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Termo de Cooperação entre CRECIPB e Prefeitura de Cabedelo é apresentado em reunião

Um Termo de Cooperação Técnica entre o CRECIPB e a Prefeitura Municipal de Cabedelo para, por exemplo, instalação na sede da edilidade, de um posto exclusivo para atendimento de corretores de imóveis foi discutido na manhã desta segunda-feira (10) pelo presidente Rômulo Soares com o vereador da cidade portuária e também corretor de imóveis, Márcio Alexandre de Melo e Silva.

O parlamentar mostrou-se sensível à proposta, que a levará nos próximos dias ao prefeito Vitor Hugo, na qual é prevista ainda a contribuição do CRECIPB nas matérias de desenvolvimento urbano, avaliação, desapropriação, por meio da discussão e colaboração do plano diretor, zoneamento urbano e atualização da legislação urbanística do município.

Comissão de avaliação e desapropriação

Nesse contexto, seria criada uma Comissão Permanente de Avaliação de Bens Imóveis no município (Copad), com múltiplas finalidades, como avaliação de imóveis pertencentes ao patrimônio público municipal passíveis de venda, doação, permuta ou dação em permuta em pagamento;  avaliação de áreas urbanas remanescente de obra pública ou resultantes de modificação de alinhamento e ainda avaliação imóveis para fins de desapropriação.

“Esse Termo viabilizará ainda a criação das Comissões de Desenvolvimento Urbano, das Prerrogativas e das Mulheres para fomentar a participação dos corretores e corretoras de imóveis da cidade, colaborando com o Conselho, a categoria e o mercado imobiliário da região”, afirmou Rômulo. O encontro contou com a participação do conselheiro estadual Isaias Batista e do superintendente Gustavo Beltrão.

CRECIPB conta com três novos diretores-adjuntos

Os corretores de imóveis Augusto José de Seixas Júnior, Alessandro Velloso Barbosa e  Zelirio Bezerra foram empossados sexta-feira (7) respectivamente, nos cargos de diretores das pastas de Ações Sociais, Fiscalização Regional e de Eventos do CRECIPB. Todos receberam as portarias das mãos do presidente Rômulo Soares.

Eles serão responsáveis por auxiliar a Diretoria Executiva do Conselho nas suas áreas específicas de atuação, contribuindo com suas habilidades individuais para o desenvolvimento de trabalhos em prol do Conselho e da categoria.

As demais diretorias que contam com adjuntos são: Arbitragem e Mediação (Arthur Villarim), Prerrogativas da Mulher Corretora de Imóveis (Ângela Renata), Avaliação Imobiliária (Fagone Santos), Relações Imobiliárias (Garibaldi Porto), Relações Institucionais (Juliana Cunha), Assuntos Legislativos (Marcos Rocha), Convênios (Marcos Vinícius), Assuntos Pedagógicos (Nychell Crosby), Relações Internacionais (Thamara Bastos) e Integração Regional (Alisson Holanda).

Redes sociais são aliadas dos corretores em busca de novos clientes

Segundo o IBGE, 181 milhões de brasileiros com mais de dez anos acessam redes sociais. As plataformas como Instagram e Facebook são as redes sociais mais usadas do país e, se bem utilizadas, podem trazer clientes para os corretores. Os negócios podem ser feitos não apenas com quem mora na cidade de origem, mas em todo o país.

“Com uma boa estratégia de marketing digital, é possível utilizar o poder dessas ferramentas e atingir o público específico, do seu nicho no mercado imobiliário, com valores abaixo da mídia comum”, explica Luana Sena, especialista em marketing digital imobiliário.

As formas de utilizar as ferramentas também precisam de atenção, para não transformar o perfil profissional em pessoal, pois é importante saber dividir. “Há muitos erros em perfis profissionais, desde vestir roupas que não condizem com o perfil até utilizar mensagens que não tenham a ver com a área de atuação”, afirma Luana.

Fonte: portalradarimobiliario.com.br

Extensas pautas marcam reunião de diretoria e sessão plenária do CRECIPB

A reunião de diretoria e a sessão plenária do CRECIPB, realizadas, respectivamente, às 9h e 15h desta sexta-feira (7), tiveram em comum uma extensa pauta, que constou da apresentação da ata do Conselho Fiscal referente a aprovação da prestação de contas do 10 trimestre de 2021,  comunicados da presidência, aprovação de portarias, bem como de 200 processos, por exemplo, de transferência, inscrição e reinscrição de pessoas físicas, inscrição como estagiário, inscrição pessoa jurídica, inscrição secundária expedida e recebida e isenção.

O número de comunicados, dimensionou o volume de ações desenvolvidas pelo Órgão durante o mês passado, como a retomada das edições virtuais do programa de educação continuada Educacreci, os pedidos aos governos federal, estadual e prefeituras, de prioridade para os corretores de imóveis na vacinação contra a Covid-19 e mais um convênio firmado com a Preferencial Saúde, 100% gratuito para acesso à rede de atendimento do Plano Pharma, além dos projetos de campanhas de valorização profissional, combate ao exercício ilegal, ampliação e aprimoramento dos cursos disponíveis na Faculdade Corporativa  e do programa Educacreci.

