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Palestras e sorteio de brindes marcam comemoração pelo CRECIPB dos Dias da Mulher e das Mães

O CRECIPB, com apoio do Sindimóveis-PB e de empresas parceiras, realizará às 18h da próxima segunda-feira em Campina Grande evento comemorativo em homenagem às corretoras de imóveis inscritas no Órgão, pela passagem do Dia Internacional da Mulher e do Dia das Mães, através de duas palestras e sorteios de brindes, na My Dream Recepções, situada no bairro de Itararé.

O evento está sendo organizado pela Diretora das Prerrogativas das Corretoras de Imóveis, Ângela Renata e a Comissão da Mulher Corretora de Imóveis de Cg, e conta ainda com apoio das Comissões das Mulheres Corretoras de Imóveis de João Pessoa, Patos e Cajazeiras.

As inscrições podem ser feitas no site do Conselho, por meio do link: http://bit.ly/EventoMulheresCG2021

A programação prevê para às 17h o credenciamento, seguido 30 minutos após de abertura e início às 18h da primeira palestra sobre o tema Mulher, mãe e corretora de imóveis, proferida pela palestrante Karoline Vieira.

Às 18h40 haverá intervalo para coffee break e às 19h terá início a segunda palestra, sobre o tópico Mulheres empreendedoras no mercado imobiliário, ministrada pela palestrante, Alessandra Julião e que irá às 19h40. A partir daí, ocorrerá sorteio de brindes entre as inscritas e participantes no evento até o encerramento do mesmo, às 20h.

Sobre as palestrantes

Alessandra Julião é CEO do Instituto Brasileiro do Conhecimento D+, idealizadora do Método D+ Curso de Marketing Digital Imobiliário. Coach, palestrante, corretora de imóveis há 15 anos e perita avaliadora. Professora de Marketing Digital e Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho, conselheira profissional do LinkedIn. Coautora do livro Best – Seller: “Mude seu Mindset para o Sucesso”.

Karoline Vieira e Bacharel em Teologia pela STEM – PE, Terapeuta Familiar, especialista em atendimento individual e de grupo, Coach Integral Sistêmica, Mestranda em Coach pela Flórida Crhistian University, atua há 12 anos no mercado Business em Multinacionais, no Walmart como gerente geral e comercial, além de Empresária/Sócia da Maximize – Coach Pessoal e Profissional.

Atualização de valor de imóvel no IR será ótimo para corretores avaliadores

Recentemente, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei n. 458/2021, que prevê que o valor a ser declarado pelo contribuinte deverá se basear em avaliação profissional especializada, o que trará efeito bastante positivo para o mercado imobiliário.

Todos os corretores de imóveis estão habilitados a elaborar avaliações imobiliárias, com respaldo legal do artigo 3º da Lei n. 6530/78 que regulamenta a profissão da categoria, bem como em acórdãos transitados em julgado nos Tribunais brasileiros, em todas as instâncias.

Como bem costuma lembrar o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro, são os corretores que conhecem o mercado e sabem definir o preço de um imóvel, tanto é assim que profissionais da engenharia, para concluir seus “laudos técnicos”, sempre consultam corretores de imóveis.

E quando tentam elaborá-los com base em sites de anúncios imobiliários, incorrem em graves erros,  pois os anúncios são “valores” pedidos pelos proprietários, não “preços” realizados”. Estes, só os corretores de imóveis conhecem.

Essa, aliás, foi mais uma das bandeiras de luta desfraldadas pelo Cofeci, a qual o CRECIPB também se incorporou, ao final logrando êxito e garantindo mais do que uma conquista para a categoria, um valioso nicho de mercado.

Voltando ao PL 458/2021, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que teve parecer favorável do senador Marcos Rogério (DEM-RO), na forma de um substitutivo, a matéria seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Caso definitivamente aprovado, para fazer a correção, contribuintes deverão pagar uma taxa de 3%, o que na prática, significaria uma antecipação de arrecadação para o governo, numa mudança que seria vantajosa para proprietários interessados em se desfazer de seus bens.

Hoje, o governo cobra de 15% a 22,5% de imposto sobre o lucro obtido com a operação (ganho de capital), porém, como não é possível atualizar o valor, a tributação acaba sendo desvantajosa em casos em que há valorização.

Ainda pelas regras aprovadas pelos senadores, o proprietário poderia atualizar esse valor e, nessa operação, recolheria apenas 3% sobre a diferença. No mesmo exemplo, o pagamento seria de R$ 27 mil, ou seja, R$ 108 mil a menos, nessa simulação.

Por fim, o valor poderia ser pago em cota única ou parcelado em até 60 meses, desde que as parcelas não sejam inferiores a R$ 1 mil. Vale destacar que só podem ser enquadrados no regime bens comprados até 31 de dezembro de 2020.

Nova Comissão da Mulher do CRECIPB em JP quer fortalecer representatividade

Uma das mais representativas Comissões de trabalho do CRECIPB – a da Mulher João Pessoa –  que tem dentre seus objetivos, entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário na Capital, foi reformulada e as novas integrantes receberam as portarias das mãos do presidente Rômulo Soares, na tarde desta terça-feira (4).

“Estou encantada, graças a Deus as colegas abraçaram a ideia de juntas, reinventarmos e renovarmos expectativas que não só nossas, mas do segmento feminino da categoria que representamos na Capital, para bem representá-la e fortalecê-la”, afirmou a corretora de imóveis e agora coordenadora Ana Célia de Menezes Honório (Ana Célia), registrada no Conselho sob o número 3416.

