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Creci-PB realiza primeira reunião de diretoria e sessão plenária de 2024

O Creci-PB realizou na tarde desta sexta-feira (9) sua primeira reunião de diretoria e  sessão plenária do ano, ocasião em foram votadas e aprovadas em primeira instância as contas pelo Conselho Fiscal e conselheiro relator relativas ao exercício do ano passado.

Agora elas serão, em última instância, submetidas ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis, cumprindo o que conduz a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU).

Foram aprovadas ainda portarias e julgados, dentre outros, processos de inscrições pessoa física e jurídica, reinscrições pessoas física e jurídica, inscrições como estagiário, inscrições secundárias expedidas e recebidas e transferências recebidas.

Na ocasião, o presidente Ubirajara M\arques, representado pelo 2º vice-presidente Garibaldi Porto, informou, dentre os comunicados, que o Creci-PB esteve presente no III Encontro Nacional de Fiscalização que ocorreu na cidade de Fortaleza/CE, organizado pelo Creci-CE, representado pelo diretor regional de fiscalização, Augusto Seixas, do coordenador Hermano Batista, do superintendente Gustavo Beltrão e do assessor de marketing, Raphael Lins;

Que o setor de fiscalização do Creci tem mantido constantes operações no estado (Capital, Brejo, Campina Grande, Vale do Mamanguape, Sertão e Curimataú) com foco especial no combate ao exercício ilegal da profissão, comercialização e publicidade de empreendimentos sem RI, loteamentos sem Registro, bem como realizando intervenções nas empresas que ofertam Consórcios e Créditos bancários. Os resultados estão sendo extremamente positivos;

E mais, que o Cofeci fechou convênio nacional com a Caixa Econômica Federal, após acordo firmado entre os presidentes Carlos Vieira e João Teodoro e que contou com a intensa articulação do diretor secretário, Rômulo Soares. O recebimento de honorários pela intermediação diretamente com a Instituição são alguns dos aspectos positivos do convênio retomado pelo Conselho Federal. Uma novidade será, que a venda de imóveis adjudicados pela Caixa, passa a ser feita também pelo Sistema de Registro de Imóveis (SGR) desenvolvido pelo Cofeci, o que agilizará sobremaneira, por exemplo, os processos de financiamento e escritura.

Outro comunicado foi sobre a realização conjunta  pelo Creci e Secovi de ações em defesa do mercado imobiliário paraibano. Me reuni na delegacia de Campina Grande com o presidente do Secovi, Érico Feitosa e discutimos as primeiras ideias e linhas de ação com vistas a convênio que será firmado nos próximos dias, com vistas a, por exemplo, fiscalização junto a condomínios residenciais fechados horizontais e verticais, bem como comerciais, com foco em combater o exercício ilegal praticado por síndicos, zeladores e porteiros, entre outras ações necessárias.

Nesse contexto, já foi finalizado um modelo de oficio circular que será entregue aos síndicos de condomínios de João Pessoa, Campina Grande e vamos também expandir para outras cidades. Será uma maneira eficaz de fornecer informações claras e diretas, destacando a importância do papel do corretor de imóveis nas transações imobiliárias, suas prerrogativas e as consequências legais para quem pratica atividades ilegítimas;

A Mesa dos Trabalhos foi composta pelos diretores Garibaldi Porto (2º vicepresidente), Glauco Morais e Josemar Nóbrega (1º e 2º  diretor-secretário), Flávio Passarinho e Carla Bezerra Cavalcanti (1º e 2º tesoureiro) e pelo conselheiro estadual e federal Rômulo Soares.

Convênio entre Unimed viabilizado pelo Cofeci contempla a partir do Creci-RS, todos os Regionais

A semana que antecede o carnaval foi marcada segunda-feira para os corretores de imóveis pessoa natural e seus descendentes e imobiliárias pessoa jurídica e seus sócios, funcionários e dependentes do Creci-RS, com uma das melhores notícias do ano, viabilizada pelo Cofeci, dada pessoalmente pelo diretor-secretário Rômulo Soares, que representou o presidente João Teodoro e que ao longo do ano será estendida aos outros 26 Regionais que compõem o Sistema.

