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Emissão de ITBI em JP passa a ser feita só de forma on line pelo site da Prefeitura

A guia para pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa não mais será emitida de forma presencial, nem por meio dos cartórios extrajudiciais.

O atendimento agora será feito exclusivamente pelo Portal do Contribuinte, constante no site da edilidade, que pode ser acessado clicando aqui. ou por QR-Code, cuja imagem está disponibilizada abaixo:

Segundo o secretário executivo da Receita, Sebastião Feitosa, a ferramenta denominada ITBI ON LINE foi implantada na sexta-feira (1) e já vinha funcionando em caráter experimental desde o último dia 10 de agosto.

Mais agilidade

O presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, elogiou a iniciativa da Prefeitura da Capital, por agilizar as transações imobiliárias, que para sua maior segurança, devem ser intermediadas pelos corretores de imóveis.

“São medidas como essa, que o Conselho vem buscando que sejam implementadas por outros municípios, através de Termos de Cooperação técnica, a exemplo do proposto ontem à Prefeitura Municipal de Campina Grande, no qual disponibilizamos espaço físico em imóvel próprio, dotado de toda a infraestrutura necessária, para atendimento exclusivo aos corretores de imóveis”, afirmou Rômulo.

Creci-PB disponibiliza à PMCG espaço para atendimento exclusivo a corretores de imóveis

Um espaço físico com toda a infraestrutura em imóvel próprio do Creci-PB em Campina Grande, foi disponibilizado pelo presidente Rômulo Soares na manhã desta terça-feira(5) à Prefeitura Municipal, para instalação de um posto de atendimento exclusivo para os corretores de imóveis e imobiliárias, credenciadas ao Órgão, que estejam com sua inscrição ativa e em situação regular para o exercício da profissão.

O convênio proposto visa facilitar o atendimento presencial para negociação, consulta e recolhimento dos tributos municipais de competência da PMCG, referentes a bens imóveis de propriedade dos inscritos ou de terceiros aos quais estejam prestando serviços com a intermediação na venda, permuta e locação desses bens.

O atendimento, por um servidor da Prefeitura abrangeria todos os serviços de consulta, negociação e recolhimento de tributos municipais referentes a bens imóveis e seria condicionado à apresentação pelo profissional, da apresentação da Carteira de Regularidade Profissional (pessoa física), ou Certificado de Regularidade (pessoa jurídica) emitidos pelo Creci-PB, seja físico (impresso em PVC) ou digital (emitido pelo aplicativo i-Corretor) ou ainda a Certidão de Regularidade, emitida no site do órgão ou por meio de sua secretaria.

Assim, seria coibida a prática do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e evitados graves prejuízos tanto para o comprador como ao vendedor, quando a negociação é realizada por alguém que não tem o devido conhecimento técnico.

Fomentador da economia

“Único profissional a legalmente intermediar e conferir segurança a uma transação imobiliária, o corretor de imóveis, através da sua atividade, fomenta a economia e contribui para o desenvolvimento da cidade, ao gerar emprego e renda não só ao município, mas aos governos nas esferas estadual e federal”, afirmou Rômulo Soares.

O secretário executivo de finanças, Felipe Gadelha, enalteceu a iniciativa de montar um espaço voltado aos corretores de imóveis dentro da cidade, para que os processos relacionados ao mercado imobiliário sejam muito mais ágeis. “Terá todo o apoio da Prefeitura para propiciar soluções não só dentro do espaço, mas também de forma remota para esses profissionais”, afirmou.

Já a secretária de ciência tecnologia e inovação Laryssa Almeida, considerou o encontro superprodutivo e acrescentou que a edilidade está sempre de portas abertas para receber o Conselho. “Estamos juntos, para agir de forma intersetorial e proporcionar uma prestação de serviços de excelência”, concluiu.

A reunião contou ainda com a participação do cientista de dados da CT&I, José Henrique, do coordenador de fiscalização do Creci-PB, Hermano Batista e do assessor de imprensa Cândido Nóbrega.

O imóvel fica localizado no centro da cidade, à Rua Marquês do Herval, 16, nas salas 111/112 do Edifício Lucas Sales e a infraestrutura disponibilizada inclui mobília, internet, telefonia, equipamentos necessários, ambiente climatizado e todas as despesas, como energia elétrica, taxa de condomínio, internet, telefonia, limpeza e água, serão de inteira responsabilidade do Conselho, que também não cobraria qualquer valor a título de aluguel do espaço cedido, mediante a cessão de uso gratuita.

Curso oferecido pelo Creci-PB em João Pessoa e Patos tem vagas limitadas

Continuam abertas as inscrições para o curso de Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis, que ocorrerá entre os próximos dias 8 a 13 de novembro, nas cidades de João Pessoa e Patos, com apoio institucional do Creci-PB, Sesc, Sebrae e Sindimóveis-PB.

