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Execução extrajudicial da hipoteca impulsiona mercado imobiliário

O mercado imobiliário brasileiro recebeu um impulso significativo com a introdução da execução extrajudicial da hipoteca, instrumento inspirado na já consolidada execução extrajudicial da alienação fiduciária, que permite a retomada do bem imóvel dado em garantia sem a necessidade de um processo judicial, o que agiliza a retomada do bem dado em garantia em caso de inadimplência, prescindindo do respectivo processo judicial.

André Toledo, paraibano que recentemente assumiu a presidência do Colégio Notarial do Estado de São Paulo (CNB/SP), destaca a importância dessa mudança: “Os cartórios desempenham um papel fundamental também ao conduzir o procedimento de execução extrajudicial, conferindo maior celeridade à recuperação do crédito hipotecário, facilitando a vida tanto dos credores quanto dos devedores, ao proporcionar uma solução mais rápida para a liquidação de dívidas”.

Isto se concretiza por meio da Ata de Arrematação no leilão da hipoteca, documento oficial lavrado por um notário, crucial, pois formaliza a transferência de propriedade do bem arrematado no leilão, processo que geralmente é iniciado para a liquidação de uma dívida hipotecária. A Ata não só é prova incontestável da venda e da aquisição do bem, como garante a legalidade e a transparência do processo, elementos essenciais ao mercado imobiliário.

A Lei 14.711/23 (Marco Legal das Garantias) trouxe um avanço significativo na desburocratização dos processos de recuperação de crédito no Brasil, oferecendo uma alternativa viável e eficiente à execução judicial tradicional.

Visão futurista

Toledo, que acumula vasta experiência à frente do 19º Tabelionato de Notas de São Paulo, tem uma visão clara para o futuro e um compromisso com a modernização dos serviços notariais e nesse sentido, a difusão dessa boa nova trazida pela Lei nº 14.711/23 (Marco Legal das Garantias) é uma de suas metas de gestão.

 

 

Creci-PB apoia a Corrida Contra a Fome da ONG Ação Mão Amiga – AMA

A ONG Ação Mão Amiga – AMA, voltada à assistência social, auxilia 300 famílias residentes no bairro Colinas do Sul em João Pessoa e é coordenada pelo Corretor de Imóveis Eudes Henrique de Lima. Este ano, a AMA estará promovendo a Corrida Contra a Fome, com o objetivo de arrecadar alimentos para beneficiar as famílias cadastradas.

A corrida será realizada no dia 26 de maio, às 6h e contará com o apoio do Creci-PB, através da Comissão de Esporte, Lazer e Cultura, coordenada pelo corretor de imóveis Leandro Xavier. Este mês, a comissão reuniu-se com o organizador da corrida para alinhar a participação e apoio do Creci-PB que montará um ponto de apoio no dia do evento para os corretores de imóveis participantes.

Desconto nas inscrições

Com o intuito de incentivar a prática de esportes e a adesão ao evento pela categoria, foi garantido um desconto nas inscrições para os corretores de imóveis com inscrição ativa no Creci. As inscrições podem ser feitas na sede do Creci-PB ou através do link abaixo, aplicando o código CRECIPB.

  • Geral (primeiro lote): R$ 89,90
  • Corretores de Imóveis: R$ 59,90

Inscrições aqui zeniteesportes.com/corridacontraafome

O Conselho também promoverá uma premiação simbólica para a categoria, premiando os corretores de imóveis que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Detalhes do evento

  • Dia 26 de maio (domingo)
  • Local: Perimetral Sul / Colinas do Sul
  • Organização Ação Mão Amiga – AMA
  • Cronometragem Zênite Cronometragem e Eventos
  • Primeiro lote: R$ 89,90
  • Corretores de Imóveis: R$ 59,90
  • Início das inscrições: 05/03/2024 00:00
  • Fim das inscrições: 23/05/2024 23:59

Outras informações podem ser obtidas com a Comissão Organizadora da Ação Mão Amiga – AMA através do número 83 98860-1815.

Creci-PB prestigia sessão solene em homenagem aos 45 anos de fundação do Creci-MS

Diretores do Creci-PB prestigiaram quinta-feira à noite, em Campo Grande, a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em homenagem aos 45 anos de fundação do Creci-MS, ocasião em que o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis foi agraciado com Moção de Congratulação pela escolha do estado para sediar a plenária federal, que ocorreu no dia seguinte.