Foi na maior Delegacia do Regional gaúcho no interior do estado (Caxias), que foi firmado convênio entre a Unimed-Nordeste-RS, através do qual a partir de agora é disponibilizada uma série de vantagens e benefícios, com capilaridade e qualidade na prestação de assistência médico-hospitalar.

Para o presidente do Creci-RS, Márcio Bins Ely, este foi um marco muito relevante no que diz respeito aos benefícios e parcerias em favor dos corretores de imóveis e imobiliárias do estado.

“A Unimed Nordeste-RS possui grande relevância, são cerca de 3 mil profissionais que poderão estar neste convênio, e poder ofertar-lhes um plano de saúde com descontos especiais é algo inovador, tem um valor agregado importante para a categoria, o zelo com a saúde, a vida, pois a valorização não é quanto custa, é quanto vale”, afirmou.

Momento histórico

Márcio Bins Ely destacou o gesto de cuidado do Creci com os seus representados e agradeceu ao presidente João Teodoro e ao diretor Rômulo Soares. Esse é um momento histórico da entidade em favor da classe e benefício dos profissionais corretores de imóveis do RS, A gente fica muito feliz por esse momento, agradeço a todos os atores desse processo e esperamos que muito em breve os corretores de imóveis possam estar sendo atendidos com o desconto que a categoria merece”, concluiu.

Participaram do ato André Germano Leite – o presidente da Unimed Nordeste-RS, a coordenadora de gestão do cliente corporativo Unimed Nordeste-RS, Roberta Vaz dos Santos; o coordenador de vendas/superintendência de mercado da Unimed Nordeste-RS, Pablo Julio Mugnaini; o diretor executivo da empresa conta fácil – SGR, José Carneiro da Cunha Oliveira Neto e o diretor de expansão comercial da Adm. Life, Francisco Ferreira Neto.

 

Encontro Nacional de Comunicação tem participação efetiva do Creci-PB

O Encontro Nacional de Assessores de Comunicação promovido pelo Sistema Cofeci-Creci entre quarta-feira e sexta-feira passada na Sede do Órgão, em Brasília, contou com a participação efetiva do Creci-PB, representado pelos assessores Cândido Nóbrega (comunicação), Raphael Lins (marketing) e o supervisor de comunicação Lukas Santiago.

O evento constou de três intensos dias de palestras sobre temas atuais e relevantes também para equipes e setores como um todo, de forma com apresentação de cases de sucesso, dinâmicas e oficina de inteligência artificial, numa pauta que primou também pelo conhecimento a matérias que vêm se tornando inerentes ao cotidiano profissional, a exemplo de ODS, ESG e Lei Geral de Proteção de Dados.

Para Raphael, o ENAC é uma ótima iniciativa, onde foi possível unir ideias e compartilhar técnicas que promovem a melhoria da comunicação dos Creci’s. Ele destacou também importância de outras edições para a continuidade da atualização em conjunto.

Nessa esteira de entendimento, Cândido ressaltou que o Encontro é de grande valia para a troca e fomento de ideias através do indispensável debate e para a aquisição de novos conhecimentos, que se aplicados de forma alinhada, atenderão à essência do Sistema, que é a integração – e sempre que possível – uniformização, o que só o fortalece. Ambos e Lukas, de forma uníssona, parabenizaram a assessora de comunicação do Cofeci, Kátia Kubel, pela coordenação acadêmica.

Cofeci conclama categoria a votar em defesa de direito histórico reconhecido pelo STF

Na conturbada arena legislativa, os corretores de imóveis estão enfrentando um novo desafio representado pelo Projeto de Lei 2283/21, proposto pelo deputado federal por SP, Fausto Pinato. Sempre atento à proteção dos direitos e competências inerentes à profissão, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, está conclamando a categoria a enfrentar o desafio de garantir conquista legitimada por Instâncias Superiores, dentre elas, o STF.

A questão central gira em torno da avaliação de imóveis destinados a órgãos de governo, onde o laudo respectivo seria exclusivamente subscrito por “engenheiro, arquiteto ou agrônomo, dentro de suas atribuições”, ou seja, que olimpicamente ignora os corretores de imóveis e naturalmente causou grande apreensão entre estes qualificados profissionais.