Diante da limitação do número de vagas, os interessados devem agilizar as inscrições, de forma presencial, na Sede do Conselho e nas Delegacias existentes nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O investimento é de R$ 600,00 à vista ou R$ 700,00, caso seja parcelado em 3x, porém os corretores adimplentes com o Creci-PB, estagiários e estudantes de TTI e Gestão Imobiliária, têm um desconto de 50%, o que reduz o valor para R$ 300,00 à vista (dinheiro, cheque ou no cartão de débito) e R$ 350,00 no cartão de crédito em até 3x.

Programação

Na Capital, o curso acontecerá entre os dias 8 a 10/11 no Sesc Cabo Branco.

Já em Patos, será realizado no auditório Master do Sebrae, Patos, nos dias 11 e 12 e 13.

Autoridade no assunto

O curso, ministrado pelo experiente corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, engenheiro geólogo e professor da Unimóveis, João Diniz Marcello consistirá aulas em presenciais e atividades práticas num total de 24h, conforme prevê a Resolução-COFECI nº 1.066/2007 e o Ato Normativo 001/2011.

Ao final, os corretores de imóveis concluintes serão certificados e legitimados a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), que é mantido pelo Cofeci. Estarão assim, aptos a emitir o parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM), que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que também permite aos juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.

O Creci-PB reforça a campanha Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

Com a chegada do mês de outubro, o Creci-PB reforça o alerta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A doença atingiu mais de 2 milhões de mulheres no mundo todo em 2020, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mas quais são os sintomas?

– Nódulos; vermelhidão; inchaço; assimetria entre as mamas; espessamento da pele ou mamilo; coceira; formação de crostas; afundamento da mama; secreção; etc.

E como você pode prevenir?

Fatores genéticos também influenciam no desenvolvimento da doença, mas algumas práticas podem evitá-la, como: praticar atividades físicas; amamentar; evitar bebidas alcoólicas; evitar uso de hormônios sintéticos e manter o peso adequado.

Você, corretora de imóveis, fique atenta! O autoexame é simples e pode ser feito em casa mesmo, de frente ao espelho. Se toca, mulher!

Após férias coletivas dos funcionários, Creci-PB volta suas atividades nesta 2ª feira (4)

O expediente na Sede do Creci-PB, em João Pessoa e nas Delegacias existentes nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, será retomado nesta segunda-feira(4). O expediente se encontrava suspenso desde o último dia 20 de setembro, em face da primeira etapa de férias coletivas dos funcionários.

Os prazos processuais suspensos, seja de notificações, defesa ou de recurso, além dos prazos de defesa de autos de infração/constatação/notificação/termo de representação, como também o prazo de apuração de demandas da ouvidoria, terão sua contagem reiniciada hoje, sem qualquer prejuízo às partes interessadas.

Prazo para justificativa prorrogado

Em virtude da referida suspensão de funcionamento, o prazo para protocolo de justificativa eleitoral que se encerraria amanhã (terça-feira-5) foi prorrogado para o próximo dia 19.

Aqueles eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao Órgão, sem poder comprová-la antes da votação, podem demonstrar que estavam em condições de votar. O documento pode ser encaminhado por e-mail ou através do canal da Ouvidoria, desde que seja anexado, devidamente preenchido, datado e assinado pelo corretor de imóveis requerente.

O e-mail para protocolo é o [email protected] e maiores informações podem ser obtidas no site www.creci-pb.gov.br, por meio do Canal do Corretor/Justificativa eleitoral Eleições 2021.

Mais apoios são obtidos pelo Creci-PB à campanha social do Dia das Crianças

A cada dia, corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras têm se sensibilizado e incorporado à  campanha “Creci Feliz: toda criança é mais feliz brincando” e dado a sua contribuição em brinquedos que serão doados a crianças carentes de todo o estado.

“Esta semana, por exemplo, tivemos a adesão da LS Imobiliária e da construtora Marcolino, onde fomos muito bem recebidos, respectivamente, por Monik Cartaxo Santos, Laert Ribeiro Santo, Laert Junior e Rosimery Santos, na foto, à esquerda, ao lado da diretora de prerrogativas das mulheres. Ângela Renata); e por Delber Marcolino, afirmou o diretor de ação social do Creci-PB, Augusto Seixas.

Contato para contribuição

Os interessados em contribuir com essa ação de empatia e solidariedade devem procurar o diretor Augusto Seixas, por meio do número 99911-6511.

Ele tem conciliado suas atividades profissionais, buscando apoios à campanha e, quando procurado por meio do número 99911-651, ido até o local receber a doação. Esse trabalho voluntário prosseguirá até o próximo dia 12 de outubro (nacionalmente consagrado às crianças), quando o Conselho montará estrutura para tenda e drive-thru para recebimento de doações.

Apoios

O local, a ser anunciado nos próximos dias, será facilmente identificado por um banner e faixa contendo as marcas das empresas que apoiaram antecipadamente a iniciativa.

Todos que estão manifestando apoio à iniciativa terão suas marcas inseridas na logo da página do projeto, no material de divulgação digital e nos posts em redes sociais, bem como nas matérias divulgadas na Rádio Creci-PB on-line, no site institucional e em veículos de comunicação de todas as regiões do estado.