Uma das portarias aprovadas foi a que corrige de acordo com o que foi definido em Acordo Coletivo dos funcionários com a diretoria, em 5% os valores das tabelas salariais do Plano de Cargos e Salários e dos cargos de livre provimento em comissão, cuja aplicação foi viabilizada pelo equilíbrio financeiro mantido pela gestão, dentro de um contexto de valorização, que inclui calendário anual de pagamento que ocorre sempre no último dia útil do mês trabalhado, da implantação do próprio PCS, que garante novos horizontes através de princípios como meritocracia e vantagens indiretas (vales transporte e alimentação), além de assistências médica-hospitalar e odontológica, decorrente de planos de saúde coletivos contratado pelo Conselho.

Por fim, foram apresentados Relatórios dos setores de fiscalização, ouvidoria, imprensa, marketing, financeiro, compras, contratos, secretaria, entre outros.

Como declarar no Imposto de Renda imóvel financiado em conjunto pelo casal?

Em primeiro lugar, o Imposto de Renda não gera nenhuma responsabilidade ou obrigação quanto ao casal declarar em conjunto ou de forma separada, independentemente do regime de bens – separação de bens, comunhão universal de bens ou comunhão parcial de bens.

O recomendável é que todos os bens que pertençam ao casal, os chamados bens comuns, fiquem na declaração de apenas um dos dois. Isso facilita muito a declaração e é a recomendação feita pela própria Receita Federal. Então, mesmo que ambos os cônjuges tenham ajudado no pagamento, não tem problema, um deles declara e diz que o imóvel é um bem comum e está naquela declaração.

O cônjuge que não declarar o imóvel deve abrir a ficha de “Bens e Direitos”, selecionar o “Código 99 – Outros” e deixar R$ 00,00 no saldo de 31/12 de cada ano, informando no campo “Discriminação” que os bens comuns foram informados na declaração do cônjuge.

O contribuinte pode achar que existe algo errado porque, ao informar R$ 00,00, o programa emite um “AVISO” na hora de enviar a declaração. Mas é só para checar se não tem erro. A declaração é transmitida sem problema nenhum.

Para o cônjuge que for declarar o bem, o imóvel financiado é informado na ficha “Bens e Direitos”, com o código correspondente (11 se for apartamento, 12 se for casa). No campo “Situação em 31.12.2020” deve ser informado o valor do sinal, mais a soma de parcelas pagas. No campo “Discriminação” informe que o imóvel foi financiado, incluindo o nome, CPF ou CNPJ e o valor pago ao vendedor.

Às vezes, as pessoas declaram o total pago mais o saldo devedor (quanto falta pagar na dívida), mas esse é um erro comum cometido pelos contribuintes. Imposto de Renda é sempre declarado sob “regime de caixa”, ou seja, o valor do imóvel informado é sempre o que se pagou de entrada, mais as parcelas e não se deve atualizar a preço de mercado.

Outra dúvida comum é que, no financiamento, o comprador paga juros. Então o valor do imóvel no contrato pode ser de R$ 200 mil, por exemplo, mas no fim das contas o total pago pode chegar a R$ 250 mil. Muitos contribuintes perguntam se isso é um problema, mas não é. Esse é o correto. Você deve informar exatamente tudo que você desembolsou pelo imóvel até o momento, mesmo que a quantia supere o valor contratual original do bem.

Importante lembrar também que o financiamento é diferente de outros créditos. Então não é preciso informar nada na “Ficha de Dívidas e Ônus Reais”. A declaração é inteiramente feita na ficha de “Bens e Direitos”.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em Imposto de Renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. Durante anos atuou como chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Fonte: Infomoney.com.br

Casa, apartamento ou imóvel comercial: o que alugar para ganhar dinheiro no pós-pandemia?

Com a chegada da vacina contra o coronavírus no Brasil, investir se torna uma possibilidade, visto que a bolsa de valores já começa a melhorar. Apesar da lenta mudança de cenário – com uma projeção de aproximadamente mais um ano de restrição – muitos já têm feito planos para o mundo pós-pandemia, inclusive estudando o mercado e qual tipo de investimento imobiliário trará melhor retorno.

O sócio da SF Consultoria Imobiliária, Dário Ferraço, que é especialista no assunto, revelou algumas características que são importantes levar em consideração para descobrir ao certo qual propriedade trará melhor retorno financeiro: casa, apartamento ou imóvel comercial.

Cuidados ao investir

Antes de qualquer decisão, é preciso ter em mente qual é o objetivo do investimento: se for para alugar também se faz necessário estabelecer qual a rentabilidade que se deseja alcançar; um retorno de 0,7 ou 0,8% é uma boa recompensa para unidades residenciais.

Outra característica fundamental é o perfil de quem oferece a moradia. Se for uma construtora, por exemplo, fazer uma pesquisa para identificar se ela cumpre os prazos estabelecidos e demais históricos deve ser o primeiro passo.

Também é imprescindível aproveitar as oportunidades. Em outras palavras, observar bairros em desenvolvimento, adquirir uma unidade que se enquadre no perfil de público que deseja atrair e que esteja no cenário financeiro mesmo com o aumento dos valores que o conjuntura atual causou.

De acordo com o sócio da SF Consultoria Imobiliária, os bairros de médio-alto padrão, como Alphaville, Perdizes e Novo Brooklin são aqueles que mais estarão em destaque no período pós-pandemia. A procura por esses locais é consequência do movimento de pessoas querendo mais qualidade de vida.