Creci-PB tem contas de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas pelo Cofeci

O Creci-PB teve sua prestação de contas relativas ao ano de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas, pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, durante sessão plenária ordinária realizada na tarde desta sexta-feira (5), conduzida pelo presidente do Cofeci, João Teodoro, na cidade de Campo Grande (MS).

A aprovação se deu com base na análise de aspectos contábeis e de gestão, constante em relatório onde foram elencadas boas práticas que valorizam a contribuição anual do Creci-PB para o crescimento do Sistema, bem como servem de referência para outros Regionais.

Responsabilidade e transparência

Considero a referida aprovação à responsabilidade, transparência e a criteriosa utilização dos recursos oriundos das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e imobiliárias ao Conselho”, afirmou o presidente do Órgão, Ubirajara Marques.

Ele esteve acompanhado dos diretores Lamarck Leitão e Garibaldi Porto (1º e 2º vice-presidentes), Glauco Morais e Josemar Nóbrega (1º e 2º secretários), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiros), dos conselheiros federais Assis Cordeiro e Edson Medeiros e do assessor de comunicação Cândido Nóbrega.

Anteriormente, as referidas contas já haviam sido aprovadas em primeira instância pelo Conselho Fiscal, Conselheiro Relator e Plenário do Conselho, agora pelo Cofeci e em última instância, cumprindo o que conduz Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU), o Creci-PB publicou tempestivamente no seu portal da transparência o Relatório de Gestão 2023 em formato de relato integrado.

Creci-PB continua levando Terça do Saber a todo o estado

Depois dos municípios de Cajazeiras e Patos, foi a vez de, nesta semana, Guarabira, receber uma edição do programa de educação Terça do Saber, na Glamour Recepções, como parte de difusão de conhecimentos, capacitação e qualificação por meio do programa de educação continuada Educacreci.

A imersão sobre o tema “Gestão de Vendas e Inteligência Artificial para corretores de imóveis”, protagonizada pelo corretor de imóveis e empresário Fabrício Marsicano, prendeu a atenção interativa dos presentes do início ao fim.

A abertura foi feita pelo presidente Ubirajara Marques e pelos delegados titular e adjunto do Creci-PB no município, João Henrique e Flaviano Oliveira. O evento foi acompanhado pela diretora de relações internacionais Thamara Bastos e pelo ouvidor Carlos Chagas. O mestre de cerimônia foi o jornalista Cândido Nóbrega.

Confira galeria de fotos:

 

E-protocolo simplifica registro de imóveis

Em uma era marcada pela digitalização de serviços, o setor de registro de imóveis no Brasil se destaca por adotar uma abordagem inovadora e que promete transformar, sobretudo, a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário, beneficiando a sociedade e impulsionando a economia. O e-protocolo, um sistema que permite o envio eletrônico de documentos para o registro de imóveis, se tornou um marco muito importante nessa jornada de modernização.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, Carlos Ulysses Neto, destacou a importância dessa evolução que substitui a tradicional visita ao “balcão” do cartório para entrega de documentos, como escrituras públicas ou contratos particulares. Segundo ele, embora esta forma ainda ser uma opção, já não é a única maneira de realizar registros ou averbações.

100% digital e sem custo adicional

Com o advento do serviço unificado de registros públicos do Brasil (SERP) e o apoio do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) e do Operador Nacional do Registro de Imóveis ONR), é possível protocolar documentos ou solicitar certidões de forma totalmente digital, trazendo inúmeros benefícios.

Ou seja, um salto significativo em termos de eficiência, segurança e redução de custos. “Quando impulsionamos atos de forma mais célere e segura, estamos fomentando a economia como um todo, ressaltou, lembrando que a possibilidade de realizar esses procedimentos eletronicamente, sem custos adicionais, é um avanço notável”, acrescentou, durante entrevista ao jornalista Cândido Nóbrega, que pode ser conferida na íntegra, clicando aqui

E destacou que, nesse contexto, o cidadão pode fazer sua escritura pública eletronicamente e apresentá-la da mesma forma, sem custo extra, isto é, o mesmo custo de fazer de forma física.

