O mercado imobiliário exige dos profissionais um leque de conhecimentos dentro do universo da compra, venda, aluguel e administração de imóveis, que têm num bem elaborado contrato a segurança jurídica do negócio.
Esse é o tema da Mentoria em prática contratual de mercado, que está sendo oferecida de forma gratuita pelo Creci-PB a corretores de imóveis de Campina Grande e região hoje e amanhã (quinta-feira), no auditório do Senac. Os participantes foram saudados na abertura, às 8h, pelo presidente Rômulo Soares, acompanhado dos conselheiros estaduais Garibaldi Porto, Thommas Rodrigues e Ângela Renata.
“Na condição de operador de negócios imobiliários posso garantir-lhes que contratos envolvendo imóveis não têm receita de bolo, cada negócio tem suas peculiaridades, mas o corretor que domina as técnicas passa a ter autonomia na elaboração desses documentos, gerando segurança para si e para sociedade”, afirmou o mentor, corretor de imóveis há 44 anos, advogado especialista em direito imobiliário e professor Nilson Araújo.
Retardatários ainda podem fazer inscrições ainda podem ser feitas na Delegacia do município, mediante doação de 2kgs de alimentos. Outras informações podem ser obtidas por meio dos números 3321-6969 ou 2107-0407.
Conhecimentos agregados
Ainda na programação do programa de educação continuada EducaCreci, iniciada segunda-feira, o professor Aurélio Capua Dallapícula, ministrou o curso de Administração em locações urbanas, que foi muito bem recebido pelos corretores participantes.
A corretora de imóveis Karliny Franco, de 42 anos, que há quase uma década exerce a profissão, foi uma das participantes. Ela declarou durante esse período em que está no mercado, se dedicou quase integralmente às vendas, mas recentemente tem investido no ramo de locações. Hoje, funcionária de uma empresa, administra quase 100 imóveis locados e analisou ser fundamental se capacitar.
“Há poucos meses retornei de uma licença maternidade e não poderia encarar um projeto com esses números, topar esse desafio, sem me qualificar. Me sinto segura em ter feito esse curso pelo EducaCreci, pois sem dúvidas, agregou mais conhecimentos, já que se deu em alto nível”, concluiu.
O curso foi encerrado ontem pelo presidente Rômulo Soares, que enalteceu a qualidade dos cursos e dos ministrantes, bem como o esforço da gestão em, de forma constante, proporcionar capacitação a corretores de imóveis de todo o estado, no sentido de que desenvolvam cada vez melhor suas atividades.
A apresentação de plano de ação e de calendário de reuniões de diretoria e plenária para o próximo ano e a necessidade da criação de Comissão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foram alguns dos assuntos tratados durante a segunda reunião da Comissão de Transição do Creci-PB, realizada na tarde desta terça-feira.
Estiveram presentes representantes da atual gestão na Comissão: o presidente Rômulo Soares (coordenador), o superintendente Gustavo Beltrão e o coordenador jurídico Mário Vicente (membros), bem como alguns dos representantes da próxima gestão: o 1° diretor tesoureiro Flávio Passarinho e o diretor 1° secretário eleito Glauco Morais.
Uma primeira reunião, na última quinta-feira, marcou o início do processo de transição. Através dele, os atuais dirigentes e seus assessores subsidiam os dirigentes eleitos para o triênio 2022-2024, dando-lhes pleno e antecipado acesso a todos os dados e informações necessários à implementação do programa de gestão para o referido período.
Na próxima semana os encontros terão continuidade com novas pautas.
Aos 53 anos de idade, a professora Mary Rodrigues pretende se aposentar, mas continuar trabalhando como corretora de imóveis e ter nessa nova profissão a principal fonte de renda, complementar aos seus proventos. “Pretendo, com amigas, abrir uma imobiliária para atuar no ramo de vendas junto às classes sociais A, B e C, bem como na área de locações por temporada”, afirmou.
Os últimos passos para concretizar esse sonho foram dados na manhã desta terça-feira (23), ao protocolizar na secretaria do Creci-PB a documentação necessária ao registro e recebimento da carteira ainda este ano, durante sessões solenes que ocorrerão no próximo dia 6 de dezembro. O prazo para tanto, foi encerrado hoje.
