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Portal Creci é opção gratuita de inovação para corretores de imóveis

Impulsionar os corretores de imóveis para os avanços tecnológicos é uma das metas do Sistema Cofeci-Creci para 2022. “Estamos atuando para que conhecimento, investimentos e disruptura estejam acessíveis aos corretores de imóveis”, explica o presidente do Cofeci, João Teodoro. A principal ferramenta para os corretores de imóveis em 2022 será o Portal Creci (https://portalcreci.org.br), solução gratuita de comercialização de imóveis desenvolvido pelo Creci-SP para todo o Brasil.

A seguir, entrevista com o presidente do Creci-SP e vice-presidente do Cofeci, Augusto Viana, sobre os benefícios do Portal Creci:

Por que o Creci-SP criou uma plataforma digital para os corretores de imóveis divulgarem seus negócios?

Augusto Viana – Há muito tempo, o Creci–SP vem sentindo a necessidade de proporcionar aos corretores uma ferramenta que possa auxiliá-los na divulgação de seus imóveis, e que seja exclusiva. Assim, o corretor tem à disposição esse espaço gratuito e a sociedade, por sua vez, tem a garantia de que será atendida por um corretor devidamente inscrito no Creci. Todos ganham!

Quais os benefícios desse portal para o corretor de imóveis, para o Sistema Cofeci–Creci e para a sociedade?

Augusto Viana – Para os corretores, será uma ferramenta de uso exclusivo com diversas funcionalidades, como o controle de sua carteira de imóveis, a possibilidade de parceria com outros colegas e a gratuidade dos anúncios. Para o Sistema Cofeci-Creci, o portal também vai funcionar como um CRM, com dados sobre leads, tipos de imóveis mais procurados, preços praticados etc. Haverá a possibilidade de se traçar um panorama do mercado imobiliário nacional. Para a sociedade é a tranquilidade de um negócio feito por intermédio de profissionais sérios e gabaritados para prestar a melhor assessoria.

Quais os serviços disponíveis no Portal Creci?

Augusto Viana – Ao se cadastrar no Portal Imobiliário Creci, o corretor poderá divulgar gratuitamente sua carteira de imóveis com fotos, vídeos, tour 360º, dentre outros.

O Portal disponibilizará um painel estatístico com informações sobre o acesso aos anúncios dos corretores, um mapa apontando os locais que receberam mais cliques, o número de contatos recebidos, quantos anúncios foram publicados e negociados, e a quantidade de anúncios visualizados. São dados importantes para o corretor criar estratégias de venda e de divulgação mais efetivas. O Portal agregará novos recursos, como a possibilidade de realizar a avaliação online de imóveis, o gerenciamento de locações e a emissão de contratos eletrônicos.

Esse portal irá gerar conexões fora do Brasil?

Augusto Viana – Com certeza estaremos conectados a outros portais, abrindo a possibilidade de negócios internacionais aos corretores de imóveis brasileiros.

Fonte: https://www.cofeci.gov.br/post/portal-creci-%C3%A9-op%C3%A7%C3%A3o-gratuita-de-inova%C3%A7%C3%A3o-para-corretores-de-im%C3%B3veis

Aumenta procura para pagamento de anuidade 2022 com desconto de 10%

À medida que se aproxima o fim do prazo para pagamento integral à vista da anuidade com 10% de desconto ou parcelado em 5x, aumenta na Sede e Delegacias do Creci-PB a procura por corretores de imóveis para aproveitar essas facilidades.

Imprima seu boleto da anuidade 2022

Desde a semana passada, o movimento tem sido intenso. Como o prazo termina sábado (15), foi prorrogado até a próxima segunda-feira (17). A contribuição anual também pode ser paga através de cartão de crédito em até 10 parcelas, conforme parâmetros e prazos definidos na Resolução do Cofeci n. 1.455/2021.

Também são disponibilizadas condições especiais para pagamento de débitos de anuidades de exercícios anteriores, com valor equiparado ao do exercício vigente para pagamento à vista ou parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

Quem optar pelo boleto bancário, poderá pagar em tantas parcelas mensais quantas requeira, sendo a primeira à vista, acrescidas cumulativamente de juros compensatórios de 1% ao mês, mais 1% a título de despesas de cobrança, não podendo o valor nominal das parcelas ser inferior a 20% do valor da anuidade da pessoa física ou jurídica, conforme caso, do dia do ajuste, mediante assinatura de termo de acordo.