“A tecnologia facilita sobremaneira os processos e também impulsiona a atividade notarial e registral. Vemos com bons olhos as novas formas e modelos que a tecnologia vai gerar para a atividade notarial registral. O Brasil, pioneiro na realização de atos notariais e registrais eletrônicos, tem visto números impressionantes desde a adoção dessas inovações e evoluções, especialmente após a pandemia, que acelerou a revolução tecnológica no setor”, testemunhou.

Fomento à economia

Carlos Ulysses concluiu, declarando que os cartórios, além de serem responsáveis pelo registro de imóveis, atuam como desenvolvedores e fomentadores da economia da construção civil, demonstrando o potencial da tecnologia em transformar setores tradicionais e impulsionar o desenvolvimento econômico. “A implementação do e-protocolo é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode beneficiar todo um setor, assim como toda a sociedade, garantindo processos mais rápidos, seguros e acessíveis para todos”, arrematou.

Creci-PB e Prefeitura de Cajazeiras dinamizam licenciamento ambiental

O município situado no sertão da Paraíba, a cerca de 468 Km da Capital do estado, obteve recentes avanços na gestão ambiental no que tange o desenvolvimento urbano, marcando uma nova era de progresso e sustentabilidade, fruto de colaboração entre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, através do delegado regional Humberto Júnior e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem à frente Maria das Dores Abreu (Branquinha Abreu).

“Nosso objetivo sempre foi assegurar que a Secretaria do Meio Ambiente desempenhasse um papel central no município, especialmente sobre as aprovações de loteamentos e condomínios”, destacou Humberto Júnior. A iniciativa culminou na Lei Municipal 3.069, promulgada em 6 de dezembro de 2023, que estabeleceu novos procedimentos para o licenciamento ambiental em Cajazeiras, permitindo que a cidade assumisse responsabilidades até então a cargo da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em João Pessoa, para projetos de até 10 hectares, sendo que outras atividades de maior impacto ambiental, a exemplo de postos de gasolina e indústrias, continuam com os processos de licenciamento na capital paraibana.

Geração de emprego, renda e oportunidades

Nesse contexto, a Pasta foi fortalecida com a admissão de novos servidores efetivos, abrindo caminho para que profissionais do setor imobiliário, como os corretores de imóveis, ampliassem suas competências na área ambiental. “Isso não só aumentou o emprego e a renda local, mas também reforçou o compromisso da ‘Terra que ensinou a Paraíba a ler’ com um desenvolvimento sustentável”, destacou.

Ampliação de representatividade

Outro ponto pertinente mencionado por ele foi o trabalho que vem sendo feito também pelo Creci-PB no sentido de obter um assento no Conselho Municipal de Meio Ambiente entre o setor público e privado, buscando fortalecer a voz do Órgão e participar ativamente nos debates e decisões sobre questões ambientais que afetam a cidade. Essa iniciativa reflete o desejo de uma participação mais ativa e influente do Conselho nas políticas ambientais locais.

Por sua vez, Branquinha Abreu, enfatizou a robustez do novo sistema de gestão ambiental, fundamentado na legislação ambiental brasileira e nas resoluções do Conama, além da Lei Complementar nº 140 de 2011. “Nossa legislação municipal, agora em pleno vigor, permite que sejamos mais ágeis e eficientes no licenciamento ambiental, o que é crucial para o desenvolvimento sustentável de Cajazeiras”, explicou.

A implementação dessa legislação e a capacitação dos servidores municipais qualificados na área ambiental são passos decisivos para que o município possa gerir com autonomia as demandas de licenciamento ambiental, agilizando processos e garantindo um controle ambiental efetivo. “Nosso objetivo é avançar ainda mais na descentralização desses serviços, promovendo um desenvolvimento que seja ao mesmo tempo econômico e sustentável”, concluiu.

Exemplo a ser seguido

Para o presidente Ubirajara Marques, a parceria estratégica reflete um compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com a preservação ambiental no município e com o fomento à economia do município, no qual a cadeia produtiva do mercado imobiliário e da construção civil tem importante papel.

“Através de uma abordagem colaborativa e de uma visão de futuro, Cajazeiras se posiciona como um exemplo de como o desenvolvimento urbano e a gestão ambiental podem caminhar lado a lado, em benefício das gerações presentes e futuras.

