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Creci-PB pretende instalar Delegacia em Santa Rita

O Creci-PB pretende instalar em Santa Rita uma Delegacia do Órgão no município. A revelação foi feita pelo presidente Rômulo Soares durante entrevista concedida em estúdio ao Programa Jornal das Cidades, apresentado pelo jornalista Nivaldo Barbosa, através da Rádio Líder 100.5 FM.

Durante a entrevista, Rômulo falou ainda sobre as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Conselho em todo o estado, em prol da categoria e da descentralização administrativa que é uma das características da atual gestão.

Outro tema de grande importância abordado foi o convênio firmado pelo Creci-PB com a Caixa Econômica Federal, que permite a corretores de imóveis intermediarem a venda de imóveis retomados pela Instituição.

Maiores informações podem ser obtidas através do Creci-PB, com o superintendente Gustavo Beltrão através do 2107-0406, com Jocielma Nascimento Caixa (3015-3949) ou pelo e-mail [email protected]

Entrevista : Convênio do Creci-PB e Caixa traz vantagens para corretores de imóveis e investidores

As vantagens do convênio firmado pelo Creci-PB e Caixa Econômica Federal não apenas para corretores de imóveis e empresas imobiliárias na intermediação da venda de imóveis retomados pela Instituição, mas também para investidores, que têm garantia de atendimento especializado, bem com valores acessíveis, com 20% a 30% abaixo dos praticados pelo mercado, foram objeto de entrevista concedida pelo Creci-PB, Rômulo Soares ao Programa Bom dia Paraíba, nesta segunda-feira, que pode ser conferida, na íntegra, aqui :

 

 

ENTREVISTA COM RÔMULO SOARES

 

Entrevista com Rômulo Soares, Presidente do CRECI-PB (Consellho Regional de Corretores de Imóveis)

Ao vivo em www.afmlider.com.br

Processo de seleção do Creci-PB é concluído com contratação de funcionários

O processo seletivo realizado pelo Creci-PB para preenchimento de duas vagas destinada aos setores financeiro (bacharel em Administração) e de compras (bacharel em Ciências Contábeis), além de formação de cadastro reserva para preenchimento de vagas na cidade de João Pessoa foi concluído esta semana com a contratação dos dois primeiros colocados, ambos do sexo feminino.


Elas foram recepcionadas pelo presidente Rômulo Soares, que falou sobre o funcionamento do Órgão e os critérios de valorização do corpo funcional através de critérios como meritocracia. O superintendente Gustavo Beltrão, a coordenadora de RH Hellena Karoliny, a assessora jurídica Iane Abrantes e o assessor contábil Rômulo Teotônio, integrantes da Comissão responsável pelo processo de seleção pública, presidida pelo diretor de assuntos pedagógicos do Creci-PB, Everaldo Seixas, também participaram das boas vindas a ambas.

Orgulho e motivação

Para a administradora de empresas Érica de Vasconcelos, formada pela UFPB, com experiência profissional na Escola Brasileira de Ensino Jurídico, empresa voltada a ensino a distância na área de concursos públicos no ramo do direito, as expectativas, por a partir de agora fazer parte de uma autarquia federal, são as melhores possíveis, pois espera contribuir da melhor forma possível com seus conhecimentos para alavancar o nome da Instituição.
Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic) e pós graduada em Gestão Financeira, Controladora e Auditoria, Amanda Martins se disse satisfeita, orgulhosa e motivada a dar o melhor de si pelo Creci-PB, através da experiência profissional adquirida em setores financeiros, de contabilidade e pessoal.

Entrevista: Confira às 6h30 desta 2ª feira (10) no Programa Bom Dia Paraíba

Confira às 6h30 desta 2ª feira (10) no Programa Bom Dia Paraíba, entrevista do presidente do Creci-PB, Rômulo Soares à TV Cabo Branco (Canal 7), sobre intermediação por corretores de imóveis na venda de imóveis retomados pela Caixa.

Creci-PB abre inscrições gratuitas para palestras sobre mercado imobiliário

Questões práticas da locação Imobiliária no cenário nacional e Marketing Imobiliário são os temas das duas palestras que serão oferecidas pelo Creci-PB às 18h00 do próximo dia 25, no auditório do Sebrae, em João Pessoa, dentro do programa de educação continuada Educacreci, voltado a capacitação e qualificação dos corretores de imóveis de todo o estado.