Competência reconhecida e legitimada

João Teodoro lembrou que a decisão transitada em julgado (não mais passível de recurso) na mais Alta Corte de Justiça (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a competência dos corretores de imóveis para realizar avaliações de valor de mercado, competência essa respaldada ainda pelo art. 3º, in fine, da Lei 6.530/78 e pelo art. 39, VIII da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

“A sociedade reconhece a nossa habilidade em definir o real valor mercadológico de um imóvel de forma clara e objetiva. Nomeações como peritos avaliadores pelo Poder Judiciário continuam ocorrendo regularmente, confirmando a legitimidade da categoria”, acrescentou.

Nova demonstração de união e força

O embate não é novo. Desde 2006, quando o Conselho Federal de Corretores de Imóveis editou a Resolução nº 957, criando o Cadastro Nacional de Avaliações Imobiliárias (CNAI) e o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), o setor enfrenta resistência, principalmente por parte do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (IBAPE.) O processo judicial que se seguiu culminou na vitória do Cofeci, confirmada em todas as instâncias.

Entretanto, os profissionais da engenharia não se deram por vencidos e, agora, buscam apoio do Legislativo com o referido PL, daí o chamamento pelo líder João Teodoro à categoria a votar em massa na enquete disponibilizada pela Câmara dos Deputados em seu site institucional, destacando a importância de marcar posição e mostrar a força da classe, votando: Discordo totalmente

“A mobilização dos corretores de imóveis é essencial nesse momento de desafio legislativo. E esta enquete é uma oportunidade para a categoria defender um direito histórico e arduamente conquistado. Nesse sentido, a união e a participação ativa dos profissionais são fundamentais para garantir o reconhecimento e respeito à sua competência na avaliação de imóveis”, concluiu.

Creci-PB e Secovi farão ações conjuntas em prol dos corretores de imóveis e da sociedade

Os presidentes Ubirajara Marques (Creci-PB) e Erico Feitosa assinaram na manhã da última quinta-feira um termo de parceria que visa a realização de um conjunto de ações junto aos condomínios e síndicos para combater o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis praticados por porteiros, zeladores, administradores de condomínios, entre outros.

Foi definido e assinado por ambos um oficio circular que será encaminhado aos síndicos, no qual constam as leis e resoluções que conduzem a profissão de corretor de imóveis e a atuação de competência exclusiva desses profissionais, bem como dado conhecimento da missão institucional de fiscalização do Conselho no combate ao referido exercício ilegal e das consequências para quem a pratica.

Durante o encontro na Delegacia do Órgão no município também foi discutida a elaboração imediata de uma campanha educativa no sentido de realizar um encontro com síndicos e administradores de condomínio, no qual será realizada uma apresentação demonstrando a necessidade de as transações imobiliárias serem realizadas através da atuação dos corretores de imóveis e requerer que os mesmos orientem os funcionários para que evitem situações que possam direcionar ao exercício ilegal.

Também foram tratados outros temas, como visitas às imobiliárias e campanhas de valorização profissional, sobretudo voltadas à orientação da valorização do profissional, no que se refere ao recebimento dos seus honorários.

O encontro contou ainda com a participação de Garibaldi Porto (20 vice-presidente do Creci-PB) e Fábio Amâncio (tesoureiro do Secovi).

Participantes de workshop dimensionaram importância da saúde mental

A participação efetiva dos corretores de imóveis que participaram esta semana em Campina Grande e João Pessoa, do workshop “Caminhos da Mente” promovido pelo Creci-PB, proporcionou mais uma vez ao presidente Ubirajara Marques e sua diretoria, a sensação de dever cumprido, desta vez quanto a percepção das necessidades dos inscritos em manter a saúde mental, fundamental ao bem-estar pessoal e profissional.

“Falo com conhecimento de causa, pois há quase quatro décadas com orgulho exerço a profissão e sei como superar desafios que envolvem pressões, prazos e negociações demandado cada vez mais esforço, sobretudo diante dos constantes avanços tecnológicos, das redes sociais e, claro, da competitividade decorrente da valorização da profissão”, testemunhou Bira, como é mais conhecido.

Segundo a psicóloga e neurocientista Talyta Leão, que ministrou os workshops, priorizar a saúde mental não apenas fortalece a resiliência individual, mas também impacta positivamente o desempenho profissional, a tomada de decisões e a qualidade do atendimento ao cliente.

“O equilíbrio emocional contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando não apenas os corretores, mas também a satisfação geral dos clientes”, destacou.