Tipo de propriedade

Com relação ao tipo de propriedade, Dário Ferraço diz que, devido às circunstâncias atuais, muitas empresas têm optado pelo sistema home office e, portanto, a propriedade comercial não seria a alternativa ideal hoje. “Já para um cenário futuro,  ainda é muito cedo para fazer tais projeções com relação ao investimento em imóvel comercial.”

Ainda na opinião do especialista, o apartamento residencial seria a melhor alternativa para quem quer aplicar no mercado imobiliário para locação. Ao levar em consideração características como localização com grande demanda e perfil do imóvel em comparação com o perfil de renda dos possíveis locatários, as chances de ter bom retorno são grandes.

Dário destaca também que um bem residencial tem, de acordo com os bairros, um tíquete máximo possível de ser cobrado em um contrato de aluguel. Por exemplo, um apartamento de 100 metros quadrados (m²) em uma determinada região só é alugado por R$ 5 mil ou 6 mil. Porém um espaço de 80 m² em outro bairro pode dar um retorno igual.

O mercado imobiliário neste momento sofre “alta de insumos no setor, inflação em alta e índices como IGP-M, IPCA e INCC subindo, o que implica em uma readequação do valor do metro quadrado, que já era para ter ocorrido em 2015, no pós-crise de então”.

Isso significa que os imóveis residenciais vão passar por um processo de valorização inevitável. Quem investir neste perfil terá uma renda a ser gerada com a locação e também uma valorização real do patrimônio de origem para revenda no futuro. Ele lembra que essa elevação também é influenciada por variáveis como localização, tamanho, bairro e crescimento do entorno, sendo importante estar atento a essas circunstâncias na hora de adquirir uma unidade para investir.

Fonte: estadao.com.br

Comissão da Mulher do CRECIPB em Patos homenageará mães em Lar de Idosos

O Dia das Mães será lembrado de forma especial no próximo sábado (8) pela Comissão da Mulher do CRECIPB na cidade de Patos, através de uma homenagem de grande relevância sentimental à mães que vivem no Lar dos Idosos, que se encontram carentes de manifestações pessoais de afeto e carinho de seus filhos, devido às regras sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19.

A iniciativa, que conta com integral apoio do CRECIPB consiste na gravação de vídeo pelas corretoras de imóveis integrantes da Comissão, manifestando todo o amor, reverência, admiração e respeito que elas merecem.

Segundo a corretora de imóveis e coordenadora da Comissão, Juliana Gadelha, também está sendo promovida a angariação de itens de higiene pessoal, para posterior composição de Kits e entrega às referidas mães às 16h do próximo sábado, no Lar dos Idosos, no bairro do Jatobá.

“Encontramos nesses gestos de solidariedade uma forma de levar até essas mulheres, que se dedicaram aos filhos ao longo da vida, reconhecimento, amor, carinho, conforto e admiração”, afirmou Juliana.

Coleta de itens para Kits

Nesse contexto, o também corretor de imóveis e delegado do Órgão no município, Rui Ferreira, acrescentou que os itens de higiene pessoal que estão sendo coletados são perfume, sabonete, creme dental e desodorante, que podem ser entregues até às 18h da próxima sexta-feira (7) na delegacia do CRECIPB de Patos.

Gestão marcada por filantropia

O presidente do CRECIPB, Rômulo Soares, elogiou a ação e lembrou que a filantropia faz parte da atual gestão, também por meio do programa de educação continuada Educacreci, caracterizado não apenas por proporcionar a difusão do saber, mas também pelo cunho social, por distribuir entre instituições beneficentes de todo o estado, os donativos arrecadados no ato das inscrições, gratuitas.

“Outra campanha de grande significado social desenvolvida pela Comissão da Mulher de Patos é a do Natal Solidário, que contempla com cestas básicas dezenas de famílias carentes de vários bairros da cidade”, destacou.

Palestras e sorteio de brindes marcam comemoração pelo CRECIPB dos Dias da Mulher e das Mães

O CRECIPB, com apoio do Sindimóveis-PB e de empresas parceiras, realizará às 18h da próxima segunda-feira em Campina Grande evento comemorativo em homenagem às corretoras de imóveis inscritas no Órgão, pela passagem do Dia Internacional da Mulher e do Dia das Mães, através de duas palestras e sorteios de brindes, na My Dream Recepções, situada no bairro de Itararé.

O evento está sendo organizado pela Diretora das Prerrogativas das Corretoras de Imóveis, Ângela Renata e a Comissão da Mulher Corretora de Imóveis de Cg, e conta ainda com apoio das Comissões das Mulheres Corretoras de Imóveis de João Pessoa, Patos e Cajazeiras.

As inscrições podem ser feitas no site do Conselho, por meio do link: http://bit.ly/EventoMulheresCG2021

A programação prevê para às 17h o credenciamento, seguido 30 minutos após de abertura e início às 18h da primeira palestra sobre o tema Mulher, mãe e corretora de imóveis, proferida pela palestrante Karoline Vieira.

Às 18h40 haverá intervalo para coffee break e às 19h terá início a segunda palestra, sobre o tópico Mulheres empreendedoras no mercado imobiliário, ministrada pela palestrante, Alessandra Julião e que irá às 19h40. A partir daí, ocorrerá sorteio de brindes entre as inscritas e participantes no evento até o encerramento do mesmo, às 20h.