As vagas são limitadas a 220 e as inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (6) exclusivamente de forma presencial na sede do Creci-PB ou nas delegacias do Órgão, nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível a serem doados a entidades filantrópicas. Somente ao longo de 2016, essa contrapartida social importou em mais de duas toneladas de donativos.

Temas atuais e qualificados palestrantes

A palestra sobre Questões práticas da locação Imobiliária no cenário nacional será proferida pelo advogado pós graduado em direito imobiliário pela UFPE Petrus Mendonça, conselheiro federal do Sistema Cofeci Creci, professor de Direito e Legislação Imobiliária I e II da Faculdade de Administração de Pernambuco e autor do livro “Contrato de Corretagem Imobiliária – Questões práticas e jurídicas.”

Ele abordará, dentre outros temas, a lei do inquilinato, direitos do locador e do locatário, locações residenciais, comerciais e especiais, multa contratual, garantias locatícias,
acordos, renovação e prorrogação na locação, responsabilidade civil do corretor, valor do aluguel, direito de preferência, cláusula de não indenizar, cessão da locação à terceiros e rescisão – devolução de chaves.

Entender para melhor atender

Já a publicitária pós graduada em estratégia de mercado pela FGV São Paulo Melina Tandaya Marques discorrerá sobre Marketing Imobiliário e mostrará nesse contexto, como entender para melhor atender o novo consumidor do mercado imobiliário a partir dessa base de vendas, sedimentada em 4 P’s, como anunciar em um portal imobiliário, otimizar o marketing pessoal nas redes sociais e falará sobre o inbound e outbound Marketing
Atualmente, Melina faz MBA em Gestão de Negócios Imobiliários. Há mais de 15 anos atua na área de marketing e vendas e há 8 no mercado imobiliário, tem expertise em Inteligência de mercado, novos negócios, precificação, estratégias e análise de mercado.

Trabalhou em empresas como Cyrela, Lopes e criou estratégias de marketing e vendas para Odebrecht, PDG, Brooksfield, Gafisa e outras, além de experiência internacional como diretora de Incorporação em Angola.

Corretores de imóveis recebem autorização para intermediação da venda de imóveis retomados pela Caixa

O diretor-secretário do Creci-PB, Edson Medeiros, presidente da Comissão de Trabalho no estado, responsável pelo convênio firmado em nível nacional pelo Cofeci com a Caixa Econômica Federal para intermediação da venda de imóveis retomados pela Instituição e a coordenadora de filial da Relie-JP Michelle Barbosa participaram na tarde desta quarta-feira de encontro com os primeiros corretores de imóveis pessoas física e jurídica que procederam sua habilitação.

Segundo Michelle, a procura ainda não é tão grande, devido ao desconhecimento das vantagens da parceria por parte dos interessados. Ela destacou a inexistência de burocracia e agilidade no processo compreendido entre a análise da contratação e o resultado do processo, fato comprovado pelo primeiro corretor de imóveis a se habilitar.

Há oito anos na profissão, Jocimá Teixeira da Silva Júnior e desde então trabalha com imóveis adjudicados nas regiões metropolitanas das Grandes João Pessoa e Campina Grande. Através do site do Creci-PB, ele encontrou e seguiu todo um passo a passo de informações, enviou a documentação solicitada à Caixa pelos Correios e em menos de 30 dias recebeu a autorização para assinatura do contrato da casa em Alhandra, no valor de 22 mil reais.

“O pouco que adquiri financeiramente foi através desses imóveis adjudicados, cuja intermediação na venda está sendo viabilizada pelo Creci-PB através de convênios assim”, afirmou. Maiores informações acerca da operação e do processo em si podem ser obtidas através do Creci-PB, com o superintendente Gustavo Beltrão através do 2107-0406, com Jocielma Nascimento Caixa (3015-3949) ou pelo e-mail [email protected]

Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2017 será lançada quarta-feira

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, participa às 8h30 desta quarta-feira (5) no Salão Vip do Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2017 e de reunião da Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário.

A Agenda contém todos os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional do interesse da categoria, com substancial resumo e posição do Sistema Cofeci/Creci a respeito das matérias.