Formando do curso de arquitetura e urbanismo, cursando o 10° período, Diego Arisson Alves Pereira, 34, foi outro a dar entrada no registro. O aquecimento do mercado imobiliário foi determinante para a decisão de realizar um sonho iniciado há 7 anos, quando concluiu o curso de TTI.
Foto: Marketing – Creci PB.
Imbuída desse mesmo estado de espírito, Raquel Pereira de Castro, não escondia a felicidade com o cumprimento da formalidade. Portadora do ensino médio, com 34 anos de idade, sendo 16 deles dedicados ao atendimento ao público, na condição de vendedora.
“Sempre tive vontade de ser corretora de imóveis e com certeza a experiência acumulada com vendas me será bastante útil nessa profissão que, após receber minha carteira, começarei a exercer na imobiliária Remax, no bairro de Manaíra. Começarei 2022 com o pé direito, em nome de Jesus”, afirmou.
Os dependentes dos corretores de imóveis continuarão tendo acesso facilitado pelo Creci-PB à educação de qualidade oferecida por uma das mais tradicionais instituições de ensino do estado: o Colégio Marista Pio X, localizado na Praça da Independência, no bairro de Tambiá, em João Pessoa.
Um substancial desconto no valor das mensalidades continua mantido, graças a convênio renovado na manhã desta terça-feira (23), cujos termos, a exemplo de percentual, comprovação da condição de dependente, forma de requerimento e prova do vínculo, podem ser conferidos no espaço Clube de Benefícios constante no site do Creci-PB.
“Através do programa de educação continuada Educacreci difundimos conhecimentos e proporcionamos capacitação e qualificação aos corretores de imóveis. E aos seus dependentes, viabilizamos oportunidades como essa, afirmou o presidente Rômulo Soares, citando o pedagogo, pensador e intelectual Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
O projeto educativo do Marista valoriza a formação humana, a qualidade do ensino, os resultados acadêmicos e o incentivo ao protagonismo e à solidariedade. Seu foco é preparar os estudantes para os desafios contemporâneos e o compromisso com a sociedade, bem como a viabilidade do projeto de vida.
Encerra nesta terça-feira (23), o prazo para os interessados que pretendem realizar inscrições no Creci-PB e receberem carteiras (corretores de imóveis) ou certificados (imobiliárias) ainda em 2021, indispensáveis ao exercício da profissão.
Para quem busca dar entrada no requerimento de reinscrições de pessoas física e jurídica, realizar transferências recebidas e expedidas, ou inscrição secundária e recebida de pessoas física e jurídica, o prazo é o mesmo, com procedimentos a serem feitos na secretaria do Conselho.
Após a realização da Plenária, na próxima sexta-feira (26), o Conselho convocará os novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias para que recebam carteiras e certificados ainda este ano, suas carteiras e certificados durante sessões solenes a serem realizadas em João Pessoa na primeira quinzena de dezembro.
Passado este período, o Conselho só voltará a receber pedidos no dia 4 de janeiro de 2022, após retorno das férias coletivas dos funcionários.
Inscrições
As informações necessárias e formulários para inscrições estão disponíveis no site do Órgão http://www.creci-pb.gov.br/. Basta clicar na aba superior, na opção “Para o Cidadão”.
Outras informações: (83) 2107-0406 JP, 3321-6969 CG, 3421-2924 Patos e 3531-2329 Cajazeiras.
Os conselheiros estaduais Garibaldi Porto (diretor de relações imobiliárias) e Thomas Rodrigues, saudaram na manhã desta segunda-feira (22) os participantes do curso sobre Administração em locações urbanas, oferecido pelo Creci-PB aos corretores de imóveis de Campina Grande e que será ministrado até amanhã no auditório do Senac, pelo professor Aurélio Capua Dallapícula.
No mesmo local e com a mesma carga horária (8h às 17h, com 2h de intervalo) nas próximas quarta e quinta-feira, o corretor de imóveis e advogado especialista em direito imobiliário, Nilson Araújo será responsável por uma mentoria sobre Prática contratual no mercado imobiliário, tema igualmente dos mais relevantes.
