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Quatro em cada dez brasileiros pretendem comprar imóveis até 2023

Foto: Reprodução – Internet.

Quatro em dez brasileiros pretendem comprar imóveis até 2023. É o que mostra um levantamento da EmCasa, empresa de intermediação imobiliária por meio de um portal online. De acordo com a pesquisa, 42% dos ouvidos pretendem adquirir imóveis nos próximos dois anos.

Do total de ouvidos para a pesquisa, 29% indicaram que pretendem dar início à procura por um novo imóvel nos próximos meses, enquanto 13% já começaram a sua busca. O desejo por sair do aluguel (38%) e a busca de um imóvel maior (20%) são os principais motivos para a mudança, segundo a pesquisa.

Segundo a EmCasa, os aspectos mais importantes considerados na hora de escolher um imóvel são a localização (citada por 69% dos entrevistados), o valor do imóvel (47%) e a região onde ele se encontra (55%). Ser perto da escola dos filhos foi a principal opção para 14% dos entrevistados.

A pesquisa também mensurou o impacto da pandemia na escolha do imóvel pelos consumidores. Dos ouvidos, 16% disseram que a Convid-19 influenciou na hora da escolha do imóvel. Desse total, 58% disseram

que cogitam mudar para um apartamento maior, enquanto 11% disseram que pretendem adquirir um imóvel com mais quartos. Ao todo, 9% disseram querer um imóvel com varanda ou quintal e outros 9%, esperam mudar para um imóvel com mais áreas de lazer. A pesquisa ouviu 1.611 pessoas em todo território nacional, em julho passado.

Por Veja

Comissão dá início a processo de transição de gestão no Creci-PB

Comissão dá início a processo de transição de gestão no Creci-PB. Foto: Marketing – Creci PB.

A Comissão de Transição de Gestão do Creci-PB se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) na Sede do Órgão, em João Pessoa. Sua atuação, segundo portaria subscrita pelos diretores presidente e secretário Rômulo Soares e Fabiano Cabral, se encerrará no último dia do atual mandato, seguindo Resolução do Cofeci, que estabelece regras para esse processo nos Regionais.

À Comissão cabe propiciar condições para que os atuais dirigentes e seus assessores, possam subsidiar os dirigentes eleitos para o triênio 2022-2024 que a integrem, dando-lhes pleno e antecipado acesso a todos os dados e informações necessários à implementação do programa de gestão para o referido período.

Outros objetivos são oportunizar o acesso às informações financeiras, administrativas, ao programa orçamentário, aos projetos e demais informações pertinentes ao Conselho, visando sempre o conhecimento e entrosamento entre a autoridade atual e seus subordinados com os demais integrantes da equipe de transição eleitos para o próximo triênio.

Os representantes da atual gestão na Comissão são o presidente Rômulo Soares (coordenador), o superintendente Gustavo Beltrão e o coordenador jurídico Mário Vicente (membros). Os representantes da próxima gestão são o presidente eleito Ubirajara Marques, o 1° diretor tesoureiro Flávio Passarinho e o diretor 1° secretário eleito Glauco Morais.

Nesse primeiro encontro, que contou ainda com a participação do assessor contábil Rômulo Teotônio, foram tratados vários assuntos de ordem administrativa, além de planejamento de atividades e ações para o próximo triênio.

Ação filantrópica do Creci-PB contempla crianças em tratamento contra o câncer

Na foto, o superintendente do Creci-PB, Gustavo Beltrão está com o diretor de Ação Social, Augusto Seixas, com a gerente-geral da Associação Donos do Amanhã, Ângela Marinho e funcionários. Foto: Marketing – Creci PB.

“Essa é mais uma benção que estamos recebendo. Temos muito que agradecer a Deus e ao Creci-PB pela escolha da nossa instituição, porque vivemos de doações”,  afirmou a gerente-geral da Associação Donos do Amanhã, Ângela Marinho ao receber nesta quarta-feira (17) do diretor de ação social do Órgão, Augusto Seixas, aproximadamente 300 quilos de alimentos não perecíveis.

A Associação funciona na Avenida Capitão José Pessoa, no bairro de Jaguaribe, em frente ao Hospital Napoleão Laureano e há 16 anos, acolhe crianças e adolescentes carentes na faixa etária de zero a 18 anos, portadoras de câncer, vindas de vários municípios da Paraíba para tratamento em João Pessoa.

