas atividades-fim de registro e fiscalização, também dedica especial atenção a iniciativas voltadas à iniciativas de cunho social, através da arrecadação de donativos, doados a entidades filantrópicas.

Em Campina Grande, o Hemocentro fica localizado à Rua Profa. Eutécia Vital Ribeiro, s/n, no bairro do Catolé e maiores informações podem ser obtidas por meio do número (83) 3344-5482.

Requisitos para ser um doador

Ter entre 16 e 69 anos

Pesar no mínimo 50 kg

Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos

Após o almoço aguardar 03 horas

Estar descansado

Quem não pode doar

Quem estiver com gripe, febre ou infecção

For portador de sífilis, malária ou doença de Chagas

For alcoólatra crônico ou ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Tenha tido hepatite após 11 anos de idade

Tenha feito endoscopia, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses

Possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Tenha tomado a vacina contra gripe a menos de 30 dias

Corretores de imóveis devem agilizar confirmação de senha para eleição do Creci-PB

A eleição que o Creci-PB realizará no próximo dia 7 de julho para eleição dos 27 (vinte e sete) conselheiros efetivos e igual número de suplentes para compor o Conselho Pleno do Órgão, será realizada das 00h00 às 20h00 exclusivamente via internet através do link www.votacreci.com.br.

Esta será a primeira vez em que o processo eleitoral se realizará 100% virtual, daí porque a importância de os corretores de imóveis habilitados para votar estarem com seu e-mail cadastrado no Conselho, pois só através dele receberão do Cofeci a senha para a votação, que é obrigatória.

Assim, é muito importante que não se deixe para resolver eventual problema, “em cima da hora”, pela possível sobrecarga por demandas do sistema. Nesse sentido, os profissionais que utilizam e-mails do outlook e hotmail, que, apesar de aptos, não tenham recebido a senha, devem acessar suas caixas de spam ou lixeira, pois geralmente esses servidores bloqueiam grande parte dos e-mails recebidos.

Recuperação e troca de senha

Já aqueles que, mesmo com e-mail cadastrado no Creci-PB, ainda não receberam sua senha, devem, em até 05 (cinco) dias antes da eleição, acessar o site www.votacreci.com.br e clicar em RECUPERAR SENHA, num procedimento rápido e simples. Por sua vez, quem tenha recebido a senha e deseja alterá-la, pode fazê-lo, acessando o mesmo site e clicar em TROCAR SENHA.

E para auxiliar os corretores de imóveis que porventura tenham dificuldade quando da recuperação da senha, o Creci-PB está disponibilizando, sempre de forma virtual, atendimento até o 5º dia útil antes da votação através do e-mail [email protected] e dos números (WhatsApp): (83) 99305-9732 (João Pessoa),  99171-4737 (Campina Grande), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Critérios para votação e negociação de débitos

Para poder exercer o direito/dever ao voto é necessário o profissional pessoa física estar com sua inscrição ativa e em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza junto ao financeiro do Conselho, até o exercício de 2020, inclusive. Débitos de anuidades e multas de processos administrativos do exercício 2020, exceto de multa eleitoral, serão impeditivos ao exercício do voto.

O voto é facultativo ao profissional inscrito que, até a data da realização da eleição (inclusive), tenha completado 70 (setenta) anos de idade.

Acordos de pagamento de débitos à vista ou parcelado, executados ou não, poderão ser efetuados até o dia 01/07/2021 – 06 (seis) dias antes da eleição, desde que por meio de Termo de Confissão de Dívida e que a primeira parcela seja paga à vista no boleto ou cartão.

Multa eleitoral e justificativa de ausência ao pleito

O inscrito que deixar de votar sem causa justificada estará sujeito à multa em valor equivalente ao de até o valor de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.

A justificativa de ausência ao pleito, no prazo de até 90 (noventa) dias corridos, só será aceita quando lastreada em motivo relevante como, por exemplo, doença impeditiva, comprovada mediante atestado médico, falecimento de parente próximo, acidente, casamento do próprio eleitor. A simples comunicação de ausência não configura justificativa. Aos eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao CRECI, sem poder comprová-la antes da votação, ficará assegurado o prazo de 90 (noventa) dias após a data da votação para que comprovem, junto ao Regional, que estavam em condições de votar e, assim, evitarem a aplicação da multa eleitoral.

