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Ingressos para Baile do Colibri 2023 já estão disponíveis

É com grande entusiasmo que anunciamos o retorno da tradicional festa de comemoração à regulamentação da profissão de corretor de imóveis na Paraíba! No dia 26 de agosto (sábado), a partir das 21h, teremos uma noite memorável de orgulho, alegria e confraternização no salão de festas do Palazzo Cristal Recepções, em Cabedelo.

A edição de 2023 promete ser especial, com capacidade para mil pessoas, e será oferecido um buffet de frios e salgados inclusos, além de bebidas e coquetéis. Também haverá sorteios de brindes e muito mais! E para animar a festa, contaremos com a música de qualidade da Banda Baile Black Tie.

Lembramos que a festa será por adesão, e para garantir sua entrada, é necessário adquirir o ingresso (individual ou mesa para 10 pessoas) antecipadamente até o dia 21 de agosto. Para isso, entre em contato pelo whatsapp (83) 98744-3346 e fale com Cassiana, ou dirija-se pessoalmente ao escritório da Palazzo Cristal, na Avenida Nego, 510, 1º andar, funcionando de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. O valor do ingresso é de R$150 por pessoa, podendo ser pago à vista ou parcelado em até 2x no cartão de crédito.

Os ingressos são limitados, portanto garanta logo o seu e não perca essa oportunidade de desfrutar desse momento único junto aos colegas de mercado, celebrando os 61 anos de regulamentação da profissão! A festa será até às 3h do dia seguinte, e o traje indicado para o Baile do Colibri é passeio completo. Contamos com a presença de todos para tornar essa noite ainda mais especial e marcante.

Outras informações: (83) 98744-3346 / (83) 2107-0406

  • Data: 26/08/2023
  • Horário: Das 21h às 3h do dia 27
  • Realização: Palazzo Cristal
  • Apoio: Sistema Cofeci-Creci e CRECI/PB
  • Local: Palazzo Cristal Recepções – R. Quatrocentos e Noventa e Dois, 2-114 – Lot. Progresso, Cabedelo – PB, 58310-000
  • Traje: Passeio completo

CEF adia para o próximo dia 8 prazo para vinculação de documentação por imobiliárias interessadas na venda de adjudicados

O prazo para vinculação da documentação, exclusivamente pelo Portal Licitações CAIXA, iniciado às 7h do último dia 21 de julho e que encerraria às 16h da sexta-feira (4) vindoura foi adiado para a próxima terça-feira (8) no mesmo horário, conforme Edital retificado e republicado pela Instituição, com vistas ao credenciamento e subsequente contratação são exclusivos para empresas imobiliárias que queiram prestar assessoramento e intermediação na venda de imóveis adjudicados da Instituição.

O que depende do Creci-PB

Da documentação exigida para habilitação pela Caixa, a única que as empresas interessadas em se habilitar dependem do Creci-PB é a certidão de regularidade de pessoa jurídica, que pode ser baixada aqui. Aquelas que ainda não têm, podem formalizar requerimento junto à Secretaria que os pedidos serão analisados até sexta-feira (4) e se devidamente instruídos, estarão disponíveis até o fim do prazo prolongado pela Caixa.

Inexigibilidade de licitação

O procedimento de credenciamento é uma modalidade de contratação por inexigibilidade de licitação, sendo o rito adotado para a contratação similar às fases de uma licitação, com as regras definidas em edital e a utilização do Portal de Licitações Caixa (www.licitacoes.caixa.gov.br), enquanto ferramenta para participar e enviar documentos.

O inteiro teor do Edital de n. 0717/2023-5688 e seus anexos estão disponíveis na internet, no endereço eletrônico da CEF – Portal Licitações CAIXA – www.licitacoes.caixa.gov.br, no quadro “Pesquisa do Certame”, selecionar a modalidade “Credenciamento/Pré-Qualificação” e informar os parâmetros de pesquisa desejados.

O credenciamento permanecerá vigente enquanto houver necessidade pelos serviços, de acordo com a conveniência e oportunidade para a Caixa. Para todas as referências de data e hora do Edital, será considerado o horário oficial de Brasília.

