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Inscrições para curso gratuito sobre documentação imobiliária e cartorária

Estão abertas as inscrições para o Curso presencial sobre documentação imobiliária e cartorária, que será ministrado entre os próximos dias 19 a 27 de julho pela advogada e professora Josiane Mafra, nas cidades-polo de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O Curso oferecido pelo Creci-PB, será presencial, gratuito e exclusivo para corretores de imóveis ativos e adimplentes com o Conselho, terá carga horária de 11h-aulas presenciais e os participantes receberão apostila e certificado. As vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas no site do Creci-PB, e os inscritos devem entregar na Sede em João Pessoa ou nas Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, um quilo de alimento não perecível, cujos donativos serão doados a instituições filantrópicas nas referidas cidades.

Inscrições nos links abaixo:

CAJAZEIRAS

PATOS

CAMPINA GRANDE

JOÃO PESSOA

Programação/Julho por cidade:

  • Cajazeiras – 19 (manhã e tarde) e 20 (manhã)
  • Patos – 21 (manhã e tarde) e 22 (manhã)
  • Campina Grande – 23 (manhã e tarde) e 24 (manhã)
  • João Pessoa – 26 (manhã e tarde) e 27 (manhã)

No Curso serão tratados os seguintes conteúdos: importância do estudo e da compreensão da documentação imobiliária e cartorária pelo corretor de imóveis; contratos e documentação imobiliária; mercado imobiliário e seus principais contratos; aspectos relevantes do direito notarial e registral para as transações imobiliárias e nesse contexto, novos cenários e tendências.

Sobre Josiane Mafra

É advogada, professora universitária, palestrante e escritora, com atuação há 16 anos no mercado imobiliário, mestre em meio ambiente e sustentabilidade, autora de diversas obras, dentre as quais o livro digital de “Documentação Imobiliária: aspectos teóricos e práticos”.

Maiores informações podem ser obtidas pelos números (83) 2107-0406, 0410 (JP) e 3321-6969 ou 2107-0404 (CG), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Regularize-se e evite a multa eleitoral

Conforme as normas eleitorais estipuladas em Resolução para as eleições dos Creci’s que ocorrerá no dia 07 de julho pelo site www.votacreci.com.br, o corretor de imóveis deve ter inscrição principal e ativa no Creci-PB e estar em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza, até a anuidade do exercício de 2020, inclusive. Débito oriundo de multa eleitoral não impede exercício do voto.

⚠️ Como se regularizar para votar

Para ficar apto a votar, acordos de pagamento de débitos à vista ou parcelado, executados ou não, poderão ser efetuados até o dia 01/07/2021 – 06 (seis) dias antes da eleição, desde que por meio de Termo de Confissão de Dívida e que a primeira parcela seja paga à vista no boleto ou cartão.

▪ Débitos de anuidades e multas de processos administrativos, exceto de multa eleitoral, serão impeditivos ao exercício do voto.
▪ O inscrito que deixar de votar sem causa justificada estará sujeito à multa em valor equivalente ao de até o valor de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.
▪ O voto é facultativo ao profissional inscrito que, até a data da realização da eleição (inclusive), tenha completado 70 (setenta) anos de idade.

Para maiores informações e negociações com setor financeiro, tratar também através do atendimento virtual do CRECI-PB , através do e-mail: [email protected] ou dos números de Whatsapp 83 99134-0029 (JP), 99171-4737 (CG), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

CRECIPB propõe à PMCG posto de atendimento exclusivo a corretores de imóveis

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, entregou na tarde de ontem (terça-feira) ao prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, minuta de Termo de Cooperação Técnica, que prevê, por exemplo, a instalação de um posto avançado da Secretaria de Finanças da Prefeitura na Delegacia do Órgão no município, localizada à Av. Dr. João Moura, 442, no bairro do São José.