Corretoras de imóveis de Esperança ganham Comissão da Mulher do Creci-PB

Após João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, agora foi a vez de o município de Esperança ganhar do Creci-PB uma Comissão das Mulheres, composta por quatro corretoras de imóveis: Rosilene Souza da Cunha Grangeiro (coordenadora), Jandira Pereira da Silva, Maria das Dores Vicente da Silva e Erika Nascimento Cardoso Delgado.

Todas receberam, na manhã desta quinta-feira (24) as portarias das mãos do presidente Rômulo Soares, durante cumprimento de agenda de trabalho na cidade, acompanhado dos delegados titular e adjunto, Léo Guerra e Martinho Júnior.

A Comissão das Mulheres de Esperança tem por objetivo entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário do município e cidades circunvizinhas; debater com a diretoria do Conselho suas necessidades; dar opiniões, bem como sugerir palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres, entre outros assuntos pertinentes; bem como, dar apoio e suporte às diretorias adjuntas da prerrogativa das mulheres e de eventos e convênios.

Presidente do Creci-PB é recebido em imobiliária no município de Esperança

Durante agenda de trabalho na manhã desta quinta-feira (24) no município de Esperança, o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, foi recebido pelo delegado local do Órgão, fundador e proprietário da empresa Guerra Negócios Imobiliários, Alexsandro Guerra, popularmente conhecido por Léo Guerra e equipe, ocasião em que falou sobre as ações desenvolvidas pelo Órgão, relacionadas às suas missões institucionais de registro e fiscalização, além de outras, voltadas à valorização da categoria, a exemplo do programa de educação continuada Educacreci.

Rômulo também se inteirou amiúde de aspectos e demandas do mercado imobiliário local  e como o Conselho pode contribuir para fomentar o seu aquecimento, bem como intensificar o combate ao exercício ilegal da profissão.

A referida imobiliária exerce suas atividades desde 2012,  oferecendo serviços de vendas de imóveis, captação e locação, administração, avaliação imobiliária, permuta de imóveis, regularização de imóveis e assessoria em loteamentos.

Eleições 2021 | Precisa se regularizar para votar?

Para votar o corretor de imóveis, deve estar com sua inscrição ativa e em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza (integral ou com parcelamento em dia) até o ano de 2020, inclusive.

E atenção: só poderá se regularizar para se habilitar para votar até o dia 01/07/2021.

Portanto, procure a Sede ou Delegacias do CRECI para realizar acordo de pagamento de débitos em cota única ou parcelado mediante termo de confissão de dívida, pagando a primeira parcela à vista no boleto bancário ou cartão.

Atendimento Financeiro do CRECIPB para as eleições:

E-mail: [email protected]

Telefones:

  • 83 2107-0417 / 0418 WhatsApp: 83 99134-0029 (JP) 
  • 83 99171-0417 (CG)
  • 83 34212924 (Patos)
  • 83 3531-2329 (Cajazeiras)

Tem dúvidas sobre as Eleições 2021 do CRECIPB clique no link abaixo:

Informativo Eleições 2021!

CRECIPB terá expediente normal no feriado de São João

A Sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis em João Pessoa e as Delegacias existentes nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, funcionarão normalmente nesta quinta (24), feriado de São João Batista, como também na sexta-feira (25).

O Creci-PB acompanha assim, o Decreto 41.352 publicado no último dia 17 pelo governo do estado, que não só cancelou o feriado do dia 24 em todo território estadual, como também cancelou pontos facultativos, suspendeu os festejos juninos públicos e privados, além de disciplinar as atividades na Paraíba entre os dias 19 de junho e 2 de julho em virtude das ações em combate a proliferação da pandemia da Covid-19

Desde o ano passado, o Órgão adotou uma série de medidas para evitar o contágio e propagação do novo coronavírus. Ao adentrarem a Sede em João Pessoa, por exemplo, funcionários, corretores de imóveis e demais usuários, têm verificada sua temperatura, lhes é exigido o uso de máscara e disponibilizado para higienização através de recipiente e dispensador, álcool em gel antisséptico 70%.

Já na sala de espera, no 1º andar, os assentos são separados por um prudente distanciamento e todos os funcionários do Órgão utilizam máscaras e equipamentos de proteção. Diariamente, é feita rigorosa limpeza de piso, mobília e superfícies, como corrimãos e maçanetas, por uma funcionária terceirizada, igualmente protegida e o prédio é constantemente sanitizado.