O Creci também disponibilizou no seu site acesso direto ao edital no canal do corretor/credenciamento Caixa ou no link: https://creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/convenio-caixa-credenciamento-2023/

Edital Caixa para credenciamento de empresas imobiliárias

As inscrições podem ser realizadas pelo Portal Licitações CAIXA até 8 de agosto

A CAIXA lançou edital de credenciamento de empresas imobiliárias para prestação de serviços de intermediação e assessoramento de venda de imóveis CAIXA. Os interessados devem ser pessoas jurídicas e, mesmo que já possuam contrato vigente, deverão participar do novo credenciamento, seguindo as regras do edital publicado no Portal Licitações, que ficará disponível de 21 de julho até 08 de agosto, às 16h.

As empresas imobiliárias credenciadas atuarão em parceria com a CAIXA, podendo prestar os serviços de intermediação de vendas, quando há a prospecção do cliente para a compra, bem como assessoramento de venda, no apoio ao cliente em todas as etapas do processo, sem custos para os potenciais compradores.

Após a apresentação da matrícula com o registro de compra e venda pela empresa credenciada, o banco pagará a contratada uma remuneração correspondente a 5% (cinco por cento) do valor de venda, quando houver a prospecção pelo corretor, e 1% (um por cento) do valor de venda – limitado a R$ 1,5 mil quando ocorrer a prestação do serviço de assessoria ao comprador, sem a realização de prospecção pelo corretor, descontados os impostos devidos.

O Manual Portal de Licitações CAIXA – Licitante Pessoa Jurídica, com o passo a passo das funcionalidades do sistema está disponível para download no Portal de Licitações CAIXA – www.licitacoes.caixa.gov.br, juntamente com o edital.

Imóveis CAIXA:

Trata-se de imóveis retomados pela CAIXA e colocados à venda para o público geral. São casas, apartamentos, terrenos e imóveis comerciais, espalhados por todo o país, e que podem ser adquiridos para fins habitacionais, comerciais ou para investimentos. Cada imóvel possui as suas próprias condições de pagamento, podendo ser à vista, através de financiamento e/ou com utilização do FGTS.

Essas informações constam na página do imóvel pretendido ou no edital de licitação/leilão, divulgados no Portal de Venda de Imóveis CAIXA.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA

EDITAL CR 0717 2023 IMOBILIÃ_RIAS (1)

RETIFICAÇÃO E REPUBLICAÇÃO DO EDITAL PRINT PÁGINA 01

ORIENTAÇÕES PORTAL DE LICITAÇÕES CAIXA – IMOB PJ

MANUAL PROCEDIMENTOS PJ IMOB – PORTAL DE LICITAÇÕES CAIXA

FAQ Edital 0717 2023

Cofeci uniformizará procedimentos nos RH’s do Sistema na próxima semana

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis deu importante passo esta semana no sentido de uniformizar procedimentos nos setores de Recursos Humanos e Pessoas do Sistema, através da realização da terceira e última etapa do Curso de Gestão Estratégica, na Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF, em Brasília.

O Curso, que encerra nesta sexta-feira (28) com a participação de 42 colaboradores do Sistema (do Cofeci e dos 27 Regionais existentes no país) está representado pelo Creci-PB por meio das funcionárias Hellena Karoliny (coordenadora administrativa e RH) e Cleilsa Gomes (assessora da tesouraria) e perfaz um total de 160 horas-aula, nos períodos das 9h às 12h00 e 13h30 às 17h.

Confiança na plena implementação

Os diretores presidente e secretário João Teodoro e Rômulo Soares, acompanhados do superintendente Gean Silva estiveram no local. JT agradeceu por meio do corpo docente aos dirigentes do Senac por mais um fruto da parceria institucional, felicitou os participantes pelo empenho e externou a confiança na plena implementação, a partir da próxima semana, do que foi ministrado nas três etapas iniciadas no último dia 22 de maio com aulas presenciais e online.

Por sua vez, Rômulo destacou a relevância da iniciativa para a eficiência das máquinas administrativas que compõem o Sistema nesse setor, considerado o coração de qualquer empresa ou Órgão.

“Estamos atentos não só às mudanças na legislação, mas a uniformização de procedimentos e nesse sentido, pelo convênio existente com o Senac, não só os corretores de imóveis inscritos, adimplentes e seus dependentes são contemplados com qualificados cursos e serviços, como também e a exemplo desta vez, os funcionários do Sistema”, concluiu.