Filantropia

O presidente Rômulo Soares, costuma lembrar que o Creci-PB transcende as duas missões institucionais de registro e fiscalização, desenvolvendo ações como essa campanha e outras, voltadas à arrecadação de donativos decorrentes de inscrições gratuitas para cursos de capacitação oferecidos pelo Órgão, que são destinados a entidades filantrópicas existentes em toda a Paraíba, que assistem pessoas com câncer, crianças e idosos.

Artigo – Oportunidade de Negócios – Por João Teodoro

No último dia 13 de setembro, o Presidente da República assinou Medida Provisória criando o Programa Habite Seguro, específico para policiais, bombeiros, agentes penitenciários, peritos e guardas municipais. Trata-se de linha de crédito que atende somente às forças de segurança pública, não de Estado. Por isso, não contempla membros das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Mas abrange também aposentados.  A nova modalidade prevê a concessão de subsídios de até R$ 100 milhões, provenientes do Fundo nacional de Segurança Pública (FNSP).

Operadora do programa, a Caixa promete financiar até 100% do valor de avaliação a juros menores que os de mercado. Porém, como não há risco de inadimplência, isto já é normal para funcionários públicos. Imóveis adjudicados, ou seja, de propriedade da Caixa, terão prioridade no financiamento. Portanto o programa abrange imóveis novos e usados. Os subsídios poderão chegar a R$ 13 mil, de acordo com a faixa de renda do tomador. Tudo está sendo preparado para entrar em operação em meados do próximo mês de outubro.

Em seu discurso de lançamento da novidade, o Presidente brasileiro afirmou o que os Corretores de Imóveis defendemos como ação social, dentro do nosso profissionalismo: “a casa própria é mais do que um sonho, é uma necessidade para todos nós. A casa própria é algo que realmente nos liberta, nos dá paz para trabalhar”. A ideia, segundo ele, é utilizar os R$ 100 milhões em subsídios concedidos pelo FNSP até o final deste ano. Isso nos permite estimar que entre dez e quinze mil imóveis serão financiados.

As condições de financiamento não fogem muito à regra geral. Os interessados não podem ter imóvel próprio, onerado ou não. O bem a ser financiado não pode ter avaliação superior a R$ 300 mil. A renda de R$ 7 mil é apenas preferencial. Profissionais de maior cacife também poderão usufruir do programa, que incluía construção de unidades individuais. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cada mutuário poderá beneficiar-se uma única vez, mas nada impede a acumulação com outros benefícios habitacionais previstos em lei.

A nova modalidade foi aprovada por meio de Medida Provisória, que entrou em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União, mas te validade de apenas 120 dias. Nesse mesmo prazo, se não for convertida em lei, por decisão do Congresso Nacional (Câmara e Senado), perde a validade. Neste caso, porém, o projeto parece ter boa afinidade com o próximo ano eleitoral. Por isso, sua transformação em lei é quase certa. Entretanto, ainda que isso não aconteça, temos até 13 de janeiro para convertê-lo em bons negócios.

Há quem diga que se trata de medida política, oportunista, visando a angariar apoio das forças de segurança pública, ao atual governo, em tempo de eleições. Entretanto, os operadores do Mercado Imobiliário, como nós, Corretores de Imóveis, independente de nossa visão política, temos de vê-la como oportunidade de negócios. No Brasil, há cerca 12 milhões de funcionários públicos nos três níveis de governo. Destes, cerca 1,5 milhão são da segurança pública ativa, além de cerca de 35% a mais de aposentados. Um bom filão a ser explorado!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 25/SET/2021

Creci-PB participa intensamente de discussão sobre novo Plano Diretor de JP

A exemplo das vezes anteriores, nos auditórios do Sinduscon-JP e do Crea-PB, o Creci-PB participou, desta vez, das 19h às 21h30 desta segunda-feira (27) de forma on-line, de mais uma reunião técnica setorial promovida pela Prefeitura da Capital e pelo Consórcio João Pessoa Sustentável, para discutir o Plano Diretor do município.

A participação do Conselho se deu de forma bastante representativa, pelos diretores presidente, 1º vice-presidente, secretário e de expansão do mercado imobiliário, respectivamente, Rômulo Soares, Lamarck Leitão, Fabiano Cabral e Alisson Holanda; pelos conselheiros federais Glauco Morais e Ubirajara Marques e pelos membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Órgão em João Pessoa, Ricardo Vieira, Leonardo Forte, Rodrigo Falcone e Raquel Holanda.

Acompanhamento e contribuição

“O Creci-PB vem acompanhando de perto e, claro, contribuindo em questões como essa, também nos municípios de Campina Grande e Patos. Como peças fundamentais no mercado imobiliário, os corretores de imóveis têm muito como colaborar, com seu conhecimento e experiência para esse instrumento básico da política de desenvolvimento do município”, afirmou Rômulo Soares.