Convênio oferta a corretores de imóveis descontos em serviço de proteção veicular

Os corretores de imóveis têm nos seus veículos automotores essenciais ferramentas de trabalho. Com vistas a facilitar a esses profissionais a proteção de tão valiosos bens, o Creci-PB firmou convênio com a Associação de Benefícios Mútuos (Alvo), que assegura substanciais descontos nesses serviços a todos os corretores de imóveis inscritos ativos e adimplentes com o Conselho e seus dependentes.

Para a utilização do benefício, será necessário o cadastramento comprovando a regularidade no Creci-PB junto à Alvo, através do e-mail [email protected] ou pela Central de Relacionamento no telefone (83) 3142 0909 ou pelo WhatsApp (61) 99556 0905 opção 3 (Cadastro).

A tabela contendo valores de veículos, adesões e percentuais de descontos pode ser consultada clicando aqui

O referido convênio veio se somar a vários outros, constantes no Clube de Benefícios disponibilizado pelo Conselho, por meio do qual os corretores de imóveis têm acesso exclusivo a uma gama de descontos e vantagens nos mais variados produtos e serviços ofertados por dezenas de empresas parceiras, cuja relação pode ser conferida clicando aqui.

Não recebi a senha por e-mail. O que eu faço?

Caso o corretor ou corretora de imóveis não receba sua senha de votação no e-mail que esteja cadastrado no CRECI é necessário acessar o site www.votacreci.com.br e clicar em RECUPERAR SENHA. O procedimento é rápido e simples.

Para RECUPERAR SENHA clique aqui

Já o profissional que tenha recebido e deseje alterar sua senha, basta acessar o mesmo site e clicar em TROCAR SENHA.

Quem estiver com dificuldade para recuperar a senha pode entrar em contato com o CRECIPB, sempre de forma virtual, até o 5º (quinto) dia antes da votação.

Atendimento virtual do CRECIPB para as eleições:

E-mail: [email protected]

WhatsApp:

83 99305-9732 (JP)

83 99171-4737 (CG)

3421-2924 (Patos)

3531-2329 (Cajazeiras)

Educacreci desta 3ª feira abordará as Relações jurídicas imobiliárias e o CDC

O Creci-PB dará continuidade às 18h desta terça-feira (22) ao programa de educação continuada Educacreci, em formato virtual, através de live no Instagram @crecipb, com a advogada e escritora Josiane Mafra, sobre o tema Relações jurídicas imobiliárias e o Código de Defesa do Consumidor. A intermediação caberá ao presidente Rômulo Soares.

Além de advogada graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), assessora e consultora jurídica, especialista em Direito Público (UNEC) e em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos de Educação a Distância (UFF-RJ), Josiane é pós-graduada em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC-MG) e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. (UNEC).

É ainda autora do livro digital de “Documentação Imobiliária: aspectos teóricos e práticos”, “Administração e Locação de Imóveis”, bem como do Kit de Modelos Contratuais e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Transmissão simultânea

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293. A live poderá ser acompanhada ainda pela Web Rádio Creci-PB.

Canal do YouTube  https://youtube.com/crecipboficial

Facebook  https://facebook.com/crecipb

Rádio Creci-PB  https://radiocrecipb.creci-pb.gov.br/

CRECIPB e PMJP discutem convênio para venda de imóveis

O Creci-PB abriu diálogo na data de hoje para firmar mais um convênio, desta vez com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, para a venda através de iniciativa particular dos imóveis que se encontram penhorados judicialmente, que garantirá aos corretores de imóveis atuarem nesses processos, garantido-lhes o valor da comissão do valor alcançado na alienação dos referidos bens.

O primeiro passo nesse sentido foi dado na tarde desta segunda-feira (21), durante reunião na Sede do Conselho, entre o presidente Rômulo Soares e o procurador-geral do município, Bruno Nóbrega, quando foram discutidos critérios e forma de credenciamento para cadastro e atuação, bem como o percentual do valor da comissão devida aos corretores habilitados, cujas condições constarão em Edital a ser posteriormente publicado.

O encontro contou ainda com a participação do procurador-chefe da procuradoria fiscal do município de JP, Lucas Sampaio, do 1° diretor-secretário e 2ª diretora-tesoureira do Creci-PB, Fabiano Cabral e Carla Bezerra Cavalcanti, bem como do superintendente Gustavo Beltrão.