Às 16h00 desta terça-feira, porém, ele participará de outra reunião, desta vez, de presidentes de Regionais na sede do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Funcionários do Creci-PB realizam evento junino

Funcionários do Creci-PB realizaram, com apoio da diretoria do Órgão, evento festivo junino, em meio a comidas e bebidas típicas levadas por cada um dos participantes, animado por um trio que apresentou vasto repertório de ritmos musicais do legítimo forró pé de serra, como xote e baião.

 

Cada um dos participantes contribuiu com
O “Arraiá do Creci” faz parte de uma série de encontros que ocorre ao longo, onde, mais do que datas festivas e comemorativas, ocorrem confraternizações que estreitam a relação de trabalho e amizade.

Profissão corretor de imóveis – Rômulo Soares, presidente do Creci-PB, revela perspectivas do mercado e dá dicas aos novos corretores

Por Bárbara Wanderley

O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) e diretor da Tamandaré Negócios Imobiliários, Rômulo Soares, conversou com exclusividade com a EDIFICAR sobre os rumos do mercado imobiliário e da atividade profissional dos corretores de imóveis, segundo ele, “a profissão do futuro”.

Como vê a profissão de corretor atualmente?

A profissão de corretor de imóveis é bastante nova, vamos completar em agosto 55 anos de regulamentação (27 de agosto de 1962). Haverá, ainda este ano, uma grande alteração na legislação, que vai passar a exigir curso superior, vai determinar quem pode e quem não pode abrir imobiliária e uma série de outros requisitos. Hoje, 45% dos corretores têm outra atividade, ou pelo menos outro curso de formação, como advogado, administrador, economista, etc. e 79% têm curso superior, de tecnólogo em negócios imobiliários ou outro.

O que espera para o futuro da profissão?

Esperamos que haja um reconhecimento maior dos proprietários de imóveis, pessoas físicas, e principalmente dos construtores e incorporadores, porque eles são os produtores do bem que vai ser adquirido. Quem faz a intermediação, a logística, o acompanhamento processual do financiamento e o pós-venda é o corretor. Se o mercado decodificar isso e entender a importância de contratar o corretor de imóveis ou a imobiliária, o mercado vai se profissionalizar. Estamos trabalhando para isso!

Com a crise, o número de corretores tem aumentado ou diminuído?

O que a gente percebe, aqui na Paraíba, é que muitas pessoas entram na profissão como tábua de salvação. Algumas que não se profissionalizaram e não se capacitaram, saíram do mercado, como sairiam em qualquer outra área de atividade. No entanto, a maioria está escolhendo realmente essa atividade profissional como meio de vida. Muitos têm outras atividades, são advogados, engenheiros, etc. Essa junção proporcionou uma diminuição no número de desligamentos. Não temos uma diferença muito grande no número de inscritos de 2016 para 2017. Esperamos que quem esteja no mercado se prepare mais, e para isso o Creci-PB tem o programa Educa Creci, que oferece palestras, cursos, minicursos, encontros, etc.

Os corretores têm dois tipos de clientes a captar: o proprietário do imóvel e o consumidor final que irá comprá-lo. Como conquistar cada um deles?

A maior estratégia é o perfil do profissional ou da empresa imobiliária. Tem que ter conteúdo e conseguir mostrar à construtora/incorporadora que você tem capacidade de recepcionar aquele bem, entender o que deve ser transmitido ao consumidor final e que você tem planejamento, estratégia de marketing e estrutura para ter uma autorização de venda, ou até uma exclusividade temporária.

Quanto ao consumidor final, é importante ter uma boa publicidade da sua marca, dizer que você existe no mercado. Em todas as atividades da sua vida, seja ir a uma padaria, festa ou encontro religioso, você tem que ter um cartão de visita para que numa informalidade a pessoa saiba que você é um corretor. Dentro das possibilidades financeiras é interessante fazer propagandas em revistas, rádio, televisão, usar as mídias digitais e ter um site bem interativo. É fundamental ter uma equipe de vendas bem treinada, que decodifique sua estratégia de negócio e também aconselho se especializar em algum nicho de mercado e tentar ser o melhor naquela área.

A exclusividade de uma imobiliária nas vendas é uma boa estratégia ou é melhor diversificar?

A exclusividade é a melhor maneira, mas a empresa precisa dar uma garantia jurídica, mostrar que é responsável, que vai partilhar os honorários caso apareçam clientes de outras empresas e dar divulgação ampla. É um meio de afastar a informalidade, o risco de ser enganado, a violência e o perigo de ter muitas pessoas circulando no seu imóvel.