Sobre as palestrantes

Alessandra Julião é CEO do Instituto Brasileiro do Conhecimento D+, idealizadora do Método D+ Curso de Marketing Digital Imobiliário. Coach, palestrante, corretora de imóveis há 15 anos e perita avaliadora. Professora de Marketing Digital e Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho, conselheira profissional do LinkedIn. Coautora do livro Best – Seller: “Mude seu Mindset para o Sucesso”.

Karoline Vieira e Bacharel em Teologia pela STEM – PE, Terapeuta Familiar, especialista em atendimento individual e de grupo, Coach Integral Sistêmica, Mestranda em Coach pela Flórida Crhistian University, atua há 12 anos no mercado Business em Multinacionais, no Walmart como gerente geral e comercial, além de Empresária/Sócia da Maximize – Coach Pessoal e Profissional.

Atualização de valor de imóvel no IR será ótimo para corretores avaliadores

Recentemente, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei n. 458/2021, que prevê que o valor a ser declarado pelo contribuinte deverá se basear em avaliação profissional especializada, o que trará efeito bastante positivo para o mercado imobiliário.

Todos os corretores de imóveis estão habilitados a elaborar avaliações imobiliárias, com respaldo legal do artigo 3º da Lei n. 6530/78 que regulamenta a profissão da categoria, bem como em acórdãos transitados em julgado nos Tribunais brasileiros, em todas as instâncias.

Como bem costuma lembrar o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro, são os corretores que conhecem o mercado e sabem definir o preço de um imóvel, tanto é assim que profissionais da engenharia, para concluir seus “laudos técnicos”, sempre consultam corretores de imóveis.

E quando tentam elaborá-los com base em sites de anúncios imobiliários, incorrem em graves erros,  pois os anúncios são “valores” pedidos pelos proprietários, não “preços” realizados”. Estes, só os corretores de imóveis conhecem.

Essa, aliás, foi mais uma das bandeiras de luta desfraldadas pelo Cofeci, a qual o CRECIPB também se incorporou, ao final logrando êxito e garantindo mais do que uma conquista para a categoria, um valioso nicho de mercado.

Voltando ao PL 458/2021, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que teve parecer favorável do senador Marcos Rogério (DEM-RO), na forma de um substitutivo, a matéria seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Caso definitivamente aprovado, para fazer a correção, contribuintes deverão pagar uma taxa de 3%, o que na prática, significaria uma antecipação de arrecadação para o governo, numa mudança que seria vantajosa para proprietários interessados em se desfazer de seus bens.

Hoje, o governo cobra de 15% a 22,5% de imposto sobre o lucro obtido com a operação (ganho de capital), porém, como não é possível atualizar o valor, a tributação acaba sendo desvantajosa em casos em que há valorização.

Ainda pelas regras aprovadas pelos senadores, o proprietário poderia atualizar esse valor e, nessa operação, recolheria apenas 3% sobre a diferença. No mesmo exemplo, o pagamento seria de R$ 27 mil, ou seja, R$ 108 mil a menos, nessa simulação.

Por fim, o valor poderia ser pago em cota única ou parcelado em até 60 meses, desde que as parcelas não sejam inferiores a R$ 1 mil. Vale destacar que só podem ser enquadrados no regime bens comprados até 31 de dezembro de 2020.

Nova Comissão da Mulher do CRECIPB em JP quer fortalecer representatividade

Uma das mais representativas Comissões de trabalho do CRECIPB – a da Mulher João Pessoa –  que tem dentre seus objetivos, entender e discutir a atuação das mulheres corretoras de imóveis no mercado imobiliário na Capital, foi reformulada e as novas integrantes receberam as portarias das mãos do presidente Rômulo Soares, na tarde desta terça-feira (4).

“Estou encantada, graças a Deus as colegas abraçaram a ideia de juntas, reinventarmos e renovarmos expectativas que não só nossas, mas do segmento feminino da categoria que representamos na Capital, para bem representá-la e fortalecê-la”, afirmou a corretora de imóveis e agora coordenadora Ana Célia de Menezes Honório (Ana Célia), registrada no Conselho sob o número 3416.

Atuação participativa

Nesse sentido, a Comissão debaterá suas necessidades de forma permanente com a diretoria do CRECIPB, dará opiniões e apresentará sugestões para a segurança no exercício da profissão e a garantia das prerrogativas da profissão, além de propor, planejar e organizar, palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres. Também dará aos diretores (as) nomeados (as) das pastas da diretoria adjunta das prerrogativas das corretoras de imóveis e da diretoria adjunta de eventos e convênios.

Ana Célia atribuiu a cada vez maior ocupação no mercado imobiliário por corretoras de imóveis a alguns diferenciais, como a capacidade de se comunicar melhor com o cliente, argumentando e entendendo o que ele realmente está buscando, para concluir com êxito o atendimento.

Composição

A Comissão da Mulher de JP é composta ainda pelas corretoras de imóveis Alessandra Ferreira Julião, Karolina Montenegro Araújo, Simone Ramos de Souza, Tereza Maria Galdino Cavalcante, Edkarla Severiano Ferreira do Nascimento, Maria Antonieta Fernandes, Regilane Andriola Paulino, Nadja Patrícia Figueiredo Ramos Passamani, Ana Cristina Santos de Menezes Marinho, Selania Leite da Silva Araújo, Vivian Gouveia de Medeiros, Kaisa Morgana de Oliveira Barros, Andryja Camargos Parreira e Soraya Luna Barbosa.