O posto será destinado para atendimento exclusivo aos corretores de imóveis, de serviços como verificação de débitos do imóvel, IPTU, taxa de coleta de resíduos e principalmente transferência do imóvel, e transferência do imóvel, que exige o pagamento do ITBI, com autorização do vendedor ou comprador, com firma reconhecida, bem como de questões referentes a ISS, ficha cadastral e certidão negativa.

Rômulo Soares destacou que, dessa forma, os profissionais do mercado imobiliário pessoas física e jurídica otimizarão suas atividades, com economia de tempo e dinheiro. Ele lembrou que a medida fortalecerá ainda o combate do exercício ilegal da profissão e proporcionará segurança aos contribuintes, diante do condicionamento no fornecimento das referidas informações àqueles corretores devidamente registrados.

Representação

Na minuta do referido Termo também está prevista a participação do Creci-PB em Comissões de trabalho e outras a serem criadas – como de Avaliação Imobiliária – e no Conselho das Cidades da Prefeitura, responsáveis por cuidar e pensar o desenvolvimento urbano da cidade, novo Plano Diretor, atualização do cadastro imobiliário, legislação, saneamento básico e questões ambientais. Nesse sentido, o Órgão indicará corretores de imóveis especializados nos temas.

Na ocasião, o presidente Rômulo Soares solicitou ao prefeito Bruno Cunha Lima a cessão pela edilidade, de uma área para instalação da Sede própria da Delegacia regional do Órgão na cidade de Campina Grande, iniciativa de grande significado para o fomento da já pujante economia do município, por meio do mercado imobiliário, que segue aquecido em toda a Região por ele polarizado.

“Só temos a agradecer a compreensão e receptividade às sugestões que apresentamos”, concluiu Rômulo, que esteve acompanhado do diretor de relações imobiliárias e conselheiro Garibaldi Porto e do superintendente do Creci-PB, Gustavo Beltrão.

Estratégias para vender pelo Instagram e WhatsApp são tema do Educacreci de hoje

Quando bem utilizadas por profissionais do mercado imobiliário, as redes sociais do Instagram e WhatsApp, podem se tornar eficientes ferramentas de trabalho, numa relação custo-benefício bastante positiva, considerando a agilidade e economia de tempo e dinheiro com deslocamentos e sobretudo, os resultados alcançados.

Na edição virtual do Educacreci que será transmitida simultaneamente pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB, o palestrante Beto Chaves esmiuçará e, claro, dará valiosas dicas sobre o tema.

Conhecimento não lhe falta. Ele é ainda, Master Coach com quatro formações Internacionais, Business and Executive Coach, hipnólogo, empresário, empreendedor, escritor, fundador do Papo Arretado (Projetos que reúne empresários e empreendedores de cinco cidades do Brasil), apresentador do programa Papo Arretado, colunista de jornais, revistas e vários portais pelo Brasil, empresário e executivo da Instituto BCC – Coaching & Alta Performance, já tendo proferido mais de 200 palestras e treinamentos nos dois últimos anos.

A live poderá ser acompanhada pelo:

Canal do YouTube do CRECIPB

Facebook do CRECIPB

Rádio CRECIPB

Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293.

Fabiano Cabral alerta corretores de imóveis sobre habilitação para votar na eleição do dia 7

O 1° diretor-secretário do Creci-PB, Fabiano Cabral, concedeu na manhã desta segunda-feira (28) entrevista em estúdio ao programa Café com Notícia, da TV Master, apresentado pelo jornalista Eugênio Falcão, ocasião em que falou sobre as ações desenvolvidas pelo Órgão, bem como sobre a eleição a ser realizada no próximo dia 7 de julho para eleição dos 27 (vinte e sete) conselheiros efetivos e igual número de suplentes para compor o Conselho Pleno durante o triênio 2022/2024.

Por ser esta a primeira vez em que o processo eleitoral se dará, de forma 100% virtual, das 00h00 às 20h00, através do link www.votacreci.com.br, o Creci-PB tem massificado por vários meios de comunicação, a importância de os corretores de imóveis habilitados a votar estarem com seu e-mail cadastrado no Conselho, pois só através dele receberão do Cofeci a senha para a votação, que é obrigatória.