Falta de declaração de inocorrência veda exercício de atividade por corretores e imobiliárias

Cassação de autorização para o exercício da atividade profissional no caso dos inscritos nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis, responsabilização penal e administrativa, pagamento de multas irrecorríveis, vedação de negócios com instituições bancárias, encerramento de conta corrente e perda de negócio.

Essa são as mais graves consequências que podem ser evitadas por pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis, através de apresentação ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis de comunicação de não ocorrência ou comunicação de operações suspeitas de propostas, transações ou operações durante o ano passado.

O prazo para essa comunicação teve início no último dia 1, encerra no próximo dia 31 de janeiro e deve ser feita através do site do Cofeci (www.cofeci.gov.br)  Para tanto, faz-se necessário o profissional manter o cadastro atualizado junto ao Sistema Cofeci-Creci.

Facilitação de procedimento

Para facilitar ainda mais o procedimento (que leva só alguns minutos) o Creci-PB disponibilizou em seu site www.creci-pb.gov.br no Canal do Corretor o link específico, onde podem ser dirimidas todas as dúvidas relativas ao tema, através de Guia elaborado de forma simples e didática pelo Creci-SP, disponibilizado junto a outros links, de Manual e Apostila sobre o assunto no referido espaço.

As operações passíveis de serem comunicadas são previstas na Resolução-Cofeci nº 1.336/2014, baseada na Lei n° 9.613/1998 com a redação dada pela Lei n° 12.683-2012 (Prevenção à lavagem de dinheiro). Por sua vez, as operações de valor igual ou superior a cem mil reais devem ser mantidas em arquivo, sem necessidade de envio de informações ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

Providencial lembrança

“Abstraídos pelo cotidiano de trabalho, não raro, corretores de imóveis e imobiliárias não atentam para esse compromisso inadiável em todo início de ano, daí por que, pelo zelo que temos com a categoria, damos ampla divulgação a essa questão, no sentido de lembrar e alertar a todos os profissionais que integram o Sistema Cofeci-Creci”, afirmou o presidente João Teodoro.

Comunicação de não ocorrência

Se durante o ano civil anterior nenhuma operação ou proposta de caráter suspeito enquadrada no item 2, abaixo, for realizada, fazer a comunicação de não ocorrência somente através do site do COFECI, entre os dias 1º e 31 de janeiro.

Comunicação de operações suspeitas

Comunicar ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), no prazo de 24 horas da data da operação, transações imobiliárias ou propostas de caráter suspeito, nos termos descritos no art. 8º, I e II e art. 9º, I a XII e seu parágrafo único, da Resolução n. 15 do Coaf. Nunca informar ao cliente sobre esta comunicação.

 

Creci-PB prestigia lançamento da ferramenta digital ITBI Online

Atendendo a convite do secretário da Receita do município de João Pessoa, o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, participou na tarde desta quarta-feira (12), do lançamento da nova ferramenta digital do sistema ITBI Online, no auditório do Centro Administrativo Municipal, situado no bairro de Água Fria.

Bira, que esteve acompanhado do 1º vice-presidente Lamarck Leitão, considerou bastante positiva a iniciativa da Prefeitura da Capital, pela agilidade a ser proporcionada às transações imobiliárias, que para sua maior segurança, devem ser intermediadas pelos corretores de imóveis.

“Nesse contexto, o Conselho tem buscado de forma permanente junto à Prefeituras de todo o estado, através de Termos de Cooperação Técnica, a adoção de medidas como o atendimento exclusivo aos corretores de imóveis, que dinamizem e fortaleçam o mercado imobiliário, mola propulsora da economia do país”, afirmou.

Unidade móvel do Creci-PB estará nos bairros do Cabo Branco e do Bancários

O Creci-PB estará nas próximas sexta (14) e segunda-feira (17), das 8h às 16h nos bairros do Cabo Branco (em frente ao Hotel Xenius) e Bancários (na Praça da Paz) atendendo à população no tocante ao esclarecimento de dúvidas sobre documentação, certidões e contratos necessários para o fechamento de um negócio imobiliário e recebimento de denúncias sobre exercício ilegal da profissão.