Os interessados em participar, devem fazer suas inscrições (gratuitas) na Delegacia do Conselho. Outras informações podem ser obtidas por meio dos números 3321-6969 e 2107-0407. Os cursos são uma realização do do Creci-PB, através do programa de educação continuada Educacreci e Conciliarem Certus, com apoio do Sistema Cofeci-Creci e Senac.
Como é de conhecimento de todos, o COFECI e os CRECIs não têm medido esforços para projetar, nacional e internacionalmente, não só o mercado imobiliário brasileiro, mas também os profissionais e empresas que representam: corretores de imóveis e imobiliárias. Assim sendo, desde 2006, temos participado e realizado eventos congregacionais no Brasil e em várias partes do mundo. Nos EUA, temos participado da Convenção anual da NAR – National Association of Realtors; na França, do MIPIM – Feira Mundial Anual do Mercado Imobiliário.
Sempre que participamos de eventos presenciais, o Sistema é representado por pelo menos um diretor ou conselheiro. Nos casos dos EUA e da França, o COFECI marca presença com stands próprios, patrocinados por empresários locais. Todavia não há como fazê-los funcionar sem a presença de dois ou mais diretores. No evento da semana passada, realizado em San Diego, CA, além do Sr. Chico Pesserl (FRP Assessoria), três diretores foram designados pelo COFECI. Os demais foram às suas próprias expensas.
Em geral, corretores de imóveis de vários estados, inclusive conselheiros federais e estaduais, comparecem aos eventos, formando comitivas que chegam a passar de cem integrantes. A participação na Convenção anual da NAR é importante porque reúne profissionais e empresários do setor imobiliário de cerca de oitenta e nove países. Todos, como o Brasil, são conveniados institucionais da NAR. No MIPIM, realizado anualmente na França, reúnem-se investidores de mais de 90 países, muito deles interessados no Brasil.
Nosso modelo de organização profissional é único no mundo. Por isso, todos que se interessam em negociar imóveis no Brasil têm de conhecê-lo, para poder respeitá-lo. Assim, além de promover o nosso mercado imobiliário em defesa dos interesses da categoria profissional, como estabelece o art. 7º da Lei 6.530/78, aproveitamos para divulgar nossa legislação regulamentadora, deixando claro que, por aqui, há uma reserva legal de mercado. Só corretores de imóveis brasileiros têm autorização legal para intermediar imóveis no país.
Pois bem! Nesses anos todos, o COFECI, visando ao mercado mundial, foi uma das organizações fundadoras da CILA – Cofederación Inmobiliária Latino Americana (hoje, com 20 países associados) e fortaleceu laços relacionais com diversas associações de profissionais e empresas imobiliárias de outros países. Nesse ínterim, amealhou nada menos que cinco distinções (prêmios) internacionais de países como Portugal, França e Estados Unidos. Dos americanos, foram três: Inovação (innovation), Divulgação (outreach) e Realização (Achievement).
Na sexta, 12, recebemos a quarta distinção dos EUA, como Bilateral Partner of the year2021. O Sistema COFECI-CRECI foi representado pelo Vice-Presidente do COFECI e Presidente do CRECI-SP, José Augusto Viana, que recebeu o troféu, e também pelos Diretores Secretários Sérgio Sobral/SE e Vilmar Pinto/AL. O agradecimento especial vai para a GEM e Aída Turbow, mentores de nossa participação, e para os mais de 200 colegas CIPS (Certified International Property Specialist) do Brasil, cujas parcerias globais promovem também o Sistema Cofeci-Creci.
Corretores de imóveis de Campina Grande e região têm a oportunidade de se capacitar nas áreas de administração e locações urbanas e prática contratual no mercado, a partir da próxima segunda-feira (22), através de cursos ofertados gratuitamente pelo Creci-PB, através do programa de educação continuada EducaCreci.
“A administração e locação urbana representam um nicho de mercado diferenciado, já que o corretor pode apurar rendimentos de forma mensal e duradoura. Apesar de render um valor menor que a compra e venda, há constância nesse rendimento”, avalia o professor Aurélio Capua Dallapícula, que ministrará o curso sobre esse tema
O outro será ministrado pelo também corretor de imóveis e advogado especialista em direito imobiliário, Nilson Araújo.