Fabiano lembrou àqueles corretores de imóveis habilitados que porventura ainda não tenham recebido sua senha, que têm até a próxima sexta-feira (2), ou seja, 5 (cinco) dias antes da eleição, para acessar o site www.votacreci.com.br e clicar em RECUPERAR SENHA. E que, quem tenha recebido a senha e deseja alterá-la, pode fazê-lo, acessando o mesmo site e clicar em TROCAR SENHA.

Por fim, acrescentou que acordos de pagamento de débitos à vista ou parcelado, executados ou não, poderão ser efetuados até a próxima quinta-feira (1), isto é, seis (6) dias antes da eleição, desde que por meio de Termo de Confissão de Dívida e que a primeira parcela seja paga à vista no boleto ou cartão.

E para auxiliar os corretores de imóveis que porventura tenham dificuldade quando da recuperação da senha, o Creci-PB está disponibilizando, sempre de forma virtual, atendimento até a próxima quinta-feira (1), 5º dia útil antes da votação através do e-mail [email protected] e dos números (WhatsApp): (83) 99305-9732 (João Pessoa),  99171-4737 (Campina Grande), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Afronta ao Direito de Propriedade | Por João Teodoro

A Constituição Federal, em seu art. 5º, garante a inviolabilidade do direito à propriedade. Já seu art. 6º relaciona a moradia como um dos direitos sociais por ela protegidos. Aí começa a confusão.  Mas a 6ª Turma do TRF 1ª Região/DF decidiu, nos autos do RE 407688/AC, que o direito constitucional de moradia não se confunde com o direito à propriedade imobiliária. Na verdade, tem de haver harmônica convivência entre todos os direitos fundamentais. Entre eles, o direito à liberdade de obrigar-se contratualmente e, depois, cumprir as obrigações contratuais.

Lamentavelmente, não é o que tem decidido o Congresso Nacional que, ora tende para a direita, ora para esquerda. Falta-lhe definição ideológica e compreensão constitucional. Em 18 de maio passado, a Câmara Federal aprovou, por 263 x 181 votos, o PL nº827/20, da Deputada Rosa Neide (PT/MT), proibindo despejo ou desocupação de imóveis até o final deste ano. No Senado, nesta quarta, 23 de junho, com modificações, o PL foi aprovado por 38 x 36 votos. Agora, retorna à Câmara para reapreciação. Depois, vai à sanção do Presidente da República.

O texto aprovado, sob o argumento da pandemia, suspende medidas judiciais, extrajudiciais e administrativas, decididas desde 20 de março de 2020, sobre atos ainda não concluídos, despejo ou desocupação de imóveis, privados ou públicos, até 31 de dezembro de 2021. Todavia só terá aplicação a imóveis de aluguel mensal de até R$ 600,00, se residenciais, e de até R$ 1.200,00, se não residenciais. O projeto exclui imóveis rurais e aqueles cuja propriedade seja a única do locador e o valor do aluguel seja sua única fonte de renda. Hilário!

Na Câmara Federal, 59,23% dos deputados votaram a favor. No Senado, felizmente, o viés intervencionista foi bem menor: só 51,35%. Mas o resultado é preocupante! Ninguém pode ser contra qualquer tipo de ajuda a quem está desempregado e sem condições de pagar o aluguel. Porém não é fazendo gentileza com chapéu alheio que se resolve o problema. Ao impor, mediante lei, que o proprietário deixe de exercer seu legítimo e constitucional direito de propriedade, o Poder Legislativo vilipendia o estado democrático de direito por ele próprio instituído.

A nova lei, se sancionada, incentivará o retorno às invasões, sejam de propriedades rurais ou urbanas. Nosso país, de fato, precisa de políticas públicas que garantam os direitos sociais, mas sem interferir com outras proteções constitucionais. A garantia ao direito de propriedade é fundamental como instrumento de consolidação da nossa imagem liberal no exterior. A atração de investimentos geradores de empregos e renda, depende fundamentalmente disso. O projeto fere de morte a segurança jurídica contratual e retroage, em pelo menos 30 anos, as relações locatícias.