Conteúdos abordados

As disciplinas e ministrantes foram Jogos de Negócios e dinâmicas de grupo, Análise de perfil pessoal (Rita Brum), Gestão de pessoas, treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, recrutamento e seleção de pessoal e cultura e estratégia organizacional (Lilian Palhares), Gestão por competências (Sérgio Gaudêncio), Saúde e qualidade de vida no trabalho (Priscila Lima), Recompensas organizacionais e motivação pessoal, Plano de cargos e salários e liderança inovadora (Vanessa Guimarães), Direito do trabalho e negociação e gestão de conflitos (Ronaldo Bach) e Práticas trabalhistas (José Santos).

Ângela Renata representa Creci-PB em evento sobre desenvolvimento de lideranças femininas

A diretora de prerrogativas da mulher, Ângela Renata, representou o Creci-PB entre os últimos dias 20 a 22 em Brasília, durante o circuito de palestras, workshops e conferências “Ação de Desenvolvimento de Lideranças Femininas”, realizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Na ocasião, o presidente João Teodoro lembrou como o mercado imobiliário é um segmento muito promissor para corretores e corretoras de imóveis. “Além de promover a equidade de gênero e o fortalecimento das lideranças femininas, queremos também ampliar a participação das mulheres em nosso setor, que ainda não chega a 40% de todo o contingente profissional”, destacou.

Já a vice-presidente de Integração Feminina do Cofeci, Márcia Vieira de Sá, projetou a reprodução do evento nos Regionais, para impulsionar resultados positivos para a participação da mulher no mercado imobiliário. Ela se disse determinada a, por meio do conhecimento e do compartilhamento de informações, proporcionar avanços nas diretorias da mulher em todo o país.

A programação constou de onze palestras com temas de desafios da participação feminina nos ambientes de poder, equidade de gênero e seus impactos no mundo do trabalho, o que é e como enfrentar o assédio em vendas e negociações, capacitações sobre comunicação não violenta, como atuar nas redes sociais, jogos de poder e dinâmicas de grupo, oficina de apresentação pessoal e a representação do Sistema Cofeci-Creci.

Caixa lança novo Edital para contratação de imobiliárias para venda de adjudicados

A Caixa Econômica Federal publicou, nessa quinta-feira (20) no Diário Oficial da União, novo edital de credenciamento e subsequente contratação exclusiva para empresas imobiliárias que queiram prestar assessoramento e intermediação na venda de imóveis adjudicados da Instituição.

O procedimento de credenciamento é uma modalidade de contratação por inexigibilidade de Licitação, sendo o rito adotado para a contratação similar às fases de uma licitação, com as regras definidas em edital e a utilização do Portal de Licitações Caixa (www.licitacoes.caixa.gov.br), enquanto ferramenta para participar e enviar documentos.

O inteiro teor do Edital de n. 0717/2023-5688 e seus anexos estão disponíveis na internet, no endereço eletrônico da CEF – Portal Licitações CAIXA – www.licitacoes.caixa.gov.br, no quadro “Pesquisa do Certame”, selecionar a modalidade “Credenciamento/Pré-Qualificação” e informar os parâmetros de pesquisa desejados.

O prazo para vinculação da documentação, exclusivamente pelo Portal Licitações CAIXA, referente ao 1º CICLO iniciará às 07h00mim do dia 21/07/2023 e encerrará às 16h00min do dia 08/08/2023.

O credenciamento permanecerá vigente enquanto houver necessidade pelos serviços, de acordo com a conveniência e oportunidade para a Caixa. Para todas as referências de data e hora do Edital, será considerado o horário oficial de Brasília.

O Creci também disponibilizou no seu site acesso direto ao edital no canal do corretor/credenciamento Caixa ou no link: https://creci-pb.gov.br/canal-do-corretor/convenio-caixa-credenciamento-2023/

Creci-PB é membro titular do Conselho Municipal de Habitação de Patos

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba integra como membro titular o Conselho Municipal de Habitação, criado pela Prefeitura Municipal de Patos, que possui várias e importantes funções deliberativas, fiscalizadoras, consultivas e informativas, a exemplo da análise do plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Dessa forma, o Creci-PB também participará ativamente de outras discussões, como implementação de instrumentos de intervenção urbana previstas no Estatuto das Cidades e proposição de reformulação ou revisão de planos, programas e projetos de habitação”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Bira, como é mais conhecido, agradeceu ao prefeito Nabor Wanderley pela inserção do Creci no Conselho, pleito que foi realizado através dos corretores de imóveis representantes do órgão na cidade, e também por reconhecer e valorizar a atuação do Órgão, cuja gestão vem tendo sua credibilidade evidenciada através da participação em grupos de acompanhamento para revisão do Plano Diretor dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Campina Grande e mesmo de Patos.

