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Projeto de extensão de alunos de curso de gestão imobiliária tem apoio do Creci-PB

A unidade móvel do Creci-Itinerante estará disponível das 15h às 21h desta quarta-feira (3) no Espaço Cultural “José Lins do Rego”, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, para prestação por funcionários de serviços e atendimentos aos estudantes da faculdade, estagiários, corretores, empresas imobiliárias e público em geral.

A ação faz parte de apoio do Conselho à 3ª edição do FTM na praça, projeto de extensão desenvolvido pelos alunos do curso de gestão imobiliária da Faculdade Três Marias, que tem por objetivo conscientizar a sociedade em geral sobre a importância do profissional corretor de imóveis, inclusive divulgando os canais de denúncia de contraventores e da atuação de maus profissionais.

“Daí o convite formulado pela diretora acadêmica Emília Pimenta, que tive a satisfação de entregar ao presidente Ubirajara Marques para disponibilizar a equipe de fiscalização no evento, no que fomos prontamente atendidos”, afirmou o professor Carlos Chagas, também ouvidor do Órgão.

Ele acrescentou que na ocasião, em outra frente, através do projeto será mostrado que é possível adquirir um imóvel, que o financiamento bancário é uma realidade, independente da classe social, inclusive com turmas de alunos realizando simulações de crédito bancário.

A equipe itinerante do Creci-Itinerante, que tem à frente o coordenador Hermano Azevedo, esteve ontem em Santa Rita e hoje pela manhã no bairro de Intermares, em Cabedelo.

De olho no mercado, corretores buscam se capacitar em avaliação mercadológica

Saber nunca é demais. Com essa convicção, o corretor de imóveis Ruy Gonçalves Campos foi um dos primeiros a garantir a vaga no curso de avaliação e perícia mercadológica que será oportunizado pelo Creci-PB em João Pessoa, entre os dias 12 a 16 de junho, no auditório do Órgão.

“Após 6 anos em Brasília, há 11 exerço a profissão na Paraíba e sempre quis fazer um curso como esse, pois considero que saber demais e ampliar universo de conhecimentos nunca é demais. Pensava, uma hora acontece e assim que soube da oportunidade, rapidamente fiz a inscrição”, afirmou.

Outra não foi a motivação de Diógenes Antônio de Aquino Paulino: a necessidade de crescimento na profissão, por acreditar fortemente no setor imobiliário paraibano e extremamente oportuno. “Presto atendimento personalizado a interessados em imóveis selecionados em João Pessoa e Cabedelo, e pretendo estar melhor preparado, qualificado e bem posicionado para atender outras demandas”, declarou.

Campina Grande

Na Rainha da Borborema, o curso, que ocorrerá nos dias entre os dias 29 de maio e 2 de junho, no auditório do Sesc, no bairro do açude velho, terá dentre os participantes, Roberto Rivellino, que desde 2012 atua nas zonas urbanas e rural e faz questão de se especializar para estar um passo à frente num mercado cada vez mais competitivo.

Ele será colega de turma de Lenilda Araújo, que desde 2019, antes mesmo do lançamento, vende lotes no Condomínio situado na saída da cidade para Lagoa Seca. “Atuei até agora exclusivamente nessa área e agora quero abrir novos horizontes. Estou bem animada para fazer o curso”, externou.

Valor e forma de pagamento

O valor do investimento dos cursos e as condições de pagamento para inscritos adimplentes com o Creci-PB e estagiários, que junto ao Sesc, apoia o evento, são as mesmas: R$ 400,00 à vista (pix, transferência ou no cartão no débito ou vencimento) e R$ 450,00 em até 3 vezes no cartão de crédito.

Inscrições e mais informações

João Pessoa: 83 99385-0446 – Realizado e ministrado pelo professor João Diniz Marcello, com turmas nos turnos da tarde e noite.

Campina Grande: 83 99171-4737 – Realizado pelo ICI (Instituto de Cultura Imobiliária) NCA Educação Profissional e ministrado pelo professor e especialista Nilson Araújo, com turmas nos turnos da tarde e noite.

Nada é permanente, exceto a mudança – Por João Teodoro

A frase título deste artigo é atribuída ao filósofo Heráclito, da antiga cidade de Éfeso, na Turquia. Proferida há cerca de 2.500 anos, ela continua ecoando pelos séculos e, a cada dia, faz mais sentido. Essa é a realidade dos corretores de imóveis brasileiros. As conquistas e a evolução da profissão caminham a passos largos. Avançamos muito e colecionamos realizações em distintos campos da atuação profissional. Entretanto, diariamente, há novos e inexoráveis desafios a serem enfrentados, que tornam mais real a frase heraclitiana.

Ao tempo em que celebramos os 60 anos de regulamentação profissional, assim como da criação do Sistema Cofeci-Creci (27 de agosto de 2022), vivenciamos um momento estratégico, que nos impulsiona a planejar os tempos vindouros. Dois paradigmas requerem enfática atenção: os avanços tecnológicos e a velocidade de aquisição de novos conhecimentos, para que possamos atender às demandas contínuas de atualização e aperfeiçoamento profissional. Absorvê-los rapidamente, mitiga o risco de sermos excluídos do mercado.

Tempos atrás, inscrevíamo-nos em cursos com duração de semanas, meses ou anos para dominar um novo tema. Atualmente, novas técnicas, formatos e ferramentas têm de ser absorvidos em poucas horas. O processo de assimilação foi acelerado durante o biênio da pandemia (2020/21), tornando imperativa a inserção nesse novo cenário, sob pena de exclusão da profissão. As novas demandas referem-se, na maioria das vezes, a ferramentas tecnológicas, cuja absorção era meramente ocasional antes do Coronavírus. Agora, não mais.

Não há como escapar da exigência de acompanhamento e adaptação permanente à evolução tecnológica. Mas o Sistema Cofeci-Creci não se descura das circunstâncias. Há duas décadas, percebendo a inevitabilidade da internet, criou e investiu fortemente no Pronit – Programa Nacional de Inserção Tecnológica, cujo escopo era promover a inclusão digital dos corretores de imóveis e imobiliárias. Hoje, 100% dos corretores e imobiliárias inscritos no nosso Sistema estão plenamente operantes e sintonizados com as novas tecnologias.