Novo Sistema de vendas on-line de imóveis da União não afasta intermediação por corretores

O governo federal prevê para este mês de maio, o funcionamento da plataforma VendasGov, que visa expandir o atual Portal de Venda de Imóveis da União e permitir a unificação das ofertas da União, dos estados e dos municípios, proporcionando a todos a compra de imóveis públicos pela internet.

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro, observou que a diferença deste novo portal, que já existia sob outro formato, é que estados e municípios poderão fazer uso dele também. “O site é direcionado a leilões, que são obrigatórios por lei. Só depois de submetidos a concorrência/leilão público e não arrematados é que imóveis de propriedade pública podem ir para a venda direta”, esclareceu.

Ele confirmou ainda que o Cofeci aguarda apenas o início do processo, para que os imóveis da União, alugados ou em desuso, possam ser vendidos diretamente com a intermediação dos corretores de imóveis, consoante convênio em tratativa com a Secretaria do Patrimônio da União, nos moldes do existente com a Caixa Econômica Federal. “Continuamos buscando também que as avaliações possam ser feitas por corretores de imóveis avaliadores inscritos no CNAI”, acrescentou.

Uso da nova tecnologia

Para João Teodoro, embora o portal Vendas Gov facilite o acesso a qualquer pessoa, a compra de imóveis em leilão ainda não é hábito no Brasil. Por isso, os interessados poderão assessorar-se de seus corretores de imóveis de confiança. Estes, por sua vez, terão de buscar aperfeiçoar-se no uso da nova tecnologia.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, o VendasGov passará a oferecer imóveis da Administração Pública Indireta (como fundações, autarquias e empresas estatais). O Serpro oferecerá a plataforma aos governos locais e aos demais Poderes (como Legislativo, Judiciário e Ministério Público).

O objetivo do VendasGov é aumentar a concorrência nos lances, ao concentrar os bens de todos os entes num único ambiente e aumentar a visibilidade, já que, com o novo sistema, o cidadão não precisará deslocar-se a nenhuma outra cidade para participar das licitações.

Fases de forma digital

Todas as fases da concorrência pública ocorrerão de forma digital. Pelo site, será possível conferir fotos do imóvel, verificar os editais, enviar as propostas e aguardar a declaração do vencedor da licitação. A plataforma, no entanto, não gere a locação de imóveis, não publica na imprensa nacional e também não contempla as etapas do pós-venda do imóvel (homologação, contrato de compra e venda e averbação no registro de imóvel).

O novo portal VendasGov permitirá a qualquer pessoa, física e jurídica, em qualquer lugar do país e com conta de login no Portal Gov.br, visualizar os imóveis e participar das licitações. As condições e as regras de classificação e desclassificação estarão estabelecidas no respectivo edital de venda. No caso das pessoas jurídicas, é necessária a autenticação por meio do certificado digital do representante legal.

Dinheiro na mão é vendaval! | Por João Teodoro

Há alguns anos, eu e dois de meus cinco irmãos constituímos e mantivemos, por 23 anos, uma próspera sociedade imobiliária em Curitiba. Tínhamos muitos Corretores como parceiros. Um dos problemas que enfrentávamos era fazer com que nossos colegas poupassem para o futuro. Alguns simplesmente não conseguiam. Eram ótimos profissionais, mas péssimos auto gestores. Para estes, definitivamente, dinheiro na mão era vendaval. Tão logo recebiam honorários de uma venda, desapareciam até conseguir gastá-los. Então, voltavam. Nada pior que isso num ambiente de altos e baixos, como o mercado imobiliário.

Eu sempre fui muito afoito. Comprava, quando não tinha dinheiro, como forma de me desafiar a consegui-lo. Felizmente, sempre consegui. No entanto admito que é muito arriscado. O autocontrole, dentre outras qualidades, como inteligência, ponderação, persistência e resiliência, é fundamental. Por isso, divido com meus pares um pouco do que aprendi ao longo da vida, e passei a praticar, com certa obsessão, a fim de alcançar uma vida tranquila, sem sobressaltos:

Estipule metas, mas não exagere. Compromisso inatingível é sinônimo de frustração. Fazer mais negócios, adquirir bens e enriquecer é muito bom. Mas deixar de conseguir o que se planeja resulta em estresse e suas consequências. Por isso ambicione sempre, mas planeje sua ambição.  Se houver crédito (saldo positivo entre seus rendimentos e despesas), esse é o seu potencial de investimento. Se quiser mais, terá de se esforçar mais. Neste caso, planeje de acordo com seu potencial, e o do seu mercado.

Avalie suas despesas. Muitas delas podem ser reduzidas. Depende só de planejamento e, talvez, de um pouquinho de sacrifício. Lembre-se de que o ano tem doze meses. Pequenos gastos poupados mensalmente podem possibilitar um bom investimento anual.

Gaste menos do que ganha. Quem consome mais do que ganha, além do inevitável estresse, que prejudica a produtividade, não consegue investir.  Sem investimento não há crescimento. Mas não esqueça: boa aparência e conhecimentos são indispensáveis investimentos profissionais.

Poupança pro gramada é fundamental. Qualquer um pode, informalmente, programar e fazer reservas mensais. Porém não é fácil resistir a tentações com dinheiro na mão. O melhor é ter compromisso formal, que nos obrigue, mesmo que tenha algum custo. Por exemplo: consórcio imobiliário, poupança programada, fundo de capitalização.