Workshop Caminhos da Mente, Janeiro Branco em Campina Grande

Workshop Caminhos da Mente, Janeiro Branco em João Pessoa

Creci-PB prestigia posse da nova diretoria do Sinduscon-PB

O presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, prestigiou na noite do dia (31) no auditório da Fiep, em Campina Grande, a posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba, que tem à frente o empresário Lamartine Alves Pereira.

Bira, como é mais conhecido, esteve acompanhado dos diretores Garibaldi Porto (2º vice-presidente) e Diógenes Paulino (Ações da Frente Parlamentar da ALPB). “A cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário paraibano tem essa entidade representativa como um dos seus elos com os quais o Órgão que representamos mantém respeitosa relação e parcerias”, afirmou.

O evento contou com a presença dos presidentes do Secovi (Érico Feitosa), do Sinduscon-JP (Wagner Breckenfeld) e de autoridades de várias esferas de Poder.

A nova diretoria é composta por Helder Campo (1º vice-presidente) e por João de Deus de Souza Filho, Renato Dias dos Santos Rocha, Lamir Motta Filho, Sandro Luís Araújo Alves e João Batista Sales Porto (vice-presidentes).

Ricardo César Nóbrega Chaves (1º secretário), Fabrício Freire da Silva será o (2º secretário), Adriano Porto Andrade (1º tesoureiro); Eduardo Rosas Wanderley (1º tesoureiro).

Integram o Conselho Fiscal: Marcelo Gomes de Azevedo Júnior, Henrique Santos Cirne e Shigeak Maracajá Ramos como efetivos e Hélber Souto Maior Porto, Luciano Rocha Mendes e Rodrigo Azevedo Guedes como suplentes.

Como delegados representantes junto ao Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), foram escolhidos Lamartine Alves e Hélder Campos na condição de efetivos e Lamir Motta Filho e João Batista Sales Porto como suplentes.

 

Corretores de imóveis são legitimados e capacitados para realizarem avaliação de imóveis

O mercado de trabalho seleciona os melhores profissionais pela excelência na qualidade dos serviços prestados e na cadeia produtiva da construção civil e do mercado imobiliário não é diferente, sobretudo quanto à avaliação e perícia mercadológica de imóveis realizadas por corretores de imóveis, naturalmente habilitados a ela, pela natureza da atividade do dia-a-dia, legitimada ainda pela formação e registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI).

A credibilidade e segurança jurídica são legitimadas pela Resolução n. 1006/2007 do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, pela Lei n. 6.530/78, também pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) através de decisão transitada em julgado (definitiva, que não pode mais ser objeto de recurso), além de várias outras decisões judiciais favoráveis aos profissionais corretores de imóveis.

Esse respaldo legal só vem fortalecer uma série de motivos que, além de autenticar, comprova a qualificação do corretor de imóveis para realizar a avaliação mercadológica de um imóvel.

Profissional especialista e qualificado

O corretor de imóveis é o único profissional no Brasil especialista em mercado imobiliário que possui formação na área. São profissionais peritos em avaliação de imóveis, que prestam esse serviço com critérios técnicos, e com base nos seus conhecimentos de mercado, experiência profissional, sobretudo, no conhecimento da comercialização de imóveis por tipologia e/ou região. E mais, possuem competência para identificar determinadas peculiaridades que não podem ser expressas através de programas avaliatórios de inferências estatísticas e regressões múltiplas. Em resumo, o corretor de imóveis tem por atividade profissional uma experiência diária com negociação imobiliária, por isso está sempre atualizado sobre o valor de mercado dos imóveis. Essa conjuntura se confirma pelo grande número de perícias, avaliações judiciais e particulares que são realizadas por esse profissional.

Fonte valiosa de informações

“É com base nessas informações e troca de experiências que muitos outros profissionais, norteiam suas avaliações, pois essas pesquisas de mercado são também essenciais para os critérios de uma avaliação”, lembra o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba, Ubirajara Marques.

“O Creci-PB possui convênios com o Tribunal de Justiça, do Trabalho, Justiça Federal e Ministério Público Estadual e é frequentemente demandado para indicar profissionais especialistas para atender a demanda de interesse desses Órgãos no que se refere às perícias e avaliações mercadológicas”, afirmou ainda o presidente.