“Essa parceria oportunizará aos corretores de imóveis pessoas física e jurídica a oportunidade de intermediar a venda dos imóveis que a PMJP penhorar por atraso com dívidas tributárias, cuja alienação será concedida pelo Poder Judiciário, e que recebam da Prefeitura seus honorários de acordo com a tabela do Creci-PB”, afirmou o presidente Rômulo Soares, que também é diretor de convênios do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Ele destacou que essa iniciativa vem se somar a outras, voltadas à valorização dos corretores de imóveis e ao desenvolvimento do mercado imobiliário, a exemplo de convênio com a Caixa Econômica Federal, que assegura aos profissionais credenciados junto à Instituição a intermediação na venda de imóveis adjudicados.

As chaves desses imóveis permanecem na sede do Creci-PB, em João Pessoa, disponíveis apenas para os corretores credenciados e outros ligados diretamente a empresas imobiliárias igualmente conveniadas, o que proporciona facilidade e segurança às partes envolvidas.

Lamarck Leitão fala sobre ações do CRECIPB em entrevista à Rádio Cariri FM

O 1° vice-presidente do Creci-PB, Lamarck Leitão concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (21) ao programa Jornal 101,1, transmitido pela Rádio Cariri FM, Facebook e YouTube e apresentado pelos  jornalistas Morib Macedo e Romildo Nascimento, com redação/produção de Inaldete Almeida.

Lamarck falou sobre as ações do Conselho voltadas à valorização profissional da categoria e ao crescimento do mercado imobiliário, como também sobre a reunião ocorrida entre o Creci e a Caixa Econômica Federal para buscar o aprimoramento do convênio com a Instituição para a intermediação na venda de imóveis adjudicados no estado, com abertura de novo edital de credenciamento e a realização de treinamento para os corretores de imóveis e imobiliárias para o alinhamento de novos procedimentos.

Confira abaixo a entrevista, na íntegra:

Aumento de custos trava lançamentos de novos loteamentos no País

Se existe demanda e um estoque finito de determinado produto (ou serviço), o caminho natural é que a oferta suba para aproveitar o apetite dos consumidores, certo? No caso dos loteamentos residenciais, de acordo com a Aelo, associação que reúne as empresas do setor, há um empecilho: os altos custos de urbanização, que subiram 50%, atrapalham uma aceleração significativa dos lançamentos de condomínios pelo País. A expectativa, por isso, é que os lançamentos permaneçam estáveis em 2021 na comparação com 2020.

“Esse acréscimo tem trazido mais cautela para os lançamentos”, diz o presidente da Aelo, Caio Portugal. De maneira geral, o executivo também afirma que, apesar da queda brusca nos estoques de terrenos, os preços dos lotes ficaram, em média, 8,5% mais caros. A exceção, diz ele, são os condomínios fechados voltados para a alta renda. Nesses casos, alguns empreendimentos viram uma alta nos valores de venda de até 100% em pouco mais de um ano de pandemia de covid-19.

Nova realidade

A pandemia e o home office fizeram muita gente reavaliar sua situação de moradia. Nesse processo, muitos se voltaram para a compra de um terreno. É o caso do coordenador de planejamento comercial Marcelo Pinhati, de 33 anos: em março de 2020, ele deixou de se deslocar diariamente de Osasco, na Grande São Paulo, onde mora, até São Paulo, sede do trabalho. Por causa da pandemia, está trabalhando de casa. Com a nova rotina, ele e a mulher, Nathalia Chaves, 23 anos, que perdeu o emprego no início da quarentena e passou a vender bolos, repensaram a necessidade de morar perto da capital paulista.

“O custo de vida em São Paulo é muito alto. A gente passou a procurar um lugar no interior do Estado para morar, mas que também não fosse tão afastado. Como o custo de uma casa pronta é muito alto, decidimos buscar um lote”, conta Pinhati.

O casal optou por um terreno de 300 m² em um condomínio na cidade de Itupeva, a cerca de 80 km de São Paulo, que custou R$ 200 mil. Parte do dinheiro para a compra foi economizado pelo casal justamente durante a quarentena – eles gastaram menos com pedágio, combustível e comida fora de casa, por exemplo.

Além disso, Nathalia conseguiu uma renda maior com a venda de bolos do que no trabalho anterior. “Com os juros mais baixos e a facilidade para conseguir o crédito imobiliário, pudemos fazer uma compra em um lugar mais próximo da capital do que imaginávamos”, conta ele.