O anúncio se deu durante recente solenidade de entrega de carteiras realizada pelo Creci-PB no auditório local da OAB-PB para entrega de registros a novos corretores de imóveis, que foi sucedida de edição de programa de educação continuada, voltada à capacitação e qualificação dos inscritos, que consistiu em palestra sobre o tema “Técnicas de vendas nas redes sociais e marketing pessoal” ministrada por Phellip Alves, especialista em marketing imobiliário.

A Mesa de Honra foi presidida por Bira, como é mais conhecido e composta ainda por Lamarck Leitão Batista (1ª vice-presidente), Garibaldi Porto (2ª vice-presidente), Carla Bezerra Cavalcanti (2ª diretora Tesoureira)Carlos Chagas (ouvidor), Rui Moreira (conselheiro estadual)Humberto Júnior, (delegado titular), Regina Estrela (delegada titular do Creci-PB em Sousa) e Alana Price (subcoordenadora da comissão da mulher).

O juramento em nome dos demais novos corretores de imóveis foi prestado por Thony Alencar Silva Sales Anízio e a entrega de carteiras foi feita a Guilherme José de Oliveira Quirino, Júlio Cesar Santos de Lira, Jose Gomes da Silva Segundo e Rafaela Maria Medeiros de Souza.

Corretores de imóveis da região do Brejo terão Educacreci sobre gestão de vendas e IA

O Creci-PB continua levando capacitação e qualificação aos seus inscritos e na próxima terça-feira (2) será a vez da região do Brejo, polarizada pelo município de Guarabira ser contemplada com uma edição do “Terça do Saber”, versão compactada do programa de educação continuada, sobre o tema “Gestão de Vendas e Inteligência Artificial para corretores de imóveis.

A imersão será protagonizada pelo experiente corretor de imóveis e empresário Fabrício Marsicano, que é graduado em administração de empresas, especialista em marketing (pela UFPB) e gestão estratégica (USP/FIA). Ele é ainda proprietário da OFIR Consultoria e OFIR Imobi.

Ele abordará durante a imersão, tópicos como: Gestão de vendas, funil e controle de vendas, jornada do cliente, estratégias atuais de marketing digital, a importância do site para o profissional, inteligência artificial para o segmento imobiliário, além da oportunidade que será concedida para que os presentes façam perguntas e mantenham interação.

O evento ocorrerá às 14h no salão da Espaço Glamour, sito à rua Dom Marcelo Pinto Carvalheira, 1239, Bairro Novo, em Guarabira.

As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas no botão abaixo:

Inscrições aqui

Elas são gratuitas e exclusivas para corretores de imóveis adimplentes e os inscritos devem entregar dois kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento.

Confira a Programação do Evento:

14h – Início do Credenciamento

14h15 – Abertura do Evento e início da Imersão

17h – Encerramento com um Coffee Break

Prazo para pagamento da anuidade 2024 pelo valor original encerra no próximo domingo

Encerra no próximo domingo (31) o prazo para que os corretores de imóveis e empresas imobiliárias efetuem o pagamento da anuidade 2024 de forma integral pelo valor original e sem acréscimo no valor de R$ 836,00 para pessoas físicas e empresários individuais (as demais empresas o valor é de acordo com o capital social).

No Creci-PB e nas Delegacias Regionais de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, o expediente desta semana irá até a próxima quinta-feira (28) em virtude de o dia seguinte (Sexta-feira da Paixão) ser feriado nacional. O dia 31 cairá num domingo, mas isso não será empecilho para os interessados em efetuar o pagamento, fazerem com as facilidades proporcionadas pela Resolução Cofeci n. 1.507/2023.

Formas de parcelamento

O Órgão está facultando mediante atendimento presencial ou requerendo no setor financeiro o link para pagamento da contribuição anual por meio de cartão de crédito em até 09 parcelas, conforme parâmetros e prazos definidos na Resolução supracitada.

Opções de impressão e atendimento

Os boletos para pagamento à vista estão disponíveis para impressão no site do Creci e no aplicativo i-Corretor. Quem optar pelo parcelamento de anuidades, ou no cartão, podem procurar o atendimento presencial ou por WhatsApp do setor financeiro da Sede e Delegacias, onde os parcelamentos serão realizados com assinatura de Termo de acordo.

Para imprimir o boleto cota única é só clicar aqui.