Ainda restam inscrições, que podem ser feitas na Delegacia do Conselho, em Campina Grande, mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis (por curso). As capacitações serão realizadas presencialmente no auditório local do Senac e os alunos receberão apostilas e certificado.
Programação
22 e 23 (segunda e terça-feira), das 8h às 17h, com 2h de intervalo – Administração em Locações Urbanas
24 e 25 (quarta e quinta-feira), das 8h às 17h, com 2h de intervalo) – Mentoria em Prática Contratual no Mercado Imobiliário
A realização é do Creci-PB, através do programa de educação continuada Educacreci e Conciliarem Certus, com apoio do Sistema Cofeci-Creci e Senac.
Outras informações podem ser obtidas por meio dos números 3321-6969 e 2107-0407.
O mercado de luxo é um dos poucos que está passando ileso pela pandemia. O setor não enfrentou retração e redução de investimentos. Empresários continuaram otimistas e apresentando ao mercado lançamentos cada vez mais audaciosos. Em contrapartida, os consumidores, na latente necessidade de transformar suas casas e na busca de mais espaço e maior conforto, com a impossibilidade de viajar e as variações da taxa de juros, migraram fortemente os investimentos para a área imobiliária. Além disso, muitas pessoas tiraram do papel sonhos futuros da casa nova e com a nova realidade do home office, migraram para novos centros em busca de qualidade de vida. O resultado é reafirmado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com um aumento nos lançamentos de 114,6% no segundo trimestre, foram 60.322 unidades. As vendas superaram a oferta atingindo 65.975 imóveis novos, uma expansão de 60,7% em relação ao período anterior.
Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a melhora nas negociações de imóveis de médio e alto padrão garantiram ao mercado de incorporação o melhor resultado em 2020 nas vendas desde maio de 2014. O setor registrou um crescimento de 32% em 2021 nas vendas de imóveis de luxo. Além disso, há uma projeção de alta de 20% até 2023, apontam estudos feitos pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo).
No litoral norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú vem corroborando os dados nacionais, impulsionando inclusive a média. A cidade passou a ocupar a terceira colocação no índice que assegura a valorização imobiliária. Segundo o FipeZap, pela primeira vez Balneário ultrapassou Brasília e ficou em terceiro lugar entre os imóveis mais caros do Brasil. À frente estão São Paulo e Rio de Janeiro. A valorização vem impulsionada pelas recentes transformações na cidade, como o alargamento da praia central e a revitalização de todo projeto paisagístico. A expectativa do segmento é que a valorização média, após o alargamento, seja imediata e de até 20%, levando em conta cálculos da consultoria norte-americana Appraisal Institute para empreitadas similares. E esses números já se refletem na prática. A FG Empreendimentos, que figura como uma das principais construtoras do país, assinando seis dos 10 prédios mais altos do país, obteve resultado recorde de vendas no último trimestre, compreendendo os meses de julho, agosto e setembro, obtendo crescimento em vendas de 81,63%, comparado ao mesmo período de 2020.
“Esses números reforçam para o investidor que o mercado imobiliário se mantém aquecido e, também, consolida ainda mais nosso produto. Somos uma empresa capitalizada, auditada pela Ernst & Young, visionária e que vem atuando, há mais de 20 anos, no desenvolvimento do destino Balneário Camboriú”, destaca Jean Graciola, presidente da FG Empreendimentos. “Temos em nosso planejamento estratégico o lançamento de 15 novos empreendimentos para os próximos três anos. E, já dentro dos próximos seis meses, o mercado receberá sete novos mega lançamentos com a assinatura da FG”, destacou o empresário.
Para o diretor de mercado e marketing da FG Empreendimentos, Altevir Baron, os dados corroboram a aposta da empresa em ampliar os investimentos na região, fortalecendo ainda mais o destino turístico em Balneário Camboriú e possibilitando o aporte de novos investidores na cidade. “Na FG, em nossos empreendimentos do lançamento a entrega, já temos um cálculo de valorização que chega a 25% ao ano. Com o alargamento, a expectativa é de uma valorização adicional, tanto para as futuras obras quantos para os prédios já entregues, na casa de 20%”.
Para os próximos três anos a empresa já projeta um VGV de 15 bilhões. A FG já entregou 59 empreendimentos, com mais de 4,5 mil unidades. Possui o maior landbank da região, com mais de dois milhões e quinhentos mil metros quadrados de área a construir.