Especialista alerta sobre qualidade de informações na declaração de inocorrência ao COAF

O relógio está acelerando e corretores de imóveis e empresas imobiliárias só têm até a próxima quarta-feira (31) para apresentar a declaração de inocorrência em 2023, de propostas, transações e operações suspeitas, passíveis de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, sob pena de multas irrecorríveis, cassação de autorização para o exercício da atividade profissional e pagamento de multa de até 20 milhões de reais, vedação de negócios com instituições financeiras, encerramento de contas bancárias e perda do negócio

Durante o II Seminário Internacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo no Mercado Imobiliário e de Imersão do Escritório Nacional de Integridade, promovido pelo Creci-SP com apoio do Cofeci, o diretor executivo e especialista em PLD/FTP e Compliance da AML Risco Reputacional, Joaquim da Cunha Neto, destacou a importância de uma estrutura dedicada a essa tarefa, desde a avaliação de riscos até o monitoramento contínuo.

Identificação detalhada de operações

Com base no aumento de casos suspeitos a partir de 2020, ele alertou para uma abordagem proativa. “A identificação detalhada de operações, incluindo descrição dos serviços, valor e meio de pagamento, é essencial para o cumprimento eficaz dessa obrigação. A qualidade das informações é prioritária sobre a quantidade”, lembrou.

Passo a passo

Nesse sentido, Joaquim mostrou um passo a passo para que o procedimento, simples, de poucos minutos, seja feito corretamente desde antes do início até o fim, a começar pela compreensão das normas e cadastro, com aprofundamento do conhecimento das normas relevantes e cadastramento no site do Cofeci, sem em nenhum momento transferência da responsabilidade da comunicação ao COAF para terceiros.

Criação de uma estrutura mínima dedicada à tarefa, incluindo pessoas designadas, equipamentos e soluções tecnológicas para acesso a dados, priorizando o conhecimento do cliente, realização de diligência devida, simplificada para clientes de baixo risco e intensificada para os de alto risco, com avaliação do quadro de funcionários e estabelecimento de procedimentos para parceiros e fornecedores.

Quando do registro de operações, identificação de clientes e contrapartes, descrição dos serviços, indicação do valor, data e forma de pagamento e utilização de ferramentas de gerenciamento de risco para avaliação interna de riscos relacionados a clientes, produtos, serviços, operações e regiões geográficas sensíveis.

Para monitoramento de transações, a implementação de um sistema para detectar operações atípicas, sinalizando alertas e dependendo da análise da equipe. E, por fim, após a análise, proceder à comunicação obrigatória em caso de operações suspeitas, detalhando dados da operação e envolvidos.

A declaração de inocorrência, prevista na Lei n° 12.683-2012 (Prevenção à lavagem de dinheiro) e em Resolução do Cofeci deve ser feita até depois de manhã (quarta-feira/31) ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) através do site do http://www.cofeci.gov.br.

Capacitação: Representantes do Creci-PB participam de evento de governança/compliance, e combate à lavagem de dinheiro

O presidente Ubirajara Marques, o superintendente Gustavo Beltrão e coordenadora de gestão e recursos humanos, Hellena Karoliny se encontram na cidade de São Paulo desde segunda-feira e até hoje participando do II Seminário Internacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo no Mercado Imobiliário e de Imersão do Escritório Nacional de Integridade.

A agenda contou com palestras, uma oficina do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e se encerrou no dia de hoje com a aula final para os formandos do Escritório de Integridade e a diplomação dos formandos/eleição de coordenadores regionais.

Ambos representam o Creci-PB no Escritório Nacional de Integridade e a participação dos mesmos no encontro promovido pelo Cofeci foi antecedida de cursos e submissão a várias provas de capacitação.

Janeiro Branco: Desafios para a saúde mental só crescem e Creci-PB proporciona aos inscritos um Workshop

Conhecidas como doenças da alma, depressão, ansiedade, medo, pânico, aflição, entre outros, têm acometido cada vez mais pessoas, pressionadas pelo cotidiano implacável num mercado de trabalho competitivo em meio a redes sociais ou até mesmo por problemas pessoais. Os efeitos dessas doenças mentais vão desde problemas de pele, gástricos, respiratórios e câncer, até gestos mais extremos como atentados a própria vida.