Na unidade móvel, também poderão ser feitas inscrições por pessoas interessadas em se tornar corretores de imóveis na condição de pessoas física e jurídica. Os profissionais terão à sua disposição, dentre outros serviços, o parcelamento de débitos e pagamento de anuidades em atraso e a relativa a este ano, que até a próxima segunda-feira (17) pode ser feito com 10% de desconto ou parcelado em até 10x no cartão de crédito.

Indo até corretores e a população

“É o Creci-PB levando serviços e atendimento até os corretores de imóveis, proporcionando-lhes economia de tempo e dinheiro ao evitar que se desloquem à Sede ou Delegacias e ao mesmo tempo aproximando o Órgão da população”, afirmou o presidente Ubirajara (Bira) Marques.

A unidade móvel adquirida com recursos próprios consiste em uma van dotada de estrutura e equipamentos necessários e os atendimentos são feitos pelo coordenador de fiscalização Hermano Azevedo e pela assistente administrativa Karla Mendonça. Para denúncias, dúvidas e informações é disponibilizado o número (83) 99406-2581.

Eficiência na fiscalização

O programa Creci-Itinerante foi criado para fortalecer uma das missões do Órgão, que é a fiscalização em todo o estado, combatendo o exercício ilegal da profissão, a facilitação od exercício profissional, anúncios em desacordo com a resolução 1065/2007 e falta de Registro de Incorporação (RI), dentre outras irregularidades e ilegalidades.

Nesse contexto, números atestam a eficiência nessa área, que em termos de produtividade, ficou em 4º lugar no País e 1º na Região Nordeste, segundo Relatório da Diretoria de Fiscalização do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, relativo ao ano de 2019.

Em 2019, o setor foi premiação do Cofeci pela melhor atuação no ano de 2018 entre todos os estados do Nordeste e o 4º no Brasil.

FGV lança novo índice que vai monitorar custo de aluguel de imóveis

Foi lançado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o novo índice que vai medir a evolução dos preços de aluguéis no Brasil.

O IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) será calculado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários, obtidos via empresas administradoras de imóveis, no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Com a divulgação mensal, o intuito será refletir melhor o cenário de oferta e demanda do mercado de locação residencial. “O objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo. Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel”, afirma a FGV.

Mas, segundo André Braz, coordenador do IPC da FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o IVAR não vai substituir o IGP-M.

“O IGP-M segue com seu propósito firme e forte. O Ibre sempre lança novos indicadores e isso dará mais visibilidade ao mercado. O uso dos nossos indicadores é escolha dos agentes econômicos”, afirma Braz.

Fonte: 6 Minutos / Estadão

João Pessoa isenta ITBI para movimentar mercado imobiliário

Para aquecer e movimentar o mercado imobiliário em 2022, a prefeitura de João Pessoa isentou o Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI) para famílias com renda de até dois salários mínimos que comprarem sua moradia. O investimento já chega a R$ 2,5 milhões de agosto até dezembro de 2021.

Somente no último mês de 2021, foram comercializados 637 imóveis entre as construtoras, Caixa Econômica Federal e as famílias interessadas em comprar um imóvel, de acordo com o acompanhamento feito pela Secretaria da Receita Municipal (Serem), que concede a isenção do imposto.

A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, afirmou que a isenção do ITBI permitiu a muitas famílias terem acesso à moradia e as construtoras tiveram a oportunidade de fechar bons negócios e, em consequência, fazer novos investimentos no setor imobiliário. “A isenção do ITBI é um investimento que a Prefeitura está fazendo, porque os benefícios vêm imediatamente com a venda dos imóveis, movimentando o mercado imobiliário que estava parado e criando as condições para que as famílias que precisam de uma moradia adquiram seus imóveis”, observou.

Benefícios – O valor do desconto do ITBI é estabelecido de acordo com o valor do imóvel e pode chegar a R$ 4 mil, beneficiando as famílias que têm uma renda de até dois salários mínimos, que tem a oportunidade de comprar o imóvel onde desejar em uma negociação feita diretamente com o construtor e a Caixa Econômica. Até agosto de 2021, quem comprava sua casa própria precisava pagar o ITBI de 3% referente ao valor do imóvel. “Na verdade, a Prefeitura de João Pessoa abriu mão de uma receita, mas beneficiou centenas de famílias que não iriam ter condições de comprar uma moradia e beneficiou ainda o setor da construção civil, que vai poder investir e gerar empregos e renda para o município”, destacou Socorro Gadelha.

