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Lamarck Leitão fala sobre ações do CRECIPB em entrevista à Rádio Cariri FM

O 1° vice-presidente do Creci-PB, Lamarck Leitão concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (21) ao programa Jornal 101,1, transmitido pela Rádio Cariri FM, Facebook e YouTube e apresentado pelos  jornalistas Morib Macedo e Romildo Nascimento, com redação/produção de Inaldete Almeida.

Lamarck falou sobre as ações do Conselho voltadas à valorização profissional da categoria e ao crescimento do mercado imobiliário, como também sobre a reunião ocorrida entre o Creci e a Caixa Econômica Federal para buscar o aprimoramento do convênio com a Instituição para a intermediação na venda de imóveis adjudicados no estado, com abertura de novo edital de credenciamento e a realização de treinamento para os corretores de imóveis e imobiliárias para o alinhamento de novos procedimentos.

Confira abaixo a entrevista, na íntegra:

Aumento de custos trava lançamentos de novos loteamentos no País

Se existe demanda e um estoque finito de determinado produto (ou serviço), o caminho natural é que a oferta suba para aproveitar o apetite dos consumidores, certo? No caso dos loteamentos residenciais, de acordo com a Aelo, associação que reúne as empresas do setor, há um empecilho: os altos custos de urbanização, que subiram 50%, atrapalham uma aceleração significativa dos lançamentos de condomínios pelo País. A expectativa, por isso, é que os lançamentos permaneçam estáveis em 2021 na comparação com 2020.

“Esse acréscimo tem trazido mais cautela para os lançamentos”, diz o presidente da Aelo, Caio Portugal. De maneira geral, o executivo também afirma que, apesar da queda brusca nos estoques de terrenos, os preços dos lotes ficaram, em média, 8,5% mais caros. A exceção, diz ele, são os condomínios fechados voltados para a alta renda. Nesses casos, alguns empreendimentos viram uma alta nos valores de venda de até 100% em pouco mais de um ano de pandemia de covid-19.

Nova realidade

A pandemia e o home office fizeram muita gente reavaliar sua situação de moradia. Nesse processo, muitos se voltaram para a compra de um terreno. É o caso do coordenador de planejamento comercial Marcelo Pinhati, de 33 anos: em março de 2020, ele deixou de se deslocar diariamente de Osasco, na Grande São Paulo, onde mora, até São Paulo, sede do trabalho. Por causa da pandemia, está trabalhando de casa. Com a nova rotina, ele e a mulher, Nathalia Chaves, 23 anos, que perdeu o emprego no início da quarentena e passou a vender bolos, repensaram a necessidade de morar perto da capital paulista.

“O custo de vida em São Paulo é muito alto. A gente passou a procurar um lugar no interior do Estado para morar, mas que também não fosse tão afastado. Como o custo de uma casa pronta é muito alto, decidimos buscar um lote”, conta Pinhati.

O casal optou por um terreno de 300 m² em um condomínio na cidade de Itupeva, a cerca de 80 km de São Paulo, que custou R$ 200 mil. Parte do dinheiro para a compra foi economizado pelo casal justamente durante a quarentena – eles gastaram menos com pedágio, combustível e comida fora de casa, por exemplo.

Além disso, Nathalia conseguiu uma renda maior com a venda de bolos do que no trabalho anterior. “Com os juros mais baixos e a facilidade para conseguir o crédito imobiliário, pudemos fazer uma compra em um lugar mais próximo da capital do que imaginávamos”, conta ele.

O arquiteto que vai fazer o projeto da casa já foi contratado, e a ideia do casal é se mudar para lá assim que a obra for finalizada. O coordenador de planejamento comercial acredita que a empresa onde trabalha vai manter o home office, mas, mesmo se houver um retorno presencial – parcial ou total –, o deslocamento até a capital não deve ser um problema.

Para o engenheiro de produção Rodrigo Feriani, de 37 anos, que mora na zona oeste de São Paulo, a pandemia foi a “deixa” para a realização de um antigo sonho: “Sempre tive vontade de morar no interior”. Durante a quarentena, conta ele, ficou evidente a necessidade de a família ter um espaço maior, onde, por exemplo, as duas filhas pequenas pudessem ter um canto maior para brincar.

Depois que a decisão de mudar foi tomada, eles escolheram um lote de 300 m² em Itupeva, que custou R$ 190 mil. A ideia é pagar o terreno e, em seguida, iniciar a obra da casa. “Achamos legal a cidade, até pela proximidade com a capital”, afirma ele.