Entre os profissionais corretores de imóveis essa realidade não é diferente e atenta a ela, o Creci-PB realizará eventos nesse sentido nos próximos dias 29 e 30, respectivamente, em Campina Grande (Teatro do Sesc Centro) e João Pessoa (auditório do Uniesp), com inscrições gratuitas para os inscritos adimplentes com o Órgão, mediante a entrega de 2 Kg de alimentos não perecíveis que serão posteriormente doados a entidades filantrópicas.

O Workshop “Caminhos da Mente” com carga horária de 4 horas, terá como tema “Torne sua mente sua maior aliada na conquista de objetivos e superação de desafios”, e será ministrado pela psicóloga e neurocientista Talyta Leão, com 22 anos de experiência auxiliando a mudar comportamento com uma metodologia eficaz que alivia os sintomas da ansiedade e depressão, sem utilizar remédios.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser garantidas clicando abaixo:

CAMPINA GRANDE (29/01) – CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

JOÃO PESSOA (30/01) – CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

As ações fazem parte da Campanha Janeiro Branco, a qual o Conselho incorporou, voltada aos cuidados com a saúde mental. “O novo ano começa com velhos e novos desafios, que para serem enfrentados e superados exige de todos lidar com estresses do dia a dia, diferenciar doenças, identificar sinais e sempre que necessário, já no nascedouro procurar ajuda”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS:

17h – Início do credenciamento

17h40 – Welcome coffee

18h – Início do Workshop

Bairros da zona sul são percorridos pelo Creci-Itinerante

Desta vez, o Creci-Itinerante está percorrendo os bairros da zona sul de João Pessoa. Ontem, nos Bancários, a equipe que tem à frente o coordenador Hermano Azevedo esteve com a unidade móvel na Praça da Paz, realizando fiscalização e dando orientações a corretores de imóveis e à população em geral.

Como sempre ocorre nessas ocasiões, muitos profissionais aproveitam para fazer pagamento, parcelamento, inscrição, cancelamento, denúncias e outros serviços, economizando assim tempo e dinheiro ao evitar de se deslocarem à Sede. Hermano está acompanhado dos fiscais Thiago Oliveira e Marina Stuckert e da coordenadora do setor financeiro, Erica Neves.

Hoje a unidade se encontra em frente ao Mangabeira Shopping no bairro do mesmo nome e a fiscalização continua, sobretudo em empreendimentos que não possuem o Registro de Incorporação, fazendo visita de rotina em imobiliárias e escritórios com objetivo de prestar orientações aos profissionais quanto a declaração de não ocorrência, autorização de vendas e a sua importância, ouvindo sugestões, bem como colhendo denúncias de pessoas que estejam exercendo a profissão sem possuir inscrição.

“Essas ações são fundamentais para firmar a presença do Conselho junto à sociedade, demonstrando que é uma categoria com representatividade e bastante respeitada, e além disso afirmar que é fundamental que as transações imobiliárias sejam intermediadas pelos corretores de imóveis”, afirmou o presidente Ubirajara Marques.

Novas ações

“O nosso setor de marketing e comunicação está finalizando novas campanhas, onde iremos fazer diversas ações na Capital e em outros municípios do estado, tudo com objetivo de combater o exercício ilegal e afirmar que transações imobiliárias é com corretor de imóveis e empresa imobiliária”, afirmou ainda o presidente Bira.

Como proporcionar segurança no recebimento de honorários – Por João Teodoro

Desde 2006, quando participei, em San Francisco, CA, pela primeira vez da convenção anual da National Association of Realtors (NAR Convention) – que reúne cerca de 25 mil corretores de imóveis – interessei-me em saber como funcionava naquele país a captação de imóveis. Surpreso, constatei que nunca houve por lá qualquer dispositivo legal que obrigasse a captação exclusiva. Porém não há, nos EUA, corretor que anuncie imóveis sem exclusividade. Então, qual é o segredo capaz de garantir essa segurança aos negócios imobiliários?

Ocorre que, nos EUA, os negócios imobiliários entre os corretores são compartilhados por meio de uma ferramenta de software conhecida como MLS – Multiple Listing Service. Por meio dela, um imóvel angariado por um único corretor é disponibilizado à venda por todos os corretores que façam parte do mesmo MLS. Porém, para que isso seja possível, o imóvel tem de ser opcionado com exclusividade. Conhecendo esse modus operandi do mercado, nenhum proprietário se nega a dar autorização exclusiva ao profissional que lhe seja de confiança.