Com os novos modelos de trabalho e com a proximidade de Balneário Camboriú com grandes centros – tanto a capital do estado, quanto o eixo Rio-São Paulo, via ponte área, além do entroncamento logístico de multimodais que permite uma conexão direta com importantes mercados brasileiros e internacionais, percebe-se uma migração de famílias para a cidade, em busca de qualidade de vida, uma vez que a cidade tem o título de quarta melhor cidade do país para se viver, segundo pesquisa da Fiocruz, toda estrutura gastronômica, de entretenimento, saúde e lazer, além de ser a cidade mais segura do sul do país, a quarta cidade mais segura do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities de 2021.
Belas paisagens, luxo, infraestrutura e opções de lazer. Essas são as características que levaram Balneário Camboriú a ser comparada a lugares paradisíacos, como Miami e a Costa Mediterrânea. Além da Praia Central, a mais movimentada, outras 9 praias agrestes fazem parte do roteiro oficial da cidade. Por essas razões, a procura por imóveis de alto padrão no município cresce a cada dia, estabelecendo uma valorização superior a outras regiões do país.
Durante o Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (Fili 2021), promovido pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), uma pesquisa feita juntamente com a Brain Inteligência Estratégica apontou que 6% das aquisições de imóveis são realizada pela internet sem a necessidade da visita presencial.
O levantamento escutou 14 mil brasileiros, e dentre eles 850 compraram imóveis nos últimos 12 meses.
Em relação ao valor médio das propriedades compradas por brasileiros é de pouco mais de R$ 240 mil. No recorte com preços superiores a R$ 250 mil, o perfil da renda salarial é acima de R$ 16,5 mil.
Outro dado importante para o setor é que 52% das pessoas compram imóveis diretamente por imobiliárias e 14% adquirem diretamente com proprietários.
Sobre a tipologia, 51% dos compradores optam por apartamentos na capital, já nas cidades do interior o percentual é de 34%.
Os dados também apontam em relação ao período, 71% dos compradores levam, em média, seis meses para finalizar o negócio com o vendedor, mas a estimativa real é de dois anos, mas com o processo digital, esse tempo diminui, graças ao uso de tecnologias usadas por incorporadoras e imobiliárias, diz Fábio Araújo, sócio-diretor da Brain.
Mas Luiz França, presidente da Abrainc, sinaliza que etapas contratuais e de comprovação ainda dificultam o processo totalmente digital, e mesmo que as empresas estejam investindo nesse processo é importante superar os obstáculos para acompanhar a tendência de outros mercados.
Quatro em dez brasileiros pretendem comprar imóveis até 2023. É o que mostra um levantamento da EmCasa, empresa de intermediação imobiliária por meio de um portal online. De acordo com a pesquisa, 42% dos ouvidos pretendem adquirir imóveis nos próximos dois anos.
Do total de ouvidos para a pesquisa, 29% indicaram que pretendem dar início à procura por um novo imóvel nos próximos meses, enquanto 13% já começaram a sua busca. O desejo por sair do aluguel (38%) e a busca de um imóvel maior (20%) são os principais motivos para a mudança, segundo a pesquisa.
Segundo a EmCasa, os aspectos mais importantes considerados na hora de escolher um imóvel são a localização (citada por 69% dos entrevistados), o valor do imóvel (47%) e a região onde ele se encontra (55%). Ser perto da escola dos filhos foi a principal opção para 14% dos entrevistados.
A pesquisa também mensurou o impacto da pandemia na escolha do imóvel pelos consumidores. Dos ouvidos, 16% disseram que a Convid-19 influenciou na hora da escolha do imóvel. Desse total, 58% disseram
que cogitam mudar para um apartamento maior, enquanto 11% disseram que pretendem adquirir um imóvel com mais quartos. Ao todo, 9% disseram querer um imóvel com varanda ou quintal e outros 9%, esperam mudar para um imóvel com mais áreas de lazer. A pesquisa ouviu 1.611 pessoas em todo território nacional, em julho passado.
Comissão dá início a processo de transição de gestão no Creci-PB. Foto: Marketing – Creci PB.