Para Augusto, possuidor de forte religiosidade, o Conselho continua sendo uma ferramenta de Deus para abençoar centenas de pessoas, por meio de campanhas sociais, a exemplo da denominada “Criança Feliz”, que no mês passado distribuiu mais de mil brinquedos arrecadados junto a profissionais e empresas do mercado imobiliário, a crianças carentes do estado. Ele esteve acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão.

Os donativos entregues hoje foram arrecadados por ocasião das inscrições para o passeio ciclístico Pedal Creci, recém realizado pela Comissão de Esportes, Cultura e Lazer, coordenada pelo corretor de imóveis Leandro Xavier, que por sua vez agradeceu às empresas patrocinadoras e a todos os participantes do evento.

Ângela Marinho, gerente-geral da Associação Donos do Amanhã. Foto: Marketing – Creci PB.

O atendimento pela Donos do Amanhã se dá de várias formas, desde o acolhimento (suspenso no período da pandemia da Covid-19), fornecimento de café da manhã, lanche e almoço entregues no hospital nos dias de atendimento ambulatorial, doações de cestas básicas, enriquecidas com leite e suplemento alimentar, custeio de exames e medicamentos, inclusive entregues em domicílio (quando internados, a responsabilidade é do hospital), além de assistência jurídica, psicológica e social.

Atualmente são assistidas 200 crianças e adolescentes carentes.

As pessoas interessadas em contribuir com doações, devem entrar em contato através do número (83) 3242-2710 ou ir presencialmente à Sede da Associação, no referido endereço.

Interessados em receber carteiras e certificados em 2021 têm até 3ª (23) para requerer inscrições

Os interessados em se inscrever no Creci-PB como pessoas física ou jurídica têm até a próxima terça-feira (23) para realizar o procedimento e receber os documentos que os habilitarão a desenvolver suas atividades, durante as sessões solenes que serão realizadas no início de dezembro.

O prazo vale também para recebimento na secretaria do Conselho, de requerimento de reinscrições de pessoas física e jurídica, transferências recebidas e expedidas, além de inscrição secundária e recebida de pessoas física e jurídica.

Após o prazo supracitado, o Conselho só voltará a receber os citados pedidos a partir do dia 4 de janeiro do próximo exercício.

Esse prazo para recebimento dos requerimentos foi estabelecido considerando o período necessário para a tramitação, avaliação e apreciação dos processos administrativos do exercício 2021 que antecede a última plenária do ano, que ocorrerá ainda no mês de novembro do corrente ano.

Após a realização da Plenária, o Conselho convocará os novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias para que recebam ainda este ano, no início de dezembro, durante sessões solenes a serem realizadas na cidade de João Pessoa, suas carteiras e certificados.

Como se inscrever

Todas as informações necessárias e formulários para inscrições,  encontram-se disponíveis no site do Órgão http://www.creci-pb.gov.br/, no espaço existente na aba superior, denominado Canal do Cidadão.

Maiores informações  podem ser obtidas através dos contatos: (83) 2107-0406 JP, 3321-6969 CG, 3421-2924 Patos e 3531-2329 Cajazeiras.

Digitalização de documentos pelo Creci-PB gera economia, integração e segurança

Funcionária do Creci-PB, Ângela Cornélio digitalizando documentos. Foto: Marketing – Creci PB.

O Creci-PB continua avançando no processo de tornar todo o arquivo do Órgão digital. “Instalamos scanner em todos os setores e os documentos que dão entrada são digitalizados, tramitados e automaticamente lançados no sistema Conselho Net, o que otimiza procedimentos administrativos, proporciona economia de papel e garante segurança de dados”, afirmou o presidente Rômulo Soares.

O acesso dos funcionários – capacitados por um curso de gerenciamento eletrônico de dados viabilizado pelo Conselho – se dá por meio de uso restrito à rede, no caso de documentação sigilosa, ou através da web quando as informações tratarem de documentos com informações públicas.

“O processo teve início pelo setor de Recursos Humanos através da digitalização de documentos como instrumentos normativos, pastas funcionais (relatório digital do funcionário, processo administrativo de contratação, registro de empregado, documentos pessoais, contrato de trabalho, bem como folha de pagamento (folha de pagamento sintética, folha de pagamento analítica, recibos de pagamento e aviso de férias)”, afirmou a gestora de RH, Hellena Karoliny.