A decisão legislativa, com toda a vênia, é populista e ignora a harmonia e a paridade de forças que devem nortear a convivência dos diversos direitos fundamentais. A possível nova lei sobrepujará o sagrado direito de propriedade ao da moradia, ambos protegidos pela Carta Magna. A “bomba” cairá nas mãos do Presidente da República. Em respeito ao liberalismo e à Constituição, ele não terá opção se não o veto integral do PL. Estamos, de novo, na contramão! Se queremos um Brasil líder entre as mais prósperas nações, teremos de repensar nosso Congresso Nacional.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 27/JUN/2021

A LGPD também se aplica ao mercado imobiliário

por Redação Radar Imobiliário

Vigente desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD” – Lei nº 13.709/2018) visa proteger os direitos de privacidade dos titulares de dados pessoais, garantindo que sejam resguardadas as informações pessoais tratadas por empresas dos mais variados setores. E no mercado imobiliário não é diferente.

Nos termos da LGPD, é necessário que atividades comerciais que se relacionem de algum modo com dados pessoais, como no caso das desempenhadas por empresas atuantes no setor imobiliário, sejam desenvolvidas em observância aos deveres e obrigações presentes na lei.

Para que estejam minimamente adequadas à nova legislação, empresas do ramo imobiliário poderão adotar os seguintes procedimentos:

– garantir a legalidade das bases de dados tratados pela empresa ou compartilhados com terceiros, especialmente quanto à sua origem, definição de base legal de tratamento e observância das determinações legais;

– assegurar a idoneidade dos dados utilizados para fins de prospecção. Caso haja utilização e/ou aquisição de banco de dados de terceiros – second e third-party data, é necessário que seja verificada a forma de coleta das informações,

– firmar termos específicos de proteção de dados e confidencialidade com parceiros (corretores autônomos, por exemplo) e prestadores de serviços, formalizando expressamente o compromisso de que estes estejam plenamente adequados à lei,

– quando da coleta de dados – realizadas por meio de formulários de contato online (em sites) ou offline (em estandes de vendas), contato telefônico, por e-mail ou chat – deverão ser fornecidas aos clientes informações claras, suficientes e precisas referentes à finalidade e destinação do uso dos dados, além de obtido o consentimento prévio e expresso para as finalidades pretendidas,

– caso sejam apresentadas, atender as requisições de titulares, viabilizando a confirmação de existência ou o acesso aos dados pessoais, para o exercício de seus direitos e prerrogativas,

– revisar e/ou elaborar documentos que de alguma forma se relacionam com dados pessoais, como, por exemplo, compromisso de venda e compra, contratos de parceria etc.

– desenvolver políticas de privacidade e termos de uso, caso haja interação com público consumidor em plataformas e aplicações de internet.

A LGPD altera de forma determinante a maneira como as informações pessoais devem ser tratadas dentro das empresas, inclusive no setor imobiliário, tendo em vista a relevância na utilização dos dados de clientes e potenciais clientes para a consecução de suas atividades, de modo que é fundamental que todos os atores envolvidos ajustem seus processos e procedimentos a fim de se adequarem à LGPD.


*Evelyn Tamy Macedo é advogada do Nogueira, Elias, Laskowski e Matias Advogados, nas áreas de Direito Societário, Contratos Comerciais, Inovação e Startups e Proteção de Dados e especialista em Direito Empresarial pela FGV/SP

Fonte: Portal Radar Imobiliario

Reajuste da taxa básica não impacta cenário positivo do setor imobiliário

O reajuste de 4,25% na taxa básica de juros, Selic, não desanimou o mercado imobiliário, que vê perspectivas boas para a compra do bem, seja para moradia ou investimento.

Inclusive se comparado aos números praticados em 2015/16, que era de 14,25%, o vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP, Rodrigo Luna, destaca que “esse aumento de juros é muito pequeno perto do que a gente tem como linhas do crédito imobiliário. E mesmo que no futuro tenhamos outros aumentos, ainda há espaço para se manter as linhas atuais”.