Programe as compras de maior valor. Se puder, pechinche muito e pague à vista. Sai sempre mais barato. Se não, pesquise quem oferece maior prazo com menos juros. Distribua os pagamentos ao longo do tempo, a fim de não sufocar seu orçamento e não comprometer outros propósitos.

Reserva de emergência. Imprevistos acontecem. A pandemia de 2020 é o exemplo mais radical. Reserva emergencial ajuda em caso de doença, acidente, desemprego e gap de mercado (período de “vacas magras”, em que nada se vende). O ideal é manter uma reserva equivalente a seis meses da renda média, que deve ser guardada em conta rendimento.

Previdência privada. Além do INSS, aposentaria complementar é fundamental para garantir uma velhice tranquila. Mas a maioria das pessoas só percebe isso quando já é tarde.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 1º/MAR/2021

Creci’s realizam este ano eleições online para membros de Conselhos Plenos

A realização de eleições este ano nos Creci’s para o triênio compreendido entre 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 se dará de forma totalmente online, através de um processo que não poderá ter duração superior a 60 dias, mas tampouco realizado em menos de 45 dias após a publicação do edital geral de convocação.

Essas são algumas das novas normas decididas à unanimidade pelo Plenário do Cofeci, publicadas através Resolução n. 1446/2020 do Cofeci, no dia 18 de fevereiro no Diário Oficial da União e no site institucional do Órgão.

Serão escolhidos, dentre os integrantes da categoria, através de voto pessoal, indelegável, obrigatório e secreto por meio do site www.votacreci.com.br, 27 membros efetivos e igual número de suplentes para comporem o Conselho Pleno de seu respectivo Creci.

O procedimento integralmente online deveu-se aos efeitos da pandemia da Covid-19, que inspiram cuidados especiais na realização do pleito e, sobretudo, ao sucesso das eleições realizadas dessa maneira nos cinco pleitos anteriores, bem como às recentes e notórias automatizações, a exemplo do PIX e as eleições na política partidária.

Também restou definido, em nome da transparência, imparcialidade e independência que norteiam a eleição, que os presidentes do Cofeci e de cada Creci abdicam de toda e qualquer prerrogativa legal que acaso lhes permita interagir com o referido processo.

Cada equipamento utilizado para votar aceitará apenas dois votos e o controle eletrônico será feito pelo número do IP (Internet Protocol) que identifica cada um. O voto não será permitido à pessoa jurídica e será considerado eleitor o corretor de imóveis pessoa física que na data do pleito esteja em dia com suas obrigações financeiras com o respectivo Creci e nele tenha inscrição principal e formalizada até a data da remessa do arquivo CDI (banco de dados).

Até o vigésimo dia que antecede ao da votação, a Comissão Eleitoral Federal remeterá a todo corretor de imóveis habilitado para votar, em seu endereço eletrônico (e-mail) cadastrado no Creci, senha individual, pessoal, para acesso ao sistema de votação. Para maior segurança do eleitor e sigilo do voto, a senha individual de votação poderá ser substituída por senha pessoal do eleitor, por meio do site www.votacreci.com.br.

Já o eleitor que estando habilitado para votar, deixar de receber a senha individual de votação, poderá obtê-la acessando o site www.votacreci.com.br, mediante processo de confirmação positiva. E aquele que deixar de receber a senha individual de votação por não estar habilitado para votar, deverá entrar em contato virtual com seu Creci a fim de regularizar sua situação e assim exercer o direito/dever de votar.

O profissional que deixar de votar estará sujeito a multa em valor equivalente ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até a data do efetivo pagamento.

Curso capacita corretores a nicho que faz a diferença no mercado imobiliário

Teve início hoje e prosseguirá até a próxima quarta-feira (5), no auditório do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, mais um Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis ofertado pelo professor João Diniz Marcello e cercado de todas as medidas preventivas à Covid-19 preconizadas pelas autoridades sanitárias, como verificação de temperatura, álcool em gel e distanciamento.

Entre quinta-feira e sábado desta semana, o Curso, que conta com apoio institucional do Sistema Cofeci-Creci , CRECIPB, Sindmóveis-PB e Senac, ocorrerá na cidade de Campina Grande, no auditório do Slaviero Hotel. As inscrições ainda podem ser feitas nas Delegacias de Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Maiores informações podem ser obtidas por meio dos números (83) 3321-6969 / 2107-0407 Campina Grande.

O Curso, que capacita profissionais do mercado imobiliário a entender as avaliações imobiliárias mercadológicas, é essencial a quem deseja se habilitar e ser um especialista nessa área. Qualquer profissional pode fazer o curso, porém, para obter o registro do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), é preciso ser corretor de imóveis e ter o seu registro ativo e regular no Creci.

Esse cada vez mais valorizado nicho de mercado, foi ampliado pelo CRECIPB, por meio de Termos de Cooperação Técnica com vários órgãos e instituições, como Justiça Federal e os Ministérios Público Federal e Estadual.

A última edição do Curso, na Capital, em outubro do ano passado, correspondeu plenamente aos participantes.

Feedback bastante positivo

Segundo Rodolfo Augusto Carneiro da Cunha, o Curso foi excelente, superou as suas expectativas e agregou bastante valor à sua carreira, dando-lhe um up. Ele não poupou elogios ao professor, classificando-o como super didático, paciente e atencioso.