Ofício nº 375-2023

 

O futuro do trabalho e as novas tecnologias – Por João Teodoro

Walter Longo é palestrante internacional, publicitário, especialista em negócios e inovação, administrador de empresas e diretor da Unimark Comunicação. Ao Saber Imobiliário, ele
afirmou que todos surfamos sobre um tsunami, com muitas ondas. A internet foi uma delas, na qual estamos totalmente imersos há mais de 20 anos. Quem nela aprendeu a surfar por primeiro, saiu na frente e dominou o mercado. Inteligência artificial (IA) e metaverso são as sensações do momento. Todos, inclusive o mercado imobiliário, teremos de nelas imergir.

Para Longo, a IA não é apenas uma onda, é um gigantesco tsunami, que pode mudar completamente nossas realidades, impactando nossa vida pessoal e profissional. Sem noção de sua dimensão, muitos continuam na praia, sem reação. Mas é preciso surfar, para não se afogar; decifrar as novas tecnologias. O conceito de IA não é recente. Ele existe desde a década de 50, e não parou de evoluir. Em novembro de 2022, já era tema de avançados ensaios científicos. Deixou de ser algo amadorístico, para se transformar em tema para especialistas.

Todavia a grande revolução não foi propriamente a IA, mas o advento de plataformas que
permitiram o acesso fácil e amigável de todos à IA. Cerca de 1600 empresas já operam com ela. Em 2021, foram registradas 141 mil patentes. O ChatGPT é a mais notória. Mas curiosamente não é conectada à internet. Toda a informação que utiliza é auto armazenada, com trilhões de parâmetros de IA. Submetida, foi aprovada nos mais difíceis testes, como o Low School, nos EUA, e o exame de ordem da OAB/SP. Em dois meses, arrebanhou 100 milhões de usuários.

A nova ferramenta, avaliada em mais de 29 bilhões de dólares, consegue criar todo tipo de texto em poucos segundos, inclusive poesias. Pode gerar sugestões de decorações, plantas baixas, fachadas, folhetos de marketing e tudo o que lhe for solicitado. Porém o ChatGPT é apenas uma. Há muitas outras, como o Stability, My Heritage, Crayon e o Dream. Há ferramentas para ilustrar, desenhar, traduzir, resumir reuniões, produzir contratos e até criar aplicativos. Todas disponíveis, sem qualquer custo ou dificuldade, no diretório de ferramentas iFind.

Porém, para se falar com a IA, é preciso empatia digital. Expressar-se adequadamente. Saber distinguir entre enfrentar, confrontar e afrontar; entre teto e abóboda. Sem isso, não há como dialogar com a IA. Reducionismo vocabular e estrangeirismo não são por ela assimilados. Ex.: whisky on the rocks, será entendido como whisky sobre a rocha e não whisky com gelo. Portanto habilidades novas serão exigidas: conhecimento, imaginação, expressão, repertório, vivência, verbalização. Sem repertório nada se cria; sem criação, não se descreve; sem descrição, nada se faz!

Há duas visões sobre a IA: a pessimista diz que empregos vão desaparecer; a otimista, que todos seremos super. Poderemos fazer tudo, com muito mais facilidade, e sobrará tempo para sermos mais humanos. A relação humana e pessoal será cada vez mais valorizada, o que é bom para o Corretor de Imóveis. A segunda onda, o metaverso, continua em evolução. Nele, podemos criar e vivenciar tudo, bem mais barato. Mas, em qualquer caso, teremos de ser retreinados e reinventados sempre que necessário. Nosso destino está em nossas próprias mãos!