O arquiteto que vai fazer o projeto da casa já foi contratado, e a ideia do casal é se mudar para lá assim que a obra for finalizada. O coordenador de planejamento comercial acredita que a empresa onde trabalha vai manter o home office, mas, mesmo se houver um retorno presencial – parcial ou total –, o deslocamento até a capital não deve ser um problema.

Para o engenheiro de produção Rodrigo Feriani, de 37 anos, que mora na zona oeste de São Paulo, a pandemia foi a “deixa” para a realização de um antigo sonho: “Sempre tive vontade de morar no interior”. Durante a quarentena, conta ele, ficou evidente a necessidade de a família ter um espaço maior, onde, por exemplo, as duas filhas pequenas pudessem ter um canto maior para brincar.

Depois que a decisão de mudar foi tomada, eles escolheram um lote de 300 m² em Itupeva, que custou R$ 190 mil. A ideia é pagar o terreno e, em seguida, iniciar a obra da casa. “Achamos legal a cidade, até pela proximidade com a capital”, afirma ele.

Feriani manteve o trabalho presencial na pandemia, mas diz que, mesmo morando no interior, não terá problema com a distância, pois poderá usar o transporte fretado da empresa. E, mesmo se tiver de ir de carro, diz que não levaria muito mais do que 30 minutos.

Planejamento

A joalheira Roberta Migues, de 38 anos, até já pensava em comprar um lote em fevereiro do ano passado, mas a família achou melhor esperar. A cautela veio em boa hora, já que logo depois chegou a pandemia de covid-19. Com incertezas financeiras, a ideia era adquirir o terreno alguns anos mais à frente. Mas, como as finanças foram organizadas em pouco tempo, o plano voltou à tona. “Quando vimos que a situação normalizou financeiramente, a primeira coisa que fizemos foi comprar o terreno”, conta Roberta, que mora com o marido e os dois filhos, de 8 e 10 anos, na zona leste da capital.

O terreno fica em Santa Isabel, a cerca de 60 km do centro de São Paulo. O lote de 1,4 mil m² custou R$ 300 mil. “O plano é pagar o terreno ainda este ano. Vamos construir depois, para o meio do ano que vem.”

Inicialmente, o plano da família não é construir um imóvel para moradia fixa, mas sim uma “casa de temporada” – e que pode servir de refúgio se aparecer uma nova quarentena.

Alta nos negócios

O engenheiro civil João Ricardo Candido da Costa, de 42 anos, se especializou em comprar lotes, construir casas e vender o pacote já pronto, principalmente em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 10 meses, ele percebeu um grande aumento na procura tanto por terrenos quanto por casas já construídas. “Isso surpreendeu muito a gente.”

No início da pandemia, ele disse que “ficou todo mundo meio perdido” e pensou que teria de reduzir os custos das obras para conseguir vender. Mas logo o cenário mudou completamente. “Muita gente percebeu que morava mal. As pessoas começaram a ver que precisavam de uma casa melhor.”

Segundo ele, o cenário de juros ajudou, além do impulso dado pela quarentena, e até quem poderia pagar à vista tem optado por financiar o terreno. “Alguns clientes que têm o recurso veem a questão de juros mais baixos, fazem as contas e concluem que o dinheiro rende mais em outra aplicação.”

Circe Bonatelli e Felipe Siqueira, O Estado de S.Paulo

Crédito Imobiliário e Economia | Por João Teodoro

Em meio a reclamações contra a paralisação nos financiamentos do programa Casa Verde e Amarela, no último dia 7 de junho, o Presidente Pedro Guimarães anunciou em live o novo Feirão da Caixa, em formato digital, de 25 de junho a 4 de julho. Infelizmente, não obstante nossos apelos e os excelentes resultados de nossas parcerias, o banco ignorou solenemente os Corretores de Imóveis. Nosso último acordo de parceria venceu há mais de um ano e, apesar de todo o esforço do nosso Diretor Sérgio Sobral para renová-lo, não logramos êxito junto à atual gestão da Caixa.

Entretanto boas notícias também foram anunciadas. Mutuários em dificuldades, dependentes de auxílio emergencial ou de seguro desemprego, poderão suspender o pagamento das prestações por até seis meses. Outros mutuários poderão reduzi-las em até 25%. O valor da dívida suspensa será diluído no saldo devedor, com encargos. Outra possibilidade é a redução, por até três meses, de 25% a 75%, no valor das parcelas, mediante auto declaração de perda de renda; ou acima de 75%, mediante comprovação documental de redução dos rendimentos.