Atuação participativa

Nesse sentido, a Comissão debaterá suas necessidades de forma permanente com a diretoria do CRECIPB, dará opiniões e apresentará sugestões para a segurança no exercício da profissão e a garantia das prerrogativas da profissão, além de propor, planejar e organizar, palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres. Também dará aos diretores (as) nomeados (as) das pastas da diretoria adjunta das prerrogativas das corretoras de imóveis e da diretoria adjunta de eventos e convênios.

Ana Célia atribuiu a cada vez maior ocupação no mercado imobiliário por corretoras de imóveis a alguns diferenciais, como a capacidade de se comunicar melhor com o cliente, argumentando e entendendo o que ele realmente está buscando, para concluir com êxito o atendimento.

Composição

A Comissão da Mulher de JP é composta ainda pelas corretoras de imóveis Alessandra Ferreira Julião, Karolina Montenegro Araújo, Simone Ramos de Souza, Tereza Maria Galdino Cavalcante, Edkarla Severiano Ferreira do Nascimento, Maria Antonieta Fernandes, Regilane Andriola Paulino, Nadja Patrícia Figueiredo Ramos Passamani, Ana Cristina Santos de Menezes Marinho, Selania Leite da Silva Araújo, Vivian Gouveia de Medeiros, Kaisa Morgana de Oliveira Barros, Andryja Camargos Parreira e Soraya Luna Barbosa.

Novo Sistema de vendas on-line de imóveis da União não afasta intermediação por corretores

O governo federal prevê para este mês de maio, o funcionamento da plataforma VendasGov, que visa expandir o atual Portal de Venda de Imóveis da União e permitir a unificação das ofertas da União, dos estados e dos municípios, proporcionando a todos a compra de imóveis públicos pela internet.

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro, observou que a diferença deste novo portal, que já existia sob outro formato, é que estados e municípios poderão fazer uso dele também. “O site é direcionado a leilões, que são obrigatórios por lei. Só depois de submetidos a concorrência/leilão público e não arrematados é que imóveis de propriedade pública podem ir para a venda direta”, esclareceu.

Ele confirmou ainda que o Cofeci aguarda apenas o início do processo, para que os imóveis da União, alugados ou em desuso, possam ser vendidos diretamente com a intermediação dos corretores de imóveis, consoante convênio em tratativa com a Secretaria do Patrimônio da União, nos moldes do existente com a Caixa Econômica Federal. “Continuamos buscando também que as avaliações possam ser feitas por corretores de imóveis avaliadores inscritos no CNAI”, acrescentou.

Uso da nova tecnologia

Para João Teodoro, embora o portal Vendas Gov facilite o acesso a qualquer pessoa, a compra de imóveis em leilão ainda não é hábito no Brasil. Por isso, os interessados poderão assessorar-se de seus corretores de imóveis de confiança. Estes, por sua vez, terão de buscar aperfeiçoar-se no uso da nova tecnologia.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, o VendasGov passará a oferecer imóveis da Administração Pública Indireta (como fundações, autarquias e empresas estatais). O Serpro oferecerá a plataforma aos governos locais e aos demais Poderes (como Legislativo, Judiciário e Ministério Público).

O objetivo do VendasGov é aumentar a concorrência nos lances, ao concentrar os bens de todos os entes num único ambiente e aumentar a visibilidade, já que, com o novo sistema, o cidadão não precisará deslocar-se a nenhuma outra cidade para participar das licitações.

Fases de forma digital

Todas as fases da concorrência pública ocorrerão de forma digital. Pelo site, será possível conferir fotos do imóvel, verificar os editais, enviar as propostas e aguardar a declaração do vencedor da licitação. A plataforma, no entanto, não gere a locação de imóveis, não publica na imprensa nacional e também não contempla as etapas do pós-venda do imóvel (homologação, contrato de compra e venda e averbação no registro de imóvel).

O novo portal VendasGov permitirá a qualquer pessoa, física e jurídica, em qualquer lugar do país e com conta de login no Portal Gov.br, visualizar os imóveis e participar das licitações. As condições e as regras de classificação e desclassificação estarão estabelecidas no respectivo edital de venda. No caso das pessoas jurídicas, é necessária a autenticação por meio do certificado digital do representante legal.

Dinheiro na mão é vendaval! | Por João Teodoro

Há alguns anos, eu e dois de meus cinco irmãos constituímos e mantivemos, por 23 anos, uma próspera sociedade imobiliária em Curitiba. Tínhamos muitos Corretores como parceiros. Um dos problemas que enfrentávamos era fazer com que nossos colegas poupassem para o futuro. Alguns simplesmente não conseguiam. Eram ótimos profissionais, mas péssimos auto gestores. Para estes, definitivamente, dinheiro na mão era vendaval. Tão logo recebiam honorários de uma venda, desapareciam até conseguir gastá-los. Então, voltavam. Nada pior que isso num ambiente de altos e baixos, como o mercado imobiliário.