Cientes de que, a cada dia, há um novo passo a ser dado em direção ao desconhecido, estamos sempre atentos e vigilantes. Trabalhamos para que os corretores de imóveis estejam sempre na vanguarda dos avanços. Ainda temos muito a desvendar: metaverso, criptoativos, globalização negocial e muitas outras medidas afeitas aos negócios imobiliários. Recursos como tour virtual, negociações online, tokenização, assinatura eletrônica, entre outras mudanças comportamentais, migraram rapidamente do futuro para o nosso cotidiano.

A Lei nº 14.382/2022 criou o SERP – Sistema Eletrônico de Registros Públicos, que interliga todos os registros públicos do país, permitindo a troca de documentos, expedição de certidões e prestação de informações, tudo por meio digital. Na mesma linha, como autarquia federal, o Cofeci criou o SGR – Sistema de Governança e Registro de Contratos. Nele, qualquer contrato ou documento imobiliário pode ser registrado ao preço simbólico de R$ 14 reais, com toda a segurança criptográfica da tecnologia blockchain. Ao futuro!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Turma de Julgamento analisa denúncias de representação

Dezessete processos decorrentes de termo de representação (denúncias) foram analisados e julgados durante sessão de julgamento que ocorreu na última quinta-feira (27), na sala de reuniões localizada na sede do Creci-PB.

A primeira sessão do ano da Turma de Julgamento além de julgar os processos, reuniu corretores de imóveis e representantes de empresas imobiliárias que, perante os membros da Turma de Julgamento, puderam fazer suas sustentações orais, visando robustecer suas defesas diante das situações as quais foram denunciados.

De acordo com Raissa Rodrigues, coordenadora do setor jurídico do Conselho, que atua auxiliando e garantindo a regularidade da sessão, o próximo encontro deve acontecer no mês de julho.

A Turma de Julgamento é composta de sete conselheiros estaduais titulares, é coordenada pelo corretor de imóveis Wagner Barbosa e conta com os membros, Francisco de Assis Cordeiro, Zelirio Bezerra, Geison Araujo Geraldo, Ricardo dos Santos, Rui Adriano Moreira e Valdemir Lopes de Andrade.

Sobre a TJ

Compete às Turmas julgar, em primeira instância, os processos originários de Termo de Representação (denuncia) e, a título de revisão, as decisões proferidas originariamente pela Comissão de Ética e Fiscalização – CEFISP, podendo reconsiderar suas próprias decisões, mediante petição da parte interessada.

Das decisões proferidas na sessão, caberá recurso ao COFECI, pela parte interessada (denunciante e/ou denunciado), no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação da decisão através de recebimento da notificação ou na Imprensa Oficial, se for o caso.

 

 

Inscrições para o Saber Imobiliário 2023 estão abertas

Pessoas, vendas e inovação são o foco do maior evento imobiliário do Brasil

Jornada pelo conhecimento, gratuita para Corretores de Imóveis e Imobiliárias, acontece de 16 a 18 de maio em formato híbrido e traz nomes como João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci Creci, Sabina Deweik, João Kepler e Walter Longo!

Em sua última edição, em 2022,a jornada pelo conhecimento “SABER IMOBILIÁRIO“ reuniu mais de 14 mil Corretores de Imóveis e Imobiliárias de todo o Brasil em torno de importantes temas que contribuem para seu aprimoramento profissional e os prepara para os desafios impostos pelas novas tecnologias. A iniciativa realizada pelo Sistema Cofeci-Creci e Sebrae, com apoio das plataformas IGlobal e Homer, chega a sua IV Edição nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2023, das 19h30 às 21h30, em formato híbrido (presencial sede do Creci-PR, em Curitiba, e transmitido pelo canal do Youtube da TV Cofeci. E por ter como foco a inovação, no dia 18/05 também acontecerá no Metaverso. “Começamos com o Saber Imobiliário durante a pandemia, para discutir questões que vieram à tona ou se anteciparam com o distanciamento social. O êxito e a adesão que alcançamos nos estimularam a seguir com o projeto”, conta o presidente do Cofeci, João Teodoro

Mercado em expansão exige novas competências

Em 2022, o mercado imobiliário fechou o ano com alta superior à inflação. Uma notícia publicada na revista Exame registrou um aumento no preço do metro quadrado em 16 capitais, chegando a 6,16%, enquanto o índice de inflação IPCA/IBGE fechou a 5,79%. Da mesma forma, uma notícia da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontava que a alta de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado foi alcançada em função do mercado imobiliário e da construção civil.

Esses números demonstram a solidez e a expansão contínua do mercado imobiliário, não apenas pela segurança e valor patrimonial do bem imóvel, mas também pelo histórico déficit habitacional do país. Para 2023, considerando os novos cenários políticos e econômicos, observa-se a importância de os corretores de imóveis estarem ainda mais atentos e preparados aos movimentos do mercado imobiliário. Buscar inovação, conhecimento técnico e autoconhecimento para potencializar pontos fortes são itens essenciais para aumentar as vendas e melhorar os resultados do trabalho.

Por isso, a proposta para o Saber Imobiliário 2023 tem foco em três pilares: Pessoas, Vendas e Inovação.

Programação do Saber Imobiliário 2023:

Dia 16/05: PESSOAS

Palestra 1:

60 ANOS DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS, SUA IMPORTÂNCIA E LEGALIZAÇÃO

Especialista: PRESIDENTE JOÃO TEODORO DA SILVA

Sobre João Teodoro: Iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Ele é empresário no mercado da construção civil em Curitiba (PR). Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, foi professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR. É técnico em Edificações e em Processamento de Dados e possui diversos cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986 e diretor da Federação do Comércio do Paraná. No Cofeci, atua desde 1991, quando passou a exercer o cargo de Conselheiro Federal e é presidente desde 2000.