Quanto ao volume de financiamentos, Guimarães afirma que a Caixa vai muito bem. Continua liderando com cerca de 68% de todo o crédito habitacional do país, com uma carteira de crédito de R$ 523,1 bilhões, em 5,76 milhões de contratos. Em março deste ano, foi lançada a nova linha de crédito Poupança Caixa, que já representa 40% de todos os contratos do banco com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). A nova modalidade oferece juros a partir de 3,35% ao ano, mais a taxa de remuneração da caderneta de poupança. O saldo devedor é atualizado mensalmente pela TR, ainda zerada.

A reativação da economia tem reforçado a disposição de compra financiada no mercado habitacional. A Caixa contratou, só com recursos do SBPE, de janeiro a maio de 2021, R$29,6 bilhões, representando um crescimento de 112,9%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a 2019, o crescimento no mesmo intervalo foi estrondoso: 678,9%. No geral, o banco financiou R$52,4 bilhões. Crescimento de 41,4%, totalizando 240,6 mil novos contratos.

Os números acima são animadores e refletem a força que impulsionou o mercado imobiliário durante a pandemia, mesmo contra todas as expectativas. Entretanto o mercado futuro ainda é duvidoso. Mesmo com o retorno de certa normalidade sanitária, as dificuldades que teremos de enfrentar não são nada desprezíveis. A dívida pública brasileira, embora já registre certa estabilidade, aproxima-se de 90% do PIB. As reformas estruturantes, administrativa e tributária, continuam emperradas, diante de uma estrutura orçamentária que consagra a gastança.

O mercado financeiro, preocupado com a instabilidade política que se avizinha com a eleição de 2022, não obstante o otimismo manifesto do Ministro da Economia, começa a repensar as projeções para o PIB, inflação e taxas de juros, admitindo riscos para a retomada em “V”, na qual tanto acredita Paulo Guedes. Enfim, nossa esperança é a vacinação em massa, de mais de 70% da população, até o final do ano. Com isso, poderemos superar os malefícios da Covid-19 e alcançar o ritmo de desenvolvimento que os países mais abalados pela pandemia já estão praticando.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 20/JUN/2021

Diretoria do CRECIPB faz reunião extraordinária em Campina Grande

A segunda reunião extraordinária de diretoria deste ano do Creci-PB foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da recém-reformada Delegacia do Órgão, em Campina Grande. Conduzida pelo presidente Rômulo Soares, contou com a participação dos diretores Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Marcos Rodrigues (2º vice-presidente) Fabiano Cabral (1º secretário), Josemar Nóbrega (2º secretário) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira).

A pauta constou de uma série de comunicados feitos pelo presidente Rômulo Soares sobre várias ações realizadas e outras agendadas, a exemplo da nova campanha publicitária que alerta sobre o risco dos falsos corretores; a instalação da Comissão de Desenvolvimento Urbano das cidades de João Pessoa e Patos; a disponibilização de treinamento 100% on-line da BrokerHunter; lançamento da biblioteca virtual e efetivação de novos convênios com a Faculdade e a Escola de Enfermagem Nova Esperança, rede de farmácias Pague Menos, Escola de Idiomas Inglês SA e Líder Pharma na cidade de Patos.

Cursos

Outras comunicações se deram acerca do início das inscrições para o Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis que será ministrado pelo professor João Diniz Marcello nos períodos de 23 a 25 e 26 a 28 do mês de agosto, respectivamente, nos auditórios do Sesc e do Hotel Garden, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande

E ainda a realização pelo Creci-PB no mês de julho nas cidades de Cajazeiras (19 e 20), Patos (21 e 22), Campina Grande (23 e 24) e João Pessoa (26 e 27) de curso presencial com Josiane Mafra, sobre “Documentação Imobiliária e Cartorária”.

Homenagens

Por fim, foi decidida homenagem que será prestada pelo Conselho a corretores de imóveis de Campina Grande (Reginaldo Araújo da Silva, Jorge Reis Brasileiro, Paulo Roberto Mota, José de Arimateia Rocha, José Palhano Freire, Antonio Faustino de Almeida Filho, Dicé Rodrigues da Fonseca, Cloves Roberto da Silva Dantas e Francisco Amâncio Filho).