Com as diversas linhas disponíveis, além da concorrência acirrada entre os bancos, o momento é comprar um imóvel até o final do ano é positivo.

Para se ter uma ideia, o levantamento feito pela proptech Homer, plataforma de soluções tecnológicas para corretores de imóveis, mostra que 46% dos profissionais fizeram novos negócios mesmo em meio à pandemia (entre março/2020 e março/2021). 63% deles notaram crescimento nas vendas. E as expectativas em relação às negociações até o final deste ano seguem positivas. A maior parte dos compradores, 52%, está disposta a investir de R$250 mil a R$600 mil na compra de um imóvel. 27% consideram pagar de R$600 mil a R$900 mil.

A perspectiva para até o final deste ano, é de que os residenciais formam 85% da preferência dos compradores, além disso, 60% dos corretores apostam em uma alta de até 50% na venda de imóveis.

Fonte: Portal Radar Imobiliário

Creci-PB e Hemocentro de Campina Grande realizarão ação de incentivo à doação de sangue

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares e a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro na cidade de Campina Grande, Maria Lúcia Araújo, trataram na manhã desta sexta-feira (25) sobre a ação a ser realizada no próximo mês de julho, na Delegacia local do Órgão, voltada ao incentivo à doação de sangue por corretores de imóveis da cidade e região circunvizinha. A proposição partiu do delegado do Conselho no bairro da Prata, José Amadeus dos Reis.

“Esta ação tem um grande significado, pelo estímulo à prática de gesto de amor e solidariedade ao próximo, que pode salvar muitas vidas”, destacou Rômulo Soares. Ele lembrou regularmente o Creci-PB se incorpora a campanhas nesse sentido junto ao Hemocentro em João Pessoa e que transcendendo suas atividades-fim de registro e fiscalização, também dedica especial atenção a iniciativas voltadas à iniciativas de cunho social, através da arrecadação de donativos, doados a entidades filantrópicas.

Em Campina Grande, o Hemocentro fica localizado à Rua Profa. Eutécia Vital Ribeiro, s/n, no bairro do Catolé e maiores informações podem ser obtidas por meio do número (83) 3344-5482.

Requisitos para ser um doador

Ter entre 16 e 69 anos

Pesar no mínimo 50 kg

Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos

Após o almoço aguardar 03 horas

Estar descansado

Quem não pode doar

Quem estiver com gripe, febre ou infecção

For portador de sífilis, malária ou doença de Chagas

For alcoólatra crônico ou ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Tenha tido hepatite após 11 anos de idade

Tenha feito endoscopia, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses

Possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Tenha tomado a vacina contra gripe a menos de 30 dias

Corretores de imóveis devem agilizar confirmação de senha para eleição do Creci-PB

A eleição que o Creci-PB realizará no próximo dia 7 de julho para eleição dos 27 (vinte e sete) conselheiros efetivos e igual número de suplentes para compor o Conselho Pleno do Órgão, será realizada das 00h00 às 20h00 exclusivamente via internet através do link www.votacreci.com.br.

Esta será a primeira vez em que o processo eleitoral se realizará 100% virtual, daí porque a importância de os corretores de imóveis habilitados para votar estarem com seu e-mail cadastrado no Conselho, pois só através dele receberão do Cofeci a senha para a votação, que é obrigatória.

Assim, é muito importante que não se deixe para resolver eventual problema, “em cima da hora”, pela possível sobrecarga por demandas do sistema. Nesse sentido, os profissionais que utilizam e-mails do outlook e hotmail, que, apesar de aptos, não tenham recebido a senha, devem acessar suas caixas de spam ou lixeira, pois geralmente esses servidores bloqueiam grande parte dos e-mails recebidos.