Outras informações

Podem ser obtidas junto à Sede em João Pessoa, pelos números 2107-0406, 0417 e 0418 e Delegacias de Campina Grande (3321-6969), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329), além dos atendimentos por WhatsApp, João Pessoa (83 99134-0029), Campina Grande (83 99171-4737), Patos (3421-2924) e Cajazeiras (3531-2329).

Adequação à LGPD é tema de treinamento para Coapin, Cefisp e TJ

Integrantes das Comissões de Análise de Processos de Inscrição, de Ética e Fiscalização Profissional e Turma de Julgamento participaram na manhã desta sexta-feira (22) na Sede do Creci-PB, em João Pessoa, de treinamento sobre adequação das Turmas Julgadoras à Lei Geral de Proteção de Dados, ministrado pelo advogado Torben Maia e sua equipe, que prestam consultoria ao órgão, com a participação do superintendente Gustavo Beltrão e da coordenadora jurídica Raíssa Rodrigues, além dos coordenadores das comissões.

O Regional paraibano foi um dos primeiros do País a implementar a LGPD e tornou regular o acompanhamento de todas as medidas adotadas mediante Comitê interno criado pelo Órgão, sob orientação de consultoria especializada contratada para efetivação da regulação e cumprimento da lei, estruturação de tratamento de dados e mitigação de eventuais riscos, além de treinamento como este de hoje.

Ao final, os participantes assinaram termos de garantia ao sigilo e proteção dos dados.

É mais uma etapa concluída do ajustamento do Conselho ao que conduz a LGPD, e foi de suma importância levar esse conhecimento técnico a todos esses colaboradores que prestam relevantes serviços ao órgão e a categoria”, afirmou o presidente Ubirajara, que esteve ainda acompanhado do Vice-Presidente Lamarck Leitão durante abertura do treinamento.

CRECI Itinerante percorre cidades do Cariri paraibano

Na última segunda-feira até quarta-feira, o CRECI Itinerante esteve nas cidades de Monteiro, Serra Branca, São João do Cariri e Sumé, realizando um trabalho orientativo para a população e os inscritos, levando a estrutura da fiscalização, secretaria e financeiro à disposição da sociedade e da categoria. Isso inclui a entrega de carteiras, inscrições, protocolos, emissão de certidões, fornecimento de informações e orientações, recebimento de sugestões e denúncias, visitas às imobiliárias e escritórios, além da fiscalização de loteamentos e apuração de denúncias de exercício ilegal da profissão.
É uma ação de suma importância, pois o Conselho leva sua estrutura para cidades que não dispõem de delegacias físicas do Creci, apresentando e disponibilizando as atividades do órgão para a sociedade. Discutimos a importância do corretor de imóveis nas transações imobiliárias, colhemos dicas, prestamos informações sobre resoluções e também oferecemos a oportunidade para o inscrito utilizar os serviços do Conselho em sua cidade”, afirmou o diretor de fiscalização regional, Augusto Seixas.
A ação contou ainda com a participação do coordenador Hermano Batista, do agente fiscal Sérgio Pereira e do suporte administrativo da coordenadora financeira, Erika Neves.

Diretor do Creci-PB enaltece parceria com a Abracinov

O diretor de articulação e projetos do Creci-PB, Alessandro Velloso, destacou a importância de parcerias com Órgãos e entidades como a Associação Brasileira para Competitividade e Inovação, voltada a fomentar um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Ele, que representou o Conselho durante a posse da nova diretoria da Abracinov, encabeçada por Terezinha Carvalho, enalteceu ainda o papel fundamental desempenhado pela Associação na promoção de parcerias estratégicas e na disseminação de conhecimento para melhorar o desempenho das empresas brasileiras.

“A troca de conhecimentos e experiências é uma excelente maneira de se manter atualizado com as tendências do mercado e as melhores práticas da área”, concluiu.

O evento ocorrido no Auditório do Sincontábil, situado no Liv Mall Shopping, no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, reuniu líderes, influenciadores e empresários e representantes das principais entidades governamentais e autônomas do estado.

 

“Hoje abriu novos horizontes”, diz participante de Educacreci em CG sobre IA para aumentar vendas

A corretora de imóveis Margareth Pimentel Nóbrega, que atua na cidade de Campina Grande, resumiu em poucas palavras o significado da palestra proferida pelo paraibano-australiano Fábio Nudge, especialista em Inteligência Artificial e tecnologias inovadoras, por ocasião do Educacreci realizado na última 5ª feira no Teatro Sesc Centro, com o mesmo sucesso de público e crítica de dois dias antes, quando no auditório do Uniesp em João Pessoa.