Eu sempre fui muito afoito. Comprava, quando não tinha dinheiro, como forma de me desafiar a consegui-lo. Felizmente, sempre consegui. No entanto admito que é muito arriscado. O autocontrole, dentre outras qualidades, como inteligência, ponderação, persistência e resiliência, é fundamental. Por isso, divido com meus pares um pouco do que aprendi ao longo da vida, e passei a praticar, com certa obsessão, a fim de alcançar uma vida tranquila, sem sobressaltos:

Estipule metas, mas não exagere. Compromisso inatingível é sinônimo de frustração. Fazer mais negócios, adquirir bens e enriquecer é muito bom. Mas deixar de conseguir o que se planeja resulta em estresse e suas consequências. Por isso ambicione sempre, mas planeje sua ambição.  Se houver crédito (saldo positivo entre seus rendimentos e despesas), esse é o seu potencial de investimento. Se quiser mais, terá de se esforçar mais. Neste caso, planeje de acordo com seu potencial, e o do seu mercado.

Avalie suas despesas. Muitas delas podem ser reduzidas. Depende só de planejamento e, talvez, de um pouquinho de sacrifício. Lembre-se de que o ano tem doze meses. Pequenos gastos poupados mensalmente podem possibilitar um bom investimento anual.

Gaste menos do que ganha. Quem consome mais do que ganha, além do inevitável estresse, que prejudica a produtividade, não consegue investir.  Sem investimento não há crescimento. Mas não esqueça: boa aparência e conhecimentos são indispensáveis investimentos profissionais.

Poupança pro gramada é fundamental. Qualquer um pode, informalmente, programar e fazer reservas mensais. Porém não é fácil resistir a tentações com dinheiro na mão. O melhor é ter compromisso formal, que nos obrigue, mesmo que tenha algum custo. Por exemplo: consórcio imobiliário, poupança programada, fundo de capitalização.

Programe as compras de maior valor. Se puder, pechinche muito e pague à vista. Sai sempre mais barato. Se não, pesquise quem oferece maior prazo com menos juros. Distribua os pagamentos ao longo do tempo, a fim de não sufocar seu orçamento e não comprometer outros propósitos.

Reserva de emergência. Imprevistos acontecem. A pandemia de 2020 é o exemplo mais radical. Reserva emergencial ajuda em caso de doença, acidente, desemprego e gap de mercado (período de “vacas magras”, em que nada se vende). O ideal é manter uma reserva equivalente a seis meses da renda média, que deve ser guardada em conta rendimento.

Previdência privada. Além do INSS, aposentaria complementar é fundamental para garantir uma velhice tranquila. Mas a maioria das pessoas só percebe isso quando já é tarde.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 1º/MAR/2021

Creci’s realizam este ano eleições online para membros de Conselhos Plenos

A realização de eleições este ano nos Creci’s para o triênio compreendido entre 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 se dará de forma totalmente online, através de um processo que não poderá ter duração superior a 60 dias, mas tampouco realizado em menos de 45 dias após a publicação do edital geral de convocação.

Essas são algumas das novas normas decididas à unanimidade pelo Plenário do Cofeci, publicadas através Resolução n. 1446/2020 do Cofeci, no dia 18 de fevereiro no Diário Oficial da União e no site institucional do Órgão.

Serão escolhidos, dentre os integrantes da categoria, através de voto pessoal, indelegável, obrigatório e secreto por meio do site www.votacreci.com.br, 27 membros efetivos e igual número de suplentes para comporem o Conselho Pleno de seu respectivo Creci.

O procedimento integralmente online deveu-se aos efeitos da pandemia da Covid-19, que inspiram cuidados especiais na realização do pleito e, sobretudo, ao sucesso das eleições realizadas dessa maneira nos cinco pleitos anteriores, bem como às recentes e notórias automatizações, a exemplo do PIX e as eleições na política partidária.

Também restou definido, em nome da transparência, imparcialidade e independência que norteiam a eleição, que os presidentes do Cofeci e de cada Creci abdicam de toda e qualquer prerrogativa legal que acaso lhes permita interagir com o referido processo.

Cada equipamento utilizado para votar aceitará apenas dois votos e o controle eletrônico será feito pelo número do IP (Internet Protocol) que identifica cada um. O voto não será permitido à pessoa jurídica e será considerado eleitor o corretor de imóveis pessoa física que na data do pleito esteja em dia com suas obrigações financeiras com o respectivo Creci e nele tenha inscrição principal e formalizada até a data da remessa do arquivo CDI (banco de dados).

Até o vigésimo dia que antecede ao da votação, a Comissão Eleitoral Federal remeterá a todo corretor de imóveis habilitado para votar, em seu endereço eletrônico (e-mail) cadastrado no Creci, senha individual, pessoal, para acesso ao sistema de votação. Para maior segurança do eleitor e sigilo do voto, a senha individual de votação poderá ser substituída por senha pessoal do eleitor, por meio do site www.votacreci.com.br.

Já o eleitor que estando habilitado para votar, deixar de receber a senha individual de votação, poderá obtê-la acessando o site www.votacreci.com.br, mediante processo de confirmação positiva. E aquele que deixar de receber a senha individual de votação por não estar habilitado para votar, deverá entrar em contato virtual com seu Creci a fim de regularizar sua situação e assim exercer o direito/dever de votar.

O profissional que deixar de votar estará sujeito a multa em valor equivalente ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até a data do efetivo pagamento.

Curso capacita corretores a nicho que faz a diferença no mercado imobiliário

Teve início hoje e prosseguirá até a próxima quarta-feira (5), no auditório do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, mais um Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis ofertado pelo professor João Diniz Marcello e cercado de todas as medidas preventivas à Covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias, como verificação de temperatura, álcool em gel e distanciamento.