Feriani manteve o trabalho presencial na pandemia, mas diz que, mesmo morando no interior, não terá problema com a distância, pois poderá usar o transporte fretado da empresa. E, mesmo se tiver de ir de carro, diz que não levaria muito mais do que 30 minutos.

Planejamento

A joalheira Roberta Migues, de 38 anos, até já pensava em comprar um lote em fevereiro do ano passado, mas a família achou melhor esperar. A cautela veio em boa hora, já que logo depois chegou a pandemia de covid-19. Com incertezas financeiras, a ideia era adquirir o terreno alguns anos mais à frente. Mas, como as finanças foram organizadas em pouco tempo, o plano voltou à tona. “Quando vimos que a situação normalizou financeiramente, a primeira coisa que fizemos foi comprar o terreno”, conta Roberta, que mora com o marido e os dois filhos, de 8 e 10 anos, na zona leste da capital.

O terreno fica em Santa Isabel, a cerca de 60 km do centro de São Paulo. O lote de 1,4 mil m² custou R$ 300 mil. “O plano é pagar o terreno ainda este ano. Vamos construir depois, para o meio do ano que vem.”

Inicialmente, o plano da família não é construir um imóvel para moradia fixa, mas sim uma “casa de temporada” – e que pode servir de refúgio se aparecer uma nova quarentena.

Alta nos negócios

O engenheiro civil João Ricardo Candido da Costa, de 42 anos, se especializou em comprar lotes, construir casas e vender o pacote já pronto, principalmente em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 10 meses, ele percebeu um grande aumento na procura tanto por terrenos quanto por casas já construídas. “Isso surpreendeu muito a gente.”

No início da pandemia, ele disse que “ficou todo mundo meio perdido” e pensou que teria de reduzir os custos das obras para conseguir vender. Mas logo o cenário mudou completamente. “Muita gente percebeu que morava mal. As pessoas começaram a ver que precisavam de uma casa melhor.”

Segundo ele, o cenário de juros ajudou, além do impulso dado pela quarentena, e até quem poderia pagar à vista tem optado por financiar o terreno. “Alguns clientes que têm o recurso veem a questão de juros mais baixos, fazem as contas e concluem que o dinheiro rende mais em outra aplicação.”

Circe Bonatelli e Felipe Siqueira, O Estado de S.Paulo

Crédito Imobiliário e Economia | Por João Teodoro

Em meio a reclamações contra a paralisação nos financiamentos do programa Casa Verde e Amarela, no último dia 7 de junho, o Presidente Pedro Guimarães anunciou em live o novo Feirão da Caixa, em formato digital, de 25 de junho a 4 de julho. Infelizmente, não obstante nossos apelos e os excelentes resultados de nossas parcerias, o banco ignorou solenemente os Corretores de Imóveis. Nosso último acordo de parceria venceu há mais de um ano e, apesar de todo o esforço do nosso Diretor Sérgio Sobral para renová-lo, não logramos êxito junto à atual gestão da Caixa.

Entretanto boas notícias também foram anunciadas. Mutuários em dificuldades, dependentes de auxílio emergencial ou de seguro desemprego, poderão suspender o pagamento das prestações por até seis meses. Outros mutuários poderão reduzi-las em até 25%. O valor da dívida suspensa será diluído no saldo devedor, com encargos. Outra possibilidade é a redução, por até três meses, de 25% a 75%, no valor das parcelas, mediante auto declaração de perda de renda; ou acima de 75%, mediante comprovação documental de redução dos rendimentos.

Quanto ao volume de financiamentos, Guimarães afirma que a Caixa vai muito bem. Continua liderando com cerca de 68% de todo o crédito habitacional do país, com uma carteira de crédito de R$ 523,1 bilhões, em 5,76 milhões de contratos. Em março deste ano, foi lançada a nova linha de crédito Poupança Caixa, que já representa 40% de todos os contratos do banco com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). A nova modalidade oferece juros a partir de 3,35% ao ano, mais a taxa de remuneração da caderneta de poupança. O saldo devedor é atualizado mensalmente pela TR, ainda zerada.

A reativação da economia tem reforçado a disposição de compra financiada no mercado habitacional. A Caixa contratou, só com recursos do SBPE, de janeiro a maio de 2021, R$29,6 bilhões, representando um crescimento de 112,9%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a 2019, o crescimento no mesmo intervalo foi estrondoso: 678,9%. No geral, o banco financiou R$52,4 bilhões. Crescimento de 41,4%, totalizando 240,6 mil novos contratos.