Em sua intervenção, ele sugeriu a humanização do novo Plano Diretor, no tocante à acessibilidade por portadores de deficiência e integrantes da terceira idade, além de atenção à demandas urgentes de inúmeros bairros, quanto à infra-estrutura e logística. E concluiu, fazendo referência ao grande potencial turístico e econômico, capaz de transformar a realidade do centro histórico.

Lamarck Leitão alertou para a falta de estacionamento no centro da cidade (e quando tem, pago), cuja dificuldade tem provocado mudanças para os bairros da praia, do abandono de casas e prédios, e falou da qualificada contribuição que os corretores de imóveis podem dar, por meio de avaliações mercadológicas.

Por sua vez, Alisson Holanda, ao falar também pelo Sinduscon-JP, destacou a necessidade de políticas públicas por parte da Prefeitura, no sentido de contribuir com a iniciativa privada, bem como ofertar equipamentos e estrutura para atender a crescente procura por imóveis de praia, por pessoas das regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.

Glauco Morais, que além de corretor de imóveis, é advogado, externou sua preocupação com a mobilidade urbana, sobretudo considerando o  crescente adensamento de bairros como Manaíra e Bessa e necessidade de desafogo, por meio do novo Plano, do eixo Tambaú-Cabo Branco.

Fabiano Cabral externou a preocupação com as invasões efetuadas de forma mais intensa no bairro do Altiplano, próximo a grandes investimentos imobiliários.

Loteamento de áreas públicas

Para Rodrigo Falcone, esse processo acintoso de grilagem urbana, em áreas públicas é praticado por verdadeiras gangues. “A Prefeitura perdeu a capacidade de gerir essas áreas, destinadas a praças e equipamentos de lazer e que foram favelizadas, impedimento o cumprimento de suas verdadeiras finalidades”, declarou.

Mercado imobiliário deve viver melhor semestre do século 21

Com dados expressivos, o mercado imobiliário tem tudo para apresentar resultados e viver o melhor semestre do século 21 nos próximos meses.

Um dos principais motivos é a disponibilidade de crédito, o que ajudou milhares de famílias a se adequarem a um novo patamar do financiamento. Aliado a isso, os juros reduzidos impulsionaram os lançamentos e atraíram compradores.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é prevista alta de 30% para este ano. Só no primeiro trimestre deste ano, os financiamentos cresceram 113% na comparação com o mesmo período de 2020.

E mesmo com as crises passadas e agora com o coronavírus, o segmento foi resiliente e se ajustou em um curto espaço de tempo.

Para o estatístico Marcus Araujo, presidente e fundador da Datastore, se as condições econômicas atuais forem mantidas e a perspectiva de aumento do PIB no segundo semestre se concretizar, o setor deve alcançar a maior demanda imobiliária da história já entre setembro e outubro deste ano.

Araujo explica que a probabilidade de fechamento das intenções de compra gira em torno de 13%, o que representa, nesse caso, quase 1,9 milhão de imóveis novos. “Hoje um lançamento no Brasil tem probabilidade de (esgotar) vendas em 8 meses”.

Fonte: GMC Online

Corretora de imóveis quer colocar a PB na vitrine internacional do mercado imobiliário

As solenidades de entregas de carteiras e certificados pelo Creci-PB a novos corretores de imóveis e empresas imobiliárias têm seu ponto alto na prestação do juramento, mas são marcadas também por depoimentos, revestidos de confiança e determinação no novo e promissor horizonte profissional descortinado.

Empresária Luana Azevedo Ramalho em solenidade do CRECIPB em Campina Grande

Numa dessas recentes ocasiões, no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, a empresária Luana Azevedo Ramalho, que morou por dez anos na Espanha e nos Estados Unidos e há cinco retornou à sua cidade natal (CG), falou da decisão em constituir uma empresa (LAR Gestão Imobiliária), focada em clientes do exterior.

“Este é o mercado que mais cresce nos EUA. Trago a experiência de quem lá estava nos idos de 2008, quando houve a bolha imobiliária, conversei e estudei muito sobre o assunto, porém, formada em turismo, acabei indo para o ramo de hotelaria e, quando do meu retorno, montei um hotel para crianças e deixei adormecido o projeto que tinha em mente, de atuar no setor imobiliário”, afirmou.

Ela ratificou a disposição de trabalhar a Paraíba como um todo nesse aspecto de imóveis, por considerar o estado um dos mais ricos em termos de belezas naturais, clima e cultura. “Pretendo explorar tudo isso, botando na vitrine de tudo de cultura e um dos que a gente precisa realmente explorar botar na vitrine para aquelas pessoas, que seis, existem lá foram e desejam investir e/ou morar aqui”, concluiu.

Conhecimento nunca é demais

Quem já não ouviu essa expressão, revestida de sabedoria? Inspirador exemplo nesse sentido, foi dado presidente do COFECI, João Teodoro, com experiência acumulada de quase 50 anos como corretor de imóveis e empresário da construção civil, período no qual exerceu cargos executivos nos setores público e privado, a advocacia nas áreas cível e trabalhista e ainda atuou desembargador federal do TRT/PR, indicado pelo quinto constitucional classista.