Entre quinta-feira e sábado desta semana, o Curso, que conta com apoio institucional do Sistema Cofeci-Creci , CRECIPB, Sindmóveis-PB e Senac, ocorrerá na cidade de Campina Grande, no auditório do Slaviero Hotel. As inscrições ainda podem ser feitas nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Maiores informações podem ser obtidas por meio dos números (83) 3321-6969 / 2107-0407 Campina Grande.

O Curso, que capacita profissionais do mercado imobiliário a entender as avaliações imobiliárias mercadológicas, é essencial a quem deseja se habilitar e ser um especialista nessa área. Qualquer profissional pode fazer o curso, porém, para obter o registro do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), é preciso ser corretor de imóveis e ter o seu registro ativo e regular no Creci.

Esse cada vez mais valorizado nicho de mercado, foi ampliado pelo CRECIPB, por meio de Termos de Cooperação Técnica com vários órgãos e instituições, como Justiça Federal e os Ministérios Público Federal e Estadual.

A última edição do Curso, na Capital, em outubro do ano passado, correspondeu plenamente aos participantes.

Feedback bastante positivo

Segundo Rodolfo Augusto Carneiro da Cunha, o Curso foi excelente, superou as suas expectativas e agregou bastante valor à sua carreira, dando-lhe um up. Ele não poupou elogios ao professor, classificando-o como super didático, paciente e atencioso.

Para Roberto Carlos dos Santos, não foi diferente: o Curso “abriu” a sua mente para um valoroso nicho de mercado a ser explorado. A didática do ministrante João Diniz Marcello também foi elogiada por Paulo Marques de Souza: “O professor conseguiu nos transmitir seus vastos conhecimentos de forma dinâmica e interessante. Saio daqui apto a fazer uma avaliação”, afirmou.

Já Francisco Mendes Oliveira Neto disse ter tirado muitas dúvidas e aprendido muito sobre mais essa opção de ganhar dinheiro. “Quem puder fazer, faça, que não se arrependerá jamais”, recomendou. Nesse contexto, Tamires Tyecianne Xavier Leite viu no Curso um diferencial de credibilidade para abrir novos horizontes e declarou que pretende, assim que receber o certificado, aplicar na prática o que aprendeu.

 

 

Recadastramento Nacional gera inúmeras vantagens para os corretores de imóveis

Corretores de imóveis de todo o país devem fazer o Recadastramento Nacional, através do aplicativo i-Corretor, já disponível para Android e IOS ou na página de recadastramento que está acessível no site do CRECIPB Canal do Corretor/Recadastramento Nacional.

O Cadastro Nacional de Corretores de Imóveis e Imobiliárias, promovido em 2019 pelo Cofeci representa uma ferramenta extremamente necessária para a melhoria na regulamentação da profissão e é obrigatória para todo corretor de imóveis e empresa imobiliária que esteja com a inscrição ativa, conforme a Resolução Cofeci n. 1.430/2019.

Inúmeras vantagens

A vantagem de utilizar o aplicativo i-Corretor é que ele também disponibiliza a e-CIRP – Cédula de Identidade e Regularidade Profissional e o e-CIRE – Certificado de Inscrição e Regularidade Empresarial, documentos digitais que têm a mesma validade dos impressos tradicionais, inclusive o profissional que esteja com a sua anuidade parcelada e em dia, pode emitir sua carteira digital provisória.

Além disso, o corretor de imóveis pode atualizar a sua foto, endereço, telefone, e-mail e deste modo, com seu cadastro atualizado promove o recebimento das informações fornecidas pelo Conselho, sobre cursos, eventos, notícias, convênios, entre outros necessários.

Recadastramento para as eleições 2021/Sistema Cofeci-Creci

De acordo com as normas eleitorais instituídas pelo Cofeci através da Resolução nº 1.446/2020, publicada e que trata da realização de eleições nos Creci’s no corrente ano, o corretor de imóveis que estiver habilitado para votar, receberá do Cofeci exclusivamente através do seu e-mail cadastrado no Creci a sua senha pessoal para utiliza-la no dia da eleição, que ocorrerá de modo virtual.

A referida Resolução também informa que, o eleitor que, estando habilitado para votar, deixar de receber a sua senha individual, poderá obtê-la acessando o site específico da eleição e fazer a confirmação positiva, que será mediante código enviado ao eleitor por e-mail ou SMS. Logo, é extremamente importante o profissional está com seu cadastro atualizado junto ao Creci para exercer o seu direito/dever de votar.

Como fazer o Recadastramento

Acesse o site do COFECI: https://app.conselho.net.br

Ou baixar o APP i-Corretor no seu celular:

Celulares IPhone: https://bit.ly/icorretoriPhone

Celulares Android: https://bit.ly/icorretorAndroid

Saiba como fazer o Recadastramento no link abaixo: https://creci-pb.gov.br/recadastramento-nacional-cofeci-creci/

Para corretores de imóveis, Informativo dimensiona volume de ações do CRECIPB

Enquanto aguardam atendimento pessoal no CRECIPB, os corretores de imóveis têm ficado a par das inúmeras ações desenvolvidas pelo Órgão em prol da categoria, através do mais recente Informativo, cuja edição digital já encontra-se disponível clicando aqui. A edição impressa também foi enviada pelos Correios às suas casas.