Para Roberto Carlos dos Santos, não foi diferente: o Curso “abriu” a sua mente para um valoroso nicho de mercado a ser explorado. A didática do ministrante João Diniz Marcello também foi elogiada por Paulo Marques de Souza: “O professor conseguiu nos transmitir seus vastos conhecimentos de forma dinâmica e interessante. Saio daqui apto a fazer uma avaliação”, afirmou.

Já Francisco Mendes Oliveira Neto disse ter tirado muitas dúvidas e aprendido muito sobre mais essa opção de ganhar dinheiro. “Quem puder fazer, faça, que não se arrependerá jamais”, recomendou. Nesse contexto, Tamires Tyecianne Xavier Leite viu no Curso um diferencial de credibilidade para abrir novos horizontes e declarou que pretende, assim que receber o certificado, aplicar na prática o que aprendeu.

 

 

Recadastramento Nacional gera inúmeras vantagens para os corretores de imóveis

Corretores de imóveis de todo o país devem fazer o Recadastramento Nacional, através do aplicativo i-Corretor, já disponível para Android e IOS ou na página de recadastramento que está acessível no site do CRECIPB Canal do Corretor/Recadastramento Nacional.

O Cadastro Nacional de Corretores de Imóveis e Imobiliárias, promovido em 2019 pelo Cofeci representa uma ferramenta extremamente necessária para a melhoria na regulamentação da profissão e é obrigatória para todo corretor de imóveis e empresa imobiliária que esteja com a inscrição ativa, conforme a Resolução Cofeci n. 1.430/2019.

Inúmeras vantagens

A vantagem de utilizar o aplicativo i-Corretor é que ele também disponibiliza a e-CIRP – Cédula de Identidade e Regularidade Profissional e o e-CIRE – Certificado de Inscrição e Regularidade Empresarial, documentos digitais que têm a mesma validade dos impressos tradicionais, inclusive o profissional que esteja com a sua anuidade parcelada e em dia, pode emitir sua carteira digital provisória.

Além disso, o corretor de imóveis pode atualizar a sua foto, endereço, telefone, e-mail e deste modo, com seu cadastro atualizado promove o recebimento das informações fornecidas pelo Conselho, sobre cursos, eventos, notícias, convênios, entre outros necessários.

Recadastramento para as eleições 2021/Sistema Cofeci-Creci

De acordo com as normas eleitorais instituídas pelo Cofeci através da Resolução nº 1.446/2020, publicada e que trata da realização de eleições nos Creci’s no corrente ano, o corretor de imóveis que estiver habilitado para votar, receberá do Cofeci exclusivamente através do seu e-mail cadastrado no Creci a sua senha pessoal para utiliza-la no dia da eleição, que ocorrerá de modo virtual.

A referida Resolução também informa que, o eleitor que, estando habilitado para votar, deixar de receber a sua senha individual, poderá obtê-la acessando o site específico da eleição e fazer a confirmação positiva, que será mediante código enviado ao eleitor por e-mail ou SMS. Logo, é extremamente importante o profissional está com seu cadastro atualizado junto ao Creci para exercer o seu direito/dever de votar.

Como fazer o Recadastramento

Acesse o site do COFECI: https://app.conselho.net.br

Ou baixar o APP i-Corretor no seu celular:

Celulares IPhone: https://bit.ly/icorretoriPhone

Celulares Android: https://bit.ly/icorretorAndroid

Saiba como fazer o Recadastramento no link abaixo: https://creci-pb.gov.br/recadastramento-nacional-cofeci-creci/

Para corretores de imóveis, Informativo dimensiona volume de ações do CRECIPB

Enquanto aguardam atendimento pessoal no CRECIPB, os corretores de imóveis têm ficado a par das inúmeras ações desenvolvidas pelo Órgão em prol da categoria, através do mais recente Informativo, cuja edição digital já encontra-se disponível clicando aqui. A edição impressa também foi enviada pelos Correios às suas casas.

Verdadeira prestação de contas

Alan Henriques de Morais Franco, pernambucano que há 11 anos está radicado na Paraíba, considerou o Informativo de muito bom gosto, uma verdadeira prestação de contas e disse que iria levá-lo para continuar a leitura em casa. Ele, que optou pelas áreas de vendas e locações, se identificou com o município de Sapé, onde atua, por conhecer a região e também construtores.

“Excelente, completo, reúne vários assuntos do nosso interesse, corretores de imóveis, material de primeira. Estou muito satisfeito com a publicação, que dá conhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela atual gestão e espero que continue assim”, afirmou Gilberto Souza Gomes, que atua com locação, no bairro de Tambauzinho, onde administra vários imóveis, realizado com o crescimento e valorização da área.

 

Dimensão do volume de ações

Para Elcio Janio Pereira de Sousa, o Informativo é muito importante para a categoria, por permitir dimensionar o grande volume de ações do CRECIPB no ano de 2020, com  ações de enfrentamento a pandemia, auxiliando corretores de imóveis em estado de necessidade e continuidade no formato virtual do Educacreci, essencial à capacitação para o exercício profissional num mercado cada vez mais competitivo.

Ele, que atua com vendas, na região da Zona Sul, nos bairros do Valentina Figueiredo e Geisel, afirmou que, apesar da pandemia, tem vendido bastante, com clientes conseguindo créditos nos bancos para financiamento. “Há casos em que no momento não conseguem, mas dois ou três meses depois ajustam e obtêm êxito”, concluiu.