Fonte: joaopessoa.pb.gov

Ubirajara Marques define planejamento de ações com coordenadores

O novo presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, se reuniu com os coordenadores dos setores jurídico (Mário Vicente), de fiscalização (Hermano Azevedo) e de gestão e RH (Hellena Karoliny), ocasião em que definiu planejamento de ações para este ano.

O encontro fez parte de uma série, iniciada com funcionários e presidentes de comissões e Turma de Julgamento, sempre acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão.

“Posteriormente me reunirei com os delegados regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, bem como com colegas corretores de imóveis de outras cidades, para expor as metas dessa nova diretoria e colher sugestões voltadas a uma gestão cada vez mais participativa e representativa”, afirmou Bira, como é mais conhecido.

 

Corretores de imóveis podem ser ressarcidos de até 100% do valor da anuidade

A anuidade paga pelos corretores de imóveis é essencial ao exercício da profissão, mantém o Creci-PB e Delegacias em pleno funcionamento e é revertida pelo Órgão em favor da categoria por meio de várias ações que tornaram-no referência no país, a exemplo do programa de educação continuada, bem como através de descontos nos mais variados produtos e serviços decorrentes de 130 convênios.

O procedimento é simples e rápido. Em apenas cinco passos, o profissional pode solicitar e receber em conta o ressarcimento do valor total da sua anuidade. Para tanto, deve ter saldo de pontuação suficiente para efetuar a solicitação.

Uma dessas parcerias, com o Banco do Brasil vai mais além e que garante aos corretores de imóveis correntistas da instituição, o ressarcimento de até 100% do valor pago da anuidade, utilizando os pontos do programa de relacionamento da instituição denominado “Pontos pra Você”.

Simples e fácil

O procedimento é simples e rápido. Em apenas cinco passos, o profissional pode solicitar e receber em conta o ressarcimento do valor total da sua anuidade. Para tanto, deve ter saldo de pontuação suficiente para efetuar a solicitação.

A solução está disponível para o correntista do BB, que realize ou até mesmo já tenha realizado o pagamento do boleto integral da anuidade através do aplicativo ou internet banking do banco nos últimos 30 dias.

➡️ 1° PASSO – 24 horas após pagar o boleto da anuidade, acesse a sua conta corrente por meio do aplicativo do Banco do Brasil ou no Internet Banking;

➡️ 2° PASSO – No menu, selecione a opção “Pontos e Vantagens BB”;

➡️ 3° PASSO – Selecione “Pagar Serviços BB com Pontos”;

➡️ 4° PASSO – Na opção “Pagamento Conselho”, escolha a sua Anuidade 2022 do CRECIPB da qual deseja ressarcimento;

➡️ 5° PASSO – Confirmada a operação, o ressarcimento é feito por meio de crédito em conta corrente em até três dias úteis.

Veja um vídeo informativo:

Requisitos mínimos para troca de pontos

  • Ser correntista BB e participante do programa “Ponto pra Você”;
  • Efetuar o pagamento do boleto à vista (cota única);
  • Pagamento deverá ser realizado pelo aplicativo ou internet banking do Banco do Brasil;
  • Ter saldo de pontos suficientes para trocar pelo ressarcimento.

22 sentidos do mercado imobiliário: Marcus Araujo lista principais tendências

Considerado o mago do mercado imobiliário por conta das suas previsões assertivas para o setor, Marcus Araujo, estatístico, CEO do Mundo DataStore e autor do livro Meu Imóvel, Meu Mundo, traz para este novo ano, os 22 sentidos que devem ditar os projetos imobiliários.

Em entrevista ao Radar Imobiliário na rádio Metrópole no sábado (8), ele pontuou os principais fatores que devem influenciar a nova sensibilidade do mercado imobiliário, principalmente quando relacionada à moradia.

Com a transformação da família, cada vez mais menor, diga se de passagem, muitos priorizando a vida profissional, saúde e bem-estar, as propriedades além de se tornar mais compacta e flexível, alguns ambientes se tornaram obsoletos como duas portas de entrada e saída, sendo a principal a de serviço, banheiro da dependência da empregada. Em contraponto, outros deram lugar ao lavabo, área gourmet e o home office.

Araujo conta que isso já foi ditado desde a geração de 80, quando os jovens começaram a constituir suas famílias mais tarde, até mesmo com um filho, e as mulheres priorizaram mais sua independência e conquistas dos seus espaços de direito e competência e todo esse cenário influencia no trabalho dos profissionais.