Verdadeira prestação de contas

Alan Henriques de Morais Franco, pernambucano que há 11 anos está radicado na Paraíba, considerou o Informativo de muito bom gosto, uma verdadeira prestação de contas e disse que iria levá-lo para continuar a leitura em casa. Ele, que optou pelas áreas de vendas e locações, se identificou com o município de Sapé, onde atua, por conhecer a região e também construtores.

“Excelente, completo, reúne vários assuntos do nosso interesse, corretores de imóveis, material de primeira. Estou muito satisfeito com a publicação, que dá conhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela atual gestão e espero que continue assim”, afirmou Gilberto Souza Gomes, que atua com locação, no bairro de Tambauzinho, onde administra vários imóveis, realizado com o crescimento e valorização da área.

 

Dimensão do volume de ações

Para Elcio Janio Pereira de Sousa, o Informativo é muito importante para a categoria, por permitir dimensionar o grande volume de ações do CRECIPB no ano de 2020, com  ações de enfrentamento a pandemia, auxiliando corretores de imóveis em estado de necessidade e continuidade no formato virtual do Educacreci, essencial à capacitação para o exercício profissional num mercado cada vez mais competitivo.

Ele, que atua com vendas, na região da Zona Sul, nos bairros do Valentina Figueiredo e Geisel, afirmou que, apesar da pandemia, tem vendido bastante, com clientes conseguindo créditos nos bancos para financiamento. “Há casos em que no momento não conseguem, mas dois ou três meses depois ajustam e obtêm êxito”, concluiu.

Com feições gráfica e editorial muito agradáveis à leitura, a 7ª edição do Informativo do CRECIPB traz, em 24 páginas, um resumo do volume de ações, que por terem sido desenvolvidas num ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, ganham ainda maior relevância.

Se bem utilizado, marketing digital faz a diferença no mercado imobiliário

É indiscutível que um dos efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado imobiliário foi o impulsionamento e consolidação do marketing digital como eficaz ferramenta de trabalho para corretores de imóveis autônomos e imobiliárias, desde que bem definidas as estratégias de ações junto às redes sociais e WhatsApp.

Na edição virtual do Educacreci ocorrida entre as 18h e 19h de ontem (quinta-feira), a professora de Marketing Digital e Direito, Alessandra Julião alertou para uma série de erros que devem ser evitados, a exemplo de misturar nas redes sociais os perfis pessoal (privado apenas para familiares e amigos) e o profissional.

“Muitos profissionais não se preocupam com o nome do usuário nem em fazer uma boa apresentação e ainda não dão importância a quem visualiza seus stories, onde através desse registro, poderiam abordar essas pessoas sem ferir a LGPD, utilizando hashtags do mercado imobiliário e elencando profissões dos potenciais clientes cujo perfil buscam atingir”, observou.

Nesse contexto, ela lembrou que nas postagens no Instagram, não devem ser utilizadas hashtags nas características do imóvel na descrição e sim nos comentários, pois assim o algoritmo potencializará o alcance, de acordo com o maior número de visualizações e curtidas.

Outro equívoco apontado é o corretor de imóveis, em seguida a postagem, responder a cliente com emojis/emoticons. “É inadequado, por ser uma ferramenta de trabalho. A resposta deve se dar em apenas três linhas e nesse caso, o referido algoritmo também será bastante útil”, afirmou.

Ainda sobre a apresentação, ela orienta que além da foto do perfil não mostrar o profissional em momento de lazer (chpp), o nome de usuário deve ser coerente com atividades, utilizando sempre junto a palavra imóveis e o número de registro do Creci e que as postagens sejam planejadas com objetividade.

“Atraímos no on line e fechamos no off line”, destacou.

Na live que pode ser conferida abaixo, na íntegra, Alessandra Julião deu uma série de dicas, essenciais a um cada vez melhor desempenho no dia-a-dia do exercício profissional.

Se por algum motivo não assistiu à live, não perca tempo. Faça-o agora. Com certeza não se arrependerá.

Temos que ser mais profissionais do que jamais fomos, alerta palestrante do Saber Imobiliário

Sempre em época de incertezas, as pessoas têm dúvidas se é momento de aprender mais ou confiar naquilo que já conhecem e com os corretores de imóveis não é diferente, afirma Guilherme Amaral, empresário, advogado com especialização em finanças e um dos palestrantes do Saber Imobiliário, evento online e 100% gratuito, que ocorrerá entre as próximas segunda (3) e quinta-feira (6), sempre das 19h30 às 21h30.

Ele acrescenta que essa incerteza decorre do fato de aquilo que algumas pessoas conhecem vir se revelando ineficaz para o que estão vivendo e lembra que no final do ano passado, mesmo durante a pandemia, uma equipe inteira de uma imobiliária no interior do estado do Paraná, em Guarapuava, fez questão de participar de um programa de negociações por ele ministrado.

Quando o corretor está preparado para fazer uma boa leitura do que está acontecendo, ele provavelmente não só fará melhores negócios e o que também é muito importante: com mais credibilidade, da qual todo profissional depende. Ademais, o mercado está aquecido por vários fatores, dentre eles a baixa taxa Selic.

Sua palestra sobre Comunicação em negociação: assertividade e relação ganha-ganha, será bastante proveitosa, no sentido de ajudar os corretores de imóveis a terem um posicionamento mais assertivo, uma comunicação mais calma e revelar menos ansiedade durante o fechamento do negócio, o que transmite mais segurança tanto para que está vendendo para quem está comprando.