Palestra 2:

COMPETÊNCIA E INTELIGÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Especialista: SABINA DEWEIK

Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são competências baseadas na inteligência emocional, e é o que distinguem esse novo profissional. As diferenças geracionais causam conflitos e desafios de gestão, negociação, sem falar na retenção dos talentos mais novos e no choque de pensamentos e comportamentos. O grande desafio para o futuro é formar CORRETORES DE IMÓVEIS com um mindset transformador.

Sobre Sabina Deweik:  Pioneira em cool hunting no Brasil, foi responsável por trazer essa metodologia para o País em 1999. Desde então atua como caçadora de tendências, futurista, pesquisadora de comportamento, consultora, educadora e palestrante. Foi responsável por abrir o mercado para o pioneiro e renomado Future Concept Lab, instituto de Pesquisa de Tendências e Consultoria Estratégica, com sede em Milão, Itália. Atuou como sócia diretora do Future Concept Lab Brasil, participando de inúmeros projetos estratégicos, palestras e treinamentos para clientes internacionais como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, Ferrero Rocher, Trussardi, BMW. No Brasil atuou com empresas como Havaianas, H. Stern, Natura, Senai Cetiqt, Grendene, Fiat, Petrobras, Cyrela, BB Mapfre, Unilever, Sebrae, Renner, Locaweb, Neoway, entre outros.

Dia 17/05: VENDAS

Palestra1:

INOVE E REINVENTE O SEU NEGÓCIO

Especialista: JOÃO KEPLER

Como a Internet pode apoiar os vendedores tradicionais? Como entender o comportamento do novo consumidor? Como transformar a internet em mais um canal de prospecção, relacionamento, divulgação e vendas?

Sobre João Kepler:  Escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, ele foi premiado 4 vezes como o melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. Além disso, é CEO da Bossanova Investimentos, que realizou mais de 1000 investimentos em startups nos últimos 5 anos, e conselheiro de empresas e entidades. Como autor, escreveu 8 livros, incluindo “Smart Money”, “Gestão Ágil”, “Se Vira, Moleque!” e “O Poder do Equity”.

Dia 18/05: INOVAÇÃO (Online e Metaverso)

Palestra:

O FUTURO DO TRABALHO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Especialista: WALTER LONGO

Nessa palestra inédita, Walter Longo apresenta uma visão futurista e otimista de como as novas tecnologias chegaram para tornar nossa vida mais fácil e nossa profissão mais produtiva. Do metaverso à inteligência artificial, tudo que está surgindo de novo veio para ficar e a transformação será muito mais rápida que nossas previsões mais otimistas. O mundo mudou e precisamos mudar com ele. Nunca foi tão importante aproveitar as oportunidades do universo digital para vender mais e ser mais feliz.”

Sobre Walter Longo: Publicitário e Administrador de Empresas com MBA na Universidade da California, é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Anteriormente era Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates. Foi também sócio-fundador da primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia.

METAVERSO

Como ações no Metaverso capitalizam uma marca/evento:

  • Mostrar ao mercado e aos seus clientes que a marca acompanha a evolução tecnológica e traz novos canais de interação/atendimento para o consumidor.
  • Aproveitar o tema que está em alta (Metaverso), e usar a ação para gerar notícias na mídia especializada, trazendo olhares de fora para a marca e tudo o que ela agrega de valor.
  • Poder mostrar seus produtos e serviços através de uma experiência inesquecível, que é a primeira visita de seus clientes ao Metaverso.
  • O Metaverso é uma plataforma poderosa para as empresas que buscam expandir sua presença online, aumentar a interação com o público, e explorar novos modelos de negócios.

Serviço: Saber Imobiliário 2023
Data: 16, 17 e 18 de maio de 2023

Horário: 19h30 às 21h30

Formato: Híbrido (presencial sede do Creci-PR em Curitiba e transmitido pelo canal do Youtube da TV Cofeci) e no dia 18/05 – Híbrido + Metaverso.

Inscreva-se gratuitamente

Cofeci aperfeiçoará funcionamento de Grupo Especial de Agentes de Fiscalização

Criado há 16 anos pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Regionais e buscar a padronização dessas ações no país, o GEAF terá em breve, substanciais mudanças na forma, conteúdo e metodologia.

Algumas propostas nesse sentido foram apresentadas na tarde de quarta-feira, durante reunião de presidentes no auditório da Sede do Creci-RJ pelo coordenador da Comissão Especial criada nesse sentido, Marcelo Moura, também dirigente do citado Órgão.

Uma delas foi quanto ao estabelecimento de coordenações regionais e outra sobre os critérios de escolha dos agentes participantes, que afasta a possibilidade dos verdadeiramente bons serem selecionados e o arquivamento de processos por insuficiências de provas os documentos e alguns procedimentos que nem sempre se adaptam à realidade do Regional fiscalizado.

Sistema de pontuação

“A atual metodologia acerca da pontuação sobre produtividade sobre os documentos lavrados causa uma competição entre os agentes fiscais objetivando buscar maiores índices no desempenho e por muitas vezes o trabalho orientativo é esquecido e prevalece o trabalho coletivo”, alertou.

Ele destacou ainda que a falta de padronização dos procedimentos fiscais e descrições muito resumidas de detalhes ou ocorrências das autuações por agentes com pouco conhecimento da legislação e caligrafia sofrível, agravada pela falta de documentos comprobatórios, causa prejuízos também à imagem dos Creci’s, pois passa aos inscritos e à sociedade a imagem distorcida dos Órgãos como “fábricas de autuações”.

Necessidade premente

Presente à reunião, o presidente do Creci-PB e também integrante da referida Comissão, Ubirajara Marques, disse que a inspiração de todos em torno desse objetivo comum se deu diante da premente necessidade de mudanças e de renovação, cujas ideias e propostas constam de Relatório entregue na ocasião ontem ao presidente João Teodoro para que junto à diretoria executiva seja avaliada e ao final, em sendo aprovado, seja convertido em Resolução.

O Relatório foi construído conjuntamente com os demais membros presidentes de Regionais: Márcio Bins (RS), Marlene Assunção (PA—AP), Paulo Celestino Júnior (AM), Tibério Magalhães (CE), Claudecir Contreira (MT) e pelo titular da vice-presidência adjunta de fiscalização do Cofeci, Claudemisr Neves.