João Teodoro da Silva – Presidente do Cofeci

Diretor de integração regional do Creci-PB explica na TV mudanças no MCMV

O diretor de integração regional do Creci-PB, Tarcísio Galdino, concedeu entrevista ao programa Bom dia Paraíba, da TV Cabo Branco, sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com a Lei n° 14.620/2023, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (14).

Ele falou sobre o aumento do subsídio para R$ 55 mil, as taxas de juros de 4 a 8% e o benefício a imóveis novos, usados e imóveis em construção; e lembrou que o cliente passa por uma análise da instituição financeira para saber em qual faixa do programa ele se enquadra.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

https://globoplay.globo.com/v/11786983/

Bastante concorrido em Solânea, Torneio Imobiliário se repetirá em outras cidades

O sucesso da primeira edição do Torneio Fut-7 Imobiliário, realizado na manhã ensolarada de sábado (15), na bem estruturada Arena Marcos da Galinha, em Solânea, credenciou o evento a acontecer mais vezes não só na cidade, mas em outras de várias regiões do estado.

A iniciativa, de autoria do delegado do Creci-PB do município de Bananeiras, Wesley Dayam, teve integral apoio do Órgão, através da Comissão de Esportes, Cultura e Lazer e constou de jogos da fase de grupos pela manhã e semifinais, final e disputa pelo 3º lugar à tarde. As partidas foram disputadas em campo com grama sintética.

Às equipes foi permitido inscrever até 10 jogadores, sendo, obrigatoriamente, 7 corretores, permitida a complementação com até 3 convidados do mercado imobiliário, a exemplo construtores, funcionários de imobiliárias e cartórios e correspondentes bancários.

A final foi disputada entre Remax Solânea e Decolar Imobiliária, tendo esta última se sagrado campeã. Já os 3º e 4º lugares couberam a Connect Imóveis e Corretores Jampa. Todos receberam os respectivos troféus e medalhas.

A equipe campeã ganhou ainda premiação em dinheiro, decorrente da taxa de participação de R$ 150 paga pelas seis equipes.

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, prestigiou o torneio, acompanhado dos diretores Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Glauco Morais (secretário), Tarcísio Galdino (regional), Ângela Renata (prerrogativas da mulher), Alessandro Velloso (articulação e projetos), Augusto Seixas (fiscalização regional) e do assessor de comunicação Cândido Nóbrega, bem como do superintendente Gustavo Beltrão e do supervisor de comunicação Lukas Santiago. Estes últimos, aliás, mostraram intimidade com a bola, integrando uma das equipes.

A comissão de esportes se fez presente por meio de Leandro Xavier (coordenador) e de Guilherme Rodrigues, Jackeline Ângelo, André Luiz e Natanael Anselmo (integrantes). O evento contou com patrocínio das empresas Conserpa Enger, Lance 3i, Eco Spazzio Tropical, Kleber Nogueira, Fazenda Alteza, Corretores TOP, Piracanjuba e Rômulo Dantas.

Esmero pelo Creci-PB na realização de eventos é elogiado por inscritos

Seja através de edições do programa de educação continuada Educacreci ou quando de sessões solenes de entregas de carteiras e certificados, a exemplo da ocorrida na última terça-feira no auditório do Senac, em Campina Grande, tem se tornado rotineiro o reconhecimento ao esmero e dedicação de funcionários e colaboradores do Órgão para o pleno êxito desses eventos, antes, durante e depois.

Comumente, ligações são feitas e mensagens enviadas por meio do aplicativo de WhatsApp ao superintendente Gustavo Beltrão bem dimensionam esse sentimento. Uma delas foi do novo corretor de imóveis Rouger Cavalcanti (foto), que destacou em maiúsculo:

“Quero expressar minha profunda gratidão ao Creci-PB por seu profissionalismo exemplar na solenidade de entrega das nossas carteiras. É inspirador ver TODOS os seus representantes presentes, demonstrando seu compromisso com a profissão e com o sucesso dos novos corretores (o que vemos por aí são entidades de classe mandando 1, ou no máximo 2 “representantes”).”, destacou.

E foi mais além: “Sua presença e apoio foram, e sempre serão, fundamentais para tornar o evento memorável e encorajador. Agradecemos por todo o suporte e dedicação em promover a excelência e a ética no mercado imobiliário. O Creci-PB tem se mostrado um exemplo brilhante de comprometimento com a valorização dos profissionais e o desenvolvimento do setor. Muito obrigado a todos!”, concluiu.

