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Redefinição da Cefisp otimizará julgamento de processos

Uma das mais importantes Comissões do Creci-PB (de Ética e Fiscalização Profissional) foi redefinida. Além da mudança de alguns nomes, o grupo de trabalho foi dividido em duas Seções, compostas cada qual por um coordenador e membros, sob a coordenação-geral do corretor de imóveis Tevânio Lopes. Todos foram empossados na tarde desta sexta-feira (25) pelo presidente Ubirajara Marques.

“Essa iniciativa se faz oportuna e providencial para o cada vez melhor bom andamento dos diversos processos administrativos e disciplinares, sobretudo considerando a grande abrangência de atuação da Cefisp, tanto como instância julgadora como também opinativa no âmbito deste Conselho”, afirmou Ubirajara.

“O sentimento é de compromisso com minha profissão e com o Conselho”, afirma Lívia Raquel de Souza Carvalho Medeiros, coordenadora da 1ª Seção composta também por Antônio; Luciano Luís Silva Pimentel; Eligleis Maria Nunes de Souza; Maria do Socorro Pessoa; Jocima Teixeira da Silva Junior; Josinaldo Ramalho de Oliveira, João Henrique do Nascimento Neto e Jose Hitalo Andrade Cordeiro da Silva (membros).

Já a 2ª Seção é formada por Roseli Cavalcanti da Cunha (coordenadora) e Dimas Batista Amaral; José Roberto Ferreira da Silva; Fabio Medeiros Costa Dantas; Gustavo Henrique B. Galindo Maciel; Elbert Chaves de Assis Catão; Raphael de Castro Tenorio; Marcos Antônio Benjamim da Silva e Caio Fernandes Martins (membros). Para Roseli, a sua permanência na Cefisp mantém o objetivo da Comissão, contribuindo com a manutenção do trabalho realizado na gestão anterior e dando vazão aos processos.

O coordenador-geral, Tevânio Lopes, a posse dá start ao trabalho que será mantido para 2022. “A renovação dos membros e divisão em duas seções se deu para acelerar os processos de julgamentos e zerar a demanda a cada período entre uma reunião e outra”, destacou.

Após o ato de posse foi ministrado um treinamento pelos coordenadores e pelos funcionários do setor Jurídico do Creci, Pablo Gil e Alyne Renner.

Atribuições da Cefisp

A Cefisp tem como atribuição julgar, em primeira instância, os processos originados de Auto de Infração, podendo diligenciar, proceder a oitivas, citações, notificações e todos os demais atos necessários ao cumprimento de seu desiderato, bem como apreciar e elaborar relatório sobre o mérito e sanções eventualmente aplicáveis nos processos originados de Termo de Representação.

Bira: na pandemia, o setor imobiliário no Brasil e na PB foi um diferencial no mercado

Para o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, diferentemente de outros mercados, o imobiliário se diferenciou durante a pandemia da Covid-19, pela resiliência demonstrada pelos corretores de imóveis e imobiliárias, que souberam trabalhar bem questões como os recursos tecnológicos e o home office.

Suas declarações foram veiculadas esta semana no Programa Jornal Estadual veiculado pela Rádio Tabajara FM, simultaneamente nas frequências 105,5 FM e 1.110 AM, apresentado pelos jornalistas Beth Menezes e Rayo Miranda.

Durante a matéria produzida pelo jornalista Mateus Silomar foram tratados outros temas, como as causas, efeitos e perspectivas do saldo positivo registrado pelo mercado imobiliário brasileiro no ano passado, o aumento na venda de imóveis novos em comparação a 2020 e do lançamento de imóveis.

Bira tem conhecimento e experiência profissional, acumulada ao longo de décadas, “no batente”, responsável pela tradicional Imobiliária Pioneira, localizada no bairro de Jaguaribe. Ao longo do tempo, por seu perfil conciliador e espírito de liderança, foi alçado pela categoria à presidência do Sindimóveis-PB e mais recentemente à do Creci-PB. Nesse intervalo de tempo foi ainda conselheiro federal junto ao Cofeci.

Confira as declarações no áudio abaixo:

Contador alerta corretores de imóveis sobre novidades na Declaração de IR deste ano

É chegada a hora da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e os corretores de imóveis que receberam rendimentos tributáveis em 2021 acima de R$ 28.559,70 estão obrigados à entrega, assim como os que receberam acima de R$ 40.000.00 de rendimentos isentos ou até mesmo que possuem patrimônio superior à R$ 300.000,00.