Sobre o GEAF

O GEAF foi criado em 2007 com o objetivo de apoiar a fiscalização nos Conselhos Regionais e buscar a padronização das ações de fiscalização no País. O Grupo é formado pelos dois melhores agentes regionais de cada Regional, que tiveram melhor produtividade no ano anterior. A metodologia aplicada se baseia em pontuação decorrente de cada documento lavrado pelo agente.

Corretores de imóveis podem registrar contratos em Sistema do Cofeci por App

A informação foi dada ontem pelo presidente João Teodoro durante reunião realizada ontem com presidentes de Creci’s no auditório da Sede do Regional do Rio de Janeiro.

As próximas fases do Sistema de Governança e Registro de contratos e documentos imobiliários criado pelo Conselho Federal foram explicadas por José Carneiro da Cunha, graduado em economia e engenharia civil, mestre em economia regional e doutor em finanças.

Ele falou sobre o projeto piloto que teve início com prazo de 120 dias para integração com cartórios extrajudiciais e disse que os corretores de imóveis podem a partir de agora acessar o SGR e fazer o login pelo aplicativo i-corretor, unificando senha.

“É só entrar no sgr.cofeci.gov.br e botar o login e a senha dele”, acrescentou.

Segurança criptográfica

João Teodoro lembrou que o SGR foi idealizado a fim de tornar digitais as vistorias de imóveis e as ações fiscais, bem como permitir o registro de qualquer contrato de compra e venda, de locação, de fiança, de sinal de negócio, de princípio de pagamento, Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), opção de compra ou de venda de imóvel ou qualquer tipo de documento imobiliário, com ou sem valor declarado, entre R$ 7,00 e R$ 15,00, no máximo.

“E mais, com a vinculação automática de aditivos contratuais e documentos sequenciais, os quais poderão ser acessados a qualquer momento pelos responsáveis pelo registro, tudo com segurança criptográfica”, concluiu.

Presidentes de Creci’s pedem à CEF tratamento devido a corretores de imóveis

Presidentes de Creci’s de todo o país tiveram ontem à tarde/noite produtiva reunião realizada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis e conduzida pelo presidente João Teodoro no auditório da Sede do Regional do Rio de Janeiro.

Parceiros de primeira hora

A participação de modo virtual da coordenadora de centralizadora vendas de bens Bianca Faria oportunizou a alguns dos presidentes apresentarem sugestões para melhor funcionamento da parceria institucional, mas também tecerem críticas construtivas quanto às dificuldades de relacionamento com gerentes em sua maioria inacessíveis.

Eles pediram ainda – também na condição de parceiros de primeira hora – providências quanto a aquisição de imóveis por parte de funcionários da CEF de imóveis adjudicados leiloados, além da participação de leiloeiros, por exemplo, por não concluírem os processos iniciados com registro, escritura e entrega da documentação ao cliente.

Imóveis adjudicados – novas regras

Na ocasião, foi feita pelo superintendente executivo de habitação no estado, Claudio Martins Ribeiro apresentação do novo modelo de cadastramento para os corretores de imóveis referentes às vendas de imóveis da Instituição, de grande vantagem tributária aos interessados em se credenciarem exclusivamente como pessoa jurídica no novo edital previsto para ser publicado no próximo mês de junho, com prazo de 15 dias para habilitação.

A reunião contou com a participação ativa do presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques.

A Cesar o que é de Cesar – Por João Teodoro

Eu lembro que frequentava o segundo ano do ginasial, correspondente à sexta série do ensino fundamental de hoje. Estávamos na segunda quinzena de abril. A professora de história, muito diligente, dividiu a turma em grupos de cinco e propôs um desafio: teríamos de desenvolver um trabalho manual que contasse parte da história de Tiradentes. Para isso, claro, teríamos de estudar sua vida. Um dos grupos, muito criativo – infelizmente não era o meu – montou uma encenação do enforcamento de nosso herói, com gravetos texturizados e bonequinhos de plástico.

Claro que foi o grupo vencedor. Nosso pessoal, menos criativo, limitou-se a fazer uma colagem em cartolina. Senti um pouco de inveja! Mas, enquanto aquele belo trabalho ficou exposto na escola, eu o admirei todos os dias. Ao lado da maquete havia um pequeno cartão com os nomes de seus autores. Não obstante, a efeméride alimentou meu gosto pela história, especialmente a do Brasil. Assim, eventualmente, escrevo sobre fatos históricos de nosso país, como forma de incentivo à historiografia, nestes tempos de tão lacônica comunicação via internet.

Neste 21 de abril, o martírio de Tiradentes completa 231 anos. Ele foi enforcado em 1792, aos 45 anos de idade. Brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier nasceu em uma gleba entre as Vilas de São José e São João Del Rei, MG. Sua família não era nobre, mas tampouco era pobre. Tinha 35 escravos na fazenda de Pombal. Perdeu a mãe aos nove anos; o pai aos onze. Sem os pais, a fortuna acabou rapidamente. Sem estudar, ficou sob a tutela do tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista. Com ele, aprendeu o ofício que lhe valeu o apelido.

Na infância, Tiradentes aprendera sobre mineração com os pais. Já adulto, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e exploração de seus recursos. Com isso, ganhou emprego no governo. Em 1780, tornou-se militar, mas não passou da patente de alferes. Chegou a comandar o destacamento dos Dragões, mas perdeu o posto. Insatisfeito, aproximou-se de críticos ao governo português. Em 1787, licenciou-se da caserna. Em 1790, a Corte nomeou o Conde de Resende, como Vice-Rei do Brasil. Sua missão era acabar com a conspiração mineira.

No Rio de Janeiro, o alferes tentou a aprovação de projetos de abastecimento de água para o Estado. Seu insucesso aumentou sua indignação contra os portugueses. De volta a Vila Rica (MG), passou a conspirar pela independência da capitania de Minas Gerais. Participou de grupos de pessoas influentes, como Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio de Alvarenga Peixoto.