Os números acima são animadores e refletem a força que impulsionou o mercado imobiliário durante a pandemia, mesmo contra todas as expectativas. Entretanto o mercado futuro ainda é duvidoso. Mesmo com o retorno de certa normalidade sanitária, as dificuldades que teremos de enfrentar não são nada desprezíveis. A dívida pública brasileira, embora já registre certa estabilidade, aproxima-se de 90% do PIB. As reformas estruturantes, administrativa e tributária, continuam emperradas, diante de uma estrutura orçamentária que consagra a gastança.

O mercado financeiro, preocupado com a instabilidade política que se avizinha com a eleição de 2022, não obstante o otimismo manifesto do Ministro da Economia, começa a repensar as projeções para o PIB, inflação e taxas de juros, admitindo riscos para a retomada em “V”, na qual tanto acredita Paulo Guedes. Enfim, nossa esperança é a vacinação em massa, de mais de 70% da população, até o final do ano. Com isso, poderemos superar os malefícios da Covid-19 e alcançar o ritmo de desenvolvimento que os países mais abalados pela pandemia já estão praticando.

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 20/JUN/2021

Diretoria do CRECIPB faz reunião extraordinária em Campina Grande

A segunda reunião extraordinária de diretoria deste ano do Creci-PB foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) no auditório da recém-reformada Delegacia do Órgão, em Campina Grande. Conduzida pelo presidente Rômulo Soares, contou com a participação dos diretores Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Marcos Rodrigues (2º vice-presidente) Fabiano Cabral (1º secretário), Josemar Nóbrega (2º secretário) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira).

A pauta constou de uma série de comunicados feitos pelo presidente Rômulo Soares sobre várias ações realizadas e outras agendadas, a exemplo da nova campanha publicitária que alerta sobre o risco dos falsos corretores; a instalação da Comissão de Desenvolvimento Urbano das cidades de João Pessoa e Patos; a disponibilização de treinamento 100% on-line da BrokerHunter; lançamento da biblioteca virtual e efetivação de novos convênios com a Faculdade e a Escola de Enfermagem Nova Esperança, rede de farmácias Pague Menos, Escola de Idiomas Inglês SA e Líder Pharma na cidade de Patos.

Cursos

Outras comunicações se deram acerca do início das inscrições para o Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis que será ministrado pelo professor João Diniz Marcello nos períodos de 23 a 25 e 26 a 28 do mês de agosto, respectivamente, nos auditórios do Sesc e do Hotel Garden, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande

E ainda a realização pelo Creci-PB no mês de julho nas cidades de Cajazeiras (19 e 20), Patos (21 e 22), Campina Grande (23 e 24) e João Pessoa (26 e 27) de curso presencial com Josiane Mafra, sobre “Documentação Imobiliária e Cartorária”.

Homenagens

Por fim, foi decidida homenagem que será prestada pelo Conselho a corretores de imóveis de Campina Grande (Reginaldo Araújo da Silva, Jorge Reis Brasileiro, Paulo Roberto Mota, José de Arimateia Rocha, José Palhano Freire, Antonio Faustino de Almeida Filho, Dicé Rodrigues da Fonseca, Cloves Roberto da Silva Dantas e Francisco Amâncio Filho).

E de João Pessoa (Marshal Marques de Oliveira, Baltazar Pequeno, Adelaide de Araújo Holanda, José Damasio de Souza, Nivaldo Garcia Neto, Diogenes Araújo Lins, Leonardo Silveira Forte, Gilvandro de Almeida Ferreira Guedes, Amiraldo Baunilha Dias e Francisco Antônio de Assis Neto). Outra homenagem, está póstuma, será ao corretor de imóveis Lincoln Salomão Leite Batista, que denominará a sala de Diretoria da Sede do Creci-PB.

A reunião foi acompanhada por superintendente Gustavo Beltrão (superintendente), Helena Karoliny (coordenadora de gestão), Roseane Russely e Elvis Araújo (assistente de TI). Foi registrada a ausência justificada do 1º diretor-tesoureiro Flávio Gameiro.

CRECIPB inaugura reforma da Delegacia do Órgão em Campina Grande

A reforma da Delegacia do Creci-PB em Campina Grande foi inaugurada ontem (quinta-feira) pelos diretores Rômulo Soares (presidente), Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Marcos Rodrigues, (2º vice-presidente) Fabiano Cabral (1º secretário), Josemar Nóbrega (2º secretário) e Carla Bezerra Cavalcanti (2ª tesoureira).

O ato contou ainda com as presenças dos conselheiros Garibaldi Porto e Ângela Renata, do delegado do Órgão na cidade, Arthur Queiroz, do delegado de bairro José Amadeu e do presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques.