Ela acrescentou que também são digitalizados comprovantes de Imposto de Renda (IR), Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF), recibos de vale alimentação e vale transporte e Relações Anuais de Informações Sociais (RAIS).

Artigo – A PEC dos precatórios e o Programa Renda Brasil – Por João Teodoro

A PEC dos precatórios tem sido tema predominante nos últimos noticiários. PEC significa Proposta de Emenda Constitucional. Depois de aprovada, passa a ser simplesmente (EC) Emenda Constitucional. Nossa atual Constituição foi promulgada em 05 de outubro de 1988. Desde então, nada menos que 111 (cento e onze) Emendas foram a ela incorporadas até o dia 28 de setembro de 2021. Se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Senado, como já o foi pela Câmara dos Deputados, teremos então a 112ª Emenda Constitucional.

Precatório é uma espécie de título de dívida pública. Pode ser federal, estadual, distrital ou municipal. Se alguém tem direito a recebimento de valor ou indenização contra o poder público, este, ao invés de pagar em dinheiro, emite títulos precatórios em favor do credor, que só podem ser pagos mediante previsão orçamentária. Porém é comum que os governos protelem o quanto possam esses pagamentos. Então, o Poder Judiciário é acionado e determina que o valor conste do orçamento e seja pago no exercício seguinte.

A PEC dos precatórios, se aprovada, não terá efeito permanente. Seu objetivo será apenas permitir a prorrogação do vencimento dos precatórios federais, mediante o parcelamento da dívida que teria de ser honrada em 2022. Sem a prorrogação, o governo não terá como pagar o valor pretendido, de R$ 400,00 por beneficiário, do novo Programa Renda Brasil (ex-Bolsa Família), sem ultrapassar o teto constitucional de gastos. Se furar o teto sem autorização do Congresso, o governo incorrerá em crime de responsabilidade e poderá sofrer impeachment.

Em situação normal, pelo menos em tese, não haveria problemas para o pagamento do novo programa de distribuição de renda. Entretanto o governo foi surpreendido por inesperado aumento no valor dos precatórios a serem honrados no ano que vem. O valor médio despendido anualmente com esses títulos federais tem sido da ordem de 30 (trinta) bilhões de Reais, desde 2016. Em 2022, no entanto, o montante saltou para incríveis R$ 60/65 bilhões, implicando despesa adicional, sem previsão orçamentária, de 30 a 35 bilhões de Reais.

Com o parcelamento da dívida dos precatórios, o furo do teto deixará de ameaçar o governo, já que cerca de 50% do valor total será postergado. O que atormenta os economistas é a possibilidade de que a prorrogação se transforme em prática perene. Ações dessa natureza, frente à atual insegurança política, podem facilmente desaguar em mudança econômica e descontrole fiscal, com aumento da percepção de risco e prejuízo à imagem do país. Isso tem de ser evitado, a fim de não prejudicar nossa visível recuperação pós pandemia.

O governo não pode deixar de cumprir os precatórios. Se o fizer, cometerá crime de desobediência civil. Pagando-os, porém, não terá como pagar os R$ 400,00 por beneficiário do novo Renda Brasil que, além de desejado pelo Executivo, interessa também ao Legislativo. Medidas como essa, em período pré-eleitoral, podem render milhões de votos. A solução, portanto, é prorrogar o pagamento. Se aprovada, a Emenda Constitucional permitirá a manutenção do desembolso anual de apenas R$ 30 bilhões para os precatórios, além do pagamento do novo Renda Brasil.

João Teodoro da Silva – Presidente do Cofeci

Creci-PB oferta capacitação para corretores de Campina Grande e região

Na próxima semana, corretores de imóveis de Campina Grande e região poderão se capacitar, participando dos cursos de Administração em Locações Urbanas e Mentoria em Prática Contratual no Mercado, com os professores Aurélio Capua Dallapícula e Nilson Araújo, respectivamente.

As vagas são limitadas ao número de 50 a 50 vagas e as inscrições se dão mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis (por curso) na Delegacia do Conselho. Os donativos serão posteriormente doados a entidades filantrópicas.

Programação

  • 22 e 23 de novembro | Das 8h às 17h (com 2h de intervalo) – Administração em Locações Urbanas
  • ️24 e 25 de novembro | Das 8h às 17h (com 2h de intervalo) – Mentoria em Prática Contratual no Mercado Imobiliário

Os cursos serão realizados presencialmente no auditório local do Senac e os alunos receberão apostilas e certificado.