Atualmente, como trabalha a Tamandaré?

Temos uma equipe de seis corretores capacitados. Cuidamos de locação, ainda sem administração, cuidando da parte jurídica; vendas de imóveis prontos e lançamentos. Também temos uma parte de consultoria para permuta, potencial do mercado, diagnóstico do potencial de localização, nicho de perfil de clientes, tipo de empreendimento que a área comporta, tudo através de pesquisa imobiliária. A partir de 2018, é possível que haja uma ampliação nas atividades da empresa, dependendo da reação do mercado.

FONTE: https://revistaedificar.com.br/noticias/profissao-corretor-de-imoveis/

N O T A

O atendimento no Creci-PB será excepcionalmente aberto ao público nesta sexta-feira (30) apenas das 8h00 às 12h00, em virtude da realização de treinamento para servidores e atualização de sistema que ocorrerá no turno da tarde, entre 1400 e 18h00.

A Diretoria

Creci-PB realiza reuniões de diretoria e plenária

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba realiza às 9h00 e 15h00 da próxima quinta-feira (29), respectivamente, reuniões ordinária de diretoria e plenária, que serão conduzidas pelo presidente Rômulo Soares, ocasião em que serão avaliados atos, portarias e relatórios dos setores de Financeiro e da Fascalização, bem como da Turma de Julgamento e da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp).

Constam ainda nas pautas as contas do 1° trimestre (janeiro a março de 2017), a homologação do processo de seleção pública, desligamento de servidores e julgamento de processos administrativos.

Ambas as reuniões ocorrerão na sede do Creci-PB, em João Pessoa e a reunião plenária terá início com quórum regular de maioria absoluta, o que equivale a presença de 14 conselheiros.

Creci’s da Paraíba e Goiás discutem Termo de Cooperação Técnica

Um Termo de Cooperação Técnica entre os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis da Paraíba e de Goiás

permitirá aos dois órgãos troca de informações, experiências, elaboração de um plano de uniformização de procedimentos e demais planejamentos de gestão.

 

Atendendo convite do presidente do Creci-GO, Oscar Hugo Guimarães, os diretores presidente, secretário e tesoureiro do Creci-PB, Rômulo Soares, Edson Medeiros e Zelírio Bezerra viajaram nesta quarta-feira a cidade de Goiânia, onde permanecem até a próxima sexta-feira, para tratar do assunto, sobretudo as boas práticas de gestão, úteis aos dois Regionais.

Presidente do Creci-PB empossa novo membro da Cefisp

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, entregou em seu gabinete a portaria de nomeação ao corretor e advogado Wilson Medeiros, novo membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp), coordenada por Wagner Barbosa.

A Comissão é responsável pelo julgamento de processos e denúncias, bem como por opinar pela aplicação de sanções pelas práticas de infrações como auxílio ao exercício ilegal da profissão, o próprio exercício e transações em desacordo com a lei.

Creci-PB divulga gabarito de prova de processo seletivo

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis disponibilizou nesta segunda-feira em seu site (www.creci-pb.gov.br) o gabarito da prova teórica aplicada na última quarta-feira por ocasião do processo de seleção para duas vagas oferecidas pelo Órgão, destinadas ao setor financeiro (bacharel em Administração) e ao setor de compras (bacharel em Ciências Contábeis).

Segundo o cronograma do processo de seleção, o prazo para recursos inicia hoje e vai até depois de amanhã (quarta-feira 21). Já às 14h00 da próxima 27, ocorrerá a sexta etapa classificatória, com as entrevistas técnicas na sala 201 do Athos Offices Escritórios Virtuais, situado à Avenida João Câncio, n° 12, Manaíra.

A Comissão responsável pelo processo de seleção pública é composta pelo diretor de assuntos pedagógicos do Creci-PB, Everaldo Seixas (presidente) e tem como membros a coordenadora de Recursos Humanos Hellena Karoliny, o superintendente Gustavo Beltrão, a assessora jurídica Iane Abrantes e o assessor contábil Rômulo Teotônio.

Creci-PB garante antecipação de 13º salário a servidores

Os servidores do Creci-PB tiveram creditados em suas contas salário nesta quarta-feira, a título de adiantamento, 50% do 13º salário.  O restante, a exemplo do que ocorreu em 2016, será pago no próximo dia 15 de dezembro.