“Foi maravilhosa. O chat GPT eu já uso há um ano, é quem elabora meus textos, me ajuda bastante, mas hoje abriu novos horizontes, porque eu posso explorar muito mais o que eu já estava explorando e que posso também com imagens, com novas perspectivas. Comprei o livro e o curso com o intuito de estudar, porque somos eternos estudantes”, afirmou.

Ela, que é natural de CG, atua em toda a cidade e trabalha com gestão de imóveis, com foco nos bairros de Catolé, Alto Branco e Mirante elogiou o nível internacional do palestrante, o tema (IA para aumentar vendas) e a iniciativa do Creci-PB em levar a todas as regiões do estado qualificação e capacitação através desse programa de educação continuada.

Confira abaixo galeria de fotos das edições em João Pessoa e Campina Grande, abertas pelo presidente Ubirajara Marques e que contaram com apresentações, respectivamente, das construtoras e Massai.

Educacreci em João Pessoa

Educacreci em Campina Grande

Lançamento de Agenda Legislativa do Cofeci tem participação do Creci-PB

O presidente Ubirajara Marques, participou ontem em Brasília, do lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2024. Acompanhado do 1º diretor-secretário e integrante da Frente Parlamentar, Glauco Morais e do conselheiro federal Fabiano Cabral, eles visitaram parlamentares, buscando e ratificando apoio às matérias nela contidas, de interesse da categoria em nível nacional.

“A Agenda se consolidou como um valoroso instrumento de acompanhamento de todas as ações do Congresso Nacional a nós relacionadas e ao mercado imobiliário, daí a importância de estarmos nesse corpo-a-corpo junto ao Cofeci e presidentes de demais Regionais, nessa integração que fortalece o Sistema”, afirmou Bira, como é mais conhecido.

Nas fotos eles aparecem ladeando dos parlamentares paraibanos que se fizeram presentes.

Instalação de Cartório na Comarca de Conde é prestigiada pelo Creci-PB

O presidente Ubirajara Marques participou recentemente, acompanhado do 1° vice-presidente Lamarck Leitão e do 1º diretor-tesoureiro Flávio Passarinho, da solenidade realizada no Auditório do Tribunal do Júri, de instalação do Ofício Único, que está localizado no Shopping Conde (PB-018, s/n, Planalto Nossa Senhora da Conceição)

O Cartório, que tem atribuições de registro de imóveis, registro de títulos e documentos, registro civil das pessoas naturais, das pessoas jurídicas, tabelionato de notas e de protestos, faz parte da reestruturação que vem sendo feita pela Corregedoria-Geral de Justiça da rede notarial e registral do estado, prevista na Lei nº 12.511/2022.

Partícipe dessa história

Bira, como é mais conhecido, destacou a importância da iniciativa, na condição de corretor de imóveis atuante e de presidente do Creci-PB, que foi um dos primeiros a oficializar o pedido para instalação do Cartório.

A partir de agora a população não precisará mais se deslocar para o município de Alhandra para ter acesso aos serviços cartorários em geral, ou seja, economia de tempo e dinheiro, além de mais agilidade também para os corretores de imóveis”, afirmou.

Na foto acima, ele aparece ladeado por Sílvia Schimidt (delegatária do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Jacumã), Karla Pimentel (prefeita de Conde), Carlos Beltrão (desembargador-corregedor-geral de Justiça), Antônio Carneiro (juiz-corregedor) Antônio Carneiro e Lessandra Torres (juíza titular da comarca).

Creci-PB contribui com novo PD de CG em oficina temática sobre expansão urbana

A exemplo do município de João Pessoa, o Creci-PB está acompanhado de perto o novo Plano Diretor de Campina Grande e nesse sentido o presidente Ubirajara Marques participou ativamente de oficina temática sobre expansão urbana na Vila do Artesão.

Ele esteve acompanhado do 1º vice-presidente Lamarck Leitão, do ouvidor Carlos Chagas e em uma das mesas com representantes de entidades e da sociedade civil, esteve ao lado do ex-deputado estadual e secretário municipal de CG, Renato Gadelha.