Recuperação e troca de senha

Já aqueles que, mesmo com e-mail cadastrado no Creci-PB, ainda não receberam sua senha, devem, em até 05 (cinco) dias antes da eleição, acessar o site www.votacreci.com.br e clicar em RECUPERAR SENHA, num procedimento rápido e simples. Por sua vez, quem tenha recebido a senha e deseja alterá-la, pode fazê-lo, acessando o mesmo site e clicar em TROCAR SENHA.

E para auxiliar os corretores de imóveis que porventura tenham dificuldade quando da recuperação da senha, o Creci-PB está disponibilizando, sempre de forma virtual, atendimento até o 5º dia útil antes da votação através do e-mail [email protected] e dos números (WhatsApp): (83) 99305-9732 (João Pessoa),  99171-4737 (Campina Grande), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Critérios para votação e negociação de débitos

Para poder exercer o direito/dever ao voto é necessário o profissional pessoa física estar com sua inscrição ativa e em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza junto ao financeiro do Conselho, até o exercício de 2020, inclusive. Débitos de anuidades e multas de processos administrativos do exercício 2020, exceto de multa eleitoral, serão impeditivos ao exercício do voto.

O voto é facultativo ao profissional inscrito que, até a data da realização da eleição (inclusive), tenha completado 70 (setenta) anos de idade.

Acordos de pagamento de débitos à vista ou parcelado, executados ou não, poderão ser efetuados até o dia 01/07/2021 – 06 (seis) dias antes da eleição, desde que por meio de Termo de Confissão de Dívida e que a primeira parcela seja paga à vista no boleto ou cartão.

Multa eleitoral e justificativa de ausência ao pleito

O inscrito que deixar de votar sem causa justificada estará sujeito à multa em valor equivalente ao de até o valor de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.

A justificativa de ausência ao pleito, no prazo de até 90 (noventa) dias corridos, só será aceita quando lastreada em motivo relevante como, por exemplo, doença impeditiva, comprovada mediante atestado médico, falecimento de parente próximo, acidente, casamento do próprio eleitor. A simples comunicação de ausência não configura justificativa. Aos eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao CRECI, sem poder comprová-la antes da votação, ficará assegurado o prazo de 90 (noventa) dias após a data da votação para que comprovem, junto ao Regional, que estavam em condições de votar e, assim, evitarem a aplicação da multa eleitoral.

Corretoras de imóveis de Esperança ganham Comissão da Mulher do Creci-PB

Após João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, agora foi a vez de o município de Esperança ganhar do Creci-PB uma Comissão das Mulheres, composta por quatro corretoras de imóveis: Rosilene Souza da Cunha Grangeiro (coordenadora), Jandira Pereira da Silva, Maria das Dores Vicente da Silva e Erika Nascimento Cardoso Delgado.

Todas receberam, na manhã desta quinta-feira (24) as portarias das mãos do presidente Rômulo Soares, durante cumprimento de agenda de trabalho na cidade, acompanhado dos delegados titular e adjunto, Léo Guerra e Martinho Júnior.

A Comissão das Mulheres de Esperança tem por objetivo entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário do município e cidades circunvizinhas; debater com a diretoria do Conselho suas necessidades; dar opiniões, bem como sugerir palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres, entre outros assuntos pertinentes; bem como, dar apoio e suporte às diretorias adjuntas da prerrogativa das mulheres e de eventos e convênios.

Presidente do Creci-PB é recebido em imobiliária no município de Esperança

Durante agenda de trabalho na manhã desta quinta-feira (24) no município de Esperança, o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, foi recebido pelo delegado local do Órgão, fundador e proprietário da empresa Guerra Negócios Imobiliários, Alexsandro Guerra, popularmente conhecido por Léo Guerra e equipe, ocasião em que falou sobre as ações desenvolvidas pelo Órgão, relacionadas às suas missões institucionais de registro e fiscalização, além de outras, voltadas à valorização da categoria, a exemplo do programa de educação continuada Educacreci.

Rômulo também se inteirou amiúde de aspectos e demandas do mercado imobiliário local  e como o Conselho pode contribuir para fomentar o seu aquecimento, bem como intensificar o combate ao exercício ilegal da profissão.