Para o presidente Ubirajara Marques, isso é muito gratificante pois mostra que o Conselho continua no caminho certo. “Sabemos do empenho de cada um e do espírito de equipe desde a organização até a conclusão de cada evento, do esforço que fazem para conciliar com suas atividades diárias para o funcionamento da máquina administrativa do Conselho”, afirmou.

Parceria e ética foram a tônica da entrega de carteiras a novos corretores de imóveis em JP

Esses dois conceitos foram bem destacados tanto pelos diretores do Creci-PB, quanto pelos novos corretores de imobiliárias e pelos representantes de empresas imobiliárias, quando lhes foi facultada a palavra, durante as sessões solenes de entregas de carteiras e certificados, realizadas na manhã e tarde de ontem no auditório do Senac, no centro da cidade de João Pessoa.

O Órgão esteve representado de forma participativa pelo presidente Ubirajara Marques e por Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Glauco Morais (1º diretor-secretário), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros), Ivan Correia (diretor pedagógico) Carlos Chagas (ouvidor) e pelo conselheiro estadual Eduardo Macedo, que compuseram as Mesas de Honra.

O juramento em nome dos novos corretores de imóveis foi prestado por Wilson Ribeiro de Morais Neto (manhã) e Gabriel Mendonça Corrêa (à tarde).

Confira abaixo galeria de fotos:

 

 

Presidente do Creci-PB faz visitas a imobiliárias campinenses

Cumprindo agenda no município de Campina Grande, o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques aproveitou a passagem pela cidade para fazer visitas a imobiliárias localizadas no bairro Vila Cabral.

O primeiro compromisso aconteceu no início da manhã, com os profissionais da Bens Imobiliária. A empresa existe há 13 anos e é composta pelo proprietário Breno Aragão e por mais 7 corretores de imóveis que atuam na região, exclusivamente com vendas.

Em seguida, a equipe do Creci-PB encontrou os corretores da FA Negócios Imobiliários, dirigida pelo corretor de imóveis Felipe Abreu e outros 10 integrantes, que atuam com venda e aluguel no mercado imobiliário da rainha da Borborema.

Em ambas visitas foram discutidos assuntos relevantes à categoria, a exemplo da relação Caixa Econômica e mercado imobiliário, imóveis adjudicados, disposição do Conselho no município de CG, planejamento da imobiliária modelo, entre outros temas sugeridos pelos participantes.

O presidente Ubirajara reforçou a importância desse tipo de agenda no interior da PB. “O objetivo da gente é ouvir as demandas e reivindicações, e mostrar que o Conselho está de portas abertas para crescermos e melhorarmos juntos. O Creci-PB é de todos nós”.

O objetivo da gestão é que no segundo semestre, após o período de férias coletivas, essas visitas se intensifiquem na capital e nos demais municípios interioranos.

 

Creci-PB inicia por Campina Grande, entrega de carteiras a novos corretores de imóveis

O Creci-PB realizou na tarde desta terça-feira (11) no auditório do Senac, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande, a primeira de duas sessões solenes de entrega, esta semana, de carteiras e certificados a novos profissionais corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

A outra ocorrerá às 9h e 14h de amanhã, no auditório do Senac, no centro da cidade de João Pessoa. Hoje, antes da solenidade, a supervisora pedagógica da instituição, Audiceia Alves e o professor Amauri Rodrigues falaram da parceria da Fecomercio com o Conselho, a exemplo dos cursos e benefícios para os corretores registrados e adimplentes com o Órgão e aos seus dependentes.

Em seguida, o superintendente comercial Construtora Andrade Marinho LMF, Stéfano Bezerra e o gerente Caos Ernesto saudaram, deram boas vindas aos novos profissionais e falaram um pouco sobre a empresa.

“O respeito e reconhecimento à profissão, criada e regulamentada por lei, começam pelo registro no Conselho de classe. Somente através dele é possível o exercício das atividades em todo o território nacional”, costuma lembrar o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques.

Ele esteve acompanhado do 2º vice-presidente Garibaldi Porto, dos conselheiros estaduais Marcos Rodrigues e Thomas Magnum, do delegado do Creci-PB no município Felipe Gomes e das diretoras Ângela Renata (prerrogativas da mulher corretora de imóveis) e Thamara Bastos (relações internacionais).