A Comissão de Transição de Gestão do Creci-PB se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) na Sede do Órgão, em João Pessoa. Sua atuação, segundo portaria subscrita pelos diretores presidente e secretário Rômulo Soares e Fabiano Cabral, se encerrará no último dia do atual mandato, seguindo Resolução do Cofeci, que estabelece regras para esse processo nos Regionais.
À Comissão cabe propiciar condições para que os atuais dirigentes e seus assessores, possam subsidiar os dirigentes eleitos para o triênio 2022-2024 que a integrem, dando-lhes pleno e antecipado acesso a todos os dados e informações necessários à implementação do programa de gestão para o referido período.
Outros objetivos são oportunizar o acesso às informações financeiras, administrativas, ao programa orçamentário, aos projetos e demais informações pertinentes ao Conselho, visando sempre o conhecimento e entrosamento entre a autoridade atual e seus subordinados com os demais integrantes da equipe de transição eleitos para o próximo triênio.
Os representantes da atual gestão na Comissão são o presidente Rômulo Soares (coordenador), o superintendente Gustavo Beltrão e o coordenador jurídico Mário Vicente (membros). Os representantes da próxima gestão são o presidente eleito Ubirajara Marques, o 1° diretor tesoureiro Flávio Passarinho e o diretor 1° secretário eleito Glauco Morais.
Nesse primeiro encontro, que contou ainda com a participação do assessor contábil Rômulo Teotônio, foram tratados vários assuntos de ordem administrativa, além de planejamento de atividades e ações para o próximo triênio.
Na foto, o superintendente do Creci-PB, Gustavo Beltrão está com o diretor de Ação Social, Augusto Seixas, com a gerente-geral da Associação Donos do Amanhã, Ângela Marinho e funcionários. Foto: Marketing – Creci PB.
“Essa é mais uma benção que estamos recebendo. Temos muito que agradecer a Deus e ao Creci-PB pela escolha da nossa instituição, porque vivemos de doações”, afirmou a gerente-geral da Associação Donos do Amanhã, Ângela Marinho ao receber nesta quarta-feira (17) do diretor de ação social do Órgão, Augusto Seixas, aproximadamente 300 quilos de alimentos não perecíveis.
A Associação funciona na Avenida Capitão José Pessoa, no bairro de Jaguaribe, em frente ao Hospital Napoleão Laureano e há 16 anos, acolhe crianças e adolescentes carentes na faixa etária de zero a 18 anos, portadoras de câncer, vindas de vários municípios da Paraíba para tratamento em João Pessoa.
Para Augusto, possuidor de forte religiosidade, o Conselho continua sendo uma ferramenta de Deus para abençoar centenas de pessoas, por meio de campanhas sociais, a exemplo da denominada “Criança Feliz”, que no mês passado distribuiu mais de mil brinquedos arrecadados junto a profissionais e empresas do mercado imobiliário, a crianças carentes do estado. Ele esteve acompanhado do superintendente Gustavo Beltrão.
Os donativos entregues hoje foram arrecadados por ocasião das inscrições para o passeio ciclístico Pedal Creci, recém realizado pela Comissão de Esportes, Cultura e Lazer, coordenada pelo corretor de imóveis Leandro Xavier, que por sua vez agradeceu às empresas patrocinadoras e a todos os participantes do evento.
Ângela Marinho, gerente-geral da Associação Donos do Amanhã. Foto: Marketing – Creci PB.
O atendimento pela Donos do Amanhã se dá de várias formas, desde o acolhimento (suspenso no período da pandemia da Covid-19), fornecimento de café da manhã, lanche e almoço entregues no hospital nos dias de atendimento ambulatorial, doações de cestas básicas, enriquecidas com leite e suplemento alimentar, custeio de exames e medicamentos, inclusive entregues em domicílio (quando internados, a responsabilidade é do hospital), além de assistência jurídica, psicológica e social.
Atualmente são assistidas 200 crianças e adolescentes carentes.
As pessoas interessadas em contribuir com doações, devem entrar em contato através do número (83) 3242-2710 ou ir presencialmente à Sede da Associação, no referido endereço.