Com feições gráfica e editorial muito agradáveis à leitura, a 7ª edição do Informativo do CRECIPB traz, em 24 páginas, um resumo do volume de ações, que por terem sido desenvolvidas num ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, ganham ainda maior relevância.

Se bem utilizado, marketing digital faz a diferença no mercado imobiliário

É indiscutível que um dos efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado imobiliário foi o impulsionamento e consolidação do marketing digital como eficaz ferramenta de trabalho para corretores de imóveis autônomos e imobiliárias, desde que bem definidas as estratégias de ações junto às redes sociais e WhatsApp.

Na edição virtual do Educacreci ocorrida entre as 18h e 19h de ontem (quinta-feira), a professora de Marketing Digital e Direito, Alessandra Julião alertou para uma série de erros que devem ser evitados, a exemplo de misturar nas redes sociais os perfis pessoal (privado apenas para familiares e amigos) e o profissional.

“Muitos profissionais não se preocupam com o nome do usuário nem em fazer uma boa apresentação e ainda não dão importância a quem visualiza seus stories, onde através desse registro, poderiam abordar essas pessoas sem ferir a LGPD, utilizando hashtags do mercado imobiliário e elencando profissões dos potenciais clientes cujo perfil buscam atingir”, observou.

Nesse contexto, ela lembrou que nas postagens no Instagram, não devem ser utilizadas hashtags nas características do imóvel na descrição e sim nos comentários, pois assim o algoritmo potencializará o alcance, de acordo com o maior número de visualizações e curtidas.

Outro equívoco apontado é o corretor de imóveis, em seguida a postagem, responder a cliente com emojis/emoticons. “É inadequado, por ser uma ferramenta de trabalho. A resposta deve se dar em apenas três linhas e nesse caso, o referido algoritmo também será bastante útil”, afirmou.

Ainda sobre a apresentação, ela orienta que além da foto do perfil não mostrar o profissional em momento de lazer (chpp), o nome de usuário deve ser coerente com atividades, utilizando sempre junto a palavra imóveis e o número de registro do Creci e que as postagens sejam planejadas com objetividade.

“Atraímos no on line e fechamos no off line”, destacou.

Na live que pode ser conferida abaixo, na íntegra, Alessandra Julião deu uma série de dicas, essenciais a um cada vez melhor desempenho no dia-a-dia do exercício profissional.

Se por algum motivo não assistiu à live, não perca tempo. Faça-o agora. Com certeza não se arrependerá.

Temos que ser mais profissionais do que jamais fomos, alerta palestrante do Saber Imobiliário

Sempre em época de incertezas, as pessoas têm dúvidas se é momento de aprender mais ou confiar naquilo que já conhecem e com os corretores de imóveis não é diferente, afirma Guilherme Amaral, empresário, advogado com especialização em finanças e um dos palestrantes do Saber Imobiliário, evento online e 100% gratuito, que ocorrerá entre as próximas segunda (3) e quinta-feira (6), sempre das 19h30 às 21h30.

Ele acrescenta que essa incerteza decorre do fato de aquilo que algumas pessoas conhecem vir se revelando ineficaz para o que estão vivendo e lembra que no final do ano passado, mesmo durante a pandemia, uma equipe inteira de uma imobiliária no interior do estado do Paraná, em Guarapuava, fez questão de participar de um programa de negociações por ele ministrado.

Quando o corretor está preparado para fazer uma boa leitura do que está acontecendo, ele provavelmente não só fará melhores negócios e o que também é muito importante: com mais credibilidade, da qual todo profissional depende. Ademais, o mercado está aquecido por vários fatores, dentre eles a baixa taxa Selic.

Sua palestra sobre Comunicação em negociação: assertividade e relação ganha-ganha, será bastante proveitosa, no sentido de ajudar os corretores de imóveis a terem um posicionamento mais assertivo, uma comunicação mais calma e revelar menos ansiedade durante o fechamento do negócio, o que transmite mais segurança tanto para que está vendendo para quem está comprando.

“Temos que ser mais profissionais do que jamais fomos, isso vale para todos os mercados”, destaca, com a propriedade de quem é empresário há 22 anos e nos últimos 25 treinou mais de 9 mil empresários, empreendedores, executivos e profissionais em liderança, vendas, negociações, inteligência emocional, comunicação e relações humanas. Suas declarações foram dadas a TV Creci-SE, ao longo de entrevista conduzida pela jornalista Katiuscia Garcia.

O Saber Imobiliário é promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, conta com apoio do Sebrae, Creci’s e patrocínios do Homer, iGlobal e Hotel Recanto Cataratas Foz do Iguaçu.

Inscrições e sorteios

Para concorrer aos sorteios que acontecerão durante o evento (valor de uma anuidade do Creci, um pacote para o Enbraci 2021 (aéreo/hospedagem), um celular Samsung, uma cafeteira Nespresso e livros), é suficiente baixar o aplicativo do Homer (que ofertará os brindes) através do Android, clicando aqui ou pelo IOS, clicando aqui e inscrever-se no evento, o que também é muito fácil.

Basta acessar o site http://projetosaberimobiliario.com.br/, onde estão disponíveis maiores informações, a exemplo da programação, temas das palestras gratuitas e (vasto) currículo dos conceituados palestrantes. Para acompanhar as novidades e informações pelo Instagram, o perfil é o @saberimobiliario2021.

LGPD