“Essas são as principais regras de obrigatoriedade, mas existem outras que merecem atenção. A grande novidade esse ano é que a Receita Federal estará disponibilizando a declaração pré-preenchida em todas as plataformas disponíveis, através da conta gov.br”, afirmou o assessor contábil do Creci-PB, Rômulo Teotônio.

O programa será disponibilizado no próximo dia 7 de março para envio, cujo prazo será até o dia 30 de abril.

Diminuição de imposto ou aumento de restituição

“Vale destacar a possibilidade de o contribuinte poder destinar parte do imposto devido ao Fundo da Criança e do Adolescente, assim como ao Fundo do Idoso, diminuindo do imposto à pagar ou até mesmo aumentando a restituição”, alertou Teotônio, como é mais conhecido e que atualmente preside o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba.

Quem tem restituição para receber agora conta com calendário pré-estabelecido com início em 30 de maio, em 5 lotes com término em 30 de setembro.

Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Economia ou clicando aqui.

Creci-Itinerante está em Mangabeira nesta sexta (25)

Hoje, até às 16h, a van do Creci-Itinerante estará em Mangabeira VII, em frente à Secretaria de Segurança Pública e ao Casa Tudo, para atender corretores de imóveis, empresas imobiliárias e população da região.

As agentes percorrem o bairro mais populoso da capital com foco na fiscalização, sobretudo no combate ao exercício ilegal da profissão! Na van, o coordenador do setor, Hermano Azevedo e a funcionária administrativa Anna Karla estão disponíveis para atender quem precisar de informações e serviços referentes ao Conselho.

Este é mais um canal de atendimento para facilitar o dia a dia da categoria.

Contas do exercício 2021 são aprovadas em sessão plenária do Creci-PB

O Creci-PB realizou na tarde desta quinta-feira sua primeira sessão plenária do ano, ocasião em foram votadas e aprovadas em primeira instância as contas pelo Conselho Fiscal e conselheiro relator relativas ao 4° trimestre do ano passado, bem como apresentado e aprovado relatório integrado e prestação de contas do exercício 2021.

Agora elas serão, em última instância, submetidas ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis, cumprindo o que conduz a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foram aprovadas ainda portarias e julgados, dentre outros, processos de inscrições pessoa física (277) e jurídica (28) reinscrições pessoas física (12) e jurídica (1), inscrições como estagiário (15), inscrições secundárias expedidas (10) e recebidas (4) e transferências recebidas (13).

Solenidades de entrega de carteiras

No início da sessão, o presidente Ubirajara Marques fez uma série de comunicados acerca das múltiplas ações desenvolvidas nesses dois primeiros meses de gestão, bem como sobre as datas das próximas sessões solenes de entregas de carteiras e certificados a novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias.

Em Campina Grande a solenidade ocorrerá às 15h do próximo dia 17 de março no auditório do Senac, no bairro do Alto Branco e em João Pessoa às 9h30 e 15h do dia seguinte no auditório do Uniesp, sito ao Km 14 da Rodovia BR 230, em Cabedelo.

A mesa dos Trabalhos foi composta pelos diretores Ubirajara Marques (presidente), o Lamarck Leitão (1º vice-presidente), Garibaldi Porto (2º vice-presidente), Glauco Morais (1º diretor-secretário), Flávio Passarinho (1º tesoureiro), Carla Bezerra Cavalcanti (2º tesoureira) e pelo conselheiro estadual e federal Rômulo Soares.

Creci-PB altera expediente no período do Carnaval. Prazos são suspensos

Em virtude do período de Carnaval, o Creci-PB terá seu horário de atendimento alterado, segundo portaria subscrita pelo presidente Ubirajara (Bira) Marques, aprovada em reuniões de diretoria e plenária na manhã e tarde desta quinta-feira (24).

Não haverá expediente na sede do Órgão, em João Pessoa, e nas Delegacias nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, entre segunda (28/ponto facultativo), terça-feira (1/feriado) e quarta-feira (2/de cinzas) próximas.

Os prazos processuais que encerrarem nesse período não sofrerão prejuízo, já que serão prorrogados até a próxima quinta-feira (3), quando do retorno às atividades.

Ficam suspensos no referido lapso de tempo os prazos de defesa/recurso dos autos e termos de notificações emitidas pelo setor de fiscalização, Cefisp e Turma de Julgamento, além dos prazos de editais e para contestações em processos administrativos tributários, entre outros conexos.

Cresce quase 13% venda de imóveis no país em 2021

Nessa segunda-feira (21), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica divulgaram os dados coletados e analisados do mercado imobiliário que incluem 176 cidades, sendo 22 capitais, em 2021.