Importância destacada

O secretário de Planejamento, que está à frente desse trabalho, enalteceu a importância do Conselho no processo, por sua representatividade e conhecimento de causa dos corretores de imóveis das questões que estão sendo discutidas, pelo cotidiano profissional que têm.

Bira, como é mais conhecido, conciliou a intensa agenda de trabalho do dia na cidade, participando à tarde da oficina e à noite no Teatro do Sesc Centro, do Educacreci promovido pelo Órgão, com palestra proferida pelo especialista Fábio Nudget, sobre o tema “Como como usar IA para vender mais”, encerrada por volta de 21h30.

Educacreci: Sertão terá semana marcada por eventos em Cajazeiras e Patos

Nos dois dias de evento, teremos a palestra “Técnicas de vendas nas redes sociais e marketing pessoal.” ministrada por Phellip Alves, especialista em marketing imobiliário. Iniciaremos na segunda-feira (25), na cidade de Cajazeiras, onde o evento será realizado no auditório da OAB, a partir das 17h. Na terça-feira (26), o Educacreci será em Patos, no auditório do Sebrae, no mesmo horário (17h).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas nos links abaixo pelos profissionais adimplentes com o Conselho.

25/03 (segunda-feira) – Inscrições Educacreci em Cajazeiras 

26/03 (terça-feira)Inscrições Educacreci em Patos 

É solicitado aos participantes que, no dia do evento, levem 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados posteriormente a instituições filantrópicas cadastradas.

Saiba mais sobre o palestrante

Phellip Alves é especialista em marketing imobiliário, formado em marketing e publicidade, e também especialista em técnicas de vendas e oratória moderna para atendimento. É ainda professor, palestrante, já foi ator e apresentador e hoje atua apresentando soluções em marketing, principalmente voltadas a construtoras e imobiliárias da Paraíba.

Congresso amplia leque de averbações às matrículas de imóveis, mas grave problema persiste, alerta João Teodoro

Em uma decisão aguardada com grande expectativa pelo setor imobiliário, o Congresso Nacional aprovou uma mudança significativa na Lei 13.097/2015, que promete trazer mais segurança e transparência às transações de imóveis no Brasil. A nova emenda, que agora aguarda a sanção presidencial, adiciona o inciso V ao artigo 54, exigindo a averbação de restrições judiciais, incluindo ações de improbidade administrativa ou hipotecas judiciárias, na matrícula do imóvel.

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, manifestou otimismo: “Estamos diante de um marco legislativo que reforça a segurança jurídica nas transações imobiliárias. A referida inclusão é um passo adiante na proteção de compradores, vendedores e corretores, garantindo que todos os envolvidos estejam cientes de possíveis restrições que possam afetar a venda de um imóvel”, afirmou.

A mudança legislativa vem em um momento crucial, abordando uma lacuna existente na legislação que permitia a venda de imóveis por devedores da Fazenda Pública, sem a devida transparência sobre débitos tributários inscritos em dívida ativa. Com a nova emenda, espera-se que tais transações sejam mais seguras e transparentes, evitando surpresas desagradáveis para as partes envolvidas.

Ajustes insuficientes

Apesar desse avanço significativo, JT alerta para a necessidade de mais ajustes na legislação, pois o problema mais grave ainda persiste: a necessidade de certidões negativas das fazendas federal, estadual e municipal de cada sucessivo proprietário, para vendas feitas após 09 de fevereiro de 2005, que data da LC 118/05.

Por isso precisamos de outra LC, que revogue o seu art. 185 e obrigue também os poderes públicos – como os particulares – a averbarem seus créditos junto à matrícula do imóvel, e não que apenas façam o seu lançamento em dívida ativa”, acrescentou.

Ele concluiu, lembrando que o setor imobiliário, que já havia se beneficiado da Lei 13.097/2015 com a concentração de ocorrências impeditivas da venda de imóveis nas respectivas matrículas, agora se prepara para uma nova fase.

Com a implementação dessa mudança, o mercado se torna ainda mais robusto, protegendo as partes envolvidas e contribuindo para a realização do sonho da casa própria com maior tranquilidade e segurança. A aprovação dessa emenda é um reflexo do esforço contínuo de profissionais e legisladores para adaptar a legislação às necessidades atuais do mercado, garantindo que a compra e venda de imóveis seja um processo transparente, justo e seguro para todos os envolvidos”, arrematou.

LGPD