Além do corte da fita simbólica, o pastor Leonardo Batista proferiu palavras de benção e fé, remetendo a trechos da Bíblia.

O projeto arquitetônico executado constou em adaptações e ambientações dos setores  da recepção, secretaria, setor financeiro, sala de diretoria, sala da fiscalização, wc, copa/cozinha, sala de reunião e um mini-auditório para realização de treinamentos e cursos.

A sala do corretor dispõe de climatização, telefone, internet, computadores e impressora. Nela os profissionais podem fazer contratos, recibos e acessar a internet com segurança e conforto.

A Delegacia fica situada na Rua Dr. João Moura  442, no bairro São José, conta com três funcionários (Josefa Eliane, Francine Queiroz e Sérgio Pereira) e veículo disponível para o setor de fiscalização. O atendimento se dá também através dos números: 3321.6969 / 2107.0404 e 99171.4737

A solenidade, simples, foi acompanhada por superintendente Gustavo Beltrão (superintendente), Helena Karoliny (coordenadora de gestão), Roseane Russely e Elvis Araújo (assistente de TI). Foi registrada a ausência justificada do 1º diretor-tesoureiro Flávio Gameiro.

O Malefício das fake news | Por João Teodoro

O termo fake news tornou-se popular durante o governo de Donald Trump, nos EUA. Ele próprio o usava com frequência, como forma de tergiversar a verdade, desmoralizando-a diante de seus interlocutores. O termo não é dele nem é novo. Aliás, sempre existiu. O Oxford Dictionary elegeu o termo “pós-verdade” como palavra do ano, em 2016. É a versão acadêmica do termo fake news, usada por Michael Keyes em seu livro The Post-Truth Era: Dishonesty and Deception in Contemporary Life, de 1992. A pós- verdade racionaliza a mentira para que aparente inocência.

Luís Gonçalves e Diogo Cavalcanti, da Revista “A Maior Esperança”, 1ª edição, 2019, em artigo denominado “A Era das Fake News”, pontuam três relevantes considerações sobre as fake news: 1. Assumem status de verdade; 2. Sempre agradam a alguém; 3. Provocam indiferença em relação à verdade, que se transforma em mentira e vice-versa. O caso mais revelador do malefício das fake news aconteceu na Alemanha dos anos 30. A propaganda nazista contaminou o país com mentiras que levaram à segunda guerra mundial e ao holocausto.

Em 2018, na cidade mexicana Acatlán de Osorio, pessoas enfurecidas se reuniram diante da delegacia com seus smartphones em riste. Dois suspeitos, identificados por algumas pessoas como sequestradores de crianças, haviam sido detidos pela polícia. Populares arrecadavam dinheiro para comprar gasolina, tocavam o sino da cidade e concitavam a população. Alberto Flores, 53 anos, e seu sobrinho, Ricardo, 22, foram queimados vivos. Eram inocentes! Ricardo, estudante de direito, havia escrito no FB: “Seus olhos não servem de nada se seu cérebro é cego. ”

No Brasil, não é diferente. No bairro de Morrinhos, Guarujá, SP, Fabiane Maria de Jesus foi linchada por moradores, em 2014. Casada, mãe de duas crianças, tinha só 33 anos. Foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, cujo retrato falado, feito dois anos antes, passou a circular nas redes sociais. Foi o vigésimo caso de morte por linchamento no Brasil só em 2014. Em seu depoimento, o marido de Fabiane desabafou: “Que esse site que postou essa mentira não faça mais essas coisas”. Fabiane foi mais uma vítima inocente das fake news.

Na política, de modo geral, o que mais se ouve são fake news. Claro que há políticos honestos, mas a maioria se esmera mesmo é na desonestidade. Parece até que leram e releram o livro de Michael Keyes para agir justamente contra seus ensinamentos. As fake news dos políticos parecem verdade, agradam a muitos e fazem com que as pessoas se tornem indiferentes à verdade. A CPI da Covid-19 é um verdadeiro festival de fake news. Não só os depoentes ditorcem a verdade. Alguns senadores também o fazem, a fim de obterem as respostas que gostariam de ouvir.

No próximo dia 7 de julho, realizaremos eleição em todos os Conselhos Regionais do Sistema Cofeci-Creci. Os Corretores de Imóveis evoluíram muito nos últimos anos. Esperamos que essa evolução se manifeste positivamente neste pleito eleitoral. Não podemos admitir fake news. Precisamos de propostas verdadeiras, que sejam realizáveis, para o bem de todos e não de grupos. A eleição será só pela internet. A tecnologia não admite retrocesso. Atualizem seus e-mails no cadastro do CRECI. Ninguém merece se deslocar quilômetros para votar. Boa eleição a todos!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 13/JUN/2021

Especialista mostra importância do mercado imobiliário digital para profissionais

O mercado imobiliário, cada vez mais digital, é um dos mais promissores quando o profissional ou empresa sabe trabalhar, ou seja, não sejam analfabetos funcionais, mas capazes de se fazerem entender para o público-alvo a que se dirigem.