A referida imobiliária exerce suas atividades desde 2012,  oferecendo serviços de vendas de imóveis, captação e locação, administração, avaliação imobiliária, permuta de imóveis, regularização de imóveis e assessoria em loteamentos.

Eleições 2021 | Precisa se regularizar para votar?

Para votar o corretor de imóveis, deve estar com sua inscrição ativa e em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza (integral ou com parcelamento em dia) até o ano de 2020, inclusive.

E atenção: só poderá se regularizar para se habilitar para votar até o dia 01/07/2021.

Portanto, procure a Sede ou Delegacias do CRECI para realizar acordo de pagamento de débitos em cota única ou parcelado mediante termo de confissão de dívida, pagando a primeira parcela à vista no boleto bancário ou cartão.

Atendimento Financeiro do CRECIPB para as eleições:

E-mail: [email protected]

Telefones:

  • 83 2107-0417 / 0418 WhatsApp: 83 99134-0029 (JP) 
  • 83 99171-0417 (CG)
  • 83 34212924 (Patos)
  • 83 3531-2329 (Cajazeiras)

Tem dúvidas sobre as Eleições 2021 do CRECIPB clique no link abaixo:

Informativo Eleições 2021!

CRECIPB terá expediente normal no feriado de São João

A Sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis em João Pessoa e as Delegacias existentes nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, funcionarão normalmente nesta quinta (24), feriado de São João Batista, como também na sexta-feira (25).

O Creci-PB acompanha assim, o Decreto 41.352 publicado no último dia 17 pelo governo do estado, que não só cancelou o feriado do dia 24 em todo território estadual, como também cancelou pontos facultativos, suspendeu os festejos juninos públicos e privados, além de disciplinar as atividades na Paraíba entre os dias 19 de junho e 2 de julho em virtude das ações em combate a proliferação da pandemia da Covid-19

Desde o ano passado, o Órgão adotou uma série de medidas para evitar o contágio e propagação do novo coronavírus. Ao adentrarem a Sede em João Pessoa, por exemplo, funcionários, corretores de imóveis e demais usuários, têm verificada sua temperatura, lhes é exigido o uso de máscara e disponibilizado para higienização através de recipiente e dispensador, álcool em gel antisséptico 70%.

Já na sala de espera, no 1º andar, os assentos são separados por um prudente distanciamento e todos os funcionários do Órgão utilizam máscaras e equipamentos de proteção. Diariamente, é feita rigorosa limpeza de piso, mobília e superfícies, como corrimãos e maçanetas, por uma funcionária terceirizada, igualmente protegida e o prédio é constantemente sanitizado.

Convênio oferta a corretores de imóveis descontos em serviço de proteção veicular

Os corretores de imóveis têm nos seus veículos automotores essenciais ferramentas de trabalho. Com vistas a facilitar a esses profissionais a proteção de tão valiosos bens, o Creci-PB firmou convênio com a Associação de Benefícios Mútuos (Alvo), que assegura substanciais descontos nesses serviços a todos os corretores de imóveis inscritos ativos e adimplentes com o Conselho e seus dependentes.

Para a utilização do benefício, será necessário o cadastramento comprovando a regularidade no Creci-PB junto à Alvo, através do e-mail [email protected] ou pela Central de Relacionamento no telefone (83) 3142 0909 ou pelo WhatsApp (61) 99556 0905 opção 3 (Cadastro).

A tabela contendo valores de veículos, adesões e percentuais de descontos pode ser consultada clicando aqui

O referido convênio veio se somar a vários outros, constantes no Clube de Benefícios disponibilizado pelo Conselho, por meio do qual os corretores de imóveis têm acesso exclusivo a uma gama de descontos e vantagens nos mais variados produtos e serviços ofertados por dezenas de empresas parceiras, cuja relação pode ser conferida clicando aqui.

Não recebi a senha por e-mail. O que eu faço?