A realização é do Creci-PB, através do programa de educação continuada Educacreci e Conciliarem Certus, com apoio do Sistema Cofeci-Creci e Senac.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos números 3321-6969 e 2107-0407.

STJ vai definir possibilidade de uso de valor de referência no cálculo do ITBI

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai estabelecer uma tese sobre a base de cálculo do imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI). O tema foi indicado como representativo de controvérsia e afetado ao sistema dos recursos repetitivos.

A corte vai definir se a base de cálculo do ITBI está vinculada à do imposto predial e territorial urbano (IPTU) e se é legítimo fixar previamente um valor de referência como parâmetro para o cálculo. Até o julgamento, todos os processos pendentes relacionados à questão no país ficam suspensos.

O recurso especial foi interposto pela Prefeitura de São Paulo, que adota um “valor venal de referência” para exigir o ITBI. No acórdão contestado, o Tribunal de Justiça de São Paulo afastou o valor de referência e determinou que o cálculo seja feito sobre o valor venal do IPTU ou o valor da transação — o que for maior entre eles.

A prefeitura alega que não poderia ser usado o valor venal do IPTU, pois a base de cálculo do ITBI deveria refletir o valor de mercado do imóvel. Além disso, o uso do valor venal de referência seria uma forma de apontar ao contribuinte o critério usado para fins de arbitramento e deixar claros os valores que o Fisco considera como mínimos de mercado.

O valor venal de referência vem sendo amplamente afastado pelo TJ-SP e pelas varas paulistas, até mesmo em casos de outras cidades. A advogada Kelly Durazzo, sócia do escritório Durazzo & Medeiros Advogados e especialista em Direito Imobiliário, lembra que em 2015 o Órgão Especial do TJ-SP declarou a inconstitucionalidade da cobrança do ITBI sobre tal valor.

Por Radar Imobiliário

Proclamação da República: Creci-PB altera expediente em face do feriado

Em face do feriado nacional da Proclamação da República (15), não haverá expediente na Sede do Creci-PB, em João Pessoa e nas Delegacias existentes nos municípios de Patos, Campina Grande e Cajazeiras.

O funcionamento normal será retomado às 8h do dia seguinte (terça-feira).

Evento global sobre mercado imobiliário conta com representação do Creci-PB

Um dos maiores e mais importantes eventos globais do mercado imobiliário, o Realtors Conference Expo 2021, acontece de hoje até a próxima segunda-feira (15), na cidade de San Diego, no sul do Estado da Califórnia (EUA), em estandes presencial e virtual.

O Brasil se faz presente pelo Sistema Cofeci-Creci e a iGlobal, o maior integrador de portais nacionais e internacionais e uma ponte de conectividade digital dos corretores imobiliários brasileiros ao mercado internacional. Além de patrocinar o “Meet the World Reception”, às 19h45 (BRT) desta sexta-feira (12), a iGlobal promoverá a participação do presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro, numa transmissão online e inédita, juntamente com a participação presencial do presidente do Creci-SP, Augusto Viana, que representa o Sistema Cofeci-Creci na convenção.

Experiência positiva

O Creci-PB está representado por sua diretora de relações internacionais, Thamara Bastos Silva. “São experiências muito positivas, pois permite-nos absorver muitas informações sobre os temas em debate nas bibliotecas e nos arquivos. Ajuda-nos a manter-nos atualizados e abre os nossos horizontes ao introduzir novas perspectivas das questões que atravessam a nossa profissão. Para além disso, ainda oferece um conjunto de atividades para além da Conferência e Expo que promovem as relações com outros colegas em nível global.”

Ela agradeceu o honroso convite recebido da National Association of REALTORS® (NAR) e o apoio prestado pelo Sistema Cofeci-Creci e I-Global para viabilizar a sua presença no importante evento.

“Trata-se de uma iniciativa que, pela sua pertinência e oportunidade, possibilitará, certamente, a partilha de pontos de vista sobre a importância do que há de novo no mercado imobiliário e o que incorporar em nossos negócios para otimizar os investimentos, servir à  comunidade, construir meu livro e impulsionar  resultados financeiros”, concluiu.