Foi com essa constatação, em tom de alerta, que o fundador do conceituado Instituto BrokerHunter, Rodrigo Lucena, iniciou a edição virtual do Educacreci de ontem (terça-feira), que focou na iniciação no mundo imobiliário digital por aqueles corretores de imóveis que ainda não estão nele inseridos e portanto, em grande desvantagem.

Segundo Rodrigo, é elementar o profissional ter no mínimo duas redes sociais funcionando (Instagram e Facebook), site e ferramentas onde exponha fotos de imóveis e biografia.

“Nesse sentido, não é necessariamente ter muitos seguidores, mas sim não atuar como usuário comum, se posicionando, utilizando gerenciador para fazer postagens e conseguir alcançar quem quiser, com segmentação”, afirmou, orientando quem está dando os primeiros passos a atuar de maneira mais facilitada, no nicho de empreendimento pronto, na planta ou de estoque.

Ele também destacou a importância da criação de uma Landing Page, que é o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site, que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente, o que resulta em altas taxas de conversão. Outra peculiaridade dessa ferramenta é a peculiaridade de falar só de um imóvel ou de um empreendimento e convidar cliente para inscrição.

Aqueles que porventura não tenham assistido à live, podem fazê-lo na íntegra abaixo:

Educacreci virtual desta quinta-feira (17) focará no corretor do futuro

O tema da edição virtual do Educacreci que ocorrerá às 18h desta quinta-feira (17) afigura-se dos mais relevantes para profissionais do mercado imobiliário, que no momento atual e de olho no futuro, desejam ser bem sucedidos na profissão.

Na ocasião, o consultor, mentor e palestrante especialista em vendas complexas, Bruno Cândido, discorrerá sobre o corretor do futuro, bem como transformar esse processo numa máquina de vendas. Conhecimento e experiência não lhe faltam.

Ele trabalha na área comercial ligado especificamente à inteligência comercial há 16 anos com vendas B2B e vendas complexas, ajudando imobiliárias, construtoras e incorporadoras a obterem alta performance em vendas diretas.

Durante a sua jornada comercial, grande parte foi dedicada a empresas multinacionais onde ele conheceu e aprendeu métodos, técnicas e estratégias que foram de extrema importância no desenvolvimento das soluções por ele trazidas para o mercado imobiliário.

Transmissão por vários canais

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube e Facebook do Creci-PB. Perguntas e dúvidas, poderão ser encaminhadas através do WhatsApp (83) 99406-2293. A live poderá ser acompanhada ainda pela Web Rádio Creci-PB.

INFORMATIVO ELEIÇÕES – Senhas de votação

Comunicamos que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis já iniciou o envio das senhas aos corretores de imóveis que se encontram aptos a votar na eleição do CRECI-PB, que será realizada no dia 07 de julho pela internet através do link www.votacreci.com.br das 0h às 20h.

Cumpre informar que para receber a senha, além dos requisitos previstos nas normas eleitorais estipuladas na Resolução-Cofeci 1.446/2020, é necessário estar com seu e-mail atualizado junto a este Regional.

É importante que os corretores de imóveis que utilizem e-mails do OUTLOOK E HOTMAIL, caso se encontrem aptos, porém não receberam a senha, acessem suas caixas de Spam ou Lixeira, pois geralmente esses servidoresbloqueiam grande parte dos e-mails recebidos.

Como recuperar a senha

Caso o corretor de imóveis apto a votar e que até a presente data, por algum motivo não recebeu a senha, pode acessar o site www.votacreci.com.br e realizar uma validação positiva, onde poderá emitir a sua senha que será enviada por e-mail ou SMS.

Se você já recebeu a sua senha e deseja alterá-la, siga as instruções recebidas no e-mail enviado pelo COFECI com a senha.

Para tratar eventuais dúvidas sobre as eleições, o profissional pode entrar em contato exclusivamente através do atendimento virtual do CRECI-PB específico para a eleição, através do e-mail: [email protected] ou dos números de Whatsapp 83 99405-9732 (JP), 99171-4737 (CG), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Confiante no mercado, corretora de imóveis registra nova empresa no Creci-PB

O aquecimento do mercado imobiliário, a baixa taxa Selic e a alta do dólar e do euro, foram alguns fatores determinantes para a corretora de imóveis Giuliana Benevides Martins, proprietária da imobiliária Paraíba Property, localizada à beira mar do bairro do Cabo Branco, constituir e registrar no Creci-PB mais uma empresa jurídica.