E de João Pessoa (Marshal Marques de Oliveira, Baltazar Pequeno, Adelaide de Araújo Holanda, José Damasio de Souza, Nivaldo Garcia Neto, Diogenes Araújo Lins, Leonardo Silveira Forte, Gilvandro de Almeida Ferreira Guedes, Amiraldo Baunilha Dias e Francisco Antônio de Assis Neto). Outra homenagem, está póstuma, será ao corretor de imóveis Lincoln Salomão Leite Batista, que denominará a sala de Diretoria da Sede do Creci-PB.

A reunião foi acompanhada por superintendente Gustavo Beltrão (superintendente), Helena Karoliny (coordenadora de gestão), Roseane Russely e Elvis Araújo (assistente de TI). Foi registrada a ausência justificada do 1º diretor-tesoureiro Flávio Gameiro.

CRECIPB inaugura reforma da Delegacia do Órgão em Campina Grande

A reforma da Delegacia do Creci-PB em Campina Grande foi inaugurada ontem (quinta-feira) pelos diretores Rômulo Soares (presidente), Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Marcos Rodrigues, (2º vice-presidente) Fabiano Cabral (1º secretário), Josemar Nóbrega (2º secretário) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira).

O ato contou ainda com as presenças dos conselheiros Garibaldi Porto e Ângela Renata, do delegado do Órgão na cidade, Arthur Queiroz, do delegado de bairro José Amadeu e do presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques.

Além do corte da fita simbólica, o pastor Leonardo Batista proferiu palavras de benção e fé, remetendo a trechos da Bíblia.

O projeto arquitetônico executado constou em adaptações e ambientações dos setores  da recepção, secretaria, setor financeiro, sala de diretoria, sala da fiscalização, wc, copa/cozinha, sala de reunião e um mini-auditório para realização de treinamentos e cursos.

A sala do corretor dispõe de climatização, telefone, internet, computadores e impressora. Nela os profissionais podem fazer contratos, recibos e acessar a internet com segurança e conforto.

A Delegacia fica situada na Rua Dr. João Moura  442, no bairro São José, conta com três funcionários (Josefa Eliane, Francine Queiroz e Sérgio Pereira) e veículo disponível para o setor de fiscalização. O atendimento se dá também através dos números: 3321.6969 / 2107.0404 e 99171.4737

A solenidade, simples, foi acompanhada por superintendente Gustavo Beltrão (superintendente), Helena Karoliny (coordenadora de gestão), Roseane Russely e Elvis Araújo (assistente de TI). Foi registrada a ausência justificada do 1º diretor-tesoureiro Flávio Gameiro.

O Malefício das fake news | Por João Teodoro

O termo fake news tornou-se popular durante o governo de Donald Trump, nos EUA. Ele próprio o usava com frequência, como forma de tergiversar a verdade, desmoralizando-a diante de seus interlocutores. O termo não é dele nem é novo. Aliás, sempre existiu. O Oxford Dictionary elegeu o termo “pós-verdade” como palavra do ano, em 2016. É a versão acadêmica do termo fake news, usada por Michael Keyes em seu livro The Post-Truth Era: Dishonesty and Deception in Contemporary Life, de 1992. A pós- verdade racionaliza a mentira para que aparente inocência.

Luís Gonçalves e Diogo Cavalcanti, da Revista “A Maior Esperança”, 1ª edição, 2019, em artigo denominado “A Era das Fake News”, pontuam três relevantes considerações sobre as fake news: 1. Assumem status de verdade; 2. Sempre agradam a alguém; 3. Provocam indiferença em relação à verdade, que se transforma em mentira e vice-versa. O caso mais revelador do malefício das fake news aconteceu na Alemanha dos anos 30. A propaganda nazista contaminou o país com mentiras que levaram à segunda guerra mundial e ao holocausto.

Em 2018, na cidade mexicana Acatlán de Osorio, pessoas enfurecidas se reuniram diante da delegacia com seus smartphones em riste. Dois suspeitos, identificados por algumas pessoas como sequestradores de crianças, haviam sido detidos pela polícia. Populares arrecadavam dinheiro para comprar gasolina, tocavam o sino da cidade e concitavam a população. Alberto Flores, 53 anos, e seu sobrinho, Ricardo, 22, foram queimados vivos. Eram inocentes! Ricardo, estudante de direito, havia escrito no FB: “Seus olhos não servem de nada se seu cérebro é cego. ”

No Brasil, não é diferente. No bairro de Morrinhos, Guarujá, SP, Fabiane Maria de Jesus foi linchada por moradores, em 2014. Casada, mãe de duas crianças, tinha só 33 anos. Foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, cujo retrato falado, feito dois anos antes, passou a circular nas redes sociais. Foi o vigésimo caso de morte por linchamento no Brasil só em 2014. Em seu depoimento, o marido de Fabiane desabafou: “Que esse site que postou essa mentira não faça mais essas coisas”. Fabiane foi mais uma vítima inocente das fake news.