“Temos que ser mais profissionais do que jamais fomos, isso vale para todos os mercados”, destaca, com a propriedade de quem é empresário há 22 anos e nos últimos 25 treinou mais de 9 mil empresários, empreendedores, executivos e profissionais em liderança, vendas, negociações, inteligência emocional, comunicação e relações humanas. Suas declarações foram dadas a TV Creci-SE, ao longo de entrevista conduzida pela jornalista Katiuscia Garcia.

O Saber Imobiliário é promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, conta com apoio do Sebrae, Creci’s e patrocínios do Homer, iGlobal e Hotel Recanto Cataratas Foz do Iguaçu.

Inscrições e sorteios

Para concorrer aos sorteios que acontecerão durante o evento (valor de uma anuidade do Creci, um pacote para o Enbraci 2021 (aéreo/hospedagem), um celular Samsung, uma cafeteira Nespresso e livros), é suficiente baixar o aplicativo do Homer (que ofertará os brindes) através do Android, clicando aqui ou pelo IOS, clicando aqui e inscrever-se no evento, o que também é muito fácil.

Basta acessar o site http://projetosaberimobiliario.com.br/, onde estão disponíveis maiores informações, a exemplo da programação, temas das palestras gratuitas e (vasto) currículo dos conceituados palestrantes. Para acompanhar as novidades e informações pelo Instagram, o perfil é o @saberimobiliario2021.

Comissão do CRECIPB fortalece defesa das prerrogativas da profissão em João Pessoa

O CRECIPB deu mais um grande passo na tarde desta quinta-feira (29), no sentido de implementar e defender as prerrogativas da profissão de corretor de imóveis no exercício da profissão e na intermediação na compra, venda, permuta, locação de imóveis, e em toda e qualquer comercialização imobiliária também cidade de João Pessoa e adjacências.

Um ato simples, mas revestido de grande significado e cercado de todas as medidas de prevenção à Covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias, marcou a nova composição da Comissão das Prerrogativas da Profissão de Corretor de Imóveis na Capital e a posse dos seus 15 membros.

Todos esses profissionais estão à disposição da classe, prontos a interceder quando de eventuais casos de ameaça e violação dos direitos, das prerrogativas e do pleno exercício profissional da categoria, bem como propor a diretoria do CRECIPB, ações e providências necessárias, efetivas e convenientes para tais fins, além de garantir a reserva de mercado e auxiliar no combate ao exercício ilegal da profissão.

A Comissão é coordenada pelo corretor de imóveis Marcos Ronio de Assis Estevam e tem como membros os também corretores de imóveis Alírio Trigueiro, Katia Pimentel, Débora Miranda, Maria Cristina Lamy, Felipe Sousa, Lauro Raphael, Joelson Santos, Francisco Justino, Raimundo Guarita, Renilson Lopes, Luciano Barbosa, Rogerio Pessoa, Luiz Fortes e Lauro Christian. Eles receberam as carteiras, certificados, portarias e uma Legislação das mãos do presidente do CRECIPB, Rômulo Soares, acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão.

A defesa das prerrogativas dos corretores de imóveis vem sendo fortalecida pelo Conselho em todo o estado. Além de Patos, no início deste mês, foi a vez do município de Sousa ganhar uma dessas Comissões.

Saber Imobiliário sorteará, entre brindes, valor relativo a uma anuidade do Creci

O valor de uma anuidade do Creci, um pacote para o Enbraci 2021 (aéreo/hospedagem), um celular Samsung, uma cafeteira Nespresso e livros serão sorteados durante a próxima semana entre os corretores de imóveis que participarem diariamente do Saber Imobiliário, que ocorrerá entre as próximas segunda (3) e quinta-feira (6).

O evento online e 100% gratuito, voltado ao aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o mercado imobiliário e promovido pelo SistemaCofeci-Creci, conta com apoio do Sebrae, Creci-PB e patrocínios do Homer, iGlobal e Hotel Recanto Cataratas Foz do Iguaçu.

Como concorrer

Para concorrer aos sorteios, é suficiente baixar o aplicativo do Homer (que ofertará os brindes) através do Android, clicando aqui ou pelo IOS, clicando aqui e inscrever-se no evento, o que também é muito fácil.

Basta  acessar o site http://projetosaberimobiliario.com.br/, onde estão disponíveis maiores informações, a exemplo da programação, temas das palestras gratuitas e (vasto) currículo dos conceituados palestrantes. Para acompanhar as novidades e informações pelo Instagram, o perfil é o @saberimobiliario2021.

Durante os próximos dias 3 a 6 de maio, sempre das 19h30 às 21h30,  grandes nomes da área de comunicação empresarial dividirão seus conhecimentos e experiências, de forma gratuita com os participantes. Os preletores serão Eduardo Ferraz, Guilherme Amaral, Marcos Piangers e Mara Behlau.

Oportunidade única, gratuita e enriquecedora

O presidente do Cofeci, João Teodoro, que fará a abertura do evento e participará, diariamente, dos debates pós-palestras resumiu o Saber Imobiliário numa frase: “Uma oportunidade única, sem custos e extremamente enriquecedora”.

A certificação conjunta aos participantes se dará pelo Cofeci e pelos Creci’s.