No quarto trimestre, as vendas de imóveis residenciais no país subiram 3,6% sobre os três meses anteriores, para 65,2 mil unidades, e os lançamentos avançaram 24%, para 85 mil unidades.

E mesmo com todo cenário agitado por conta da alta dos juros, custos com insumos e inflação, o segmento imobiliário registrou saldo positivo em 2021 e a comercialização de novos imóveis cresceu 12,8% (261.443 unidades) em comparação com 2020.

Os lançamentos de imóveis registraram aumento de 25,9% (265.678 unidades) e a oferta final (estoque) fechou o período com 3,8% de crescimento, (232.566 unidades).

O preço médio dos imóveis residenciais subiu 10,38% em 2021, ficando abaixo do INCC, de 13,85%.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, “o maior problema que a construção civil tem hoje é a ausência de mão de obra, pois o setor está muito aquecido. Isso porque, em 2020 e no primeiro semestre de 2021, as vendas foram muito boas e batemos recordes atrás de recordes. Os números consolidados de 2021 são positivos, mas isso precisa ser lido com atenção, porque no último trimestre a curva estabiliza e começa a descrescer”.

O mercado imobiliário brasileiro registrou saldo positivo no ano passado, apesar de problemas como o aumento dos preços e da inflação. O número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em comparação com 2020. Os lançamentos de imóveis registraram aumento de 25,9% e a oferta final (imóveis não vendidos) fechou o período com 3,8% de crescimento.

No programa habitacional do governo Federal, Casa Verde e Amarela (CVA), as vendas aumentaram 3,4% em 2021 em relação ao ano anterior.

A região com o maior número de unidades vendidas pelo CVA no último trimestre de 2021 foi a Sudeste com 18.167, seguida do Nordeste com 5.248. A Região Sul teve 3.614 vendas pelo programa habitacional, o Centro-Oeste teve 1.660 e o Norte, 721.

Em relação a intenção de compra, ficou estável nos últimos 12 meses, com 5% da população afirmando que pretende comprar imóveis.

Dados na íntegra

Fonte: CBIC

Corretores de imóveis vencem corrida de rua em JP

Atuante na categoria desde 1978, o corretor de imóveis Carlos Antônio, que é membro da Coapin do Creci-PB, divide quase toda sua trajetória na profissão com outra grande paixão: a corrida de rua.

Compondo a faixa etária dos 60+, ele venceu, no último fim de semana, percorrendo um itinerário de 27km, a primeira edição do Circuito de Trilhas Urbanas – Cross Country, realizado no bairro do Engenho Velho, em João Pessoa.

“Acho que persistência é a palavra que representa e relaciona minha profissão com meu hobby. Para ser corredor ou corretor, é preciso insistir, sem desistir! Já tive essa vontade, nas duas situações, mas eu investi muito para chegar até aqui e não concluir meus objetivos”, destaca com orgulho o dono da medalha de ouro.

Apreço e talento comuns

O corretor de imóveis Leandro Augusto, que é membro da Comissão de Esportes, Lazer e Cultura do Creci-PB, compartilha o mesmo apreço e talento quando o assunto é corrida de rua. Sendo 30 anos mais jovem que o Carlos Antônio, destaca mais uma geração da categoria que corre atrás dos sonhos, seja no trabalho, seja no esporte.

Participante da mesma corrida realizada no último fim de semana, Leandro conquistou o 1º lugar geral masculino e vem acumulando vitórias desde 2018. Corretor há menos de uma década, diz que é pesado dividir a rotina entre hobby e profissão, mas evolui à base de planejamento.  Ele já está com um novo desafio marcado para o dia 9 de abril, no Rio Grande do Norte.

Link com profissão de imóveis será garantia de sucesso, prevê advogado

O Creci-PB é a casa do corretor de imóveis. Mais do que uma metáfora ou força de expressão esse é o sentimento de antigos e potenciais novos profissionais, a exemplo do jovem Rafael Trigueiro, que se inscreveu ontem (terça-feira) e aproveitou para percorrer as dependências do Órgão e conhecer o funcionamento da máquina administrativa.

“A impressão que tive é das melhores. Me senti acolhido pelo atendimento ágil e prestimoso. Achei bastante interessante a estrutura física, organizacional e funcional do Conselho”, afirmou. Advogado desde 2015, ele pretende linkar as profissões, exemplificando quando intermediar a venda de um imóvel realizar um inventário ou vice-versa.