Assim, com uma única opção, o proprietário tem seu imóvel oferecido à venda, com total segurança, por dezenas ou até centenas de corretores de imóveis. Lamentavelmente, questões culturais nos impedem de assimilar no Brasil semelhante ferramenta. Os Crecis não podem, por força de decisões judiciais e do CADE, exigir que seus inscritos trabalhem só com exclusividade. Embora não haja nada que os impeça de fazê-lo. A solução, portanto, está na conscientização de cada um de nossos profissionais, ou na criação de ferramenta de software que os proteja.

Por outro lado, mesmo com contrato de exclusividade, corretores de imóveis estão sujeitos a bypass. Chamou-me a atenção um caso relatado recentemente no Ceará. Uma corretora contratada com exclusividade fez constar do acordo que, mesmo após vencida a opção, até um ano depois, se o imóvel fosse vendido a cliente por ela apresentado, os honorários lhe seriam devidos. Um seu cliente, levado para conhecer o imóvel, “desinteressou-se”. Mas, dentro do prazo contratual, à revelia da corretora, fechou o negócio direto com a proprietária.

Surpreendentemente, acionado, o juízo de 1º grau negou à corretora os honorários correspondentes, sob a alegação de que “ela não teria prospectado o cliente comprador”. O CCB, no art. 726, diz: “…se, por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade”. Tudo indica que o caso sob análise é exatamente este. Mas a Corretora não só prospectou o cliente, ela também o acompanhou na visita ao imóvel.

O resultado útil foi alcançado de sobejo! Portanto devidos são os honorários. Assim, sem entrar no mérito da decisão, só há duas possibilidades: a petição foi ineficaz ou mal interpretada pelo juiz. Solução: impetrar recurso judicial que restaure a justiça. Mas o problema persiste: Como proporcionar segurança aos corretores? O SGR – Sistema de Governança e Registros do Cofeci oferece chat que grava conversas entre os corretores e seus clientes. As gravações podem ser usadas como prova judicial, porque o Cofeci é autarquia e tem fé pública.

Presidente do Cofeci – João Teodoro da Silva

Comissão da Mulher de João Pessoa do Creci-PB tem novas integrantes

As corretoras de imóveis Eurielle Crislayne Nascimento Silva e Anna Gabriela Lacerda Guerra foram empossadas na tarde desta sexta-feira (19) na Sede do Creci-PB pelo presidente Ubirajara Marques.

O ato de entrega das portarias foi acompanhado pela coordenadora do grupo de trabalho, Ana Célia e pelas integrantes Ana Cristina, Maria Antonieta e Claudia Dietrich. Participou ainda o corretor de imóveis Orlando Neto, o superintendente Gustavo Beltrão e o supervisor de comunicação Lukas Santiago.

“Uma honra recepcionar essas corretoras que chegam para somar muito com a nossa comissão, pois temos muitos projetos para executarmos esse ano em prol das mulheres corretoras de imóveis”, afirmou a coordenadora Ana Célia.

A Comissão que objetiva discutir, apoiar, entender e planejar ações para fomentar da melhor forma a atuação das mulheres no mercado imobiliário, funciona em cidades-polo, como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, além das cidades de Bananeiras, Solânea e Esperança. As referidas comissões contam com suporte e apoio da diretoria das prerrogativas da mulher corretora de imóveis, pasta comandada pela diretora adjunta Angela Renata.

Creci-PB prestigia posse de novo presidente do Crea-PB

O conselheiro federal e engenheiro Fabiano Cabral, representou esta semana o presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques, na solenidade de posse do novo presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, ocorrida no auditório do Uniesp, em Cabedelo.

Na ocasião, Renan assegurou que sua gestão será pautada na proporção de relações institucionais sólidas, na valorização do profissional, com apoio a programas de capacitação, do fortalecimento de entidades de classe e proteção da sociedade paraibana por meio de práticas éticas e responsáveis.

TV Creci-PB: Informação e conteúdo personalizado são destaque em quadros semanais, no Youtube

 

Tem novidade chegando! A partir de hoje (18), o canal do Creci-PB no YouTube ganha a TV Creci-PB: uma programação cheia de conteúdos relevantes e informações necessárias à sociedade e ao dia a dia dos corretores de imóveis do nosso estado!