Live mostrará como atrair o público (cliente/lead) ideal para o imóvel à venda

Desde o ano passado, com  o advento da pandemia da Covid-19, o marketing digital ganhou ainda mais força no mercado imobiliário pela alta capacidade de gerar leads, tornando essa estratégia essencial para corretores de imóveis e imobiliárias presentes na web, no sentido de aumentar as chances de concretizar vendas

Porém, é fundamental saber quais leads têm um real interesse ou potencial para adquirir um imóvel em algum momento, distinguindo os ruins (que não possuem potencial de compra) dos bons (que ainda não estão no momento certo da compra ou que possuem grande potencial para fechar negócio), para fazer então uma boa qualificação.

Dicas e dúvidas

Na edição virtual do Educacreci desta quinta-feira (29), a professora de Marketing Digital e Direito Alessandra Julião discorrerá sobre o tema “Como atrair o público (cliente/lead) ideal para o imóvel a venda”, dando valiosas dicas e dirimindo dúvidas, que podem ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293.

Alessandra Julião é palestrante, corretora de imóveis, perita avaliadora, professora de Marketing Digital e Direito e CEO do Instituto Brasileiro do Conhecimento D+. O tema da noite será: Como atrair o público (cliente/lead) ideal para o imóvel a venda.

Transmissão por vários canais

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do CRECIPB. E você ainda pode ouvi-la através da Web Rádio CRECIPB que você acessa em nosso site.

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Cliente lembra do corretor de imóveis não pela venda, mas pelo atendimento, diz especialista

“O cliente lembra do corretor de imóveis não pela venda que fez, mas pelo atendimento que recebeu e que por ele efetuou a compra”, alertou o especialista nessa área, Clezio Amorim, durante live realizada entre às 18h e 19h de ontem, promovida pelo CRECIPB e intermediada pelo presidente Rômulo Soares.

Clezio destacou a importância de o corretor de imóveis tornar-se memorável nesse sentido, pelo que fez para encantar o cliente, despertando-lhe o estado prazeroso de compra, através do interesse, alegria e surpresa.

E acrescentou que não menos importante é o processo de vendas que desencadeará no fechamento e tem na negociação uma de suas fundamentais fases, onde do profissional será exigida mais capacidade de comunicação, pois irá se deparar com o maior número de objeções.

Especialização em nicho de mercado

“Quanto mais se especializar, o corretor de imóveis se tornará na área escolhida, referência como excelência no serviço prestado”, defendeu.

Para ele, mais importante que transitar pela internet, é manter o foco, pois problema não mais é falta de informação e sim, volume, daí a necessidade de canalizá-las, para não começar a andar em círculos e deixar de efetivar vendas. Ao comentar a conexão proporcionada pelas redes sociais, criticou aqueles que se permitem vítimas do que classificou como “ladrões de tempo” e ficam horas a fio acessando redes sociais sem objetivo.

Por fim, ele lembrou que, quando do advento da pandemia da Covid-19 se encontrava morando em Portugal e de fora, chegou a pensar que haveria uma “freada” do mercado imobiliário no Brasil, mas que constatou o contrário, com a queda na taxa de juros e o aumento do crédito.

“A pandemia não trouxe só desgraça, mas mudanças, inclusive de comportamentos, o que fez os brasileiros repensarem conceitos de comprar imóveis. Assim, as imobiliárias e corretores de imóveis, que de forma resiliente, souberam dar a volta por cima, encarar a nova realidade e absorver um aprendizado rapidamente, se reinventando, continuam vendendo bem”, concluiu.

A live na íntegra pode ser conferida abaixo:

Mercado imobiliário se mantém otimista, apesar da Covid-19 e do governo federal | Por Rômulo Soares

Por Rômulo Soares*


Apesar de adversidades como a pandemia da Covid-19, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil projeta um crescimento entre 5% e 10% do mercado imobiliário em 2021 ante 2020. A estimativa considera um crescimento em torno de 3,5% para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) brasileiro neste ano.

Nos Indicadores Imobiliários Nacionais recentemente pela CBIC, são ressaltados ainda a queda do orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em habitação e o aumento dos recursos da caderneta de poupança, o que mostra que há uma queda do funding do financiamento principalmente para o público de menor renda e onde se concentra o maior déficit habitacional.

O otimismo na previsão se dá ainda pela confiança no avanço das reformas administrativa e tributária, bem como a manutenção das taxas de juros do financiamento imobiliário em patamares baixos. São projeções que estimulam e mostram que acima de tudo o mercado imobiliário é robusto.

Porém, algumas das  preocupações para este ano, são com os preços dos insumos e o risco de desabastecimento de produtos, o que faz como que o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor “tenha medo de fazer lançamentos”, sobretudo no Programa Casa Verde e Amarela, em que há uma margem de ganho menor.

Para agravar a situação, na última sexta-feira (23), um veto do presidente Bolsonaro ao Orçamento de 2021 deixou praticamente zerada a verba para dar continuidade às obras da faixa 1 do referido programa habitacional (antigo Minha Casa, Minha Vida), por meio de um corte de R$ 1,5 bilhão nas despesas que estavam reservadas ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que banca as obras do faixa 1 do programa, voltada às famílias de baixa renda.

Com isso, cerca de 200 mil unidades habitacionais devem ter obras paralisadas a partir de maio, uma vez que sobraram apenas cerca de R$ 27 milhões para tocar o programa.

*Corretor de imóveis, administrador de empresas e advogado especialista em direito imobiliário.