Sobre o evento

A Conferência REALTORS® & Expo é uma grande oportunidade para ampliar a aprendizagem global e fazer novos contatos imobiliários com 1.300 profissionais internacionais imobiliários de mais de 60 países, em uma rede de relacionamento composta por mais de 20 mil US REALTORS® (como são denominados os corretores de imóveis norte-americanos).

A participação brasileira é muito esperada em função da importância econômica do país, que tem mais de 200 milhões de habitantes e atrai cada vez mais investimento internacional. A organização da categoria dos corretores de imóveis, através do Sistema Cofeci-Creci com mais de 400 mil corretores imobiliários associados, também chama atenção, sendo um dos maiores mercados imobiliários do mundo.

Novembro Negro: Comissão do Creci-PB alerta quanto ao uso de expressões racistas

Em alusão à Campanha Novembro Negro, a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero do Creci-PB alerta a categoria quanto ao uso de expressões que, no passado, eram utilizadas, mas que hoje são reconhecidas como parte do racismo estrutural da nossa sociedade.

É nosso dever, como cidadãos e profissionais, nos conscientizarmos e aderirmos à luta antirracista e retirar do nosso dia a dia condutas que reforçam a posição da pessoa negra como grupo inferior.

O Conselho apoia a luta pela diversidade e contra o racismo. Abaixo separamos exemplos de expressões para serem evitadas. Confira:

Delegados em Patos homenageiam Rômulo Soares por serviços prestados ao Creci-PB e ao município

Aproximadamente 50 corretores de imóveis da cidade de Patos, fizeram suas as palavras dos delegados titular e adjunto locais do Creci-PB, Rui Ferreira e Antônio Alves, inscritas em placa entregue ao presidente Rômulo Soares, que expressam os sentimentos de reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados por ele ao Conselho ao longo de suas gestões, bem como ao município.

O gesto, simples, mas de grande significado, deixou o homenageado com os olhos marejados de emoção. Ao agradecer, Rômulo ratificou o compromisso de continuar lutando em prol da categoria e do mercado imobiliário de uma forma mais representativa ainda a partir de janeiro do próximo ano, como diretor primeiro-secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

A manifestação de carinho, admiração e respeito, que ocorreu ontem à noite no restaurante Barril 83, deve ser a primeira de uma série a serem prestadas até o final do próximo mês, quando deixará, mais do que a presidência do Conselho , um legado de ações positivas e exemplares práticas de gestão.

Presidente do Creci-PB prestigia, em Patos, abertura de Curso de Avaliação de Imóveis

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares saudou, na noite desta quinta-feira (11), na cidade de Patos, os participantes do Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis, ministrado pelo professor João Diniz Marcello. Ele esteve acompanhado dos diretores titular e adjunto do Órgão no município, Rui Ferreira e Antônio Alves. A capacitação acontece no Auditório Master do Sebrae, até o próximo sábado (13).

As expectativas daqueles que iniciaram hoje essa verdadeira imersão de conhecimentos são as melhores. Tem inscrito que até já participou, mas não quis abrir mão de se aperfeiçoar novamente, como é o caso do corretor de imóveis, Alexandre Nunes. “Minha motivação para fazer esse curso pela terceira vez é estar sempre qualificando o meu trabalho para prestar o melhor serviço aos meus clientes”, justificou. Já para Francisco de Souza, morador de São José de Piranhas, a busca pelo curso vem da necessidade de se atualizar, devido à tecnologia.

Os corretores de imóveis concluintes das aulas presenciais e atividades práticas, que totalizam 24h, conforme prevê a Resolução-COFECI nº 1.066/2007 e o Ato Normativo 001/2011. serão certificados e legitimados a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é mantido pelo Cofeci.

Estarão assim, aptos a emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM), que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que também permite aos juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

Além do Creci-PB, o curso conta com apoio institucional do Sesc, Sebrae e Sindimóveis-PB.

Com apoio do Creci-PB, Patos terá Feira de Negócios Imobiliários

A pujança do mercado imobiliário do município de Patos, situado na região do Alto Sertão do estado, demonstrada por meio, por exemplo, de condomínios residenciais verticais e horizontais, inspirou representantes locais do Creci-PB a apresentarem ao presidente Rômulo Soares a ideia – prontamente acolhida – da realização de um Feira de Negócios Imobiliários na cidade.