Esse ato de consciência e ética assegura aos novos profissionais, valorização da categoria e fortalece o Órgão no desempenho das suas atividades fim de fiscalização e registro, bem como de programas voltados à constante capacitação e qualificação, a exemplo do programa de educação continuada Educacreci.

Juramento e entregas simbólicas

O juramento em nome dos demais profissionais foi prestado pela nova corretora de imóveis Daniele Vilar de Almeida. Já a entrega simbólica de carteiras e certificados foi feita a José Bezerra Cavalcanti e Maísa Apolinário de Oliveira Costa e o certificado a Adriana Oliveira Clementino (Realizar Engenharia e Negócios Imobiliários).

Galeria de Fotos

Campina Grande: Creci-PB faz doação de alimentos antes de férias coletivas

“Aqui sou realizada porque me sinto próxima do meu filho”, disse Cileide da Silva, auxiliar administrativa do Instituto Paraibano de Combate ao Câncer, em Campina Grande.

Moradora de Areia, a mãe de Valdiberto conheceu o Ipccan durante o tratamento do seu filho contra a doença, recebendo suporte em toda a batalha que enfrentaram juntos.

“Antes do meu menino falecer, ele dizia que quando estivesse curado iria se doar ao local que o acolheu. Ele amava ficar aqui. E hoje é onde eu trabalho, para cumprir a missão que ele deixou pra mim”. Foi assim que Cileide passou de voluntária a uma dos 4 funcionários que atuam com as mais de 150 famílias cadastradas.

O instituto ajuda com estadia, alimentação, transporte dentro do município, medicamentos, distribuição de cestas básicas e leite para crianças e adolescentes vindos do interior da PB para acompanhamento e sessões de radio e quimioterapia na rainha da Borborema.

Mas tudo isso só acontece devido as doações, por se tratar de uma instituição filantrópica. Por isso, sensível à causa e necessidade de contribuições, o Creci-PB doou, nessa segunda-feira (10), 250 kg de alimentos arrecadados nos últimos eventos do EducaCreci.

A ação contou com a presença do 2° vice-presidente, Garibaldi Porto, a diretora de prerrogativas da mulher, Ângela Renata, o delegado do Creci em Campina Grande, Felipe Gomes, a diretora de relações internacionais, Thamara Bastos e o conselheiro federal, Thommas Magnum. A entrega ainda contou com apoio do superintendente Gustavo Beltrão e da assessora Paula Regilândia.

Qualquer pessoa pode fazer parte, se tornando um doador. Basta entrar em contato com a presidente do Ipccan, Kerma Brasil, através do telefone (83) 98826-6983. Antes do período de férias coletivas, outro montante será doado para uma instituição que desenvolve trabalho voluntário em João Pessoa.

Junto ao sistema notarial e registral, corretores são essenciais ao mercado imobiliário

Essa importância dos corretores de imóveis foi enaltecida a experientes e futuros profissionais pelo presidente da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto, durante recente palestra em evento acadêmico promovido pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa. “Essa atividade está ligada à atividade de registro de imóveis e também à atividade notarial, numa relação que é essencial para o mercado imobiliário funcionar”, afirmou.

Ele também lembrou que os cartórios extrajudiciais não são concessionárias do serviço público, nem tabeliães e notários, são servidores públicos, mas agentes públicos, porque exercem uma atividade em nome do estado.

Capilaridade de representação

“Quando se fala em cartório, é estado. A diferença é que essa presença foi capilarizada, com instalação de vários braços (serventias) em cada município, que são delegados cartorários, serventuários do extrajudicial – tabelião, notário e registrador – dignos de suas competências”, esclareceu Carlos, que apenas na Escola Superior da Advocacia (ESA), leciona a quatro anos a cátedra de Direito Notarial e Registral.

A I Semana de Extensão de Negócios Imobiliários, voltada aos públicos interno (alunos de quatro períodos) e externo (corretores de imóveis e outros profissionais liberais que atuam no mercado) ocorreu durante toda a semana passada no auditório da Instituição, no bairro de Jaguaribe, com foco na reflexão conjunta sobre o trabalho, troca de experiências e participação em capacitações e aperfeiçoamento profissional.