A iniciativa é um desejo que sempre existiu na Gestão e agora começa a ser posta em prática, com periodicidade e temas definidos. “A nossa marca é a capacitação contínua da categoria e essa é mais uma forma de trazer notícia, discussões e conhecimento, além de dar ainda mais visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, destacou o presidente Ubirajara Marques.

Programação

Às 20h, às quintas-feiras, quinzenalmente, tem o Café com o Presidente. Um papo leve comandado pelo presidente do Creci-PB, Ubirajara Marques e mediado pelo jornalista Cândido Nóbrega com personalidades marcantes de dentro e fora do mercado imobiliário.

Também às quintas, 20h, de quinze em quinze dias, de maneira intercalada, você vai adquirir muito conhecimento no quadro Saiba Mais com o Creci-PB, onde a apresentadora Berna Marques entrevista especialistas com temas específicos da rotina imobiliária.

Sábado é dia de se atualizar com o jornalista Lukas Santiago, que traz os destaques da semana e do que ainda está por vir no Minuto Creci-PB. Estreia nesta quinta, no Canal do YouTube do Creci-PB. Clique aqui e se inscreva. Contamos com a sua audiência.

 

Construção de Sede própria do Cofeci é vitória da categoria, diz presidente João Teodoro

Uma sensação indizível de vitória. Foi numa frase que o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro, exprimiu o que sentiu ao visitar o terreno adquirido há anos na quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul, em Brasília para construção da Sede própria do Órgão máximo da categoria, cuja construção ainda não havia avançado diante da perspectiva da elevação do número de pavimentos numa área de 8.268,78 m².

“Ainda consideramos essa possibilidade, decidimos construir de acordo com o projeto original e fazer com que a fundação seja elaborada de forma a suportar uma elevação de 3 ou 4 andares, em caso de aprovação do projeto nesse sentido que aguarda votação na Assembleia Legislativa do DF”, afirmou.

Ele acrescentou que, ainda que isso não venha a ser possível, o prédio em seu projeto original comportará perfeitamente todas as atividades do Conselho e quiçá muitas outras coisas, com múltiplas e convergentes finalidades na estrutura que incluirá três subsolos de garagem, um andar térreo para portaria, três pisos destinados ao pessoal da entidade, e um mirante exclusivo para reuniões e eventos.

Vitória da categoria

“Depois de vários anos à frente do Cofeci, economizando para reunir os recursos financeiros suficientes, é muito gratificante visitar a obra em plena evolução, que se Deus quiser em 1 ano e meio ou 2 anos estará concluída. Essa vitória não é minha ou da diretoria, mas de toda a categoria profissional no Brasil inteiro”, concluiu.

João Teodoro esteve acompanhado na visita técnica pelos diretores José Augusto Viana Neto (vice-presidente), Marcelo Moura (2º vice-presidente), Rômulo Soares (secretário), Diego Gama (2º secretário), Valdecir Monteiro (tesoureiro) e Vilmar Pinto (2º diretor tesoureiro).

Evento inédito sobre inovação, empreendedorismo e startups, terá apoio do Creci-PB

A primeira edição do Nordex, evento sobre inovação, empreendedorismo e startups, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de março, em Campina Grande, no Hotel Garden, contará com apoio institucional do Creci-PB, procurado esta semana pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Philipe Moura, acompanhado de Rafaela Jales, da Jales Advocacia.

O encontro, que será realizado pela primeira vez na Paraíba, foi apresentado por ambos ao presidente Ubirajara Marques durante reunião que contou com a participação do superintendente Gustavo Beltrão.

Segundo os organizadores, o público pode esperar oportunidades de investimentos, aprendizados sobre empreendedorismo, inovação, conexão e rodadas de negócios.  As inscrições estão abertas via Sympla (clique aqui), e devido a parceria firmada com o Creci, os corretores de imóveis terão um desconto de 10% na inscrição, utilizando o código CRECIPB.  Maiores informações podem ser obtidas através do contato: @nordex.cnordx.net.br

Philipe Moura, que é formado em Relações Internacionais e Direito, dirige a Associação em Brasília e também é um dos diretores do MasterCard nacional.

LGPD