Os interessados em se inscrever no Creci-PB como pessoas física ou jurídica têm até a próxima terça-feira (23) para realizar o procedimento e receber os documentos que os habilitarão a desenvolver suas atividades, durante as sessões solenes que serão realizadas no início de dezembro.
O prazo vale também para recebimento na secretaria do Conselho, de requerimento de reinscrições de pessoas física e jurídica, transferências recebidas e expedidas, além de inscrição secundária e recebida de pessoas física e jurídica.
Após o prazo supracitado, o Conselho só voltará a receber os citados pedidos a partir do dia 4 de janeiro do próximo exercício.
Esse prazo para recebimento dos requerimentos foi estabelecido considerando o período necessário para a tramitação, avaliação e apreciação dos processos administrativos do exercício 2021 que antecede a última plenária do ano, que ocorrerá ainda no mês de novembro do corrente ano.
Após a realização da Plenária, o Conselho convocará os novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias para que recebam ainda este ano, no início de dezembro, durante sessões solenes a serem realizadas na cidade de João Pessoa, suas carteiras e certificados.
Como se inscrever
Todas as informações necessárias e formulários para inscrições, encontram-se disponíveis no site do Órgão http://www.creci-pb.gov.br/, no espaço existente na aba superior, denominado Canal do Cidadão.
Maiores informações podem ser obtidas através dos contatos: (83) 2107-0406 JP, 3321-6969 CG, 3421-2924 Patos e 3531-2329 Cajazeiras.
O Creci-PB continua avançando no processo de tornar todo o arquivo do Órgão digital. “Instalamos scanner em todos os setores e os documentos que dão entrada são digitalizados, tramitados e automaticamente lançados no sistema Conselho Net, o que otimiza procedimentos administrativos, proporciona economia de papel e garante segurança de dados”, afirmou o presidente Rômulo Soares.
O acesso dos funcionários – capacitados por um curso de gerenciamento eletrônico de dados viabilizado pelo Conselho – se dá por meio de uso restrito à rede, no caso de documentação sigilosa, ou através da web quando as informações tratarem de documentos com informações públicas.
“O processo teve início pelo setor de Recursos Humanos através da digitalização de documentos como instrumentos normativos, pastas funcionais (relatório digital do funcionário, processo administrativo de contratação, registro de empregado, documentos pessoais, contrato de trabalho, bem como folha de pagamento (folha de pagamento sintética, folha de pagamento analítica, recibos de pagamento e aviso de férias)”, afirmou a gestora de RH, Hellena Karoliny.
Ela acrescentou que também são digitalizados comprovantes de Imposto de Renda (IR), Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF), recibos de vale alimentação e vale transporte e Relações Anuais de Informações Sociais (RAIS).
A PEC dos precatórios tem sido tema predominante nos últimos noticiários. PEC significa Proposta de Emenda Constitucional. Depois de aprovada, passa a ser simplesmente (EC) Emenda Constitucional. Nossa atual Constituição foi promulgada em 05 de outubro de 1988. Desde então, nada menos que 111 (cento e onze) Emendas foram a ela incorporadas até o dia 28 de setembro de 2021. Se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Senado, como já o foi pela Câmara dos Deputados, teremos então a 112ª Emenda Constitucional.
Precatório é uma espécie de título de dívida pública. Pode ser federal, estadual, distrital ou municipal. Se alguém tem direito a recebimento de valor ou indenização contra o poder público, este, ao invés de pagar em dinheiro, emite títulos precatórios em favor do credor, que só podem ser pagos mediante previsão orçamentária. Porém é comum que os governos protelem o quanto possam esses pagamentos. Então, o Poder Judiciário é acionado e determina que o valor conste do orçamento e seja pago no exercício seguinte.
A PEC dos precatórios, se aprovada, não terá efeito permanente. Seu objetivo será apenas permitir a prorrogação do vencimento dos precatórios federais, mediante o parcelamento da dívida que teria de ser honrada em 2022. Sem a prorrogação, o governo não terá como pagar o valor pretendido, de R$ 400,00 por beneficiário, do novo Programa Renda Brasil (ex-Bolsa Família), sem ultrapassar o teto constitucional de gastos. Se furar o teto sem autorização do Congresso, o governo incorrerá em crime de responsabilidade e poderá sofrer impeachment.