O tema foi objeto de reunião na tarde desta quinta-feira(11), na Delegacia do Conselho, entre os delegados titular e adjunto Rui Ferreira e Antônio Alves, a secretária municipal de desenvolvimento econômico e habitação Josemila Nóbrega, o gerente de habitação Kayro Medeiros e o próprio Rômulo, que se encontra na cidade, em cumprimento a agenda de trabalho.

Ao final, restou definido que o evento ocorrerá nos próximos dias 10 (8h às 21h) e 11 (13h às 22h) de dezembro, em espaço a ser destinado pela prefeitura na praça Getúlio Vargas, onde serão montados 40 estandes de vendas. A edilidade será responsável ainda pela cessão de barracas para as empresas, instalação de energia, limpeza do ambiente e divulgação.

A contrapartida das empresas consistirá na colocação da iluminação, organização e decoração e logística da barraca, marketing dos produtos a serem ofertados ao público, bem como a seleção de corretores de imóveis que estarão de plantão no local no referido período.

A secretária Josemila Nóbrega considerou a reunião, curta e objetiva, como das mais proveitosas, pela troca de ideias propiciada e discussão de interessante projeto, que se tornará realidade, para aquecer ainda mais nesse momento pós-pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário de Patos. “Essa parceria foi muito positiva para o município”, concluiu.

Corretores de imóveis e imobiliárias, cuidado para não caírem no golpe do boleto da anuidade fake!

Mediante o conhecimento de casos de golpes sofridos por corretores de imóveis de outros estados do Brasil, o Creci-PB vem alertar à categoria: os boletos de anuidade quando lançados, não são enviados por e-mail, WhatsApp, SMS, correspondência ou qualquer outro meio!

Alertamos também, que o CRECI-PB ainda não disponibilizou os boletos da anuidade do exercício de 2022.

Para que o profissional inscrito neste Conselho não seja mais uma vítima desses crimes, separamos alguns pontos para você ficar atento e garantir a sua segurança:

  • Os boletos das anuidades são disponibilizados para impressão através do site do Creci-PB, no Canal do Corretor, onde é necessário utilizar seu login e senha, ou quando solicitado no setor financeiro em atendimento presencial.
  • Só enviamos boletos e termos de acordos por e-mail, quando o inscrito requer no setor financeiro, e nesse caso sempre é utilizado um e-mail com domínio @creci-pb.gov.br
  • Caso solicite o boleto por e-mail, verificar sempre se o e-mail recebido vem de um endereço com o domínio @creci-pb.gov.br. Qualquer outro não é oficial!
  • As comunicações do Conselho são feitas através dos nossos canais de comunicação oficiais.
  • Os boletos do Creci-PB são unicamente registrados no Banco do Brasil. Antes de concluir o pagamento de um boleto, verifique o nome do beneficiado, compare o CNPJ, confira a instituição bancária que foi registrado, bem como, se o boleto está devidamente registrado em seu nome como pagador.
  • Se tiver dúvidas antes de realizar um pagamento, entre em contato conosco, no departamento financeiro, através dos números 83 2107-0417/0418.
  • Qualquer tentativa de golpe nesse sentindo, é sempre importante realizar um Boletim de Ocorrência e também comunicar ao Conselho.

No mais, ficamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

 

Creci-PB incentiva mudanças que destravam mercado imobiliário no município de Conde

O delegado do Creci-PB no município de Conde, Márcio Corrêa e o 1° diretor-tesoureiro Flávio Passarinho representarão o Órgão na audiência pública que será realizada às 14h desta quinta-feira (11) pela Câmara de Vereadores no plenário de sua Sede, situada no Km 3,5  da Rodovia PB 018,  para  tratar  sobre  o  Projeto de Lei Complementar 001/2021 de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar  001/2018  que  disciplina  o  parcelamento,  o  uso  e  a  ocupação  do  solo  no  referido município.

 “Essa Lei de Zoneamento que foi aprovada na gestão passada é muito importante para o crescimento de forma ordenada e organizada, mas precisa urgentemente de ajustes, pois a aprovação às pressas, sem consulta às categorias, impactou negativamente a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário, tanto é que nos últimos quatro anos, foram expedidos poucos mais de 100 alvarás”, afirmou Flávio.

Zoneamentos riscados do mapa

Ele justificou a necessidade de alterações, diante do fato de existirem quadras existentes há mais de 40 anos, em Loteamentos como o Village Jacumã, que a citada Lei simplesmente retirou o zoneamento do mapa sem nenhum estudo técnico.