Recentemente, ele teve Artigo Científico aprovado com louvor e à unanimidade pelos professores orientadores, decorrente de curso de pós-graduação feita na PUC-RS. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resultou de árdua pesquisa bibliográfica nacional e internacional.

Além de interessante, a temática do Curso “Neurociências e Comportamento” afigura-se altamente motivacional para quem trabalha com pessoas, a exemplo dos corretores de Imóveis.

“O tema por mim escolhido, em que pese minha opção profissional, relaciona-se com o Direito, que também faz parte de nosso dia-a-dia”, afirmou.

Confira abaixo, na íntegra, o Artigo:

Rede interna do Creci-PB garante segurança de dados, agiliza trabalho e reduz custos

Rede interna do Creci-PB garante segurança de dados, agiliza trabalho e reduz custos
Elvis Teotônio, funcionário que dá suporte ao setor de Tecnologia da Informação (TI) do Creci-PB

Dados da empresa de consultoria em gestão empresarial Roland Berger, apontam que o Brasil já ultrapassou apenas no primeiro semestre deste ano, com um total de 9,1 milhões de ocorrências, o volume de ataques de hackers cometidos em 2020, o que coloca o País na 5ª posição mundial. Na Paraíba, o Creci mantém-se atento a questões de segurança, por meio do armazenamento de dados em discos rígidos externos e independentes e por meio de backups semanais.

Mas não só. O e-mail corporativo utilizado evita extravio de senha ou desvio de funcionalidade no tráfego de informações entre o Conselho, registrados, servidores e fornecedores. Ademais, o Órgão comprou uma licença corporativa por dois anos de um poderoso antivírus, que é constantemente atualizado em cada computador.

Devido ao uso individual de login, o firewall monitora, filtra, controla e guarda em histórico o que cada usuário acessa. Nesse sentido, já existe um projeto de implantação de nova versão desse dispositivo de segurança e cabeamento voltado a assegurar ainda mais o bom funcionamento da estrutura.

Segundo o presidente Rômulo Soares, um ano antes de a Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor, o funcionário que dá suporte ao setor de Tecnologia da Informação (TI) do Creci-PB, Elvis Teotônio, já participava, junto a diretores, superintendente e membros do setor jurídico, de cursos e palestras sobre o tema e, claro, independente das novas adequações, as devidas diretivas de segurança já eram praticadas.

Prevenção e monitoramento

“Em termos de acesso externo, toda a nossa rede fica isolada por um sistema de firewall muito severo e em constante monitoramento. Assim, qualquer acesso a sites com potencial risco ou que estejam fora da necessidade de utilização durante o trabalho é bloqueado. Qualquer download e consequentemente a instalação de qualquer aplicativo ou programa também é barrado instantaneamente”, afirmou Elvis Teotônio.

Ele, que é formado em Gestão de Tecnologia, lembrou que a segurança de qualquer ambiente de rede, que serve para suprir a necessidade dos usuários em compartilhar programas, arquivos e bases de dados, começa pela manutenção preventiva e constante monitoramento das atividades dos usuários.

Compartilhamento e economia

A rede interna (Local Área Network/Lan) tem além dessas vantagens para o Conselho, inúmeras outras para os usuários, ao proporcionar, por exemplo, a utilização de uma única impressora compartilhada ou mesmo um aparelho de scanner ou unidades de disco, o que facilita o acesso aos diretórios de arquivos em modo comum e ao mesmo tempo gera economiza em gastos com equipamentos diante desse compartilhamento de uso. compartilhados por vários usuários.

Elvis explicou que internamente os Servidores de arquivos são divididos em controle de níveis de acesso, onde cada usuário tem login e senha individual para controle de acesso interno e externo. Dessa forma, por exemplo, o usuário do setor da secretaria não visualiza arquivos ou documentos do setor financeiro, como também arquivos do setor de assessoria de imprensa, podem ser visualizados, mas não editados pelo setor de assessoria de marketing.

Sistema imune a alterações

“Em resumo, cada usuário acessa, visualiza e/ou edita arquivos dos setores que lhe convém. Ainda quanto às estações de trabalho, nenhum usuário tem acesso a configurações do sistema, tampouco possibilidade de instalar, atualizar programas ou excluir diretórios. Só e apenas o administrador tem tal nível de acesso. Além de todos esses recursos, existe um link exclusivo com IP fixo contratado apenas para tráfego de dados e VPN”, assegurou.

Ele citou que essas restrições, garantem segurança, tanto é que até o momento o Órgão nunca sofreu invasões, perda de dados ou documentos internos.

“É um trabalho que exige planejamento, dedicação, atenção constante, atualização de maquinário e grande investimento. Afinal armazenamos dados cadastrais de mais de dez mil usuários, além de documentos jurídicos sigilosos e muita informação interna”, concluiu.

Creci-PB viabiliza, em Patos, consulta psicológica a corretores de imóveis

A ação desenvolvida durante todo o dia de sábado (18) pela Comissão da Mulher do Creci-PB no município de Patos, como parte da campanha nacional Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, se mostrou das mais positivas, ao proporcionar consulta gratuita pela psicóloga Alanne Farias na Clínica Integrada AYA, situada no 9º andar do Edifício Milindra Empresarial Center, a corretoras (8) e corretores de imóveis (2).