Para Rafael, não resta dúvida que as duas profissões se complementam, sendo a de corretor de imóveis “financeiramente mais rentável”, concluiu, otimista.

O seu pedido de inscrição como pessoa física será analisado junto a outros, inclusive de pessoas jurídicas, pelos setores jurídico, financeiro, de fiscalização e pela Comissão de Análise de Processos de Inscrição (Coapin).

Em caso de deferimento, é comunicado o número de registro provisório por e-mail e telefone junto a orientações sobre como baixar o aplicativo i-corretor para emissão de carteira digital e receber a carteira física durante solenidade cuja data será definida após sessão plenária.

Câmara aprova em dois turnos PEC que retira propriedade exclusiva da União sobre terrenos de marinha

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22), em dois turnos, a PEC que transfere gratuitamente a estados e municípios os terrenos de marinha ocupados pelo serviço público desses governos e, mediante pagamento, aos ocupantes particulares. A Proposta de Emenda à Constituição 39/11 será enviada ao Senado.

Segundo o substitutivo aprovado, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), a União ficará apenas com as áreas não ocupadas, aquelas abrangidas por unidades ambientais federais e as utilizadas pelo serviço público federal, inclusive para uso de concessionárias e permissionárias, como para instalações portuárias, conservação do patrimônio histórico e cultural, entre outras.

A PEC prevê a transferência gratuita também dos terrenos de marinha onde estão instalados serviços estaduais e municipais sob concessão ou permissão. A transferência será gratuita ainda para habitações de interesse social, como vilas de pescadores.

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Alceu Moreira, relator da PEC

A partir da publicação da futura emenda constitucional, a União não mais cobrará foro ou taxa de ocupação dessas áreas ou laudêmio quando da transferência de domínio.

Dessa forma, áreas não ocupadas, se o forem no futuro, continuam sob domínio da União, mas os ocupantes não pagarão mais essas taxas ao governo federal, embora continuem com as obrigações da legislação pertinente.

Essas áreas não ocupadas, se requisitadas pelos municípios para fins de expansão do perímetro urbano, poderão ser transferidas desde que atendidos os requisitos exigidos pelo Estatuto da Cidade e demais normas gerais sobre planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

A transferência será gratuita ainda para habitações de interesse social, como vilas de pescadores.

“Quem cuida mais do terreno de marinha? O município ou a União? A PEC trata das áreas consolidadas em áreas urbanas. Serão terrenos nos quais a população poderá fazer investimentos e melhorar seu uso”, disse Alceu Moreira.

Para a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), contrária à PEC, a manutenção dos terrenos de marinha enquanto bens da União é relevante na atualidade, “pois eles são aliados estratégicos não apenas para a adaptação às mudanças climáticas, mas também para a redução da vulnerabilidade da zona costeira frente aos eventos externos e ao aumento do nível do mar.”

Particulares
Para adquirirem a posse definitiva do terreno de marinha, foreiros e ocupantes particulares regularmente inscritos junto ao órgão de gestão do patrimônio da União poderão deduzir do valor a pagar o que já foi pago a título de taxa de ocupação ou de foro nos últimos cinco anos, atualizado pela taxa Selic.

No caso de ocupantes não inscritos, a compra do terreno dependerá de a ocupação ter ocorrido há, pelo menos, cinco anos antes da publicação da emenda e da comprovação formal de boa-fé.

O governo federal terá dois anos para efetivar as transferências.

De acordo com o governo, existem cerca de 500 mil imóveis no País classificados como terrenos de marinha, dos quais em torno de 271 mil aparecem registrados em nome de responsáveis únicos (pessoas físicas e jurídicas).

Adicionalmente, a União poderá ceder as áreas.

O que são
A ideia de terreno de marinha teve origem no Brasil Colonial em razão da necessidade existente à época de proteção do território de invasões estrangeiras.

Assim, foi reservada à Coroa portuguesa a propriedade de terrenos situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés.

A legislação atual recepcionou conceitos do Decreto-Lei 9.760/46 que situam o terreno de marinha na faixa de 33 metros a partir da linha do preamar-médio (maré-cheia) de 1831. Essa data se refere ao primeiro ano, já no Império, em que os foros e laudêmios foram incluídos no orçamento federal.

No regime de aforamento, o particular (foreiro) recebe o domínio útil da propriedade de forma vitalícia, pagando à União o foro anual equivalente a 0,6% do valor do imóvel.