São muitas variáveis e transformações que implicam diretamente no setor juntamente com a tecnologia, disse Marcus. Este último muito mais evidente com a chegada da pandemia, quando as medidas restritivas impuseram a presença maior dentro de casa e todas as atividades tiveram que ser feitas dentro dos ambientes domésticos.

O especialista que vai tratar durante esse mês no seu Instagram dos 22 sentidos do mercado imobiliário destacou que um desses pontos é a retirada das paredes. A sensação de amplitude chega a partir dos ambientes integrados e vai mais além, por serem colocados nas redes sociais, os espaços se tornaram palco de vídeos e fotos para internet.

Já sobre a intenção de compra que bateu recorde com mais de 15,6 milhões de famílias interessadas em adquirir um imóvel, Marcus Araujo cita que não houve redução e sim adequação às novas necessidades. Até porque a oferta é muito menor que a demanda e isso acaba influenciando diretamente na valorização dos imóveis, que pode chegar a 25%.

Compacto e funcional

Quando Araujo avalia os empreendimentos principalmente em torno da metragem e amplitude, este último está mais ligado à inteligência do projeto, ressalta, já que o espaço mais largo exige uma renda maior do comprador e consequentemente retira do mercado potenciais consumidores.

O especialista aponta que o compacto não é mais uma tendência e sim uma realidade, sendo que as unidades de um e dois quartos são mais de 50% da expectativa das pessoas dentro dessa década e a partir de 2050 as famílias estarão cada vez menores e inclusive muitos solteiros.

Nesse modelo inclusive entra o novo morar com flexibilidade e praticidade para estar em qualquer lugar tendo em mente o conhecimento e a experiência. Isso é traduzido diretamente no tamanho dos imóveis e o sistema híbrido faz com que aquela família que tinha quatro propriedades, reduza só a uma e mantenha outra em formato de aluguel, quando tiver necessidade, a exemplo de quem trocou os grandes centros urbanos pela casa de praia, mas necessita ir esporadicamente a capital resolver questões pessoais e profissionais. Isso se chama economia compartilhada, porque a partir do momento que utilizo um imóvel, o proprietário daquele bem estará rentabilizando a unidade.

Por fim, Marcus citou sobre o boom do metaverso, falou do único fator que atrapalha o mercado imobiliário, além do crescimento vegetativo que contribui para um cenário promissor em 2022. Temos um horizonte bem positivo para essa década inteira e 2022 será um grande ano. Confira a entrevista na íntegra.

Facilidades para pagamento de anuidade são usufruídas por corretores de imóveis

Os descontos e parcelamento no boleto e cartão de crédito disponibilizados pelo Creci-PB para o pagamento de anuidade têm atraído vários corretores de imóveis nesses primeiros dias do ano. Um deles foi José Roberto, que há 12 anos atua na profissão.

“Opto pelo parcelamento em 10x, já que pago a anuidade de pessoas física e jurídica. Sempre venho em janeiro porque acho mais cômodo e me deixa despreocupado para o resto do ano. O pagamento é importante para fortalecer a categoria, principalmente para nós que vivemos da corretagem, daí por que faço isso com muito orgulho”, afirmou.

Há 25 anos no mercado de trabalho, Silene Cartaxo Lacerda considerou fundamental a questão do parcelamento. “Nos dois últimos anos utilizei desse método, mas em 2022, graças a Deus, consegui pagar à vista e aproveitei o desconto”, declarou.

Pagamento com satisfação

Já Diego Bessa disse pagar a anuidade sempre com muita satisfação por acreditar ser esta uma obrigação profissional. Para ele, rendimento é consequência, mas é com a profissão regularizada que consegue realizar os sonhos das pessoas e cumprir seu propósito. “Eu não estou corretor, eu sou corretor”, destacou, lembrando que alguns colegas ainda desconhecem os benefícios proporcionados pelo Conselho a quem está em dia.

Outro que compartilha dessa linha de raciocínio é Iválcio Lima Júnior, que atua com locação e vendas e administração de locações nos bairros de Mangabeira, Bancários e Valentina. “O cumprimento desse compromisso é a nossa contrapartida a tudo que o Creci-PB nos oferece em termos de representação, fiscalização e benefícios”, lembrou.