Psicóloga Alanne Farias na Clínica Integrada AYA em atendimento

Segundo Alanne, em várias áreas da saúde a procura pela promoção e qualidade de vida pelo público feminino é significativamente maior se comparada ao público masculino, o que se deve também à estrutura na qual a nossa sociedade e cultura foram construídas, onde os homens se sentem um símbolo de força e muitas vezes descartam qualquer possibilidade de abordar situações que lhe trouxeram algum sofrimento, daí a necessidade de eles buscarem esses serviços de maneira mais frequente.

Ela percebeu que há uma exigência muito grande por parte dos profissionais do setor imobiliário em atingir suas metas, alcançar a excelência no mercado e, além disso, para muitos, tem sido realmente desafiador lidar com a revolução tecnológica ocorrida nos últimos tempos.

“Ademais, a pandemia acarretou inúmeros sofrimentos que, por muito tempo estiveram ‘adormecidos’, vez que todos seguiam suas atribuições sem se deparar com a grande turbulência que é imergir em seus próprios pensamentos e na própria compreensão que as pessoas têm de si, do mundo e de seu futuro. Voltar a atenção para si, no silêncio do ‘home care’, pode ser também ensurdecedor”, acrescentou.

Depressão, ansiedade e pânico

Entre alguns sinais de alerta, que podem surgir, inicialmente de maneira bem sutil – e posteriormente, se não realizado um tratamento, podem chegar a se agravar –  a profissional da saúde elencou dificuldade para dormir ou fadiga excessiva, desânimo para fazer atividades que antes proporcionavam prazer, irritabilidade, instabilidade de humor, apatia, quedas de cabelo, tremores, taquicardia, sudorese, pensamentos acelerados, dificuldade para respirar ou sensação de que não está respirando corretamente, agitação, temor de que algo ruim possa ocorrer com sí próprio ou com aqueles com quem convive.

Suicídio

Alguns dos sinais de alerta são o isolamento, apatia constante, frases relacionadas à desesperança, como por exemplo: “não vejo mais sentido na minha vida”; “queria que tudo isso acabasse”; “queria poder dormir e nunca mais acordar” e “eu não aguento mais”. Para aqueles que se identificam com algum desses pensamentos, Alanne destaca a importância de conversar com alguém e falar sobre como está se sentindo, além de procurar ajuda especializada.

“Um profissional irá orientar acerca de todo o processo de tratamento necessário para atenuar o sofrimento que está sendo experienciado no momento e trabalhar, junto do paciente, estratégias para enfrentar e construir pensamentos mais assertivos e funcionais”, orientou

Por fim, ela considerou bastante louvável a iniciativa de viabilizar formas de apoio efetivas, de agir para salvar vidas, da Comissão da Mulher do Creci-PB em Patos, composta por  Juliana Gadelha (coordenadora), Layse Santos, Maria Clara Medeiros, Ivanilda Santos, Marleide Oliveira e Edmara Brandão.

Creci-PB autua porteiros e síndicos por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis

Entre os últimos meses de março a agosto, a fiscalização do Creci-PB, identificou e autuou por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, 26 porteiros, funcionários, recepcionistas e síndicos de prédios residenciais e comerciais em diversos bairros de João Pessoa, grande parte deles, localizada nos bairros de Tambaú e Manaíra.

Notícias-crime em relação a todos foram encaminhadas pelo Órgão ao Ministério Público estadual. Nesse mesmo período, os agentes fiscais que atuam na Capital lavraram 5.302 documentos, sendo 693 autos de infração, 1.619 notificações e 2.990 autos de constatação, tendo como infrações mais recorrentes o exercício ilegal da profissão por pessoas física e pessoa jurídica (146).

Placas irregulares

Outros 216 autos de infração foram lavrados por não atendimento às notificações, 104 por débito junto ao Conselho, 98 por anunciar em desacordo com a Resolução 1065/2007 e 129 por razões diversas. Ainda dentro da série de ações externas, foi intensificada a retirada de inúmeras placas irregulares.

Elas não continham número de inscrição no Órgão, com anúncios capciosos e em afronta ao art. 163 do Código de Postura do Município, que proíbe a publicidade ou propaganda por meio de faixa quando afixadas no posteamento da iluminação pública, na sinalização de transito vertical e semáforo, e nas árvores da arborização publica.

O coordenador do setor, Hermano Azevedo, acrescentou que a fiscalização virtual, registrou nesses seis meses, 86 anúncios em sites específicos de vendas de imóveis, por pessoas que não possuem inscrição no Creci-PB, bem como por profissionais que não colocam o seu número de registro.