O regime de ocupação, por sua vez, é bem mais precário e trata o particular como mero posseiro da área, que pode ser requisitada pela União a qualquer momento. Nesse caso, a contribuição anual paga é a “taxa de ocupação“, que varia de 2% a 5% do valor do terreno, a depender da data de sua constituição.

Já o laudêmio é uma taxa de 5% sobre o valor da venda cobrada na transação de transferência de domínio.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Antecedida por recadastramento, entrega de carteira 2022 é agilizada

O corretor de imóveis Francisco Alves das Chagas foi só elogios à agilidade no processo entre pagamento da anuidade 2022 e recebimento da nova carteira. “Tudo super-rápido”, comentou (Tutu), ou Chiquinho do Terço dos Homens, como é mais conhecido e atua com locação e vendas em toda João Pessoa, sobretudo nos bairros dos Estados, Manaíra e Bessa.

Ao comentar acerca da importância da carteira, ele defendeu que os porteiros sejam bastante rigorosos na exigência da apresentação e que só permitam o acesso por corretores de imóveis credenciados.

Outro que recebeu o seu documento de identificação atualizado segunda-feira foi Aluísio Fittipaldi, que apesar de não estar exercendo a atividade em sua plenitude fez questão de independente disso fazer sua regularização.

Na ocasião, ele aproveitou para fazer o recadastramento nacional junto ao Sistema Cofeci-Creci. Para agilizar o recebimento da carteira 2022, os corretores de imóveis devem, antes de comparecer à Sede e Delegacias, realizar o procedimento através do aplicativo i-corretor, já disponível para Android e IOS ou através do próprio site do Conselho, clicando aqui.

Estratégias de lançamento do novo Portal Creci-Brasil são traçadas em reunião

Estratégias de lançamento do novo Portal Imobiliário Creci-Brasil, que viabilizará a todos os corretores de imóveis e imobiliárias de todo o país um instrumento de divulgação digital moderno e gratuito foram discutidas na tarde desta terça-feira(22) durante reunião administrativa na Sede do Cofeci entre os diretores 1º vice-presidente José Augusto Viana, o 1º diretor-secretário Rômulo Soares e o 1º diretor-tesoureiro Valdeci Monteiro.

Viana considerou bastante proveitoso o encontro no qual foram tratados outros assuntos de ordem administrativa. Já Valdeci se mostrou gratificado pela colaboração de todos em torno de uma gestão participativa. O encerramento da reunião coube a Rômulo, que agradeceu aos demais e ratificou a importância do planejamento estratégico que vem sendo elaborado e que dará uma nova dimensão ao Sistema Cofeci-Creci.

“Toda a diretoria está focada e com grande disposição de trabalho para materializar ações em prol da categoria e do fortalecimento do Sistema, que se dará de várias formas, dentre elas, a uniformização de procedimentos entre os Regionais, que proporcionará uma maior integração”, finalizou Rômulo, que está tendo a oportunidade de contribuir com experiência acumulada ao longo de anos, como gestor e administrador de empresas.

Saiba mais: Especialista em vendas conta os 5 passos para ganhar o “sim” do cliente

A venda, sobretudo de um imóvel, é um processo extenso e conta com várias etapas até o resultado. O percurso que vai desde o atendimento até o pós-venda precisa ser respeitado e realizado com qualidade e atenção.

Nesta edição do ‘Saiba mais com o Creci-PB’, o especialista em vendas complexas com foco no mercado imobiliário e também CEO da empresa Máquina de Vendedores, Bruno Cândido conta os 5 passos para ganhar o SIM do cliente. Confira:

  1. Identifique o perfil do cliente comprador ideal

O primeiro passo para ganhar o sim do seu cliente é ter clareza sobre quem são os perfis ideais compradores. Quando não há essa clareza, não é possível identificar se a pessoa que está do outro lado da linha tem os problemas e dores ideais que os imóveis que você tem para oferecer aparecerão como solucionadores.

Cada vez que um imóvel é apresentado desalinhado com as necessidades do cliente, diminui a conexão e faz com que ele te abandone nessa jornada. Quando há clareza sobre quem são as pessoas ideais para as melhores ofertas, é quando dá para conduzir o processo com mais assertividade.

Comece identificando o seu cliente ideal olhando para o público-alvo, que é a parcela da população que você deseja se relacionar. Observe os dados! Exemplo: nos últimos 12 meses, quem foram as pessoas que compraram com você ou com a imobiliária em que trabalha? Isso vai trazer um padrão de comportamento e dúvidas facilitando sua compreensão e como conduzir sua abordagem de venda com mais eficiência.