Descontos e parcelamento em até 10x

O Creci-PB disponibilizou em seu site creci-pb.gov.br (Canal do Corretor) as diversas opções de pagamento da anuidade 2022 (condição essencial ao exercício da profissão).

Quem efetuar o pagamento integral à vista até o próximo dia 17 de janeiro terá um desconto de 10%. É possível dividir no boleto em até cinco parcelas mensais, iguais e sucessivas, se requerido e paga a primeira até a referida data; em até quatro parcelas mensais, se requerido e paga a primeira até o dia 15/2 e em até três parcelas mensais se requerido e paga a primeira até 15/3.

É facultado ainda, mediante atendimento exclusivamente presencial, o pagamento da contribuição anual por meio de cartão de crédito em até 10 parcelas, conforme parâmetros e prazos definidos na Resolução do Cofeci n. 1.455/2021.

Condições especiais para débitos de anuidades

Além das facilidades para pagamento da anuidade do exercício corrente, o Conselho dispõe ainda de condições especiais para pagamento de débitos de anuidades de exercícios anteriores, com valor equiparado ao do exercício vigente para pagamento a vista, ou parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

Caso a opção seja pelo boleto bancário, poderá ser pago em tantas parcelas mensais quantas solicite o requerente, sendo a primeira à vista, acrescidas cumulativamente de juros compensatórios de 1% ao mês, mais 1% a título de despesas de cobrança, não podendo o valor nominal das parcelas ser inferior a 20% do valor da anuidade da pessoa física ou jurídica, conforme caso, do dia do ajuste, mediante assinatura de termo de acordo.

A gula das unicórnios e seus riscos | Artigo por João Teodoro

Unicórnio é uma criatura mitológica. Sendo mito, não existe se não no imaginário das pessoas. Segundo a mitologia, é muito rara. Daí sua associação com as startups. Estas, por sua vez, são empresas emergentes (recém-criadas) que têm por objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, de preferência que seja escalável (que possa evoluir em escala), disruptivo (inovador, único) e repetível (que pode ser repetido). Geralmente são organizações que funcionam tendo como base a tecnologia, mas não necessariamente.

Unicórnios, no entanto, já não são tão raras. O Brasil já contabilizava 16 delas em dezembro de 2021. As doze mais expressivas são: Nubank, iFood, 99 taxi, Gympass, Loft, Vtex, Ebanx, Wildlife, Loggi, Creditas, MadeiraMadeira e a Quinto Andar. Todas têm valor de mercado (número de ações disponíveis x valor aceito de cada ação) igual ou superior a um bilhão de dólares. Algumas delas levam anos para oferecer resultado financeiro. Todavia seu crescimento e aceitação pelo mercado atraem muitos investidores, o que valoriza suas ações.

No mercado imobiliário, as mais notáveis são aLoft e a Quinto Andar. A Loft tornou-se unicórnio com apenas dois anos de fundação. Seu foco inicial era comprar, reformar e revender imóveis, com uso intenso da tecnologia. Depois, criou uma plataforma de marketplace. Passou a ser então uma imobiliária virtual. A Quinto Andar começou com intermediação de negócios, mas logo migrou para os alugueres. Criou uma plataforma, para desburocratizar e reduzir custos operacionais, que, em tese, possibilita grande agilidade e segurança.

O que isso tem a ver com o mercado imobiliário tradicional? Startups não crescem por acaso. Elas fundamentam toda sua ação no uso intenso da tecnologia e conseguem provar para o mercado que são ágeis e seguras. Portanto o caminho parece óbvio: ou aderimos à tecnologia ou seremos engolidos! Mas “botar o ovo” não basta. É preciso “cacarejar”! Pregar ao mundo que somos profissionais qualificados, tecnológicos, seguros e éticos. Startups, em regra, só se preocupam em dar retorno financeiro aos investidores. Nós, acima de tudo, somos éticos!

O Zap tentou absorver anúncios diretos e desestimular a contratação de Corretores. Agora, porém, a Quinto Andar adquiriu o Grupo Navent, que controla alguns dos maiores portais de imóveis em seis países da América Latina. No Brasil, é dono das plataformas Imóvel web, Wimóveis e Union Software. Ao contrário do Zap, a Quinto Andar é nossa concorrente direta! Controlando esses portais, ela terá acesso a muitas informações privilegiadas. Com elas, poderá ganhar mais mercado e absorver nossos possíveis clientes. Temos de reagir!