“Nesse combate ao golpe de vendas, orientamos a população de um modo geral, a não efetuar pagamento a ‘titulo de reserva’ para aquisição de imóveis, bem como não fazer qualquer adiantamento ao profissional que se encontra intermediando a negociação do imóvel. Qualquer valor deverá ser pago preferencialmente ao proprietário ou ao vendedor do imóvel e em caso de duvidas sobre a idoneidade do profissional, devem ser-lhe solicitadas informações”, concluiu.

Reforço de campanha

A certeza para o cliente, de segurança no negócio imobiliário e a valorização do corretor de imóveis registrado no Creci-PB, capaz de criteriosa avaliação do bem e de conferir proteção jurídica ao ato profissional, qualificado que é a proporcionar essa garantia foram tema da recente campanha publicitária do Órgão, veiculada por meio de spot em rádios de todo o estado, bem como por meio das mídias digitais.

 

Ouça o spot para rádio:

Prorrogado prazo para justificação por faltantes à eleição do Creci-PB

O prazo para justificação de ausência, por alguma razão escusável, de corretores de imóveis à eleição do Creci-PB, foi prorrogado do próximo dia 5 para o dia 19 de outubro, é o que prevê portaria assinada pelos diretores presidente e secretário, Rômulo Soares e Fabiano Cabral.

A decisão se deu, diante do cumprimento da primeira etapa das férias coletivas dos funcionários, entre ESTA segunda-feira (20) e o dia 3 de outubro (quando não haverá atendimento na Sede e Delegacias) e dos prazos estipulados pela Lei de Acesso à Informação para respostas às demandas da Ouvidoria.

Outros prazos

No mesmo ato, foram suspensos, no período acima, os prazos processuais, de defesa ou de recurso, bem como os prazos de defesa de autos de infração/constatação/notificação/Termo de Representação; das notificações de processos administrativos tributários (PAT’s) e de Editais específicos; para respostas de setores do Conselho às demandas da Ouvidoria.

Esses prazos, especificamente, terão sua contagem reiniciada no dia 4 de outubro, sem prejuízo às partes interessadas, quando do retorno ao funcionamento normal.

Orientação aos faltantes

Os eleitores impedidos de votar, mas que se considerem em situação regular junto ao Órgão, sem poder comprová-la antes da votação, podem demonstrar que estavam em condições de votar. O documento pode ser encaminhado por e-mail ou através do canal da Ouvidoria, desde que seja anexado, devidamente preenchido, datado e assinado pelo corretor de imóveis requerente.

O e-mail para protocolo é o [email protected] e maiores informações podem ser obtidas no site www.creci-pb.gov.br, por meio do Canal do Corretor/Justificativa eleitoral Eleições 2021.

Justificativa Eleitoral – Eleições 2021

Canal da Ouvidoria

Corretores de imóveis têm à sua disposição, de forma gratuita, Portal Imobiliário

O Creci-PB, com o objetivo de potencializar o trabalho dos corretores de imóveis, disponibiliza, em parceria com o Creci-SP, o Portal Imobiliário do CRECI, uma ferramenta de anúncio para compra, venda e locação que expõe diversos imóveis, dos mais variados tipos e tamanhos, em uma verdadeira vitrine digital.

Além da praticidade, o mecanismo traz segurança para os usuários, visto que apenas ofertas de imobiliárias e corretores regularizados perante o Conselho podem ser publicadas.

Não há limite de anúncios e todo o processo é feito sem custos ao anunciante. Na página, o corretor pode caracterizar a venda por tipo de imóvel, valor, localização, quantidade de dependências, comodidades, serviços, opções de lazer e esporte, segurança e até vaga na garagem. A busca pode ser feita através de filtros para que o cliente encontre o que procura, preenchendo todos os requisitos.

Outras vantagens são o cadastramento de proprietários e sua associação aos imóveis da carteira do corretor e retorno dos anúncios: o portal dispõe de um painel estatístico com informações de acesso dos anúncios dos corretores (os três mais acessados pelos interessados).

Como fazer

Para se cadastrar e anunciar no Portal Creci, o corretor de imóveis ou empresa imobiliária deve possuir o e-mail @creci.org.br (válido e ativo) e estar adimplente junto ao Conselho. Depois, é só acessar o site http://ativar.creci.org.br , realizar o cadastro e começar a anunciar imóveis gratuitamente.

Caso não possua o e-mail @creci.org.br , clique aqui para criar.

Segurança jurídica

Frente às incertezas presentes no mundo digital, o Creci-PB reforça a existência, nas páginas institucionais, de opções seguras e gratuitas a fim de promover o trabalho do corretor de imóveis.

Em alta, Avaliação e Perícia Mercadológica de Imóveis leva Creci-PB a oportunizar novo Curso

O aquecimento no mercado imobiliário continua sendo maior que as crises sanitária, política, hídrica/elétrica e econômica que assolam o país, demonstrado, sobretudo através de um de seus mais rentáveis nichos: o de avaliação e perícia mercadológica de imóveis.

A demanda por essa qualificação por corretores de imóveis tem sido tamanha, que levou o Creci-PB a oportunizar mais um Curso nas cidades de João Pessoa e Patos. Na Capital, ocorrerá no auditório do Sesc Cabo Branco, no Bairro do mesmo nome, das 13h às 17h e 18h às 22h entre os dias 8 a 10 de novembro.