Na identificação do público-alvo, verifique se se relaciona com mais homens, mulheres e a faixa etária. Nessa construção, também é preciso olhar para a persona, que é a personificação do seu cliente ideal baseado em dados de pessoas reais: como é a configuração familiar dessas pessoas? qual são as profissões? quais são as rendas? todas essas informações vão te nortear para fazer as melhores e alinhadas ofertas.

2. Siga o processo da jornada de compras

A jornada de compra funciona em 4 níveis de consciência do seu cliente:

  • Aprendizado e descoberta: é o momento que o cliente está conhecendo o mercado imobiliário, condições de compra, rentabilidade, valorização…
  • Reconhecimento do problema: a identificação dos problemas que o cliente tem e quais dificuldades ele terá para adquirir o imóvel.
  • Consideração da solução: a apresentação dos imóveis que você tem mostrando-os como solucionadores dos problemas identificados.
  • Decisão e compra: é a hora de ser assertivo, mais que em todas as outras etapas. Apresentar no momento certo a proposta comercial.

Ter consciência sobre a jornada de compra faz com que você aja no momento certo!

3. Trabalhe com funil de vendas

Trabalhar com funil de vendas é extremamente importante para o sucesso de vendas do corretor de imóveis. É entender que é uma modalidade de vendas complexas e que é uma jornada grande até a tomada de decisão de compra. Existe um dado no Brasil que diz que uma transação imobiliária dura de 3 meses a 468 dias. Divida essa jornada em etapas menores e troque as afirmações por validações. Assim, o potencial cliente decide por si só em avançar por cada uma dessas etapas e diminui a dificuldade do corretor em relação à venda.

4. Desvende o potencial cliente

Utilize a metodologia spin selling, com ela você será mais persuasivo. O ‘s’ da palavra spin significa situação, onde serão feitas perguntas situacionais para entender a situação do cliente.

Quando seguimos para a letra ‘p’, estamos falando de perguntas de problemas para identificar quais você vai enfrentar e se vale a pena dedicar tempo e esforço para solucioná-los.

Já na letra ‘i’, é o momento das perguntas de impacto. Nessa hora, você deve mostrar os impactos positivos e negativos em não tomar a decisão de comprar agora, principalmente as desvantagens em não comprar.

Por fim, o ‘n’ é a parte da necessidade. Muitas vezes você está lidando com potencial cliente que tem perfil de cliente comprador, que pode comprar, pagar, mas não tem urgência! Por isso, essas perguntas vão te trazer as respostas de quando esse seu cliente deseja comprar o imóvel verdadeiramente.

5. Utilize um roteiro de abordagem

Utilizar um roteiro é fundamental na prospecção! No momento em que estamos vivendo, na era digital, que temos que lidar com leads, precisamos ser assertivos nos primeiros 5 segundos para que quem esteja do outro lado mantenha a ligação. É preciso estar preparado!

Quando ligar para o seu potencial cliente, antes pensar: qual é o objetivo da ligação? O que espero que aconteça? O que vou falar para que aconteça o que eu espero? E caso aconteça, qual o próximo passo?

Trabalhar com roteiro para saber as perguntas que você precisa fazer para obter as respostas que deseja, promove conectividade e te ajuda a chegar num resultado com mais velocidade.

Prazo para apresentação de Dimob é adiado para a próxima segunda-feira (28)

O prazo para Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) está chegando no fim, inicialmente a Receita Federal do Brasil havia estabelecido o prazo até a próxima sexta-feira (25), em virtude do feriado bancário no dia 28, mas posteriormente foi adiado para até às 23h59min59s da segunda-feira vindoura (28).

O assessor contábil do Creci-PB, Rômulo Teotônio lembra a quem possui uma pessoa jurídica ou se equipara a uma na realização de atividades imobiliárias, da obrigação da entrega, decorrente da comercialização de imóveis que tenham construído, loteado ou incorporado para esse fim; intermediação a aquisição, alienação ou aluguel de imóveis; realizado sublocação de imóveis; e que se constituírem para construção, administração, locação ou alienação de patrimônio próprio, de seus condôminos ou de seus sócios.

Ele ressalta que a Receita Federal do Brasil utiliza os dados acima para fazer cruzamento fiscal dos contribuintes pessoa física na Declaração do Imposto de Renda, e se os valores das operações informadas não estiver coincidente, a declaração ficará retida em malha fiscal, havendo a possibilidade de aplicação de multa e juros sobre a diferença entre o declarado pelo contribuinte e os informados pelas empresas e/ou equiparadas na Dimob.