Em 1789, a escassez de minério dera azo à derrama, imposto que garantiria o mesmo valor do Quinto (20% do minério extraído), avançando sobre o patrimônio do povo. A revolta foi inevitável. O levante foi marcado. Porém o inconfidente Joaquim Silvério dos Reis o denunciou em troca do  perdão de dívidas com a Corte. Iniciada a investigação, Tiradentes escondeu-se. Mas, sem saber quem o traíra, pediu que procurassem pelo “amigo” Silvério dos Reis, a fim de saber sobre a investigação. Traído de novo, o alferes entregou-se. Todos foram presos, mas só ele foi enforcado e esquartejado. Nosso herói morreu por uma tributação menor que 20%. Hoje, nossa carga tributária ascende a 34% do PIB. E ainda querem mais!

Presidente do Cofeci – João Teodoro da Silva

Aquecimento do mercado aumenta demanda por perícia e avaliação imobiliária

O aquecimento do mercado imobiliário na Paraíba é nítido em regiões como a metropolitana de João Pessoa, de Campina Grande e outras, a exemplo do brejo e sertão. Um dos efeitos positivos é o aumento da demanda por avaliação imobiliária por corretores de imóveis regularmente inscritos no Creci-PB, devidamente habilitados para exercer essa atividade altamente rentável pelo vasto leque de oportunidades que inclui áreas judicial ou extrajudicial.

Oportunidades e vagas limitadas

Nesse sentido, interessados em se capacitar para atuar na área devem agilizar a inscrição em condições especiais para dois cursos – com vagas limitadas – sobre avaliação e perícia mercadológica de imóveis que serão viabilizados pelo Conselho nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

As inscrições ainda podem ser feitas presencialmente na Sede do Órgão, em João Pessoa, nas Delegacias regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras ou por meio dos contatos por WhatsApp.

Em Campina Grande, o curso será ministrado pelo professor e especialista Nilson Araújo, entre os dias 29 de maio e 2 de junho no auditório do Sesc, no bairro do açude velho, com turmas nos turnos da tarde e noite. A realização é do ICI (Instituto de Cultura Imobiliária) NCA Educação Profissional.

Em João Pessoa o curso será realizado e ministrado pelo professor João Diniz Marcello entre os dias 12 a 16 de junho, no auditório do Conselho, também com turmas nos turnos da tarde e noite.

Valor e forma de pagamento

O valor do investimento dos cursos e as condições de pagamento para inscritos adimplentes com o Creci-PB e estagiários, que junto ao Sesc, apoia o evento, são as mesmas: R$ 400,00 à vista (pix, transferência ou no cartão no débito ou vencimento) e R$ 450,00 em até 3 vezes no cartão de crédito. Mais informações podem ser obtidas através dos números (83) 99385-0446 – JP e (83) 99171-4737 – CG.

Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário da PB debaterá mudanças no MCMV

A Medida Provisória n. 1162/23 do governo federal que retomou o Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado ao financiamento de imóveis em áreas rurais ou urbanas, será tema de audiência pública a ser promovida pela Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário da Paraíba no próximo dia 28 de maio, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.

O presidente da FPMI, deputado George Morais (União-PB), afirmou que a audiência terá a finalidade de discutir os termos da MP, que tem vigência inicial de 60 dias contados desde sexta-feira passada (15), quando da publicação no Diário Oficial da União.

Fortalecimento de políticas públicas

“Um dos principais objetivos da Frente é fortalecer a política pública habitacional do nosso Estado, reduzindo-se o déficit de moradias no Brasil através do acesso à residência digna para a população de baixa renda”, lembrou o parlamentar.

Ele destacou que as mudanças referentes à Faixa 1, ampliando o acesso às famílias de menor renda e a retomada de obras paralisadas em contratos ativos, serão alguns dos aspectos a serem debatidos na ocasião, antes que a matéria seja analisada no Congresso, o que permitirá apresentação de emendas para aperfeiçoar o texto.

Participação da sociedade

“Daí porque a realização da audiência pública será de fundamental importância, pois oportunizará a participação de construtores, de corretores de imóveis e de todos os interessados no mercado imobiliário aquecido. Na oportunidade iremos ouvir o Senador Efraim Filho (União Brasil-PB), revisor da MP no Congresso Nacional e que irá contribuir com o debate para superação dos problemas ainda existentes”, acrescentou.

Desde a sua criação, o programa gerido pelo Ministério das Cidades tem apresentado resultados significativos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, até o final de 2020, o Minha Casa Minha Vida já havia contratado a construção de mais de cinco milhões de unidades habitacionais em todo o país, beneficiando cerca de 20 milhões de brasileiros.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba compõe a FPMI. O Órgão foi o primeiro elo da cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário a formalizar requerimento nesse sentido ao deputado George Morais.

Atas Notariais resolvem problemas no setor imobiliário, Instagram e até entre vizinhos

Instrumento pelo qual o tabelião atesta, com sua fé pública, isto é, com presunção relativa de veracidade, a Ata Notarial se mostra de grande utilidade em várias situações lamentavelmente ainda comuns no mercado imobiliário, a exemplo de corretor que fechou um contrato de intermediação com um cliente, apresentou o comprador e o cliente atravessou o negócio, fechando com este comprador, sem pagar os honorários devidos.

Garantia de comissão a corretor

“Fizemos a Ata e o cliente mudou da água para o vinho os seus argumentos e já propôs a pagar a comissão de forma parcelada”, lembrou o tabelião Danilo Borinato, titular do 8º Tabelionato de Notas de Campina Grande, mais conhecido como Cartório da Prata, em alusão ao bairro nobre que tem a mais tradicional feira livre do município.

Danilo citou outra Ata lavrada na qual foi constatado que um imóvel não estava ocupado e que foi utilizado como prova em uma ação da Usucapião Judicial. A parte alegava que ocupava o imóvel há muitos anos e foi possível atestar, por meio de fotos via satélite, que não havia ocupação nos anos anteriores e que a posse atual era muito recente, não sendo passível do referido modo de aquisição.