Já no auditório Master do Sebrae, na cidade de Patos, no Alto Sertão, acontecerá das 18h às 22h dos dias 11 e 12 e 8h às 12h do dia 13, com número de alunos por turma limitado.

O investimento no curso é de R$ 600,00, mas com o desconto de 50% para corretores adimplentes com o Creci-PB, estagiários e estudantes de TTI e Gestão Imobiliária fica por R$ 300,00 à vista (dinheiro, cheque ou no cartão de débito) ou R$ 350,00 no cartão de crédito em até 3x.

“Papa” no assunto

O Curso, que conta com apoio institucional do Creci-PB, Sindimóveis-PB,  Sesc e Sebrae, terá carga horária de 24h e será ministrado por aquele que é considerado um “papa” no assunto: o corretor de imóveis, consultor imobiliário, perito avaliador judicial, engenheiro geólogo e professor da Unimóveis, João Diniz Marcello.

Apesar de o Creci-PB ter o seu atendimento suspenso entre a próxima segunda-feira (20) e o próximo dia 3 de outubro, em virtude da primeira etapa das férias coletivas dos funcionários, os interessados podem garantir sua pré-inscrição por meio dos links abaixo, pois quando do retorno às atividades, em 4 de outubro, serão contactados.

JOÃO PESSOA

TURMA A (TARDE)

TURMA B (NOITE)

PATOS

TURMA C

Sem espaço para “achismo”

O presidente do Conselho, Rômulo Soares, destacou que de há muito tempo não há mais espaço para pessoas amadoras ou que, na falta de critérios indispensáveis, se valham do “achismo” para fazer a avaliação de um imóvel, solicitada por potencial cliente, seja por curiosidade ou necessidade.

“Para se habilitar e ser um especialista nessa área faz-se necessário possuir o curso de Avaliador de Imóveis, que capacita profissionais do mercado imobiliário a entender as avaliações imobiliárias mercadológicas. Qualquer profissional pode fazer o curso, porém, para obter o registro do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), é preciso ser corretor de imóveis e ter o seu registro ativo e regular no Creci”, acrescentou.

Por fim, ele lembrou que o avaliador de imóveis é requisitado por órgãos, juízes, empresas e diversos tipos de clientes e atua ainda nas situações que requer avaliação de imóveis para locação, levantamento de patrimônio imobiliário de empresas, em divisões de herança, pois a partilha precisa ser justa para cada pessoa e para isso é imprescindível saber o valor do imóvel nessas situações, o que só é possível através do parecer técnico de avaliação imobiliária.

“Atentos a essa realidade, o Creci-PB firmou Termos de Cooperação Técnica com vários Órgãos e Instituições, a exemplo da Justiça Federal e os Ministérios Público Federal e Estadual”, concluiu.

Agenda de trabalho do presidente do Creci-PB tem seguimento no Alto Sertão

Os entendimentos entre o Creci-PB e a Prefeitura Municipal e cartórios extrajudiciais de Sousa estão adiantados, no sentido de que os imóveis considerados como de posse tenham sua situação fundiária regularizada.

A afirmação foi dada na manhã desta quinta-feira (16), pela coordenadora da Comissão de Prerrogativas no município, Regina Estrela, ao presidente Rômulo Soares, durante encontro que foi acompanhado pelo corretor de imóveis Cândido Queiroga.

Na ocasião, ele foi informado do atendimento pela Secretaria municipal de Saúde a pedido dos representantes do Conselho na cidade, para que todos os corretores de imóveis fossem vacinados contra a Covid-19.

Rômulo também ouviu da delegada Gilberlania Pequeno, o interesse de vários corretores de imóveis da cidade, de participar do Curso sobre Avaliação e Perícia Mercadológica, ministrado pelo professor João Diniz Marcello, que o Conselho oportunizará das 18h às 22h dos próximos dias 11 e 12 e 8h às 12h do dia 13, no auditório Master do Sebrae, na cidade de Patos.

O investimento terá 50% de desconto para corretores adimplentes com o Creci-PB, estagiários e estudantes de TTI e Gestão Imobiliária. Em virtude da primeira etapa das férias coletivas dos funcionários do Órgão, o atendimento estará suspenso entre a próxima segunda-feira (20) e o dia 3 de outubro, mas os interessados podem garantir sua pré-inscrição por meio do link https://www.crecipb.conselho.net.br/evento.php?idEvento=50 , pois quando do retorno às atividades, em 4 de outubro, serão contactados.

Dando cumprimento à agenda de trabalho iniciada ontem (quarta-feira), pelas cidades de Patos e Campina Grande, Rômulo esteve na tarde de hoje, acompanhado do fiscal Hermano Azevedo, na cidade de Cajazeiras, onde se reuniu com o delegado local do Conselho Edval Rolim e a funcionária Paula Regilânia, quando tratou de planejamento estratégico de ações para o último trimestre do ano.

LGPD