Proteção de dados agora é direito fundamental – Por João Teodoro

A Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, mais conhecida como LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor na integralidade em agosto de 2020, já com várias alterações introduzidas pela Lei nº 13.853/2019. A primeira delas foi o acréscimo de parágrafo único ao seu art. 1º, com a seguinte redação: “As normas gerais contidas nesta Lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios”. A modificação constitucional enfatiza o interesse público na proteção de dados pessoais.

Aliás, o caput do art. 1º da LGPD já preconizava como seu objetivo a proteção aos “direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”. Nada mais normal, portanto, que a proteção de dados fosse constitucionalizada e transformada em direito fundamental. Derivados do direito natural (jusnaturalismo), os direitos fundamentais são inatos, nascem com todo ser humano. Não são concessões do Estado. Entretanto os países democráticos de direito os sedimentam em seus ordenamentos jurídicos.

A Constituição brasileira, de 05/10/1988, os consagrou no art. 5º e seus 78 incisos e quatro parágrafos como direitos individuais e coletivos relacionados à: vida, igualdade, dignidade, segurança, honra, liberdade e propriedade. O art. 5º é considerado cláusula pétrea da Carta Magna. De acordo com seu art. 60, §4º, não pode ser excluído nem alterado. Nada impede, no entanto, que seja aditado. Assim, a Emenda Constitucional (EC) nº 115, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 11 de fevereiro de 2022, agrega ao art. 5º o seu 79º inciso (LXXIX).

Diz o inciso LXXIX: “é assegurado, nos termos da lei, o direito à proteção dos dados pessoais, inclusive nos meios digitais”. A EC 115 adiciona também o Inciso XXVI ao art. 21 da CF para determinar que compete à União “organizar e fiscalizar a proteção e o tratamento de dados pessoais, nos termos da lei”; e, ainda, o inciso XXX ao art. 22 para ditar que compete privativamente à União legislar sobre a “proteção e tratamento de dados pessoais”. A nova Emenda resulta da PEC – Proposta de Emenda Constitucional nº 17/2019 apresentada pelo Senado Federal.

Segundo o boletim Conjur, especialistas afirmam que a medida é um marco que aumenta a segurança jurídica, mas é preciso que os brasileiros dela se apropriem como garantia. Os direitos fundamentais incluem a livre manifestação de pensamento, mas também a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Daí a importância da proteção de dados pessoais. Sem ela, a tutela a outros direitos fica muito fragilizada. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que disponha de dados pessoais pode usá-los com fins escusos.

A maior vantagem da EC é centralizar nas mãos da União toda a legislação sobre proteção de dados. Depois da entrada em vigor da LGPD, várias leis estaduais e municipais foram aditadas ao nosso arcabouço legal, cada uma delas expressando interpretações regionais. Com a nova emenda, muitas delas poderão sujeitar-se a discussão de constitucionalidade. Segundo o advogado Renato Valença, da Peixoto & Cury Advogados, a proteção de dados regulada e garantida pela Carta Magna atrai negócios e investimentos. Muito bom para o mercado imobiliário!

Por João Teodoro – Presidente do Cofeci

Creci-PB quer erradicar o exercício ilegal da profissão em grupos de WhatsApp

Além de ser um ‘tiro no pé’, a inclusão e o auxílio de pessoas não inscritas em grupos de WhatsApp destinados a transações imobiliárias, configura apoio a contravenção, crime, infringência a Lei 6.530/78, ao Código de Ética do Cofeci e sujeita o administrador à responsabilização administrativa, como também dos membros que estejam na prática do auxílio ao exercício ilegal da profissão.

Atento a essa questão, o Creci-PB está recomendando aos administradores desses grupos, que abstenham de admitir e/ou manter nos referidos grupos, pessoas que não sejam corretores de imóveis regulamente inscritos e aptos ao exercício de intermediações imobiliárias e estejam na prática do exercício ilegal da profissão, como também orientando que os membros não amparem essa situação.

“Além de manter as diligências da fiscalização nesses grupos, vamos notificar os administradores, pois são esses indivíduos não inscritos, que denigrem a categoria profissional, aviltam honorários e aplicam golpes em clientes, daí por que não se deve dar trégua no combate a tão abomináveis práticas. O corretor de imóveis que auxiliar o exercício ilegal deve saber que está passível de responder um processo ético disciplinar, podendo até ter o seu registro cassado e que seremos implacáveis nesse sentido”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Conferir situação

É fundamental que os administradores requeiram a credencial e/ou confiram no site do Creci-PB a situação dos membros dos referidos grupos, tanto antes da admissão, quanto no presente momento, bem como noticiem ao Órgão a existência de pessoas nos grupos que não são inscritos e exercem ilegalmente a profissão, como também os membros que fazem parceria, e/ou auxiliam os não inscritos nas intermediações imobiliárias.