Márcio disse ver com bons olhos a audiência, lembrou que essas alterações são pleiteadas desde 2018 pela categoria que representa e que a Lei passou pela Câmara Municipal sem ampla discussão com a sociedade, construtores e corretores de imóveis.

Travamento da construção civil

“A Lei em si traz uma regulamentação muito boa para o município, mas deixou lacunas que precisam ser analisadas. Alguns segmentos, como o da construção civil, que é uma fonte muito forte de geração de emprego e renda, foram drasticamente prejudicados, com muitos impedimentos”, acrescentou.

Para ele, o que será apresentado amanhã pelo também corretor de imóveis e secretário municipal de Planejamento, Márcio Simões, já será suficiente para que se possa desburocratizar muita coisa em determinados locais.

Por sua vez, Simões, que também é perito avaliador, investidor e construtor, afirmou que está no cargo, transitório, de secretário, mas que na condição de corretor de imóveis, lutará sempre pela categoria. “Ainda há resistência de vereadores da oposição, mas esta é uma pauta administrativa que interessa ao município como um todo, pois a cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário foi quebrada”, alertou.

Legislação em vigor afugenta investidores

E destacou que grandes construtoras como Alliance, Massai e Brascon lhe manifestaram, durante recente reunião no Sinduscon-JP, interesse de investir em áreas que possuem no município, porém a legislação vigente sobre zoneamento não os deixa, na proporção que desejam, o que para eles tem deixado de ser interessante.

“Quem quiser erguer um prédio de 10 andares, longe da orla, do mar, de mangue e de rios não conseguirá. O máximo possível de construção são 7 pavimentos e destes não restaria proporção de vendas, o que deixaria qualquer investimento desse mais caro que um similar na orla do Cabo Branco. Fica difícil essa competitividade, daí porque devem ser revistos, o mais rápido possível, os elementos construtivos dentro do zoneamento”, exemplificou.

Creci-PB busca consultoria para tornar gestão ainda mais eficiente

A pedido do presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, a assessora de recursos humanos do Sistema Cofeci-Creci, Marlei Sousa Cezário esteve pessoalmente segunda (8) e terça-feira (9), na Sede do Órgão em João Pessoa, acompanhando práticas de gestão, apresentando sugestões e prestando orientações para um cada vez melhor funcionamento da máquina administrativa.

A coordenadora de gestão Hellena Karoliny, agradeceu o qualificado e regular apoio recebido, essencial ao nível de excelência de gestão incessantemente buscado pelo Creci-PB, fundada nos princípios da transparência, economicidade, eficiência e valorização dos funcionários.

“A visita técnica, das mais importantes, teve ainda como objetivo, aprimorar o Plano de Cargos e Salários, fazer uma análise técnica de organograma e discutir estudos voltados à implantação de software para avaliação de desempenho funcional”, concluiu.

Creci-PB oportuniza capacitação a corretores de imóveis de Patos e Região

Depois de João Pessoa (desde segunda-feira) será a vez de os corretores de imóveis da cidade de Patos e Região terem oportunidade de constatarem o nível de excelência do Curso sobre Avaliação e Perícia Mercadológica que o corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, engenheiro e professor João Diniz Marcello ministrará entre quinta-feira (11) e sábado (13), no auditório local do Sebrae.

Como parte das medidas de prevenção ao contágio e propagação da Covid-19, as vagas são limitadas e as inscrições que ainda restam, podem ser feitas de forma presencial na Delegacia do Creci-PB no município.

Todas as informações sobre valor do investimento, forma de pagamento, desconto de 50% e parcelamento podem ser conferidas clicando aqui ou ligando para o número (83) 3421-2924.

Desafio mantido

Continua válido o desafio proposto por João Diniz Marcello aos participantes do Curso por ele ministrado, de devolução a eventuais insatisfeitos, do valor pago pelo investimento.

“Ninguém nunca quebrou esse desafio. Pelo contrário, são comuns depoimentos de participantes que dizem que pagariam o dobro”, afirma esse gaúcho, natural de Porto Alegre (RS), que há 27 anos percorre o país, compartilhando conhecimentos sobre um nicho, que é considerado um dos cada vez mais promissores do mercado imobiliário.

LGPD