“Tratamos com compra, venda, aluguel, administração de imóveis, permuta, e recadastramento, e desde o início da pandemia vimos sentindo uma aceleração do mercado, com  demandas bem interessantes por parte, sobretudo, de clientes e investidores estrangeiros, de países como Espanha, Inglaterra, França e Portugal”, afirmou.

Ela acrescentou que a busca se dá geralmente por apartamentos e flats em áreas de praia. O litoral sul deverá ser impactado ainda mais positivamente a partir da expansão da fábrica da Jeep (a 3ª maior do mundo ) em Goiana, cidade limítrofe com o estado da Paraíba. “Muitos dos colaboradores querem morar aqui, temos transformado muitos aluguéis em vendas”, concluiu.

E-mail e cadastro atualizados são indispensáveis a corretores para votar na eleição do CRECIPB

A Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Corretores remeterá aos corretores habilitados para votar, até o 20° (vigésimo) dia que antecede a eleição para preenchimento das vagas dos 27 conselheiros titulares e igual número de suplentes dos Creci’s (7 de julho), senha individual, pessoal e intransferível para acesso ao sistema de votação.

Para tanto, é essencial o profissional pessoa física estar com seu endereço eletrônico (e-mail) e cadastro atualizado junto ao Creci, com a inscrição ativa e em dia com suas obrigações financeiras de qualquer natureza para com o respectivo Órgão, até a anuidade do exercício de 2020, inclusive.

Atualização de e-mail e cadastro

Aquele que porventura esteja com e-mail e cadastro desatualizado, deve urgentemente regularizar a situação por meio do https://app.conselho.net.br, habilitando-se para votar nos termos exigidos pelo artigo 9º da Resolução-Cofeci 1.446/2020.

Já quem deixar de receber a senha individual de votação, por não estar habilitado para votar, deverá entrar em contato virtual com seu Creci, a fim de regularizar sua situação e assim poder exercer o direito/dever de votar. Na Paraíba, o atendimento virtual eleições 2021 se dá através do e-mail [email protected].

O eleitor que, mesmo estando habilitado para votar, deixar de receber a senha individual de votação, poderá obtê-la acessando o site www.votacreci.com.br, mediante processo de confirmação positiva, que se dará mediante código produzido e enviado pela CEF ao interessado, por e-mail ou SMS, diretamente ao endereço eletrônico ou telefone celular constantes de seu cadastro.

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 6.530/78, com a redação dada pela Lei nº 10.795/03, o voto é obrigatório e não será permitido à pessoa jurídica.

Multa eleitoral e justificativa

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 6.530/78, o profissional que deixar de votar estará sujeito à multa em valor equivalente até ao de uma anuidade do ano da realização da eleição, corrigida até o dia do efetivo pagamento.

  • É facultativo o voto ao inscrito que tenha completado 70 (setenta) anos de idade até a data da votação, inclusive;
  • É imprescindível a apresentação de justificativa eleitoral, no prazo de 90 dias a contar do primeiro dia útil após a realização do pleito, na eventualidade de não ter podido votar, e/ou se por alguma razão justificável e aceita (parágrafo único do art. 15 da RES. 1446/2020).

CRECIPB apresenta à Caixa propostas de aperfeiçoamento de convênio sobre venda de imóveis adjudicados

Um documento elaborado com base em relatos, dúvidas e sugestões colhidas junto aos corretores de imóveis credenciados junto à Caixa Econômica Federal para intermediação na venda de imóveis adjudicados no estado, foi entregue sexta-feira (11) pelo presidente do Creci-PB, Rômulo Soares ao superintendente executivo de Habitação da Instituição, Adriano Freitas da Silva.

O objetivo é aperfeiçoar o convênio existente e ampliar a venda desses imóveis. O encontro que ocorreu na Superintendência da CEF e contou com a participação do 1° vice-presidente Lamarck Leitão e do 1° diretor-secretário Fabiano Cabral, também foi oportuno para a discussão de outras ações conjuntas voltadas ao crescimento do mercado imobiliário.

Nesse sentido, foi discutido, dirimidas dúvidas e sugeridos ajustes quanto ao Feirão Virtual da Caixa que ocorrerá neste mês; a eventual abertura de novo edital de credenciamento; a realização de um treinamento para os corretores de imóveis para o alinhamento de novos procedimentos, além de reuniões virtuais mensais.