O Creci-PB recomenda ainda aos administradores que enviem ao Órgão as listas com o nome e número de celular dos referidos membros dos grupos de WhatsApp, auxiliando assim o setor de fiscalização no cumprimento de seu papel. E mais: que utilizem também o canal da Ouvidoria do Conselho para noticiar a pratica de exercício ilegal da nossa profissão, que pode até ser feito de modo sigiloso.

É lembrado que, quem auxiliar essa prática, direta ou indiretamente, estará praticando infrações ético-disciplinares nos termos do art. 3º, inciso IX c/c art. 6º, incisos II, VI, IX e XI, respondendo processo ético disciplinar que podem culminar com a aplicação das penalidades prevista no art. 39 da Lei 6.530/78, inclusive com cancelamento de sua inscrição.

Ao final, os que forem autuados na prática do exercício ilegal da profissão, através de procedimento administrativo o setor de fiscalização realizará em Delegacia de Policia um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e/ou encaminhará noticia crime ao Ministério Público, onde o infrator responderá pelo crime de contravenção, com base no art. 47 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41).

Creci-PB e Sebrae-JP firmarão termo de cooperação técnica para benefícios de corretores de imóveis

Ficou definido em reunião ocorrida na última quinta-feira, entre o presidente Ubirajara Marques e o gerente da Agência Regional do Sebrae Franco Fred, a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as instituições para garantir benefícios para os inscritos do Conselho.

O objetivo é, através do Sebrae, ofertar diversas consultorias para as empresas imobiliárias adimplentes com o Creci-PB, subsidiando 70% do valor, nas áreas de segurança e saúde do trabalhador no e-Social, marketing digital, construção de site, financeira, gestão empresarial, recursos humanos, planejamento estratégico, vendas, entre outras.

Além disso, foi discutido a possibilidade do setor de educação do Sebrae disponibilizar diversos cursos EAD que serão inseridos na Faculdade Coorporativa do Conselho para capacitação dos corretores de imóveis, a exemplo de cursos de marketing digital, controle e movimentação financeira, planejamento de metas e resultados, atendimento ao cliente, redes sociais, entre outros.

Constou ainda na pauta da reunião uma parceria para realização de um grande evento em João Pessoa, ainda este ano, que irá reunir toda cadeia produtiva do mercado imobiliário, tendo como parceiros além do Sebrae e Creci-PB, outras instituições do segmento, que em breve serão contatadas para apresentação do projeto.

Conjuntamente, participaram da reunião os analistas do Sebrae, Gorete Cirino, Alex Teixeira e o superintendente do Creci-PB Gustavo Beltrão.

Corretores de imóveis têm descontos na compra de sapatos e bolsas de couro

Tem mais um convênio fechado que beneficia a categoria! A partir de agora, corretores de imóveis recebem 15% de desconto, em compras acima de R$150,00, em sapatos e acessórios de couro da empresa Bangladesh.

A parceria é válida para todos os profissionais inscritos e adimplentes com o Creci-PB, sócios, funcionários de imobiliárias e seus dependentes diretos. “Agradecemos por essa colaboração entre a Bangladesh e o Conselho. Garantimos que os corretores de imóveis terão acesso a produtos de qualidade, contando com o desconto estabelecido com esse convênio”, disse Danilo Felipe, sócio proprietário da empresa.

A loja virtual oferece sapatos e acessórios masculinos em couro, como cintos, chaveiros, carteiras, pulseiras, mochilas e etc. Os clientes podem entrar em contato através do perfil deles no Instagram @bangladeshoficiall, pelo site www.bangladeshoficial.com.br ou pelo número de WhatsApp: (83) 99697-4356. É uma oportunidade para se vestir bem economizando. “Sabemos que no mercado de trabalho, a nossa imagem é muito importante para passar credibilidade. Quem quiser optar por produtos em couro, tem agora esses descontos na hora de adquirir”, destacou o presidente Ubirajara Marques.

Esse é mais um convênio assinado na última semana pela atual gestão. Nos últimos sete dias, também foram renovados os com a IPOG, Fecomércio Sesc/Senac e firmados com a Evolute Inglês à Distância e Termo de Cooperação Técnica com a PMJP.

LGPD