O CEO da Quinto Andar, Gabriel Braga, em entrevista à Exame Invest, afirmou: “Isso passa por trazer as imobiliárias para o nosso ecossistema…”. Vale dizer, ter acesso a todos os anúncios e, assim, dispor de todos os leads e outros dados das imobiliárias. Concorrência desleal com lastro em dinheiro de investidores,que só se preocupam com lucro. A solução é boicotar. Para isso, já temos o Portal CRECI BRASIL, exclusivo, desenvolvido pelo CRECISP para todos nós. É grátis! É só entrar no site do CRECISP, inscrever-se e começar a usar!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 03/JAN/2022

Presidente Ubirajara Marques fala sobre perspectivas para o Creci-PB

Início de uma nova gestão! O presidente Ubirajara Marques e sua diretoria iniciaram, nesta semana, o mandato para o triênio 2022-2024.

Bira, como é conhecido no mercado imobiliário, é corretor de imóveis há quase 3 décadas e, com sua experiência e comprometimento, irá conduzir em conjunto com os diretores e conselheiros as ações do Conselho nos próximos anos.

Como gestor, pretende fortalecer ainda mais a atuação do Creci-PB, expandindo a presença do Órgão no interior do estado e mantendo os ótimos resultados obtidos na gestão anterior.

No vídeo, o novo presidente se apresenta falando um pouco sobre perspectivas para a categoria e deixa uma mensagem aos corretores de imóveis.

Agilidade no atendimento pela Secretaria do Creci-PB é alvo de elogios

Desde a última segunda-feira (3) o atendimento na Secretaria do Creci-PB passou a ser feito por mais uma funcionária, realocada de outro setor. Esse terceiro guichê proporcionou ainda mais presteza aos serviços e agradou em cheio a atuais, ex e futuros corretores de imóveis, bem como ao público em geral.

Após se inscrever para ingressar na profissão, Solemar Mendes de Sena Júnior também considerou excelente o atendimento e a celeridade com que foi acolhido.

Outra não foi a avaliação de Fátima Maria Souto Alves Menino: “perfeito, super rápido”, declarou, impressionada por ter sido chamada para novo atendimento mesmo antes de preencher requerimento solicitado pela Secretaria.

Os interessados em se inscrever como pessoa física ou jurídica que quiserem agilizar ainda mais o atendimento, devem conferir e preencher formulário/requerimento disponíveis no site do Creci-PB, no espaço Canal do cidadão/documentos para inscrição ou clicando aqui.

No setor, que funciona no andar superior da Sede foi duplicado o número de cadeiras (de nove para 18) e instalados balcão em granito com proteção de vidro e uma TV de tela ampla. Climatizado, o ambiente dispõe de acessibilidade por elevador, painel com controle de senhas, bebedouro d´água e de uma máquina automatizada de café e leite expresso.

Creci-PB aperfeiçoará funcionamento de Comissões e Turma de Julgamento

Calendário de reuniões, dinâmica, treinamentos e aperfeiçoamento do trabalho foram alguns dos assuntos tratados na tarde desta quinta-feira (6) pelo presidente Ubirajara Marques com os coordenadores das Comissões de Análise de Processos (Coapin), de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp) e da Turma de Julgamento, respectivamente Isaías Batista, Tevânio Albuquerque e Wagner Barboza.

Os encontros contaram com a participação do 1° vice-presidente Lamarck Leitão, do superintendente Gustavo Beltrão, do coordenador jurídico Mário Vicente e da funcionária Damiana Maria.

“São três importantes grupos de trabalho, bastante demandados. Daí por que diálogos como esses serem fundamentais à avaliação do que vem sendo feito, do que pode ser melhorado, à troca de ideias e apresentação de sugestões, tudo voltado ao melhor andamento dos trabalhos e plenitude no funcionamento”, afirmou Bira.

Diretoria do Cofeci prestigia diplomação de conselheiros do Creci-DF

A diplomação dos novos conselheiros do Creci-DF foi prestigiada na tarde de ontem (quarta-feira) pelo Cofeci, representado pelos diretores João Teodoro (presidente), Valdeci Monteiro (tesoureiro), Rômulo Soares (1º secretário) e Diego Gama (2º secretário).