A palestra proferida por ele foi antecedida na abertura do evento por uma do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, sobre a importância do Órgão para o gestor imobiliário.

Para o diretor de ensino e professor Rafael Alves, a palestra do presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba teve grande significado pela eloquência na oratória e pelo vasto conhecimento que compartilhou com os presentes, o que só veio a enriquecer o encontro.

Glauco Morais fala ao Jornal A União sobre aquecimento do mercado imobiliário

O 1º diretor-secretário do Creci-PB, Glauco Morais, explicou o aumento da comercialização e do número de empreendimentos compactos, de apenas um quarto e flats. As declarações foram dadas por ocasião de matéria produzida pelo jornalista Thadeu Rodrigues, sobre o expressivo crescimento no financiamento de imóveis na Paraíba.

Jornal em PDF 09-07-23 CDEPC-17

Finalmente, começa a esperada reforma tributária – Por João Teodoro

Há quase trinta anos, quem acompanha as peripécias políticas no Brasil já ouviu falar na necessidade de uma reforma tributária, a fim de viabilizar o desenvolvimento do país. Pois bem! Finalmente, a Câmara dos Deputados que, em tese, representa o povo brasileiro, aprovou a Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 45/2019. Na verdade, trata-se de uma simbiose de novas propostas com as da PEC 110/2019. Dado à sua complexidade, o texto é pouco ou nada conhecido da maioria da população brasileira e, até mesmo, de muitos de nossos parlamentares.

Por se tratar de emenda à Constituição, a forma legal exige quórum qualificado: três quintos de votos favoráveis de cem por cento dos deputados federais. Ou seja, no mínimo 308 votos dos 513 deputados, em duas votações. No primeiro turno, 382 parlamentares votaram a favor e 118 contra; no segundo, foram 375 a 113. A vitória contundente foi do governo federal, que adotou a reforma como bandeira. A segunda etapa será a votação no Plenário do Senado Federal que, também em tese, representa os interesses dos estados brasileiros. Não será difícil!

No Brasil, o sistema legislativo é bicameral: Câmara e Senado. As leis e as modificações constitucionais têm de ser votadas nas duas câmaras. PECs podem ser apresentadas por um terço dos parlamentares de uma ou de outra casa ou pelo Presidente da República. A PEC 45/2019 tem origem na Câmara Federal. Por isso, tramitou primeiro por lá. No Senado, ela poderá sofrer modificações não apenas de redação, mas também de conteúdo. Neste caso, terá de voltar à Câmara para ratificação ou rejeição das alterações porventura propostas pelo Senado.

Os objetivos da proposta, teoricamente, são a simplificação do sistema arrecadatório sem elevar a carga tributária; equalizar as alíquotas aplicáveis; e reduzir o número de tributos. Porém só o último preceito parece consensual. Muitos afirmam que o aumento de tributos, em alguns casos, será brutal, apesar da promessa de uma cesta básica de produtos com alíquota zero. Há itens que, de fato, serão sobretaxados; outros, sofrerão redução. Menos impostos, menores custos operacionais. Nossa dúvida é quanto aos serviços de intermediação imobiliária.

Em relação à simplificação, 174 dos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) já adotaram o IVA – Imposto sobre Valor Agregado. O Brasil será o próximo. Aqui, ele será dividido em dois: IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS (estadual) e o ISS (municipal); e o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), substituindo IPI, PIS e Cofins. A unificação dar-se-á em sete anos (2026 e 2032). A centralização federal do IBS foi minimizada com a criação do Conselho Federativo, composto pelos estados, Distrito Federal e municípios.

As alíquotas aplicáveis ainda são incógnitas. A questão será decidida em fase posterior, por meio de lei complementar ainda a ser proposta. Todavia sabemos que, em nome da equalização, o setor de serviços será sobretaxado. Por isso, lutamos bravamente por nossa inclusão nos itens que terão alíquotas diferenciadas. Conseguimos! O art. 10 da PEC passou a contemplar, no item II, a alínea “d” com a seguinte redação: “administração e intermediação de bem imóvel”. A próxima batalha será pela nossa manutenção como beneficiários do Simples Nacional.

Por João Teodoro – Presidente do Cofeci

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