Outros temas de grande relevância tratados foram a modelagem de trâmites para a emissão de notas fiscais e pagamento de honorários, bem como a criação de canais de atendimento virtuais para melhoria na agilidade das demandas e atendimento com os conveniados. 

“Fomos muito bem recebidos e a recepção às nossas pautas foi das mais positivas”, afirmou Rômulo Soares.

Como iniciar no mundo imobiliário digital ? Educacreci desta 3ª feira mostrará

Os corretores de imóveis que ainda não adentraram no mundo imobiliário digital  e trabalhar de forma mais efetiva, têm um encontro marcado às 18h desta terça-feira (15), com o fundador do conceituado Instituto BrokerHunter, Rodrigo Lucena, que será o protagonista da edição virtual do Educacreci, que será mediada pelo presidente Rômulo Soares.

As credenciais de Rodrigo falam por si só: ele já lançou empreendimentos imobiliários em várias cidades do Brasil, conduziu as vendas de mais de 60 mil imóveis de alguns grupos empresariais, coordenou e acompanhou toda parte comercial de vários empreendimentos, gerindo centenas de profissionais do mercado imobiliário..

Os internautas e seguidores das redes sociais do Creci-PB poderão participar, dirimindo dúvidas ou enviando perguntas, por meio do WhatsApp (83) 99406-2293.

Transmissão simultânea

A transmissão será simultânea pelo Instagram, Canal do YouTube do Creci-PB. E ainda ouvida através da Web Rádio Creci-PB.

Ouça a rádio aqui: https://radiocrecipb.creci-pb.gov.br/

Clique aqui para o Canal do YouTube: https://www.youtube.com/crecipboficial

Convênio oportuniza a corretores de imóveis de Patos descontos em medicamentos

A agenda de trabalho do Creci-PB na cidade de Patos, que teve início no dia de ontem, continua gerando bons resultados para a categoria que atua no município e na região por ele polarizada.

Onde, por exemplo, a Comissão de Convênios e Eventos, firmou, através do seu coordenador, Anderson Galdino de Oliveira Moura, convênio com Líder Pharma, representada pela gerente Irla Mikaele e pela vendedora Amanda Moraes, que assegura aos corretores de imóveis substanciais descontos em medicamentos em geral e perfumaria, mediante apresentação do número do CPF e carteira do Creci-PB.

Os descontos são de 10% nos medicamentos em geral, de 5% na linha infantil e perfumaria em geral e 2% na compra de fraldas. O ato da assinatura foi acompanhado pelo presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão, pelos delegados titular e adjunto do Órgão na cidade, Rui Ferreira e Antônio Alves, bem como pelo superintendente Gustavo Beltrão.

A Comissão, que é composta ainda por Walter Lima de A. Segundo, José Ribamar de Araújo Júnior, Paulo Gilberto Morais dos Santos Segundo e Josimar de Azevedo Barbosa é responsável por expandir e intensificar a busca por novos convênios com empresas da cidade, programar eventos institucionais para o mercado imobiliário, sugerir e criar calendário de cursos de qualificação profissional entre outros cabíveis.  

A Líder Pharma fica localizada na Rua Leôncio Wanderley, 353, Centro, Patos/PB e o telefone de contato é  83 99801-3422.

Creci-PB amplia a Patos representatividade na discussão sobre desenvolvimento urbano

No mês passado, o Creci-PB criou e instalou na Capital a Comissão de Desenvolvimento Urbano, responsável por participar de audiências públicas, debater, acompanhar e propor ações junto aos órgãos federais, estaduais,  municipais e demais entidades competentes no que competir ao planejamento do desenvolvimento urbano da região metropolitana da grande João Pessoa.

Agora, dentro dos conceitos de descentralização administrativa e participação que norteiam a gestão, essa já exitosa iniciativa está sendo levada a cidades-pólo. Nesta quinta-feira (10), por exemplo, foi a vez de o município de Patos ser contemplado com uma dessas Comissões.

As carteiras e certificados foram entregues pelo presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão aos corretores de imóveis Alexsandro da Silva Alves, Kayro de Medeiros Santos, Justino Mendes de Araújo Neto, Isis Daniela de Medeiros e Paulo Romão de Sousa Silva.

O ato contou com a participação dos delegados titular e adjunto do Órgão na cidade, Rui Ferreira e Antônio Alves e do superintendente Gustavo Beltrão.