O Presidente reeleito Geraldo Francisco do Nascimento agradeceu a presença dos diretores e ratificou o compromisso de prosseguir com o trabalho voltado à garantia das prerrogativas dos profissionais no Distrito Federal, na transferência dos recursos do Órgão e solicitou a união dos novos conselheiros eleitos e diplomados em torno do fortalecimento do Conselho e da categoria.

O presidente do Cofeci, João Teodoro parabenizou, em nome dos demais diretores os novos conselheiros do Creci-DF, e manifestou a confiança no êxito das ações a serem desenvolvidas, pela qualificação e comprometimento de todos.

Projeto de Lei pode interferir em indexadores para reajuste de aluguel

A partir do Projeto de Lei 2674/21, se aprovado, será possível substituir temporariamente indexadores para limitar reajustes em contratos anuais de aluguel.

Para os contratos corrigidos atualmente por IGP-M ou IGP-DI, deverá ser aplicado o IPCA mais 15 pontos percentuais. Esse limite deixará de ser aplicado quando o indexador original apresentar valor inferior.

Já o texto prevê o mesmo mecanismo para contratos novos indexados por IGP-M ou IGP-DI, mas nesse caso será aplicado IPCA mais dez pontos percentuais. Será permitida a aplicação de limite superior ao estipulado, desde que com expressa anuência de ambos os contratantes.

IGP-M e IGP-DI são índices calculados pela Fundação Getúlio Vargas para medir a inflação, sendo o primeiro muito usado em contratos de aluguel. Já o IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerado a inflação oficial do País.

Para ter noção, de janeiro de 2020 a junho de 2021, houve incremento acumulado de 40,6% no IGP-DI ante 8,5% do IPCA.

Segundo o autor da proposta, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), processos no país já sinalizam adequação das correções, a partir de fatores como hipossuficiência do consumidor.

Com a proposta, a ideia é trazer equilíbrio e equidade a relações contratuais em momentos de instabilidade e oscilações econômicas. “A autonomia dos contratantes permanecerá, já que os indexadores não serão afastados de forma indefinida”, concluiu Cezinha de Madureira.

Fonte: Money Times

Custo-benefício de anuidade do Creci é dos mais vantajosos para corretores de imóveis

De forma recorrente nesse período do ano ocorrem alguns questionamentos acerca do pagamento da anuidade do Creci, bem como do valor, que em 2022 é de R$ 639 (se pago com desconto de 10% até o dia 15 de janeiro), o equivalente a R$ 53 ao mês ou menos de R$ 2 ao dia. Os motivos para a adimplência por corretores de imóveis e imobiliárias são inúmeros.

O primeiro é o atendimento à condição sine qua non de regular o exercício da profissão, exigida legalmente por todos os Conselhos de Classe e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Previsto por Lei, trata-se de contribuição de fiscalização profissional. Ou seja, a anuidade é tributo pago para se exercer legalmente uma profissão, registrada em órgão de classe.

Outro bom motivo é o fortalecimento do Órgão, garantindo-lhe pleno funcionamento e cumprimento das suas missões institucionais de registro e principalmente, fiscalização, combatendo o auxílio e o exercício ilegal da profissão, assegurando reserva de mercado historicamente conquistada e defendendo as prerrogativas da profissão.

A relação custo-benefício também é indiscutivelmente vantajosa para a categoria.

A anuidade paga é revertida ainda através de substanciais descontos decorrentes de 130 convênios para os corretores, funcionários de imobiliárias e dependentes, em produtos e serviços em setores como educação (escolas, universidades, cursos de idioma), operadoras e clínicas de saúde, hotelaria, lazer, copiadoras, serviços cartoriais, alimentação, lava-jato, pet, tecnologia, software, salão de beleza.

É essa única fonte de receita que mantém o pleno funcionamento da estrutura da Sede do Órgão, em João Pessoa e das Delegacias regionais em Campina Grande, Patos e Cajazeiras e permite a oferta de cursos e treinamentos gratuitos por meio do programa de educação continuada Educacreci, voltado à capacitação e qualificação da categoria, num mercado de trabalho globalizado e cada vez mais competitivo.

Na Sede, na Capital, é disponibilizada aos corretores de imóveis em dia com suas obrigações uma confortável e funcional sala exclusiva, climatizada, com telefone, internet, computadores, impressora, e mesa de reunião para atendimento.

As condições de pagamento com descontos de até 10%, parcelamento e outras informações sobre a anuidade 2022 podem ser conferidas clicando aqui.

LGPD