Live desta 3ª feira será transmitida pelo Instagram, Facebook, YouTube e Rádio-Creci-PB

A live que marcará nesta terça-feira (27) a retomada das edições do Educacreci trará novidades também nas formas de acesso. Além do Instagram do CRECIPB a live será transmitida por meio do Canal do YouTube, pelo Facebook  e ainda pela Rádio Creci-PB.

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A live que ocorrerá às 18h desta terça-feira (27) versará sobre o tema “Atendimento ao cliente com diferencial competitivo”, será protagonizada pelo especialista Clezio Amorim e intermediada pelo presidente Rômulo Soares.

Durante uma hora, Clezio tratará de temas como o tripé das relações com clientes, fases do atendimento, geração de experiência de compra no mercado imobiliário e jornada do consumidor no mercado imobiliário, entre outros assuntos.

Além de palestrante, ele é especialista em atendimento e geração de experiência ao cliente, professor da UFPB, mestre em administração, idealizador do Clube do Atendimento e autor do livro 66 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento.

Como declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda

Na hora de declarar o Imposto de Renda, é preciso tomar muito cuidado para preencher todas as informações de maneira correta e não correr o risco de cair na malha fina e ter um problema no futuro, inclusive pagando um valor ainda maior de impostos para a Receita Federal. O financiamento imobiliário deve ser declarado e a atenção neste tipo de informação deve ser redobrado, já que precisa seguir alguns critérios. Inclusive para imóveis financiados na planta que ainda não estão prontos. Saiba como declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda.

Entenda o formulário de como declarar o financiamento imobiliário no imposto de renda

O primeiro ponto é que o financiamento do imóvel deve ser declarado na aba de “Bens e Direitos” do formulário da Receita Federal. Para apartamentos deve-se usar o código 11; para casas, 12; enquanto para terrenos, 13. No campo “Discriminação” é preciso detalhar algumas informações. “Aí é onde vai descrever as informações, como a forma de pagamento, o valor pago na entrada, quanto deu do FGTS e o valor de quanto financiou”, explica a advogada Grace Medeiros, especialista em Direito Tributário do escritório Da Fonte Advogados.

Dívida

O financiamento não deve ser lançado como uma dívida no Imposto de Renda, por isso não se deve colocar o valor total dele. “Não precisa declarar que tem uma dívida com uma instituição financeira, até porque não tem como colocar o valor final do imóvel. Isso porque pode ser que o financiamento seja contraído em 25 anos, mas seja quitado em 15 anos, por exemplo. Isso vai influenciar no valor final porque vai pagar menos juros. Por isso é um valor final que vai sendo construído ao longo dos anos e do que está sendo pago. Quando quita o financiamento, naturalmente já vai ativar o valor final na declaração do Imposto de Renda porque o somatório dos pagamentos vai sendo ativado ano a ano”, esclarece Grace Medeiros.

Qual valor do imóvel a declarar no imposto de renda?

Para que tudo saia conforme o exigido, portanto, é preciso detalhar as informações sobre o que está sendo pago do financiamento. “A pessoa vai separar os valores que vai pagando e vai ativando na declaração. Ela vai colocar quanto deu de entrada e o quanto já pagou de prestações. Acaba que fica declarado todo o somatório do que foi pago naquele ano”, explica a advogada, que exemplifica a situação. “Se a pessoa comprou o imóvel em junho, deu um sinal de R$ 50 mil e financiou R$ 800 mil, pagando R$ 100 mil ainda neste ano, por exemplo, ela vai declarar o valor que deu de entrada e o que pagou de prestações, essa vai ser a situação dela no campo de 31 de dezembro do ano anterior à declaração”, acrescenta.

Virada de ano

A cada virada de ano, é preciso atualizar a declaração do Imposto de Renda, inclusive com as informações sobre o financiamento imobiliário. “Se ao longo do novo ano eu paguei mais parcelas, a pessoa deve repetir a situação que deu uma entrada e colocar o total de parcelas pagas. Se ele deu os R$ 50 mil de sinal, havia pago R$ 100 mil e no novo ano mais R$ 150 mil, ela vai colocar o somatório final e vai mostrar ao fiscal como chegou ao valor total pago de R$ 300 mil. Se ela passou três anos pagando, ela vai sempre atualizando do mesmo jeito”, ressalta Grace Medeiros. “Vale lembrar que os juros integram esses custos de aquisição do imóvel e também devem ser ativados na declaração”, complementa.

Venda

Como o financiamento pode durar muitos anos, uma dúvida comum é como informar na declaração se houve uma venda do imóvel durante o curso das prestações. “Imagina que a pessoa passou quatro anos com o apartamento e vai repassar a dívida. Ele precisa informar o quanto já tinha pago, deixar a situação no ano anterior com o somatório pago, e informar ainda o preço da venda”, pontua a advogada.

Lastro financeiro

É muito importante que todas as informações sejam passadas de forma correta para a Receita Federal através da declaração do Imposto de Renda para evitar problemas com o fisco. “Isso tudo é muito importante porque tudo que a pessoa compra e gasta precisa ter um lastro financeiro, precisa condizer com o orçamento anual que recebe. Imagina que você paga parte do valor do imóvel com o FGTS e não declara, a Receita Federal precisa saber de onde veio o dinheiro para ter a certeza que a pessoa tinha como pagar aquele valor”, conclui a advogada Grace Medeiros.

Fonte: Revista Zap

LGPD