Imóvel arrematado diferente do leiloado

“Noutra restou verificado que um imóvel arrematado em hasta pública virtual era diferente do imóvel que verdadeiramente foi posto em leilão. Depois desta Ata, o cliente conseguiu cancelar a arrematação e, portanto, não pagar pelo que não queria comprar”, afirmou.

Ele acrescentou ainda que o alcance das finalidades da Ata é bastante vasto e inclui, por exemplo, comprovação de que uma assembleia religiosa estava incomodando demais os vizinhos e de publicações ofensivas, difamatórias ou caluniosas em Instagram.

Contrato por meio de WhatsApp

“Mas também houve caso de advogado que fechou contrato por meio de WhatsApp e o cliente estava se negando a pagar os honorários. Após a confecção ata notarial, que resultou em quase 200 folhas, tendo em vista que tinham mensagens de texto e áudio que foram transcritas, esse advogado conseguiu receber pelo pagamento por meio de um acordo em juízo, pois a prova era irrefutável.

Vale destacar que os fatos constatados na Ata Notarial só podem ser dito “como não verdade” por meio de decisão judicial, pois tem presunção relativa de veracidade diante da fé pública do notário. Assim, é um valioso instrumento de prova, muito utilizado em processos judiciais. Na prática, quando procurado, o Cartório envia ao local indicado pelo interessado um notário ou escrevente autorizado, que verifica e atesta no papel o que de fato ocorreu.

Novo formato de Educacreci agrada em cheio a corretores de imóveis

Uma imagem vale mais que mil palavras, sobretudo a de um auditório lotado numa terça-feira à tarde por corretores de imóveis novos e experientes, ávidos por adquirir e atualizar conhecimentos para melhor desempenho profissional num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Reconhecimento através de palavras também não faltou por parte de quem participou da primeira edição em novo formato do programa de educação continuada Educacreci (Terça do Saber), que consistiu numa imersão em direito imobiliário, ministrada pelo advogado, administrador de empresas, professor universitário, corretor de imóveis e membro da Cefisp, Marcos Benjamin.

Múltiplas opções

“Sempre participo das iniciativas do Creci-PB, que nos oferece muitas opções presenciais e online de educação, que tento prestigiar o máximo. Gostei muito desse formato porque torna realmente a educação continuada mais frequente”, afirmou Caetano Falcão, registro 6.116, que atua especialmente na região do bairro dos Estados, Ipês e Expedicionários.

Outra não foi a avaliação de Robério Monte Gomes, registro 3875, que exerce a profissão na região da praia e de Ponta de Campina. “Conheço Marcos de longas datas, é um excelente professor. Todo conhecimento é bem-vindo e direito imobiliário é muito importante, por isso não poderia perder essa oportunidade”, declarou.

Necessidade permanente

Por sua vez, Ana Maria Herculano de Sousa, registro 11.077, considerou a iniciativa excelente. Ela destacou que mesmo sendo um dia útil, não hesitou em largar as atividades por uma causa melhor, para se capacitar e qualificar, suprindo uma necessidade permanente essencial para enfrentar um mercado globalizado e competitivo.

A edição foi prestigiada também por quem ainda não obteve o registro profissional no Conselho. Para a estagiária Adriana Paula Marcone Tavares, o treinamento foi maravilhoso. “Quanto mais eventos como esse melhor, adquirimos maiores conhecimentos. Que continue assim”, concluiu.

A abertura foi feita pelo presidente Ubirajara Marques, que falou sobre os esforços desenvolvidos pelo Conselho para proporcionar oportunidades como a de hoje. “Vimos pensando em inovar o programa Educacreci, daí tivemos essa ideia de criarmos o Terça do Saber, que será focado especialmente em treinamento e capacitação com temas bem específicos das atividades do profissional no mercado imobiliário”, disse Bira, que esteve acompanhado do 1° diretor-tesoureiro Flávio Passarinho.

Venda irregular de condomínio em Bananeiras é interrompida pelo Creci-PB

A autuação por fiscais do Creci-PB de empresa por anúncio sem Registro de Incorporação (RI) de condomínio horizontal vizinho ao Yes Banana, no município de Bananeiras, se revestiu de grande simbolismo por evidenciar a capilaridade das ações do Órgão em todo o estado e da região do brejo em que ocorreu, de crescente potencial turístico e convidativo para locações em períodos como o junino que se aproxima.

Apesar de a referida incorporadora, localizada no centro da cidade de Solânea e responsável pelo loteamento não dispor de Registro, vinha apresentando tabela de preços de vendas de 200 lotes medindo 14m x 26m, com reservas mediante o pagamento de valor mínimo de R$ 10 mil e promessa de entrega em 2027 “O fato foi constatado por meio de portfólios, prints, fotos, áudios e vídeos”, afirmou o coordenador de fiscalização Hermano Batista, que esteve acompanhado do agente fiscal Thiago Oliveira.

Alerta a corretores e imobiliárias

Ele acrescentou que a empresa notificada tem um prazo de 15 dias para apresentar defesa junto ao Conselho e posteriormente o processo administrativo será encaminhado ao Ministério Público para os procedimentos cabíveis. Já no caso dos corretores de imóveis e imobiliárias que porventura intermediarem transações ilegais como essa, respondem no Conselho um processo ético-disciplinar e ficam sujeitos a penalidades que vão de advertência, pagamento de multa pecuniária e até cancelamento da inscrição, conforme prevê a Lei 6.530/78 c/c o Decreto n. 8.871/79 e a Resolução-Cofeci n. 458/95.

Por lei, qualquer que seja a modalidade da incorporação o incorporador/construtor só pode alienar, vender, receber sinal, e fazer sua publicidade ou pré-venda, também conhecida como cadastro de reserva se possuir o Registro (loteamentos) ou Registro da Incorporação no cartório de registro de imóveis da circunscrição do imóvel.

Por que Registro e RI são fundamentais a segurança jurídica 

O registro de um loteamento ou condomínio no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) exige uma série de documentos. Isso porque o ato de registrar deve seguir as regras da lei 6.766/79, o plano diretor do município e outras regulamentações como, por exemplo, o Código de Normas do Estado em que está instituindo o empreendimento, entre outras licenças.