Caso o corretor ou corretora de imóveis não receba sua senha de votação no e-mail que esteja cadastrado no CRECI é necessário acessar o site www.votacreci.com.br e clicar em RECUPERAR SENHA. O procedimento é rápido e simples.

Para RECUPERAR SENHA clique aqui

Já o profissional que tenha recebido e deseje alterar sua senha, basta acessar o mesmo site e clicar em TROCAR SENHA.

Quem estiver com dificuldade para recuperar a senha pode entrar em contato com o CRECIPB, sempre de forma virtual, até o 5º (quinto) dia antes da votação.

Atendimento virtual do CRECIPB para as eleições:

E-mail: [email protected]

WhatsApp:

83 99305-9732 (JP)

83 99171-4737 (CG)

3421-2924 (Patos)

3531-2329 (Cajazeiras)

Educacreci desta 3ª feira abordará as Relações jurídicas imobiliárias e o CDC

O Creci-PB dará continuidade às 18h desta terça-feira (22) ao programa de educação continuada Educacreci, em formato virtual, através de live no Instagram @crecipb, com a advogada e escritora Josiane Mafra, sobre o tema Relações jurídicas imobiliárias e o Código de Defesa do Consumidor. A intermediação caberá ao presidente Rômulo Soares.

Além de advogada graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), assessora e consultora jurídica, especialista em Direito Público (UNEC) e em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos de Educação a Distância (UFF-RJ), Josiane é pós-graduada em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC-MG) e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. (UNEC).

É ainda autora do livro digital de “Documentação Imobiliária: aspectos teóricos e práticos”, “Administração e Locação de Imóveis”, bem como do Kit de Modelos Contratuais e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Transmissão simultânea

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293. A live poderá ser acompanhada ainda pela Web Rádio Creci-PB.

Canal do YouTube  https://youtube.com/crecipboficial

Facebook  https://facebook.com/crecipb

Rádio Creci-PB  https://radiocrecipb.creci-pb.gov.br/

CRECIPB e PMJP discutem convênio para venda de imóveis

O Creci-PB abriu diálogo na data de hoje para firmar mais um convênio, desta vez com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, para a venda através de iniciativa particular dos imóveis que se encontram penhorados judicialmente, que garantirá aos corretores de imóveis atuarem nesses processos, garantido-lhes o valor da comissão do valor alcançado na alienação dos referidos bens.

O primeiro passo nesse sentido foi dado na tarde desta segunda-feira (21), durante reunião na Sede do Conselho, entre o presidente Rômulo Soares e o procurador-geral do município, Bruno Nóbrega, quando foram discutidos critérios e forma de credenciamento para cadastro e atuação, bem como o percentual do valor da comissão devida aos corretores habilitados, cujas condições constarão em Edital a ser posteriormente publicado.

O encontro contou ainda com a participação do procurador-chefe da procuradoria fiscal do município de JP, Lucas Sampaio, do 1° diretor-secretário e 2ª diretora-tesoureira do Creci-PB, Fabiano Cabral e Carla Bezerra Cavalcanti, bem como do superintendente Gustavo Beltrão.

“Essa parceria oportunizará aos corretores de imóveis pessoas física e jurídica a oportunidade de intermediar a venda dos imóveis que a PMJP penhorar por atraso com dívidas tributárias, cuja alienação será concedida pelo Poder Judiciário, e que recebam da Prefeitura seus honorários de acordo com a tabela do Creci-PB”, afirmou o presidente Rômulo Soares, que também é diretor de convênios do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

Ele destacou que essa iniciativa vem se somar a outras, voltadas à valorização dos corretores de imóveis e ao desenvolvimento do mercado imobiliário, a exemplo de convênio com a Caixa Econômica Federal, que assegura aos profissionais credenciados junto à Instituição a intermediação na venda de imóveis adjudicados.

As chaves desses imóveis permanecem na sede do Creci-PB, em João Pessoa, disponíveis apenas para os corretores credenciados e outros ligados diretamente a empresas imobiliárias igualmente conveniadas, o que proporciona facilidade e segurança às partes envolvidas.

LGPD