Na política, de modo geral, o que mais se ouve são fake news. Claro que há políticos honestos, mas a maioria se esmera mesmo é na desonestidade. Parece até que leram e releram o livro de Michael Keyes para agir justamente contra seus ensinamentos. As fake news dos políticos parecem verdade, agradam a muitos e fazem com que as pessoas se tornem indiferentes à verdade. A CPI da Covid-19 é um verdadeiro festival de fake news. Não só os depoentes ditorcem a verdade. Alguns senadores também o fazem, a fim de obterem as respostas que gostariam de ouvir.

No próximo dia 7 de julho, realizaremos eleição em todos os Conselhos Regionais do Sistema Cofeci-Creci. Os Corretores de Imóveis evoluíram muito nos últimos anos. Esperamos que essa evolução se manifeste positivamente neste pleito eleitoral. Não podemos admitir fake news. Precisamos de propostas verdadeiras, que sejam realizáveis, para o bem de todos e não de grupos. A eleição será só pela internet. A tecnologia não admite retrocesso. Atualizem seus e-mails no cadastro do CRECI. Ninguém merece se deslocar quilômetros para votar. Boa eleição a todos!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 13/JUN/2021

Especialista mostra importância do mercado imobiliário digital para profissionais

O mercado imobiliário, cada vez mais digital, é um dos mais promissores quando o profissional ou empresa sabe trabalhar, ou seja, não sejam analfabetos funcionais, mas capazes de se fazerem entender para o público-alvo a que se dirigem.

Foi com essa constatação, em tom de alerta, que o fundador do conceituado Instituto BrokerHunter, Rodrigo Lucena, iniciou a edição virtual do Educacreci de ontem (terça-feira), que focou na iniciação no mundo imobiliário digital por aqueles corretores de imóveis que ainda não estão nele inseridos e portanto, em grande desvantagem.

Segundo Rodrigo, é elementar o profissional ter no mínimo duas redes sociais funcionando (Instagram e Facebook), site e ferramentas onde exponha fotos de imóveis e biografia.

“Nesse sentido, não é necessariamente ter muitos seguidores, mas sim não atuar como usuário comum, se posicionando, utilizando gerenciador para fazer postagens e conseguir alcançar quem quiser, com segmentação”, afirmou, orientando quem está dando os primeiros passos a atuar de maneira mais facilitada, no nicho de empreendimento pronto, na planta ou de estoque.

Ele também destacou a importância da criação de uma Landing Page, que é o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site, que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente, o que resulta em altas taxas de conversão. Outra peculiaridade dessa ferramenta é a peculiaridade de falar só de um imóvel ou de um empreendimento e convidar cliente para inscrição.

Aqueles que porventura não tenham assistido à live, podem fazê-lo na íntegra abaixo:

Educacreci virtual desta quinta-feira (17) focará no corretor do futuro

O tema da edição virtual do Educacreci que ocorrerá às 18h desta quinta-feira (17) afigura-se dos mais relevantes para profissionais do mercado imobiliário, que no momento atual e de olho no futuro, desejam ser bem sucedidos na profissão.

Na ocasião, o consultor, mentor e palestrante especialista em vendas complexas, Bruno Cândido, discorrerá sobre o corretor do futuro, bem como transformar esse processo numa máquina de vendas. Conhecimento e experiência não lhe faltam.

Ele trabalha na área comercial ligado especificamente à inteligência comercial há 16 anos com vendas B2B e vendas complexas, ajudando imobiliárias, construtoras e incorporadoras a obterem alta performance em vendas diretas.

Durante a sua jornada comercial, grande parte foi dedicada a empresas multinacionais onde ele conheceu e aprendeu métodos, técnicas e estratégias que foram de extrema importância no desenvolvimento das soluções por ele trazidas para o mercado imobiliário.

Transmissão por vários canais

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293. A live poderá ser acompanhada ainda pela Web Rádio Creci-PB.

LGPD