Já o Registro de Incorporação, mais conhecido como RI, previsto na Lei n. 4.591/64, que está materializada a legalidade da construção do imóvel e descritas todas as suas características em memorial, no qual são especificados, por exemplo, materiais, estruturais e acabamentos a serem utilizados, além de espaços de áreas privativas, de lazer, comuns e de garagens.

A falta desses documentos veda por lei a divulgação e comercialização desses lotes e/ou imóveis, inclusive tornando nulo qualquer tipo de contrato, além de que pode causar uma série de prejuízos ao adquirente, que terá a posse, mas não a propriedade do bem, já que não terá como registrar e escriturar no seu nome, por exemplo. Não bastasse, ainda poderá ser cobrado judicialmente por débitos do incorporador junto às instâncias federais, estaduais e municipais, inclusive com penhora do imóvel comprado e muitas das vezes, pago com muito sacrifício.

“Mantemos fiscalização atuante nesse sentido, e orientamos sempre a sociedade para que consulte a existência do Registro ou RI quando estiver adquirindo um bem, pois são esses documentos que garantem que a transação se torne válida e tenha segurança jurídica”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Contas de 2022 são aprovadas à unanimidade e sem ressalvas pelo Cofeci

A prestação de contas do Creci da Paraíba relativas ao ano passado foi relatada pelo presidente do Creci-RN e conselheiro federal Roberto Peres e aprovada à unanimidade e sem ressalvas pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, durante sessão plenária ordinária realizada na sexta-feira (14) na cidade de Maceió (AL).

Foram criteriosamente analisados aspectos contábeis e de gestão, constantes em Relatório de Gestão publicado no Portal da Transparência, onde foram elencadas boas práticas que valorizam a contribuição anual do Creci-PB para o crescimento do Sistema e que servem de referência para outros Regionais.

Anteriormente, as referidas contas já haviam sido aprovadas em primeira instância pelo Conselho Fiscal, conselheiro relator e Plenário do Conselho Regional, posteriormente enviada para a assessoria contábil do Cofeci e agora homologada a aprovação pelo Pleno do Cofeci, em última instância, foram submetidas ao Tribunal de Contas da União com a publicação do Relato Integrado, cumprindo a instrução normativa do referido órgão.

A plenária contou com a participação dos diretores Ubirajara Marques (presidente), Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros) e pelos conselheiros federais Rômulo Soares, Assis Cordeiro e Fabiano Cabral. Este último falou de sua ida ao Senado Federal, onde convidou diversos parlamentares a comporem a Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário no Congresso Nacional, tendo obtido a melhor receptividade.

Precificação imobiliária, a chave do sucesso – Por João Teodoro

O vocábulo “volátil” é adjetivo que qualifica as aves capazes de voar; na física e na química, são substâncias que evaporam facilmente em temperatura ambiente, passando do estado líquido para o gasoso. “Volatilidade” deriva de volátil. Em economia, é usada para medir a frequência com que determinado bem muda de preço. Ativo volátil é aquele cujo preço varia muito, e rapidamente, tais como: ouro, moedas, kriptomoedas, fundos de investimento e papeis bancários. Bens imóveis não são classificados como voláteis. Ao contrário, são muito estáveis.

Os ativos voláteis têm comportamento de mercado muito peculiar. Quem os adquire costuma vendê-los com muita facilidade. Anunciados no lugar certo, os compradores logo aparecem. Os preços, entretanto, quem determina é o próprio mercado. No meio imobiliário, os preços são muito estáveis, variam pouco. Daí a falácia de que imóveis têm baixa liquidez. Não é verdade! De fato, vender imóvel de um dia para outro é raro. Em geral, há um longo processo de sucessivos anúncios, visitas e conversas, até aparecer o comprador certo.

Então, ativos imobiliários não são bons negócios! Errado! Comprar imóveis, como sempre, continua sendo o melhor e mais seguro dos investimentos. Acontece que a expectativa ao se adquirir um imóvel é sempre a mais alta possível. Ninguém aceita vendê-lo por valor abaixo do que pagou. Ao contrário, só visa a obter ganho. O que é correto. Qualquer imóvel bem conservado e bem localizado é garantia de lucro na revenda. Essas condições podem ser asseguradas mediante a contratação de um bom Corretor de Imóveis ou Imobiliária.

Pois bem! Na venda de ativos voláteis, prevalece o preço ofertado pelo mercado. Em regra, a necessidade de vender comprime os preços. Não há preocupação com lucro. O importante é vender e receber. O grau de urgência do vendedor eleva o percentual do deságio. Para imóveis, porém, não se admite deságio. Entretanto se alguém se dispuser a oferecer um bem imóvel 50% abaixo do preço de mercado, com certeza, será vendido imediatamente, como os ativos voláteis. Ah, então, o segredo da venda rápida é o deságio! Simploriamente, sim.

Todavia, como ninguém admite deságio para imóvel, a solução é agir tecnicamente. Primeiro, há de se considerar o próprio bem: localização, idade, conservação, adequação ao fim. Em seguida, preço e condições de pagamento. Garantia de financiamento pode ser um bom handicap. Imóvel nessas condições, a preço real de mercado, bem representado, com raras exceções, quase sempre é vendido em curto ou médio prazo. O segredo não está no deságio, está na precificação. A justa avaliação é a chave! Mas isso é tema para outro artigo.

A venda imobiliária, portanto, tem seu momento determinado pelas condições do imóvel, pelo esforço e competência do Corretor ou empresa que o representa e pela boa precificação. Pode ser que ocorra de imediato, mas não é a regra. Venda de imóvel a preço de mercado tem momento e comprador certos. Exceto por contingências econômicas imprevisíveis, como a crise do subprime, nos EUA, em 2008, ao contrário dos ativos voláteis, a valorização imobiliária não para nunca! Imóvel bom e bem conservado, jamais se desvaloriza!