A ação faz parte do calendário anual de pagamento dos servidores instituído na atual gestão, que ocorre sempre no primeiro dia útil do mês subsequente, mediante crédito em conta no Banco do Brasil.

Segundo o presidente Rômulo Soares, a iniciativa demonstra não só a transparência administrativa, como o equilíbrio financeiro assegurado em meio a grave crise econômica que assola o País, através da economia de material de expediente, telefone e energia elétrica.

“Além da segurança e tranquilidade que o calendário proporciona aos servidores para programar suas despesas, priorizamos uma política de humanização e valorização que passa, por exemplo, pela recente implantação de Plano de Cargos e Salários, que através de princípios como meritocracia, abre-lhes novos horizontes funcionais”, destacou.

Além dos salários, os servidores também têm asseguradas vantagens indiretas, a exemplo de vales transporte e alimentação, além de assistências médica-hospitalar e odontológica extensivas aos seus familiares, decorrente de planos de saúde coletivos contratado pelo Órgão.

Sobre o 13º salário

A gratificação natalina foi instituída no governo de João Goulart por meio da Lei 4.090, de 13 de julho de 1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 3 de novembro de 1965 e alterações posteriores. Deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o fim do ano, no valor corresponde a um doze avos (1/12) da remuneração para cada mês trabalhado. O pagamento deve ser feito como referência ao mês de dezembro.

Processo de seleção pública prossegue com aplicação de prova

Transcorreu na mais absoluta normalidade a prova teórica aplicada na manhã desta quarta-feira pelo Creci-PB aos participantes do processo seletivo que disputam duas vagas oferecidas pelo Órgão, destinadas ao setor financeiro (bacharel em Administração) e ao setor de compras (bacharel em Ciências Contábeis), bem como para formação de cadastro reserva para preenchimento de vagas na cidade de João Pessoa.

As provas, realizadas no Polo da Unip, no 2º andar do Shopping Moriah, em Tambauzinho, tiveram início às 8h00 e foram encerradas às 12h00. O gabarito será divulgado no site do Creci-PB (www.creci-pb.gov.br) na próxima segunda-feira 19, quando também terá início o prazo para recursos, que encerrará na quarta-feira seguinte (21).

A remuneração oferecida para os dois cargos é de R$ 2.124,37 (dois mil e cento e vinte e quatro reais, trinta e sete centavos), acrescida de benefícios e vantagens previstos em acordo coletivo dos empregados do Órgão, em conformidade com as determinações contidas no Plano de Cargos e Salários (PCS), a exemplo de planos de saúde e odontológico e vales alimentação e transporte.

A Comissão responsável pelo processo de seleção pública é composta pelo diretor de assuntos pedagógicos do Creci-PB, Everaldo Seixas (presidente) e tem como membros a coordenadora de Recursos Humanos Hellena Karoliny, o superintendente Gustavo Beltrão, a assessora jurídica Iane Abrantes e o assessor contábil Rômulo Teotônio.

Comissão defenderá prerrogativas dos corretores de imóveis

A defesa das prerrogativas dos corretores de imóveis, o combate ao exercício ilegal da profissão e o cumprimento da ética a ela inerente são algumas das ações a serem intensificadas pela Comissão das Prerrogativas criada pelo Creci-PB.

Durante reunião ocorrida ontem (terça-feira), o presidente Rômulo Soares destacou a importância do trabalho que será desenvolvido pelo grupo e os assessores jurídicos Bruno Nóbrega e Iane Abrantes teceram considerações e dirimiram dúvidas sobre vários aspectos relacionados à ética, previstos na Lei 6.530/78.

A Comissão é presidida por Carlos Alberto Ximenes e tem como membros Maria dos Remédios, Roberto Albuquerque, Hermogenes Pinho, Jocima Teixeira, Jozil Nunes, José Roberto, Orlando Fonseca, Rilma de Moraes, Márcia Araújo, Lauro Chrystian, Adriana Gadelha, Irani Martins, Milton Tavares e Isabel Lopes.

Todos manifestaram o sentimento comum de unir forças no sentido de coibir práticas antiéticas, como retirada de placas afixadas por corretores ou sobreposição de outras sobre já existentes, bem como aviltamento de honorários e exercício ilegal da profissão, sobretudo, por porteiros de prédios residenciais.

LGPD