À Comissão caberá debater, acompanhar e opinar sobre o desenvolvimento urbano na cidade; propor ações, debater e analisar as propostas, decretos, leis e atos que tratem do desenvolvimento urbano no município, além de representar o Conselho e discutir com os órgãos competentes da cidade e do Estado as ações e projetos atinentes a ordenação de expansão urbana, habitação, uso e ocupação de solo, como também dos planos nacionais e regionais pertinentes.

Comissão de Defesa das Prerrogativas em Patos é reformulada

A defesa das prerrogativas da profissão de corretor de imóveis na intermediação na compra, venda, permuta, locação de imóveis e em toda e qualquer comercialização imobiliária é de tal importância para o Creci-PB, que ensejou a criação de Comissão específica, até agora, nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos.

Na manhã desta quinta-feira (10), esse grupo de trabalho foi reformulado e reforçado, a partir da entrega pelo presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão, de carteiras e certificados aos corretores de imóveis José Vespucci de Sousa Nóbrega (coordenador), José Vieira Filho, Antônio Sampaio Tojal de Oliveira, Noalysson Fernandes Rocha e Kennio Tarcísio F. Minervino (membros).

O ato contou com a participação dos delegados titular e adjunto do Órgão na cidade, Rui Ferreira e Antônio Alves e do superintendente Gustavo Beltrão.

Na ocasião, na Delegacia do Órgão na cidade, foram estratégias voltadas à garantia do exercício pleno e amplo da profissão; o aprimoramento de ações, como  a fiscalização no combate ao exercício ilegal e irregular da profissão. Também foi debatido e analisado o cumprimento da legislação e regulamentos que regem a profissão e o Conselho.

Creci-PB empossa Comissão de Convênios e Eventos do município de Patos

O espaço Clube de Benefícios existente no site do Creci-PB foi acessado – só no mês de abril passado – 2,1 mil vezes (média diária de 70 vezes) por corretores de imóveis e dependentes interessados em usufruir de substanciais descontos e serviços oferecidos por mais de 100 empresas de setores como lazer, bem-estar, saúde, hotelaria, tecnologia educação, sistemas de software e coworking.

Potencializar esses benefícios de forma mais localizada na região polarizada pelo município de Patos, o Creci-PB será uma das atribuições da Comissão de Convênios e Eventos empossada na manhã desta quinta-feira (10) pelos presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão, durante agenda de trabalho acompanhada pelos delegados titular e adjunto do Órgão na cidade, Rui Ferreira e Antônio Alves, bem como pelo superintendente Gustavo Beltrão.

Além de expandir e intensificar a busca por novos convênios com empresas da cidade e região e criar  um catálogo virtual e impresso, caberá aos seus membros, programar eventos institucionais para o mercado imobiliário, sugerir e criar calendário de cursos de qualificação profissional e elaborar um projeto para realização de um feirão de imóveis na cidade.

A Comissão é composta por Anderson Galdino de Oliveira Moura (coordenador), Walter Lima de A. Segundo, José Ribamar de Araujo Junior, Paulo Gilberto Morais dos Santos Segundo e Josimar de Azevedo Barbosa.

Corretoras de imóveis de Patos contam com Comissão do Creci-PB

A cada dia mais mulheres consolidam mais espaço no mercado de trabalho e no imobiliário não é diferente. Para legitimar e fortalecer essa representatividade, o Creci-PB, além de contar em sua gestão com a 2ª diretora-tesoureira Carla Bezerra Cavalcanti e Comissões da Mulher em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e a partir desta quinta-feira (10) também no município de Patos.

A Comissão é composta pelas corretoras de imóveis Juliana Gadelha dos Santos Vieira (coordenadora), Geovania Nogueira de Medeiros, Layse Costa Silva dos Santos, Maria Clara Medeiros de Lira Silva, Ivanilda Alves dos Santos Leite, Marleide Pereira de Oliveira e Lindaci Gomes Paixão.

Todas receberam, na Delegacia local do Creci-PB, as carteiras e certificados das mãos do presidente e 1º vice-presidente Rômulo Soares e Lamarck Leitão, ocasião em que foram discutidas as primeiras estratégias de atuação, encontro esse que contou com a participação dos delegados titular e adjunto do Órgão na cidade, Rui Ferreira e Antônio Alves, bem como do superintendente Gustavo Beltrão.

À Comissão caberá debater suas necessidades de forma permanente com a diretoria do Creci-PB, emitir opiniões e apresentar sugestões para a segurança no exercício da profissão e a garantia das prerrogativas da profissão, além de propor, planejar e organizar, palestras, cursos, seminários e congressos específicos para as mulheres.

LGPD