Presidente do Cofeci – João Teodoro

Apoio do Sistema Cofeci-Creci à ação tem alcance social no Sertão de AL e até na África

Foi na pequena cidade sertaneja de Olho D’água das Flores, mais precisamente no povoado “Pedrão”, localizado a mais de 200 quilômetros de Maceió (AL), que foi lançado na tarde de quinta-feira (13) através do Instituto Brilhante, o projeto piloto do “Cafuzinhos do Sertão”, iniciativa do ex-jogador de futebol pentacampeão pela seleção brasileira, Cafu.

A escolha do local se deu pelo déficit alarmante de crianças com déficit de nutrição e Maceió ser o estado com o pior Índice de Desenvolvimento Humano do país.

A ideia contou com o apoio do Sistema Cofeci-Creci, que ano passado através dos Regionais sensibilizou inscritos, que se incorporaram à campanha por meio da aquisição de bilhetes para sorteios de bolas de futebol autografadas pelo capitão do penta Cafu. Ontem, acompanhado de presidentes de Regionais, o presidente João Teodoro fez a entrega simbólica de um cheque de aproximadamente R$ 80 mil arrecadados com a ação.

Abertura de horizontes

Esses recursos serão de grande valia para contribuir inicialmente na formação do futuro cidadão e no desenvolvimento por meio do esporte, de 35 crianças carentes, que receberão lanches e suas famílias, cestas básicas. Nesse contexto, o ex-jogador já assegurou via parceiros, uniformes, bolas e chuteiras e reforma para o campo de terra com cactos em volta, que agora será dotado de grama sintética e refletores, para que os meninos e meninas possam driblar o calor causticante da região e jogar à noite.

O alcance social da contribuição do Sistema Cofeci-Creci ultrapassará as fronteiras do Brasil e chegará a um país situado no continente africano, continente africano, que possui um território montanhoso, sem saída para o mar e que em 1994 recebeu atenção internacional devido a genocídio no qual cerca de 800 mil pessoas foram mortas.

Fazer mais com menos

“Pelo fato de Ruanda possuir uma economia extremamente frágil em relação à realidade brasileira, será possível fazermos mais com menos recursos, resolvermos a situação de 50 famílias por uma semana com alimentação nos três turnos com algo em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil, uma ajuda dessa natureza que seria impossível aqui no Brasil. Ainda lá, num terreno que nos foi doado, construiremos um posto de saúde com capacidade para atender mais de 500 famílias”, afirmou o vice-presidente do Instituto, Helder Pereira.

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, que cumpre desde terça-feira agenda de trabalho na capital de Alagoas, foi representado pelos diretores Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros) e pelos conselheiros federais Assis Cordeiro e Fabiano Cabral, acompanhados do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Plano de saúde está entre onze novos convênios firmados pelo Creci-PB

Na busca por parcerias que facilitem o dia a dia e beneficiem corretores de imóveis, o presidente Ubirajara Marques assinou, na última semana, mais de uma dezena de termos de convênios que se estendem a sócios e funcionários de imobiliárias e seus dependentes diretos.

A lista envolve empresas na área da saúde, medicamentos, cursos, marketing, contabilidade, certificação digital e refrigeração, e já podem ser aderidos com descontos e condições diferenciadas para profissionais inscritos e adimplentes com o Creci-PB.

Confira a relação abaixo:

Funasa Saúde: Serviços de assistência à saúde, incluindo plano de saúde, com tabela exclusiva à categoria, disponibilizando 15% de desconto no valor, com abrangência em todo o estado da PB;

Senac-PB: Renovação do convênio com o Senac, ofertando 20% de desconto nos cursos, ofertados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras;

ESA-PB: Desconto de 10% no curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário e Notarial ministrado pela Escola Superior de Advocacia da Paraíba;

SA Treinamentos: 15% de desconto em Curso de Oratória com Shirley Almeida;

Rentabilize Assessoria Contábil e Financeira: Desconto de 15% em assessoria contábil, consultoria contábil, auditoria independente, fornecimento de sistema de gestão, endereço em caixa postal (escritório virtual) e etc;

De Perfil: Fotos, edição e vídeos profissionais para corretores de imóveis que querem potencializar os resultados de presença digital na internet com descontos que vão de 11% a 21%;

Sociedade de assistência e desenvolvimento econômico e social dos servidores públicos municipais, estaduais e federais – Sansp: Consultas médicas por telemedicina 24hs do Hospital Albert Eistein (São Paulo); Plano Odontológico Clin Odonto – sem carência e com cobertura nacional; Seguro de acidentes pessoais no valor de R$ 20.000,00; Assistência Funeral no valor de R$ 5.000,00; Medicamentos a preços de fábrica e entregues em casa. Todos esses benefícios por R$ 49,90 mensais por pessoa – Cartão de benefícios Classic da Sansp.

Clima Rio: 10% de desconto em ar-condicionado, em material para instalação de ar-condicionado, freezer, expositor e toda a linha voltada para refrigeração e climatização;

AR I9 Certificação Digital: Certificado PF A3 Em token para corretores R$300,00 com 25% de desconto = R$ 225,00; Certificado PF A3 para corretores (Somente Certificado) R$ 160,00 com 25% de desconto = R$ 120,00; Certificado PF A3 Em token para corretores R$ 225,00; Certificado PF A3 para corretores (Somente Certificado) R$ 120,00;

Devos Alliance: Criação de site nível 1 (site pessoal ou site com até 2 páginas) – 1 mil reais (10% de desconto), criação de site nível 2 (site com até 10 páginas) – 2 mil reais (15% de desconto), manutenção de site nível 1 – 500 reais (10% de desconto), manutenção de site nível 2 – 1000 reais (15% de desconto), criação de soluções em software (10% de desconto de acordo com a demanda), social media (gerenciamento de redes sociais + tráfego pago) – 1000 reais (10% de desconto), criação de logomarca – 400 reais (15% de desconto) e fotografias profissionais – 500 reais (10% de desconto);

Genuspharma: Vendas de medicamentos e dermocosméticos com fórmulas personalizadas e consultoria farmacêutica com 25% de desconto.

Todas as parcerias serão válidas mediante apresentação de carteira de regularidade e outras informações podem ser conferidas na página Clube de Benefícios.

LGPD