Em situação normal, pelo menos em tese, não haveria problemas para o pagamento do novo programa de distribuição de renda. Entretanto o governo foi surpreendido por inesperado aumento no valor dos precatórios a serem honrados no ano que vem. O valor médio despendido anualmente com esses títulos federais tem sido da ordem de 30 (trinta) bilhões de Reais, desde 2016. Em 2022, no entanto, o montante saltou para incríveis R$ 60/65 bilhões, implicando despesa adicional, sem previsão orçamentária, de 30 a 35 bilhões de Reais.
Com o parcelamento da dívida dos precatórios, o furo do teto deixará de ameaçar o governo, já que cerca de 50% do valor total será postergado. O que atormenta os economistas é a possibilidade de que a prorrogação se transforme em prática perene. Ações dessa natureza, frente à atual insegurança política, podem facilmente desaguar em mudança econômica e descontrole fiscal, com aumento da percepção de risco e prejuízo à imagem do país. Isso tem de ser evitado, a fim de não prejudicar nossa visível recuperação pós pandemia.
O governo não pode deixar de cumprir os precatórios. Se o fizer, cometerá crime de desobediência civil. Pagando-os, porém, não terá como pagar os R$ 400,00 por beneficiário do novo Renda Brasil que, além de desejado pelo Executivo, interessa também ao Legislativo. Medidas como essa, em período pré-eleitoral, podem render milhões de votos. A solução, portanto, é prorrogar o pagamento. Se aprovada, a Emenda Constitucional permitirá a manutenção do desembolso anual de apenas R$ 30 bilhões para os precatórios, além do pagamento do novo Renda Brasil.
Na próxima semana, corretores de imóveis de Campina Grande e região poderão se capacitar, participando dos cursos de Administração em Locações Urbanas e Mentoria em Prática Contratual no Mercado, com os professores Aurélio Capua Dallapícula e Nilson Araújo, respectivamente.
As vagas são limitadas ao número de 50 a 50 vagas e as inscrições se dão mediante a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis (por curso) na Delegacia do Conselho. Os donativos serão posteriormente doados a entidades filantrópicas.
Programação
22 e 23 de novembro | Das 8h às 17h (com 2h de intervalo) – Administração em Locações Urbanas
️24 e 25 de novembro | Das 8h às 17h (com 2h de intervalo) – Mentoria em Prática Contratual no Mercado Imobiliário
Os cursos serão realizados presencialmente no auditório local do Senac e os alunos receberão apostilas e certificado.
A realização é do Creci-PB, através do programa de educação continuada Educacreci e Conciliarem Certus, com apoio do Sistema Cofeci-Creci e Senac.
Outras informações podem ser obtidas por meio dos números 3321-6969 e 2107-0407.
A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai estabelecer uma tese sobre a base de cálculo do imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI). O tema foi indicado como representativo de controvérsia e afetado ao sistema dos recursos repetitivos.
A corte vai definir se a base de cálculo do ITBI está vinculada à do imposto predial e territorial urbano (IPTU) e se é legítimo fixar previamente um valor de referência como parâmetro para o cálculo. Até o julgamento, todos os processos pendentes relacionados à questão no país ficam suspensos.
O recurso especial foi interposto pela Prefeitura de São Paulo, que adota um “valor venal de referência” para exigir o ITBI. No acórdão contestado, o Tribunal de Justiça de São Paulo afastou o valor de referência e determinou que o cálculo seja feito sobre o valor venal do IPTU ou o valor da transação — o que for maior entre eles.
A prefeitura alega que não poderia ser usado o valor venal do IPTU, pois a base de cálculo do ITBI deveria refletir o valor de mercado do imóvel. Além disso, o uso do valor venal de referência seria uma forma de apontar ao contribuinte o critério usado para fins de arbitramento e deixar claros os valores que o Fisco considera como mínimos de mercado.
O valor venal de referência vem sendo amplamente afastado pelo TJ-SP e pelas varas paulistas, até mesmo em casos de outras cidades. A advogada Kelly Durazzo, sócia do escritório Durazzo & Medeiros Advogados e especialista em Direito Imobiliário, lembra que em 2015 o Órgão Especial do TJ-SP declarou a inconstitucionalidade da cobrança do ITBI sobre tal valor.
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